As obras no Bumbódromo de Guajará-Mirim seguem em ritmo acelerado e já transformam a infraestrutura do espaço que abriga o tradicional Festival Duelo na Fronteira, uma das maiores expressões culturais da Região Norte. Iniciadas em 25 de agosto, as intervenções estão em fase avançada.
O projeto, executado pela Gerência de Ações Urbanísticas (GAU) da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), contempla o bloqueteamento do trecho que liga os barracões à arena, por onde transitam alegorias e artistas. As melhorias garantem mais segurança, conforto e preservação das estruturas, além de aprimorar a experiência do público que acompanha o evento.
Para a execução das obras, o Governo de Rondônia destinou R$ 601.413,68 à reforma do pátio, banheiros, instalações hidráulicas e elétricas, pintura, polimento e pavimentação do Bumbódromo.
Espaços revitalizados e cores do Duelo na Fronteira
O governador Marcos Rocha destacou que a obra representa um investimento cultural e social.
“A iniciativa valoriza a tradição, fortalece a economia local e garante melhores condições para a realização de uma das maiores manifestações culturais da Região Norte”, afirmou o governador.
O secretário da Seosp, Elias Rezende, reforçou o compromisso do Estado em garantir melhorias nos espaços públicos.
“Essa é uma entrega que demonstra o empenho do governo de Rondônia em oferecer infraestrutura. O resultado é uma obra que valoriza ainda mais o patrimônio cultural de Guajará-Mirim”, ressaltou.
Já o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo, lembrou o significado simbólico do evento.
“O Duelo na Fronteira mobiliza toda a cidade. É um momento em que a população celebra sua própria história e fortalece os laços culturais que nos unem”, frisou.
Duelo na Fronteira 2025: tradição e identidade amazônica
Reconhecido como uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, o Festival Duelo na Fronteira reúne os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo em um espetáculo de música, dança e alegorias. O evento transforma o Bumbódromo em um palco de tradição, identidade e geração de renda, além de fortalecer o turismo e a economia local.
Programação oficial do Duelo na Fronteira 2025
-
12 e 13 de novembro (quarta e quinta-feira): ensaios técnicos das agremiações;
-
14 de novembro (sexta-feira): apresentações culturais da Bolívia, Boi Mirim, primeiro boi (sorteado) e show regional;
-
15 de novembro (sábado): apresentações culturais da Bolívia, Boi Mirim, segundo boi (sorteado) e show regional;
-
16 de novembro (domingo): apresentação dos dois bois no tradicional Duelo;
-
17 de novembro (segunda-feira): apuração das notas e show regional de encerramento.