Do contagiante forró à crítica social do rock, passando pela toada amazônica e pela canção rondoniense, o musical “Canto Para Todos – Todos os Cantos” celebra o Brasil em uma viagem por ritmos, acordes e melodias que exaltam a diversidade cultural do país.
Realizado pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), o espetáculo estreou no último sábado (18/10) no Teatro Guaporé, em Porto Velho, e segue com novas apresentações agendadas para Ariquemes e Ji-Paraná.
Uma celebração aos servidores e à cultura
O musical é interpretado pelo Coral Canto Livre, formado por integrantes do MPRO e membros da comunidade, acompanhado por banda ao vivo. A iniciativa integra a programação alusiva ao Mês do Servidor Público, promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça.
“O evento celebra os servidores do MP, a identidade e o pertencimento à nossa casa, e também homenageia a sociedade, destinatária do nosso trabalho. É um momento de integração e fortalecimento de laços, por meio de uma ação que promove cultura, lazer, reflexão, paz e amor”, destacou o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago.
Um passeio pela música brasileira
Com direção musical da maestrina Sabrynne Sena, o coral apresenta performance cênica e coreografada ao som de clássicos da música brasileira, evocando os diferentes “Brasis”, de Adoniran Barbosa e Raul Seixas a Caetano Veloso e Gilberto Gil, passando ainda pelo rock nacional e sertanejo, até chegar à música amazônida.
A identidade rondoniense é representada nas obras de Bado e Zezinho Maranhão, que retratam a mata, a fauna e a cultura do estado, revelando a riqueza da produção artística local.
A banda é composta pelos instrumentistas Mauro Araújo (piano e flauta), João Marin (baixo), João Luiz Filho (guitarra), Airton Marin (violão e piano) e Yan Morais (percussão).
Repercussão do público
O espetáculo emocionou a plateia.
“Achei o espetáculo maravilhoso. Música é cultura. Precisamos de mais eventos assim”, afirmou Maura Gomes, servidora pública de Natal (RN), que veio a Porto Velho para prestigiar a irmã, integrante do coral.
O autônomo Luciano Santana também elogiou a iniciativa:
“Ações como essa, vindas do poder público, ajudam a fomentar a cultura local e aproximam o MP da sociedade. A instituição está de parabéns pela iniciativa.”
Agenda de apresentações
- Porto Velho: dias 29, 30 e 31 de outubro, às 19h30, no Teatro Guaporé.
- Ariquemes: dia 6 de novembro, às 19h30, no Teatro Estadual Belas Artes.
- Ji-Paraná: dia 7 de novembro, às 19h30, no Auditório Leila Barreiros.
Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada apresentação, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.