Dança, música e emoção marcaram o 1º Festival de Talentos da Cultura, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) de Porto Velho, nesta quinta-feira (4). O evento aconteceu no Teatro Banzeiros e reuniu alunos do Ensino Fundamental II e do Novo Ensino Médio (NEM), além de professores, familiares e convidados.
De acordo com o coordenador do festival, Cleison Cortez, a programação, patrocinada pelo Departamento Nacional de Fomento à Cultura, foi uma oportunidade de destacar o potencial artístico dos jovens. “Cada apresentação trouxe empenho e entusiasmo, proporcionando uma experiência coletiva de celebração cultural”, afirmou.
Na abertura, o gerente de Educação do SESI, SENAI e IEL, Jair Coelho, ressaltou que festivais culturais contribuem para o desenvolvimento humano e lembrou de sua própria experiência estudantil em peças teatrais. Já a gerente da unidade do SESI Porto Velho, Juliane Loubach Sordino, destacou o papel da iniciativa na valorização da cultura e integração da comunidade escolar.
No palco, os alunos foram acompanhados por músicos da Escola Jorge Andrade, que deram suporte técnico às apresentações. Coreografias inéditas e repertórios musicais variados emocionaram o público.
Entre os destaques esteve a estudante Sofia Costa da Silva, da 3ª série do NEM, que se apresentou pela primeira vez em público. Apaixonada pela cultura dos animes e pelo universo cosplay, Sofia também recebeu homenagens dos pais, Josiane Costa Brasil da Silva e Vanderlei Pereira da Silva, que agradeceram ao SESI pelo acolhimento e incentivo à filha.
A coordenadora de Educação, Vanessa Sousa, frisou que a participação em atividades artísticas fortalece a confiança, a criatividade e o trabalho em equipe.
Confira algumas apresentações
-
Grupo Coreógrafo do SESI (Victor dos Santos Nunes, Lorena Coutinho da Silva, Maitê Cardoso Oliveira e Saori Correia de Oliveira) – “Sinergia”, inspirada na cultura K-pop
-
Afonso Johnson II – solo no teclado
-
Maria Fernanda Fonseca Vara – solo no teclado
-
Vinícius José Carvalho Corbin Castro – solo no teclado
-
Thauana Garcia Batista – música O Fogo Arderá
-
Sofia Costa da Silva – música Golden/Brilho de Huntrix
-
Emily Vanessa Portela Pimenta – Dust in the Wind, de Kansas
-
Giulia e Matheo Cioffi – dueto de piano e violoncelo, Valsa nº 2, de Shostakovitch
O encerramento emocionou o público com a performance de Mellyssa Hannah Souza de Queiroz, aluna da 1ª série do NEM e portadora de deficiência visual, que cantou e tocou teclado sob aplausos de pé da plateia.
O festival encerrou com a promessa de novas edições, consolidando-se como espaço de valorização da arte e do protagonismo estudantil.