Crianças da rede pública de ensino vão ao cinema e se encantam com história sobre amizade e combate ao preconceito
Exibição especial reuniu elenco infantil, colegas de escola, familiares e equipe técnica no Cinelaser, em Porto Velho (RO).
Por Casa do Rio - 50
Publicado em
foto - Casa do Rio
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
Sala cheia, luzes apagadas e olhos de encantamento voltados para a grande tela marcaram um momento especial para o elenco infantil de “Kika Não Foi Convidada”. O curta-metragem teve uma sessão especial no Cinelaser, em Porto Velho (RO), que reuniu familiares, colegas de escola e parte da equipe técnica. A produção também foi exibida em escolas públicas da capital, aproximando a arte do ambiente escolar.
Emoção e descobertas no cinema
Para muitas crianças, essa foi a primeira vez em uma sala de cinema. “Foi uma experiência muito louca, porque eu nunca tinha visto um filme no cinema. Então foi muito estranho, mas também muito bom”, contou Arthur Penteado, intérprete de Enzo. “Tem vezes que parecia eu, mas depois parecia o Enzo”, completou, ainda encantado com a experiência.
João Pedro Ferreira, que vive Jordson, melhor amigo de Kika, também se emocionou:
“Foi a minha primeira vez me vendo numa tela de cinema. Minha mãe e meu pai quase choraram. Eles amaram.”
O jovem ator ainda refletiu sobre a mensagem do filme:
“Espero que as pessoas se emocionem e aprendam que não pode ter preconceito com pessoas pobres e negras, porque isso machuca e entristece.”
Exibições em escolas públicas
A exibição no Cinelaser aconteceu como parte do projeto “Cine Escola Janelas Para o Mundo”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (SEMED).
Além do cinema, o curta foi apresentado em comunidades e escolas públicas, levando cultura e lazer a regiões com poucas opções de entretenimento. A obra foi exibida na Escola Estadual Tancredo Neves, na Escola Municipal Raimundo Augustinho e na Associação Cultural e Esportiva Jamaica, todas na zona Sul da capital.
“Para nós foi uma alegria muito grande receber o filme aqui na escola, até porque nossa comunidade não tem essa oportunidade sempre. Foi um momento ímpar”, afirmou Diany Schneider, diretora da Escola Raimundo Augustinho.
foto – Casa do Rio
Kenny Frazão, arte-educadora da SEMED, destacou a importância da arte no ambiente escolar:
“Arte e educação andam juntas, porque são forças capazes de transformar o sujeito no pensar, no agir e no falar. Projetos como esse são riquíssimos e precisam acontecer mais vezes nas escolas. Ganha todo mundo.”
Um filme nascido da memória e guiado pela escuta
Escrito e dirigido por Juraci Júnior, o curta nasceu de uma lembrança de infância do próprio diretor, quando uma colega — a Kika da vida real — foi excluída de uma festa.
“Aquele registro ficou comigo por toda a vida. Agora, adulto e artista, quis transformar essa memória em uma história sobre acolhimento e empatia”, contou Juraci.
O cineasta relatou a emoção de ver as crianças se reconhecendo na tela:
“Ver o rostinho do Jordson, da Kika, do Enzo, eles sorrindo, chorando, se vendo naquela tela enorme, que às vezes é uma realidade distante da deles, foi a maior realização. Esse filme é por eles e para eles.”
A produção foi pensada para garantir um ambiente de respeito e proteção à infância. As crianças foram selecionadas por meio de oficinas de teatro e recreação, sem testes formais, buscando espontaneidade e autenticidade. Todo o processo contou com o acompanhamento psicológico de Anne Cleyanne e preparação de elenco conduzida com o ator Francisco Gaspar.
“Queríamos crianças livres, que quisessem brincar de contar histórias. Investigamos como elas entendem sentimentos como tristeza, alegria e preconceito, e o resultado está na tela, vivo e verdadeiro”, resume Juraci.
O curta foi contemplado pelo Edital nº 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo – Lei Paulo Gustavo e deve iniciar circulação em festivais de cinema a partir de 2026.
O Bloco Leste Folia anunciou oficialmente seu desfile de 2026 em Porto Velho, mantendo a tradição de carnaval gratuito na zona Leste e valorizando a cultura popular da periferia.
Programação gratuita reúne música ao vivo, recreação para crianças e lazer para toda a família no principal cartão-postal de Porto Velho, às margens do rio Madeira.
Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
Do suspense à animação, passando por grandes estreias e títulos para toda a família, o Cine Araújo em Porto Velho segue com uma programação diversificada, pensada para agradar públicos de todas as idades ao longo do dia.
Vice-presidente do bloco explica como a festa gratuita virou símbolo de resistência em Porto Velho, com campanhas sociais, apoio público e novidades no som e no repertório.
Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
O ministro do STF liberou a entrada de senadores e deputados no Complexo da Papuda em datas específicas de fevereiro, além de permitir atendimento médico particular.
O tribunal recebe contribuições da sociedade até o fim desta sexta-feira, preparando o terreno para as audiências públicas que definirão as normas do próximo pleito.
Um veículo Ford Ecosport ficou totalmente destruído após ser consumido pelas chamas nas proximidades de uma agência bancária na região central da cidade.
O Brasil registrou em 2025 quase 24 mil casos de desaparecimento de crianças e adolescentes, e especialistas alertam que meninas lideram as ocorrências no público infantojuvenil.
O Brasil registrou 84,7 mil pessoas desaparecidas em 2025, média de 232 casos por dia, e especialistas alertam que a subnotificação e a violência associada ampliam a gravidade do problema.
Empreendedores têm até este sábado para solicitar entrada ou retorno no Simples Nacional, regime simplificado para MEI, micro e pequenas empresas, com pedido feito online.
A campanha Show de Prêmios Energisa já premiou 35 clientes rondonienses que pagam a conta de energia via Pix, oferecendo descontos, cartões-presente e até três anos de fatura grátis.
Programa de apoio financeiro às unidades municipais teve aumento de 34,8% na gestão Léo Moraes e libera metade das parcelas já no início do ano letivo.