Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que desenvolvem projetos esportivos podem se inscrever, até esta sexta-feira (28), na Rede CT – Capacitação e Transformação. O programa visa qualificar profissionais para captar recursos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, ampliando o acesso ao financiamento para iniciativas sociais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As inscrições devem ser feitas pelo site: capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct.
O projeto busca descentralizar os investimentos no setor esportivo, garantindo que organizações de diferentes estados possam estruturar suas propostas e fortalecer o impacto social do esporte. Em seu primeiro ano, a Rede CT capacitou 322 OSCs de 20 estados, beneficiando 170 mil pessoas em 194 cidades, muitas delas em áreas de difícil acesso.
De acordo com Gigi Favacho, gerente do projeto, a capacitação já impulsionou projetos que somam R$ 63 milhões em captação potencial, o que representa 27% do total movimentado pela Lei de Incentivo ao Esporte nessas regiões nos últimos três anos.
Quem pode participar?
Podem se inscrever OSCs com sede no Norte, Nordeste ou Centro-Oeste que desenvolvem projetos esportivos. Cada organização pode indicar até duas vagas para o programa.
Sobre a Rede CT
A iniciativa é resultado da parceria entre o Instituto Futebol de Rua, Nexo Investimento Social e Rede Igapó, com patrocínio do Itaú e apoio da B3. O programa oferece mentoria e capacitação para que empreendedores sociais utilizem o esporte como ferramenta de transformação, beneficiando comunidades em situação de vulnerabilidade.
Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, e 144 receberam mentoria. Para 2025, a Rede CT pretende ampliar esse alcance, impactando ainda mais projetos e fortalecendo o cenário esportivo nas regiões atendidas.