Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e diversos parceiros, une o artesanato ao turismo e promove a primeira feira municipal de artesanato, Arte da Beira. A feira será a partir desta sexta-feira (28) até domingo (30) e contará com exposição do trabalho de mais de 60 artesãos e extensa programação cultural.
Fortalecendo não só a economia criativa, cooperativas, o artesanato indígena, como também a identidade regional, a feira “Arte da Beira” toma palco em um grande ponto turístico e histórico de Porto Velho, a Praça Getúlio Vargas, ladeada pelo Mercado Cultural, Museu da Memória Rondoniense (Palácio Getúlio Vargas) e Obelisco.
A união do poder público com as instituições de artesanato, artistas locais marca um novo tempo de valorização da arte e cultura de Porto Velho. O evento marca, ainda, o retorno do projeto Tacacá Musical, que fortalece a tradição de tomar o tacacá ao final da tarde, embalado por voz e violão, fruto da parceria da Semdestur e Funcultural.

A programação da feira se estende pelo último final de semana de março, e o artesanato será embalado por apresentações de ritmos regionais, dança e culinária.
Sexta-feira, 28/03
16h30 – Tacacá Musical
18h – Grupo de Carimbó Renascer
18h30 – Cunhãs – Meninas da Amazônia
19h – Poeta Elizeu Braga
19h15 – Abertura
20h – Cantor Silvinho Santos
21h – Fina Flor do Samba – Ernesto Melo e Mestre Torrado
Sábado, 29/03
16h30 – Tacacá Musical
18h – Carimbó Cheiro do Pará
18h30 – Escola de Samba Asfaltão
19h – Boi Bumbá Estrela da Amazônia
19h30 – Cangaço Furacão – Rádio Farol
20h – Cantor Bado

Domingo, 30/03
16h30 – Tacacá Musical
18h – Cantora Luana Shockness
19h – Grupo de Taiko Bikouran Daiko (Percussão da cultura japonesa)
19h15 – Concurso Municipal de Biojoias
19h45 – Cantora Gabriê
O evento é capitaneado pela Semdestur e conta com o apoio da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes); Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel); Fecomércio Rondônia; Sebrae, Unisapiens; Banco do Povo; Dydyo, Águas Kaiary.
A feira conta ainda com a união dos artesãos porto-velhenses, e das entidades: Federação Rondoniense do Artesanato, COOPAçaí, Feira Jardim das Artes, Varanda Criativa, Artesanato do Mercado Central, Feira do Sol, Casa da Cultura Ivan Marrocos.