A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município (Funcultural), vem fortalecendo a cultura local com apoio direto a diversos eventos tradicionais. Só no último final de semana, 12 arraiais aconteceram em diferentes pontos da capital, movimentando bairros, incentivando a economia e valorizando artistas regionais.
Um dos destaques foi o Arraial do Mercado Cultural, realizado na região central, que reuniu apresentações de quadrilhas mirins, boi-bumbá e shows musicais com artistas locais. Além do apoio artístico, a Funcultural garantiu estrutura com palco, som e banheiros químicos para o conforto do público.
Outros eventos apoiados foram o Festejo de São João, na Comunidade Santa Catarina no Baixo Madeira; a Festa Junina da Igreja Nova Aliança, no bairro Jardim Santana; o 1º Arraial da Faculdade Católica; o Arraial Comunitário no bairro Nacional; o Arraial dos Chiquinhos; o 10º Arraial da Comunidade São Geraldo; o 5º Arraial do Algodoeiro; o Arraial da Família Morais; o Arraial dos Marinheiros e o Evento Comunitário do Nacional.
Segundo o presidente da Funcultural, Antônio Ferreira, as ações demonstram o compromisso da gestão municipal em transformar Porto Velho em um celeiro de grandes eventos culturais. “Isso mostra o compromisso e responsabilidade da gestão do prefeito Léo Moraes com nossa identidade cultural. Estamos mostrando que, com responsabilidade com o dinheiro público e o apoio da população, é possível fazer acontecer”, destacou.
Ferreira reforçou que as festas juninas e demais eventos culturais geram renda, impulsionam o comércio local e promovem o desenvolvimento social e cultural, oferecendo mais qualidade de vida aos moradores.
As ações integram o planejamento da Prefeitura de apoio contínuo à cultura, fortalecendo tradições, criando oportunidades para artistas locais e envolvendo a comunidade em momentos de lazer e identidade regional.