“Amazonialidades: nos trilhos das canções” é o tema do mais recente trabalho do cantor, compositor e multi-instrumentista portovelhense Bado. E a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) receberá o artista para o lançamento do Songbook do e do Pocket Show dessa produção no dia 30 de abril, às 16h30, no auditório da UNIR-Centro, em Porto Velho. O show também será transmitido ao vivo pelo canal da UNIR (acesse aqui).
Bado é um dos nomes mais representativos da música amazônica e será o destaque do evento promovido pelo Curso de Música da UNIR. A programação inclui o lançamento do novo Songbook do artista – um livro de letras e partituras-, e um pocket show especial, em um formato intimista que busca aproximar o público universitário da música regional e da cultura Amazônica.
O evento gratuito é uma oportunidade ímpar para o público acadêmico e a comunidade em geral conhecerem a riqueza da musicalidade amazônica, além de promover o diálogo entre os cursos da universidade por meio da arte.
Bado – Amazônida natural de Porto Velho, Rondônia, Erivaldo de Melo Trindade, conhecido como Bado, é um músico, compositor e instrumentista portovelhense com mais de 40 anos de carreira dedicados à valorização da cultura Amazônica. Sua obra transita entre a Música Popular Brasileira e as sonoridades locais e regionais, em conexão com a música universal, sempre marcada pela forte presença da sua identidade, ancestralidade e sentimento de pertencimento.
Bado é graduado em História pela UNIR e em Música pela UFRGS. O artista também atua como professor de música na Escola Municipal Jorge Andrade e já representou Rondônia em diversos eventos e festivais nacionais e internacionais. Com essas características, Bado tornou-se referência rondoniense na música, sendo reconhecido regional e nacionalmente pelo seu trabalho que reflete sempre a busca de linguagens e sons presentes na amazonialidade continental.
Musicalmente, o artista flerta com as várias linguagens artísticas, participando com suas composições no teatro, na dança e no cinema. Seu último trabalho, o Álbum “Olhos de Rio” (2022), está em todas as plataformas digitais. No mesmo ano foi ganhador do Prêmio Grão de Música. Mais recentemente, em 2024, lançou seu Songbook “Amazonialidades: nos Trilhos das Canções”, com 25 canções, e recebeu o Título Honorífico Comenda Madeira Mamoré. Todas as suas obras estão registradas em documentários e videoclipes.
Essa vasta e valorosa riqueza artística, que respeita a diversidade e a pluralidade cultural, promove a difusão e democratização dos saberes e conhecimentos ancestrais dos territórios e dos povos amazônicos.
Lançamento de Songbook e Pocket Show: “Amazonialidades: nos trilhos das canções”
Data: 30 de abril
Horário: 16h30min
Local: Auditório da UNIR-Centro, Av. Presidente Dutra, 2965, centro de Porto Velho e pelo canal da UNIR no Youtube (aqui)
Entrada: gratuita, aberta ao público em geral