TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

Ação comunitária nas aldeias São Luís e Serrinha impulsiona agricultura familiar com Ater Indígena em Rondônia

O programa Degusta Rondônia 80+ é um incentivo do governo estadual ao desenvolvimento da cafeicultura

Por Wania Ressutti/Secom/Gov-RO-010

Publicado em 

Foto: Robson Paiva

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar indígena e oferecer suporte técnico para aprimoramento das práticas agrícolas das comunidades São Luís e Serrinha, o governo de Rondônia realizou, entre os dias 18 e 19 de março, o 1º mutirão Ater de atendimento local, no âmbito do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena (Ater Indígena), na Aldeia Indígena Terra Rio Branco, localizada em Alta Floresta d’Oeste.

O projeto Ater Indígena integra a execução de assistência técnica especializada, oferecida gratuitamente pelo governo estadual aos produtores da agricultura familiar. A atividade vem sendo realizada em parceria entre a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que promovem ações direcionadas às especificidades de cada comunidade indígena.

Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, “com essa abordagem personalizada é possível reconhecer as características únicas de cada etnia e da região atendida”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a promoção de políticas públicas eficazes contribui para impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas no estado. “O trabalho desenvolvido pela gestão estadual junto às comunidades só tem demonstrado a importância e o potencial das populações indígenas à agricultura familiar e para Rondônia.”

ASSISTÊNCIA TÉCNICA DIRECIONADA

O 1º Mutirão de Ater indígena destaca a necessidade de um olhar mais atento às demandas dos povos indígenas, visando levar um atendimento especializado ao mesmo tempo em que absorve o conhecimento que estes trazem de suas raízes. Por isso, um dos principais focos do mutirão foi levar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural produtivo, para que essas famílias possam ter condições de ampliar e diversificar suas lavouras.

A primeira ação se concentrou na comunidade São Luís, onde os técnicos da Emater-RO emitiram o Certificado de Aptidão Familiar (CAF), documento essencial para acesso aos programas governamentais de incentivo à agricultura. Os agricultores também participaram da oficina de torra de café do programa Degusta Rondônia 80+, um dos carro-chefe do desenvolvimento da cafeicultura rondoniense, e que vem transformando a realidade de Rondônia em um dos maiores produtores de café Robusta do país.

CAPACITAÇÃO E TROCA DE CONHECIMENTO

A comunidade indígena recebeu da Emater-RO capacitação e orientação técnica para aprimoramento das lavouras. Foi oportunizado, ainda aos participantes, a troca de conhecimentos sobre boas práticas, visando aumentar a qualidade e produtividade das colheitas. “Os povos indígenas estão se destacando cada vez mais na produção de forma sustentável expressivo, e nosso papel é garantir que as políticas públicas de governo cheguem até eles, além de aprender com eles”, ressaltou o diretor-presidente da Emater-RO.

Um dos destaques da ação foi a participação da família Aruá, conhecida por suas conquistas em concursos de cafés especiais. A história da família, que vive nas Terra Indígenas Rio Branco, evidencia a importância da extensão rural para a valorização da produção local, unindo conhecimento tradicional e técnica especializada.

Além da comunidade São Luiz, os extensionistas também se dedicaram à Comunidade Serrinha. Nessa comunidade, as ações foram focadas no cadastramento das famílias no Programa de Aquisição de Alimentos para os povos indígenas (PAA-Indígena), garantindo acesso a mercados institucionais para a comercialização de seus produtos. Além disso, os produtores participaram de uma oficina sobre preparo de café de qualidade, que contribuiu para agregar valor ao produto final.

RESULTADOS ALCANÇADOS

O 1º mutirão de Ater indígena na região da Aldeia Indígena Terra Rio Branco contou com a participação de cinco agrônomos e um biólogo, que levaram conhecimento, inovação e desenvolvimento sustentável aos povos indígenas de Rondônia. Mais do que ensinar, os profissionais da Emater-RO destacaram que, o mutirão proporcionou um aprendizado mútuo. A interação entre técnicos e agricultores reforçou a importância da agricultura familiar e valorização da cultura indígena, combinando saber tradicional com técnicas modernas, receita fundamental para o fortalecimento da produção rural indígena e à promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Durante os dois dias de atividades, a ação da Emater-RO teve impactos positivos com a entrega de 43 Certificados de Aptidão Familiar, documentação de 20 CAF’s, organizadas para elaboração e entrega nos próximos dias, garantindo a continuidade dos atendimentos de forma programada, e realizou oficinas técnicas, capacitando produtores indígenas para fortalecimento da agricultura familiar local. A ação deverá ser estendida às demais comunidades indígenas, dando continuidade ao projeto Ater indígena e, proporcionando a todos, a oportunidade de investir em suas produções e garantir seu sustento familiar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

As apresentações de Flor do Campo e Malhadinho emocionaram o público no Bumbódromo Márcio Paz Manacho neste domingo (16), reforçando a força cultural do Duelo na Fronteira 2025.
L
Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Deputado destaca impacto cultural e econômico do evento, que reuniu famílias e movimentou a cidade.
L
Sesc leva música de concerto brasileira a várias regiões do país em novembro

Sesc leva música de concerto brasileira a várias regiões do país em novembro

Programação reúne artistas e ações formativas para aproximar o público da música clássica brasileira.
L
Curta rondoniense ganha destaque em eventos da Amazônia

Curta rondoniense ganha destaque em eventos da Amazônia

Filme integra programação da COP30 e de mostra socioambiental.
L
Estreia de Catador de Sons lota cinema em Porto Velho

Estreia de Catador de Sons lota cinema em Porto Velho

A estreia de Catador de Sons emocionou o público e destacou o trabalho de Bira Lourenço.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nete Pinheiro, participante surpresa, entra no Rondônia Reality Show 2025 para mexer com a casa

Aos 56 anos, a chefe de confeitaria de Porto Velho promete tempero, personalidade e muita presença no reality que acaba de ganhar uma reviravolta.
L

DO CADERNO À HONRA: o menino que se fez estrela

O reencontro entre o professor Lourismar Barroso e seu ex-aluno, hoje Tenente-Coronel Miranda, revela a força da educação, o valor do tempo e a emoção de ver um jovem tornar-se líder na segurança pública de Rondônia.
L

Temporal desaba sob a cidade de Belém, causa pânico e medo aos participantes da COP 30 e expõe ao mundo, problemas estruturais que precisam de atenção redobrada

A forte chuva que atingiu Belém expôs fragilidades na estrutura da COP30 e gerou cenas inusitadas no Centro de Mídia, lembrando ao mundo que a cidade ainda enfrenta desafios reais diante dos extremos climáticos.
L

Frentes de fresagem avançam na BR e Nova 364 reforça necessidade do ‘Pare e Siga’ para garantir melhorias duradouras

Obras intensivas seguem por toda a BR-364, e motoristas contam com informações atualizadas online para planejar viagens com mais segurança.
L

Promoção Especial: Sorteio Combo Lisa em Dobro Depile-se!

Atenção, Porto Velho! O Agenda News e oNews Rondônia, em parceria com a Depile-se, trazem uma oportunidade imperdível para quem deseja pele lisinha com cuidado e carinho.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa propõe lei para fixar Duelo na Fronteira em agosto e atender pedido de brincantes e comunidade

Dra. Taíssa propõe lei para fixar Duelo na Fronteira em agosto e atender pedido de brincantes e comunidade

A deputada Dra. Taíssa Sousa protocolou projeto que define agosto como mês oficial do Duelo na Fronteira, após pedidos de agremiações e trabalhadores prejudicados pelas chuvas.
L
Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo 2025 em Campo Novo de Rondônia

Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo 2025 em Campo Novo de Rondônia

O deputado Pedro Fernandes destacou o impacto cultural e econômico do Rodeio Expocampo 2025, que reforçou a tradição sertaneja, gerou renda e garantiu lazer gratuito para a população.
L
Cláudia de Jesus destaca importância da lei que dispensa perícia do INSS para doenças irreversíveis

Cláudia de Jesus destaca importância da lei que dispensa perícia do INSS para doenças irreversíveis

A nova lei que dispensa perícia do INSS beneficia pessoas com doenças irreversíveis, como HIV, Alzheimer, ELA, Parkinson e TEA, reduzindo burocracias e garantindo mais segurança aos pacientes.
L
Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

A obra ocorreu em parceria com o prefeito Affonso Cândido e os vereadores André da Royal e Weslei Brito. A pavimentação era uma demanda antiga da comunidade e representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município.
L
COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

Com um dia temático dedicado a elas, crianças e jovens ocuparam a COP30 em Belém, expressando a urgência das mudanças climáticas e a preocupação com o futuro; a participação infantil já influencia a inclusão de suas vozes nos textos de negociação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

homem-e-morto-a-tiros-na-br-319-em-porto-velho

Homem é morto a tiros na BR-319 em Porto Velho

As informações iniciais apontam que uma mulher teria pedido ajuda após afirmar que atirou no próprio irmão em legítima defesa.
18
HB20 capota em acidente na Avenida Abunã

HB20 capota em acidente na Avenida Abunã

O acidente aconteceu quando o veículo que seguia pela Buenos Aires teria invadido a preferencial e acabou atingido em cheio por um Toyota Yaris.
10
Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

De acordo com as primeiras informações, a vítima estava com amigos quando um homem que mora na mesma rua se aproximou e iniciou o ataque.
18
Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, quando a motociclista perdeu o controle do veículo depois de atingir um cachorro que estava solto na via.
16
Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

A perseguição policial no bairro Aeroclube levou à prisão de um motoboy de 20 anos, seu passageiro e um homem de 52 anos, que aguardava a entrega da droga; conversas em celular revelaram o esquema de tráfico de drogas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Raimunda Irene Bentes

Familiares e amigos se despedem de Raimunda Irene Bentes, mulher guerreira da zona rural de Porto Velho, lembrada pela fé, alegria simples e amor à família.
L

Nota de pesar: Maria Jose da Silva de Sousa

Familiares e amigos se despedem de Maria Jose da Silva de Sousa, mulher vaidosa, de presença forte e amor dedicado aos filhos e netos, que deixa lembranças marcantes e saudades profundas.
L
COP 30: Conab, Funai, MDA e MDS firmam PAA para a Terra do Meio e destinam R$ 2,6 milhões à agricultura familiar

COP 30: Conab, Funai, MDA e MDS firmam PAA para a Terra do Meio e destinam R$ 2,6 milhões à agricultura familiar

O novo plano do PAA na Terra do Meio reforça políticas de segurança alimentar e amplia a inclusão de povos indígenas, extrativistas e ribeirinhos na Amazônia.
L

Dicas infalíveis de como comprar na Black Friday sem cair em armadilhas

A Black Friday reúne promoções atraentes, mas exige atenção redobrada para evitar armadilhas e garantir compras realmente vantajosas, seguras e econômicas.
L
Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

A Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (FBN) assinou um acordo com a Biblioteca Nacional da Palestina para o envio mensal de livros de 21 autores brasileiros, traduzidos para o árabe, com o objetivo de promover a cultura de paz e solidariedade por meio da “diplomacia do livro”.
L
Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

O (MJSP) lançou a quinta edição do Guia Prático de Classificação Indicativa, que expande a proteção de crianças e adolescentes ao introduzir a faixa etária de 6 anos e estender a análise para as funcionalidades e mecanismos interativos de produtos digitais, como aplicativos (apps) e inteligências artificiais (IAs).
L
TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

TRT-14 reinaugura Fórum Regional de Rio Branco com estrutura modernizada e foco em atendimento humanizado

Reforma do prédio garante mais acessibilidade, segurança e conforto para magistrados, servidores e a população acreana.
L
Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta segunda-feira (17) em Guarulhos (SP) o primeiro lote com mais de dois milhões de unidades de insulina glargina, que será incorporada ao tratamento de portadores de diabetes tipo 2 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

O Ministério da Justiça publicará dez portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas nos próximos dias, conforme anunciado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante a COP30 em Belém.
L
Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

O Brasil anunciou nesta segunda-feira (17) a criação da primeira iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com apoio de 15 países.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.