O curta-metragem “Kika não foi convidada“, roteirizado e dirigido por Juraci Júnior, concluiu suas gravações em Porto Velho, Rondônia. As cenas foram filmadas na histórica Vila Candelária, às margens do rio Madeira, local que serve de cenário para a história fictícia. Agora, o filme entra em sua fase de montagem.
Inspiração e Conflito Central
A obra se inspira em uma vivência de infância do diretor, que presenciou a expulsão de uma criança de uma festa de aniversário. A partir dessa cena real, “Kika não foi convidada” explora a amizade e cumplicidade entre crianças, ao mesmo tempo que escancara as realidades de pessoas que vivem nas periferias da Amazônia. O conflito principal do curta-metragem é a aversão a pessoas pobres (aporofobia) e o preconceito de cor, que geram segregação entre crianças da mesma região, mas com diferentes vivências.
Os personagens Kika e Jordson são apresentados como melhores amigos, cuja relação profunda busca curar feridas e realizar sonhos. A trama se intensifica quando Kika é expulsa da festa de aniversário de Enzo, um vizinho cujos pais, apesar de aparentemente estruturados, revelam-se cruéis em relação ao acolhimento.
Elenco e Preparação
Juraci Júnior optou por trabalhar com crianças não-atores. Elas foram selecionadas após diversas oficinas teatrais realizadas em escolas e associações de zonas periféricas de Porto Velho. “Elas participaram de oficinas com jogos e muitas brincadeiras, para que estivessem livres e sem preocupações com testes, aprovações e reprovações. Só depois que souberam que se tratava de um filme”, relatou Juraci.
A preparação psicológica do elenco infantil foi conduzida pela psicóloga Ane Cleyanne, especialista em crianças e adolescentes. A preparação dos atores ficou sob responsabilidade de Francisco Gaspar, ator paraense radicado em São Paulo, conhecido por trabalhos em “Estrada 47”, “Condado Macabro” e na série “O Escolhido”, da Netflix.
Reconhecimento e Equipe Técnica
“Kika não foi convidada” foi o projeto vencedor do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do Festival Curta Cinema – 33ª edição, em 2024, no Rio de Janeiro. Além disso, foi contemplado pelo Edital 01/2024 SEJUCEL Audiovisual – bolsas para artes em vídeo – Lei Paulo Gustavo.
A equipe técnica do filme conta com nomes como Géssica Castro (1ª assistente de direção e produção executiva), Fernanda Paiva (direção de produção), Tino Alves e Ricardo Almeida (direção de arte), e Jordan Cruz (direção de fotografia). O elenco adulto inclui Selma Pavanelli, Kaline Leigue, Gisele Stering, Adailton Alves, Andressa Silva e Marilyn Clara Nunes. O elenco infantil é formado por João Pedro Ferreira, Sophia Resky, Arthur Iatrino e Filipe Monteiro.