O 2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia (FERA) recebeu 71 projetos inscritos em sua nova edição, reunindo criadores e roteiristas que trazem histórias nascidas no coração da Amazônia. O evento, que valoriza o roteiro como ponto de partida do audiovisual, reafirma o compromisso de fortalecer a produção criativa da Região Norte.
As inscrições contemplaram 32 longas-metragens de ficção, 8 longas documentários, 19 curtas de ficção (entre live action e animação), 4 curtas documentários, 4 séries de ficção e 2 séries documentais.
Nesta etapa, serão escolhidos dois projetos de cada estado da Região Norte — Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins — e seis do Pará, estado-sede do festival. Os selecionados serão anunciados neste fim de semana e participarão da fase presencial em Belém (PA), em dezembro, com R$ 30 mil em prêmios distribuídos entre os vencedores.
Etapas e atividades do FERA
Com formato híbrido, o FERA será dividido em duas fases:
- On-line, em novembro, com laboratórios e atividades formativas;
- Presencial, de 12 a 14 de dezembro de 2025, em Belém, reunindo os roteiristas em oficinas e mentorias com apoio logístico integral.
Os laboratórios serão conduzidos por nomes de destaque do audiovisual nacional, como Leo Garcia (Lab Longa Ficção), Felipe Cortez (Lab Longa Documentário), Sônia Rodrigues (Lab Série Ficção), Eva Pereira (Lab Série Documentário), José Araripe Jr. (Lab Curta Ficção/Animação) e Gustavo Godinho (Lab Curta Documentário).
Valorização da cultura amazônica
O festival premiará os melhores roteiros nas categorias Longa Ficção, Longa Documentário, Série Ficção, Série Documental, Curta Ficção e Curta Documentário, com troféus e menções honrosas a projetos de destaque.
“O FERA é voltado para o desenvolvimento da obra audiovisual, em qualquer formato. Nosso foco está no fortalecimento do mercado, tanto brasileiro quanto internacional, porque cada roteiro pode romper fronteiras e levar as histórias da Amazônia para o mundo”, destacou Ana Vidigal, coordenadora-geral do projeto.
Mais do que uma mostra de talentos, o 2º FERA reafirma a importância das narrativas amazônicas no cenário audiovisual brasileiro, fortalecendo a representatividade cultural da Região Norte e incentivando a transformação de ideias em filmes, séries e documentários que refletem a diversidade e autenticidade da Amazônia.
O evento é uma realização da Duda Filmes, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).