SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

Espetáculo “Naurú *** Poeta das Guerras” estreia na próxima semana em Porto Velho

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser obtidos pelo Instagram oficial @nauru_poetadasguerras

Por Assessoria - 35

Publicado em 

Espetáculo “Naurú *** Poeta das Guerras” estreia na próxima semana em Porto Velho
Foto - Assessoria

O teatro de resistência e poesia “Naurú *** Poeta das Guerras” estreia no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho, na próxima quinta-feira (27 de março), às 20 horas. Inspirado pela luta pela preservação da Floresta Amazônica e a resistência dos povos originários, o espetáculo busca ir além da simples contemplação, convidando o público a refletir e agir diante da crise ambiental e social que afeta a região.

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser obtidos pelo Instagram oficial @nauru_poetadasguerras ou por meio do QR Code nas publicações. A classificação etária é a partir de 14 anos, e a primeira apresentação contará com tradução/interpretação em LIBRAS. O espetáculo será reprisado no dia 03 de abril, no mesmo local e horário.

A peça, produzida pelo Coletivo Xapiri Pë, foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo e tem a dramaturgia e direção de Lau Santos. Com duração de 1 hora e 20 minutos, a montagem utiliza uma estética contemporânea e intertextual, onde as palavras são armas poéticas e os corpos dos atores carregam as cicatrizes de uma luta constante pela Amazônia.

O diretor destaca que “Naurú *** Poeta das Guerras” aborda questões urgentes, como o desmatamento e a violência contra os povos da região, transformando a plateia em um participante ativo da história. O espetáculo não permite que o público permaneça indiferente, criando uma experiência sensorial que questiona a devastação ambiental e humana.

Atores como Luís Gustavo Aldunate, Edmar Leite e Almício Fernandes trazem personagens que habitam um espaço cênico imersivo e simbólico, inspirado na obra de artistas como Hélio Oiticica. A paisagem sonora, assinada por Rafa Montie, também tem papel fundamental, sendo um personagem à parte, que interage com a narrativa e provoca o público, como os espíritos da floresta que resistem ao esquecimento.

Mais do que uma performance, o espetáculo é um chamado à ação, um grito pela luta em defesa da Amazônia e daqueles que a protegem.

Ficha Técnica:

  • Encenação e dramaturgia: Lau Santos

  • Assistente de direção: Almício Fernandes

  • Atores: Luís Gustavo Aldunate, Edmar Leite e Almício Fernandes

  • Paisagem sonora: Rafa Montie

  • Produção: Amanda Elage e Luís Gustavo Aldunate

  • Comunicação: Dennis Weber

  • Figurino: Téo Nascimento

  • Equipe técnica: Thales Gomes, Matheus Duarte e Isabele Medeiros

  • Arte: Riler Ferreira

  • Intérpretes de Libras: Camile e Ozineide

Sinopse:
O espetáculo “Naurú *** Poeta das Guerras” traz à cena discussões sobre a violência no Brasil, especialmente na Região Norte, com foco na destruição da Floresta Amazônica, no agronegócio e na morte de lideranças políticas. Naurú, o espírito da floresta, revela as contradições da luta pela preservação e desafia o público a se tornar uma arma poética e política para “adiar o fim do mundo”.

Serviço:

  • Espetáculo: “Naurú – Poeta das Guerras”

  • Datas: 27 de março e 03 de abril de 2025

  • Local: Teatro Estadual Palácio das Artes

  • Horário: 20 horas (horário de Rondônia)

  • Ingressos: Gratuitos, disponíveis no Instagram @nauru_poetadasguerras e via QR code nas publicações

  • Classificação: 14 anos

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Blocos de carnaval animam Porto Velho nesta quinta (12)

Programação prevê desfile no circuito da avenida Pinheiro Machado, com concentração às 22h e expectativa de grande público na capital.
L
Carnaval 2026: bloco desfila nesta quinta em Porto Velho

Carnaval 2026: bloco desfila nesta quinta em Porto Velho

Prefeitura divulga horário e percurso do Porto Fla Urubuzada, que percorre a avenida Pinheiro Machado com expectativa de grande público.
L
Jaru investe R$ 600 mil na cultura com LPG e PNAB

Jaru investe R$ 600 mil na cultura com LPG e PNAB

Município executa recursos da Lei Paulo Gustavo e do 1º ciclo da PNAB, fortalece artistas locais e garante continuidade de políticas culturais estruturantes.
L
OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

Bloco da OAB Rondônia estreia na Banda do Vai Quem Quer para conscientizar sobre violência contra a mulher, unindo Carnaval, cidadania e responsabilidade social.
L
Porto Fla Urubuzada retorna ao Carnaval de Porto Velho

Porto Fla Urubuzada retorna ao Carnaval de Porto Velho

Bloco rubro-negro volta ao circuito Pinheiro Machado com programação musical que mistura samba, axé e ritmos regionais, prometendo mobilizar foliões na capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: Rodrigo Oliveira fala sobre juventude, Cras e propósito de vida

Prepare-se para um bate-papo que mistura gestão pública, vivência social e histórias de vida, com foco em soluções e inspiração para quem acredita que pequenas ações podem gerar grandes mudanças.
L
Maioria dos brasileiros apoia fim da escala 6x1 sem redução salarial

Maioria dos brasileiros apoia fim da escala 6×1 sem redução salarial

Pesquisa aponta que 73% da população é favorável à mudança, mas o apoio cai drasticamente caso a medida implique em diminuição nos rendimentos mensais.
L

Agenda News Folia 2026: Juraci Jorge da Silva e o Carnaval como antigamente no Ipiranga

Com isso, o Agenda News Folia 2026 reforça sua missão de valorizar a cultura local, dar voz aos organizadores e informar o público com antecedência.
L
Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Rondônia entra em alerta: tempestades intensas avançam ainda hoje, mas sexta elas devem ser ainda mais fortes

Sistema convectivo formado no sul do Amazonas avança sobre Rondônia com risco de chuva intensa, rajadas de até 100 km/h, raios frequentes e possibilidade de alagamentos e queda de energia nas próximas horas.
L

COMUNIDADE NEWS: Entrevista com Raimundo Nonato sobre o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia

Com isso, o programa reforça seu compromisso de dar voz a quem constrói as políticas públicas e de traduzir temas complexos para o dia a dia das pessoas, fortalecendo a cidadania e o interesse coletivo por uma saúde mais eficiente, justa e acessível.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra instalação do Registro de Imóveis em Nova Mamoré

Dra. Taíssa celebra instalação do Registro de Imóveis em Nova Mamoré

Novo cartório garante segurança jurídica e acaba com a necessidade de deslocamento dos moradores para outros municípios em busca de serviços
L
Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Cláudia de Jesus defende presença permanente da PM em comunidades ribeirinhas

Proposta encaminhada à Sesdec busca levar o policiamento da Patrulha Rural para distritos e localidades de difícil acesso no Baixo Madeira
L
Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

Fachin convoca reunião para tratar de menções a Toffoli no caso Master

O presidente do Supremo Tribunal Federal apresentará aos demais ministros o relatório da Polícia Federal e a defesa do magistrado sobre as mensagens encontradas.
L
Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

Toffoli determina envio de dados de celulares do Banco Master ao STF

O ministro solicitou que a Polícia Federal encaminhe laudos e mídias eletrônicas apreendidas após a descoberta de menções ao seu nome em aparelhos de investigados.
L
Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

Tribunal de Roma conclui audiência de extradição de Carla Zambelli

A Corte de Apelação encerrou a fase de depoimentos nesta quinta-feira e deve anunciar nos próximos dias se enviará a ex-deputada de volta ao Brasil.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF lança operação para coibir embriaguez ao volante no carnaval

PRF lança operação para coibir embriaguez ao volante no carnaval

A Polícia Rodoviária Federal intensifica a fiscalização a partir desta sexta-feira com foco em infrações letais e destinos turísticos mais procurados.
L
Acidente grave entre moto e bicicleta deixa dois feridos na Jorge Teixeira

Acidente grave entre moto e bicicleta deixa dois feridos na Jorge Teixeira

O atropelamento ocorreu em frente à sede do Ibama, quando uma ciclista tentava atravessar a via e foi atingida por um motociclista que seguia para a Imigrantes.
16
HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

HB20 capota após avançar preferencial no centro de Porto Velho

Acidente grave no cruzamento da Sete de Setembro com João Goulart deixou uma motorista ferida e o trânsito congestionado na tarde desta quinta-feira.
12
Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Polícia Militar apreende 4 kg de drogas no bairro Cascalheira

Ação do 5º Batalhão, sob o comando do sargento Frantz, resultou na detenção de um jovem de 24 anos com maconha e cocaína
10
Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Operação conjunta apreende 173 kg de maconha em São Miguel do Guaporé

Ação integrada das forças de segurança faz parte da Operação Protetor das Fronteiras.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Contrato de ambulâncias em Rondônia entra no radar de órgãos de controle após denúncias de irregularidades

Relatório técnico aponta falhas em licitação e contratação emergencial para transporte inter-hospitalar, e Ministério Público de Contas cobra explicações do Estado.
L
Semed emite nota de pesar pelo falecimento da professora Maria José Pinto dos Reis

Semed emite nota de pesar pelo falecimento da professora Maria José Pinto dos Reis

Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho lamenta a perda da educadora da escola Joaquim Vicente Rondon e destaca seu legado no ensino público
L
Correios deixam de pagar R$ 3,7 bilhões: entenda a crise

Correios deixam de pagar R$ 3,7 bilhões: entenda a crise

Documento revela atrasos propositais em pagamentos de fornecedores, tributos e benefícios de empregados; estatal cita queda de receitas e fluxo de caixa negativo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: VINYL PUB LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte (LAPP)
L
Jovens músicos criam selo independente para driblar mercado

Jovens músicos criam selo independente para driblar mercado

Grupo de universitários do Rio de Janeiro fundou a AlterEgo para gerir carreiras e produzir eventos de forma autogestionada e colaborativa.
L
TRE-RO suspende expediente no Carnaval

TRE-RO suspende expediente no Carnaval

Justiça Eleitoral de Rondônia interrompe atendimento presencial por três dias, mas mantém serviços digitais e plantão judiciário para demandas urgentes.
L
Justiça Eleitoral leva serviços a Três Coqueiros

Justiça Eleitoral leva serviços a Três Coqueiros

Ação itinerante do TRE-RO garante alistamento, revisão e regularização eleitoral em distrito rural de Campo Novo, ampliando o acesso da população aos serviços.
L
57 mil eleitores precisam regularizar título até 6 de maio

57 mil eleitores precisam regularizar título até 6 de maio

Justiça Eleitoral alerta que faltosos podem perder direitos se não regularizarem o documento; quase 13 mil já buscaram atendimento para atualizar a situação.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.