Crianças da rede pública de ensino vão ao cinema e se encantam com história sobre amizade e combate ao preconceito
Exibição especial reuniu elenco infantil, colegas de escola, familiares e equipe técnica no Cinelaser, em Porto Velho (RO).
Por Casa do Rio - 50
Publicado em
foto - Casa do Rio
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
Sala cheia, luzes apagadas e olhos de encantamento voltados para a grande tela marcaram um momento especial para o elenco infantil de “Kika Não Foi Convidada”. O curta-metragem teve uma sessão especial no Cinelaser, em Porto Velho (RO), que reuniu familiares, colegas de escola e parte da equipe técnica. A produção também foi exibida em escolas públicas da capital, aproximando a arte do ambiente escolar.
Emoção e descobertas no cinema
Para muitas crianças, essa foi a primeira vez em uma sala de cinema. “Foi uma experiência muito louca, porque eu nunca tinha visto um filme no cinema. Então foi muito estranho, mas também muito bom”, contou Arthur Penteado, intérprete de Enzo. “Tem vezes que parecia eu, mas depois parecia o Enzo”, completou, ainda encantado com a experiência.
João Pedro Ferreira, que vive Jordson, melhor amigo de Kika, também se emocionou:
“Foi a minha primeira vez me vendo numa tela de cinema. Minha mãe e meu pai quase choraram. Eles amaram.”
O jovem ator ainda refletiu sobre a mensagem do filme:
“Espero que as pessoas se emocionem e aprendam que não pode ter preconceito com pessoas pobres e negras, porque isso machuca e entristece.”
Exibições em escolas públicas
A exibição no Cinelaser aconteceu como parte do projeto “Cine Escola Janelas Para o Mundo”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (SEMED).
Além do cinema, o curta foi apresentado em comunidades e escolas públicas, levando cultura e lazer a regiões com poucas opções de entretenimento. A obra foi exibida na Escola Estadual Tancredo Neves, na Escola Municipal Raimundo Augustinho e na Associação Cultural e Esportiva Jamaica, todas na zona Sul da capital.
“Para nós foi uma alegria muito grande receber o filme aqui na escola, até porque nossa comunidade não tem essa oportunidade sempre. Foi um momento ímpar”, afirmou Diany Schneider, diretora da Escola Raimundo Augustinho.
foto – Casa do Rio
Kenny Frazão, arte-educadora da SEMED, destacou a importância da arte no ambiente escolar:
“Arte e educação andam juntas, porque são forças capazes de transformar o sujeito no pensar, no agir e no falar. Projetos como esse são riquíssimos e precisam acontecer mais vezes nas escolas. Ganha todo mundo.”
Um filme nascido da memória e guiado pela escuta
Escrito e dirigido por Juraci Júnior, o curta nasceu de uma lembrança de infância do próprio diretor, quando uma colega — a Kika da vida real — foi excluída de uma festa.
“Aquele registro ficou comigo por toda a vida. Agora, adulto e artista, quis transformar essa memória em uma história sobre acolhimento e empatia”, contou Juraci.
O cineasta relatou a emoção de ver as crianças se reconhecendo na tela:
“Ver o rostinho do Jordson, da Kika, do Enzo, eles sorrindo, chorando, se vendo naquela tela enorme, que às vezes é uma realidade distante da deles, foi a maior realização. Esse filme é por eles e para eles.”
A produção foi pensada para garantir um ambiente de respeito e proteção à infância. As crianças foram selecionadas por meio de oficinas de teatro e recreação, sem testes formais, buscando espontaneidade e autenticidade. Todo o processo contou com o acompanhamento psicológico de Anne Cleyanne e preparação de elenco conduzida com o ator Francisco Gaspar.
“Queríamos crianças livres, que quisessem brincar de contar histórias. Investigamos como elas entendem sentimentos como tristeza, alegria e preconceito, e o resultado está na tela, vivo e verdadeiro”, resume Juraci.
O curta foi contemplado pelo Edital nº 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo – Lei Paulo Gustavo e deve iniciar circulação em festivais de cinema a partir de 2026.
Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
Produção selecionada para a Mostra Pachamama e para a Ecoa+Fiinsa reforça a relevância do curta-metragem Ela Mora Logo Ali e o impacto das políticas culturais de Rondônia.
Produção rondoniense “Há Sinais”, dirigida por Édier William e produzida por Chicão Santos, será exibida no dia 27 de novembro no Tapiri, com entrada gratuita.
A preferência de homens negros financeiramente ascensos por mulheres brancas revela tensões entre identidade racial, percepção social e padrões de beleza internalizados.
Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
Premiações em São Paulo, Brasília e Cacoal valorizam a GWM Mega Motors, o Sicoob Fronteiras e o setor de arquitetura, arte e decoração, reforçando a força econômica e cultural do estado.
O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
O parlamentar do PT foi filmado trocando agressões com um homem na rua e, em vídeo, disse que reagiu após ser xingado e ter o carro jogado contra ele e uma amiga.
Deputados federais do PSOL-RJ protocolaram o pedido no STF alegando que o parlamentar, condenado por trama golpista, fugiu do país e desrespeitou a proibição de deixar o território nacional.
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por trama golpista, foi filmado em Miami e não comunicou sua saída do país à Presidência da Casa.
Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, informou que o benefício de um salário mínimo é uma “reparação mínima do Estado” para órfãos e dependentes menores de 18 anos.
De quinta a domingo, o Palco Pôr do Sol recebe artistas da cena musical da capital, sempre das 18h às 21h. A programação é patrocinada pela Coronel Church.
A proximidade de colheitadeiras, tratores, pulverizadores e outros equipamentos com cabos e postes de energia elétrica exige muita atenção. Antes de iniciar qualquer atividade, é fundamental planejar as operações, verificar a altura dos maquinários e identificar a localização das redes elétricas na área de trabalho.
Em países de baixa e média renda, uma em cada cinco crianças enfrenta privações em duas ou mais áreas essenciais, como saúde e moradia, segundo relatório divulgado no Dia Mundial da Criança.
A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.