Crianças da rede pública de ensino vão ao cinema e se encantam com história sobre amizade e combate ao preconceito
Exibição especial reuniu elenco infantil, colegas de escola, familiares e equipe técnica no Cinelaser, em Porto Velho (RO).
Por Casa do Rio - 50
Publicado em
foto - Casa do Rio
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
Sala cheia, luzes apagadas e olhos de encantamento voltados para a grande tela marcaram um momento especial para o elenco infantil de “Kika Não Foi Convidada”. O curta-metragem teve uma sessão especial no Cinelaser, em Porto Velho (RO), que reuniu familiares, colegas de escola e parte da equipe técnica. A produção também foi exibida em escolas públicas da capital, aproximando a arte do ambiente escolar.
Emoção e descobertas no cinema
Para muitas crianças, essa foi a primeira vez em uma sala de cinema. “Foi uma experiência muito louca, porque eu nunca tinha visto um filme no cinema. Então foi muito estranho, mas também muito bom”, contou Arthur Penteado, intérprete de Enzo. “Tem vezes que parecia eu, mas depois parecia o Enzo”, completou, ainda encantado com a experiência.
João Pedro Ferreira, que vive Jordson, melhor amigo de Kika, também se emocionou:
“Foi a minha primeira vez me vendo numa tela de cinema. Minha mãe e meu pai quase choraram. Eles amaram.”
O jovem ator ainda refletiu sobre a mensagem do filme:
“Espero que as pessoas se emocionem e aprendam que não pode ter preconceito com pessoas pobres e negras, porque isso machuca e entristece.”
Exibições em escolas públicas
A exibição no Cinelaser aconteceu como parte do projeto “Cine Escola Janelas Para o Mundo”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (SEMED).
Além do cinema, o curta foi apresentado em comunidades e escolas públicas, levando cultura e lazer a regiões com poucas opções de entretenimento. A obra foi exibida na Escola Estadual Tancredo Neves, na Escola Municipal Raimundo Augustinho e na Associação Cultural e Esportiva Jamaica, todas na zona Sul da capital.
“Para nós foi uma alegria muito grande receber o filme aqui na escola, até porque nossa comunidade não tem essa oportunidade sempre. Foi um momento ímpar”, afirmou Diany Schneider, diretora da Escola Raimundo Augustinho.
foto – Casa do Rio
Kenny Frazão, arte-educadora da SEMED, destacou a importância da arte no ambiente escolar:
“Arte e educação andam juntas, porque são forças capazes de transformar o sujeito no pensar, no agir e no falar. Projetos como esse são riquíssimos e precisam acontecer mais vezes nas escolas. Ganha todo mundo.”
Um filme nascido da memória e guiado pela escuta
Escrito e dirigido por Juraci Júnior, o curta nasceu de uma lembrança de infância do próprio diretor, quando uma colega — a Kika da vida real — foi excluída de uma festa.
“Aquele registro ficou comigo por toda a vida. Agora, adulto e artista, quis transformar essa memória em uma história sobre acolhimento e empatia”, contou Juraci.
O cineasta relatou a emoção de ver as crianças se reconhecendo na tela:
“Ver o rostinho do Jordson, da Kika, do Enzo, eles sorrindo, chorando, se vendo naquela tela enorme, que às vezes é uma realidade distante da deles, foi a maior realização. Esse filme é por eles e para eles.”
A produção foi pensada para garantir um ambiente de respeito e proteção à infância. As crianças foram selecionadas por meio de oficinas de teatro e recreação, sem testes formais, buscando espontaneidade e autenticidade. Todo o processo contou com o acompanhamento psicológico de Anne Cleyanne e preparação de elenco conduzida com o ator Francisco Gaspar.
“Queríamos crianças livres, que quisessem brincar de contar histórias. Investigamos como elas entendem sentimentos como tristeza, alegria e preconceito, e o resultado está na tela, vivo e verdadeiro”, resume Juraci.
O curta foi contemplado pelo Edital nº 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo – Lei Paulo Gustavo e deve iniciar circulação em festivais de cinema a partir de 2026.
Ex-presidente boliviano Luis Arce é detido em La Paz e levado à unidade anticrime da FELCC, acusado de irregularidades no uso de recursos do fundo indígena durante seu período como ministro da Economia.
Trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da próxima segunda-feira (15), após considerarem insuficiente a segunda contraproposta da estatal para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
que vai comentar os principais trabalhos realizados nos bairros, projetos sociais, cobranças ao Executivo, apoio ao agro e ações em parceria com instituições da capital.
Nesta quarta-feira, o Programa In Foco traz uma conversa especial com Camila Ferreira, referência em atendimentos espirituais e sensibilidade energética em diversos estados do Brasil.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por unanimidade, o PL Antifacção, que prevê penas mais duras para membros de facções e milícias, limita a progressão de regime e cria a Cide-Bet para financiar o combate ao crime organizado no Brasil.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
Futebol profissional foi tema de encontro entre Alex Redano e Éder Palmonari, que discutiram demandas do clube e propostas para ampliar o apoio ao esporte.
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para combater uma organização criminosa que recrutava e traficava mulheres no Brasil para fins de exploração sexual na Espanha, movimentando mais de 40 milhões de reais.
A Polícia Federal deflagrou a Operação Lage em Chamas, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão para combater a grilagem e incêndio criminoso em terra indígena em Rondônia por um grupo que invadiu e desmatou a área.
A Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação Justiça Sombria nesta quarta-feira (10), resultando na prisão do principal suspeito de planejar e executar o sequestro seguido de morte da vítima T.N.E.S.
A Delegacia Regional de Ariquemes efetuou a prisão do foragido do Rio Grande do Sul de 52 anos, procurado pela Justiça gaúcha, em cumprimento a mandado judicial na manhã desta terça-feira (09).
Após eliminação falsa de Daniel Moraes, liderança de Nete Pinheiro na prova de resistência e Anjo definido, o público decide quem deixa o jogo nesta sexta-feira.
A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
O Federal Reserve (Fed) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, fixando-a na faixa entre 3,50% e 3,75%, mas sinalizou uma provável pausa em novas reduções, buscando sinais mais claros sobre a inflação e o mercado de trabalho.
Relatório da Comissão de Direitos Humanos da Câmara sobre a operação nos Complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 122 mortes, pede a federalização das investigações e aponta casos de tortura, execuções e violação de diversos direitos humanos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou o relatório que era contrário à cassação de Carla Zambelli por 32 a 27 votos, e um novo relator deve agora recomendar a perda do mandato da deputada, já condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).