SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025
Publicidade

Festa popular preferida do brasileiro é a junina, e não o carnaval

Pesquisa revela que sertanejo é o gênero musical favorito no país

Por ELAINE PATRICIA CRUZ – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Festa popular preferida do brasileiro é a junina, e não o carnaval
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

A festa junina é o evento mais citado entre os moradores das capitais brasileiras que disseram ter frequentado uma festa popular no período de um ano, revela o levantamento Cultura nas Capitais. A pesquisa foi feita pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet.

O estudo sobre hábitos culturais dos brasileiros constatou que 78% dos frequentadores de eventos populares nas capitais participaram de festas juninas nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa e que 48% foram a desfiles ou participaram de blocos de carnaval. “Em nenhuma capital, o carnaval apareceu à frente da festa junina para essa pergunta. No Recife, a diferença estava na margem de erro – festa junina com 74% e carnaval com 71%. Nas demais capitais, a diferença superou os 10 pontos percentuais”, disse João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte.

Em entrevista à Agência Brasil, Leiva afirmou que isso pode ser explicado pelo fato de as festas juninas serem mais descentralizadas que o carnaval, sendo realizadas inclusive em escolas e igrejas católicas e reunirem também um público mais amplo e diverso. Além disso, as festas juninas acabam se estendendo por um período maior do ano, destacou.

“Essa característica – incontáveis eventos distribuídos por quase todas as regiões – ajuda a aumentar o acesso. Por outro lado, mesmo as festas juninas de grande porte, em grandes espaços, não chegam a ter tanto alcance midiático quanto os grandes blocos e desfiles de carnaval. Ou seja: as festas juninas, somadas, têm mais gente, mas menos fama”, disse o pesquisador.

A mesma pesquisa apontou o sertanejo como o gênero musical favorito em 15 das 27 capitais brasileiras, tendo sido citado por mais de um terço dos entrevistados (34% do total) entre seus três ritmos prediletos, superando até mesmo a soma entre o samba (11%) e o pagode (18%). O pagode aparece na quinta posição entre os ritmos mais citados, abaixo da MPB (27%), do gospel (24%) e do rock (21%) e acima do pop (17%), do forró (16%) e do funk (11%). Já o samba é o oitavo, à frente do rap (9%).

“O gosto musical varia muito com a idade, mas o sertanejo tem uma característica interessante: em todas as faixas etárias, ele é relevante. É o mais ouvido em todos os grupos, com uma exceção. Lidera de 25 a 34 anos (35%), de 35 a 44 anos (35%), de 45 a 59 anos (36%) e de mais de 60 anos (33%). O sertanejo só não é o primeiro entre os jovens de 16 a 24 anos, faixa em que aparece em quarto lugar na preferência – atrás de funk, pop e rap”, ressaltou Leiva.

Realizada entre os dias 19 de fevereiro e 22 de maio de 2024, a pesquisa ouviu 19,5 mil pessoas com idade acima de 16 anos nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Diversão fora de casa

De acordo com a pesquisa, embora os cinemas sejam a principal atividade cultural fora de casa, menos da metade dos entrevistados (48% do total) esteve em uma sala de cinema nos 12 meses anteriores à pesquisa. Outra curiosidade apontada pelo estudo é que um terço das pessoas consultadas (36%) nunca visitou um museu e dois em cada cinco (38%) jamais assistiram a uma peça teatral.

“É comum que as atividades culturais que podem ser feitas em casa, ou em quase todos os lugares, sejam as mais citadas. Afinal, um dos fatores que influenciam o acesso é a distribuição dos espaços culturais. Não por acaso, na pesquisa Cultura nas Capitais o maior acesso é a livros (62%) e jogos eletrônicos (51%), que não dependem de deslocamento”, disse Leiva.

Segundo Leiva, o consumo de atividades culturais recuou entre os anos de 2017 e 2024, com exceção dos jogos eletrônicos. A queda ocorreu na grande maioria dos grupos sociais, tendo sido maior entre os homens, indígenas e pardos. Para Leiva, uma das explicações para a queda no consumo foi a pandemia de covid-19.

“A pandemia teve vários efeitos simultâneos sobre o mercado cultural: mudança de hábito das pessoas, aceleração das práticas online, possível insegurança de ir a espaços fechados e redução na produção cultural, ainda que temporária. Parte da população que viveu confinada durante um período razoável de tempo pode ter se acostumado a ficar em casa, desenvolvendo outros hábitos domésticos, inclusive culturais, mas feitos em casa. A pandemia também incrementou o acesso a conteúdos culturais online, o que pode ter facilitado e acelerado a mudança de hábito”, explicou.

Além disso, acrescentou Leiva, a pandemia implicou a perda de renda para alguns setores sociais, o que contribuiu para a redução no acesso.

Apesar disso, a pesquisa mostra que há potencial para crescimento, já que os entrevistados que disseram não ter ido a shows musicais, festas populares, museus e espetáculos de teatro e de dança recentemente disseram que têm muito interesse em ir a esses eventos.

“[A pesquisa] Cultura nas Capitais perguntou a todos os entrevistados qual é, de 0 a 10, seu interesse em ir a cada uma das seguintes manifestações: shows de música, festas populares, museus, teatro e dança. Os entrevistados que não foram a essas atividades, mas deram nota 8, 9 ou 10 para seu interesse em ir, formam o que está sendo chamado de público potencial. Fica claro que, se essas pessoas de fato fossem, o acesso a algumas atividades dobraria”, explicou.

Perfil

Em geral, as pessoas que mais frequentam ou participam de atividades culturais no país são brancas, jovens, têm mais escolaridade e melhor condição econômica. “O acesso à cultura reproduz boa parte dos padrões de exclusão socioeconômicos do país. Os que mais vão a atividades culturais são pessoas de maior nível educacional, maior renda e os jovens e pessoas de meia idade, até os 45 anos. Em geral, essas pessoas compõem a minoria da população que vive nos bairros mais ricos de nossas cidades”, afirmou Leiva.

Homens e mulheres, quase igualmente, têm a mesma participação nesses eventos. As mulheres, no entanto, são as que demonstram mais interesse em participar de atividades culturais, porém são as que encontram mais barreiras para transformar o desejo em acesso. As donas de casa, por exemplo, representam o grupo com menos acesso a atividades culturais.

Os idosos, por sua vez, são a maior parte dos excluídos culturalmente: a maioria deles informou não ter ido a nenhuma atividade cultural em 12 meses. Além disso, eles compõem a principal faixa etária que declarou nunca ter ido a uma atividade cultural.

Segundo o estudo, isso pode ser explicado pelo fato de que as gerações mais velhas tiveram menos acesso à educação no passado e, como a educação é um fator crítico para o acesso à renda e maior diversidade de atividades culturais, eles provavelmente cresceram com menos interesse pela cultura. Leiva disse que outro fator que pode explicar isso é o fato dos idosos geralmente morarem em áreas mais distantes dos locais onde se concentra a maior oferta de equipamentos culturais.

Escolaridade e renda

A escolaridade é um dos principais fatores associados à cultura. Quanto mais alta a escolaridade, maior o acesso à cultura, revelou o levantamento. Isso vale tanto para a leitura de livros quanto para videogame ou circo. A diferença é mais importante no acesso a concertos de música clássica, museus, saraus, teatro, bibliotecas e cinema. Enquanto 9% das pessoas com ensino fundamental foram ao teatro, o percentual vai a 40% para quem tem ensino superior. No caso do circo, o percentual é de 9% para quem tem ensino fundamental e de 17% entre quem tem ensino superior.

Quando se considera a classe econômica, as diferenças de acesso entre as classes A e D/E são maiores, no caso de concertos, teatro e museus, e menores no caso de festas populares, circo, leitura e jogos eletrônicos. A pesquisa mostra que 3% das pessoas das classes D/E foram a concertos, enquanto 20% dos respondentes da classe A disseram ter ido à mesma atividade. Para a leitura, o percentual é de 41% para as classes D/E e de 81% para a classe A.

Para Leiva, mais educação e melhor distribuição de renda poderiam ampliar o acesso e o interesse pela cultura no país. “Quanto maior o número de pessoas com ensino superior, maior será o acesso a praticamente todas as atividades culturais. Quanto maior a renda, maior a possibilidade de uma pessoa ir ao cinema, ao teatro, a museus. E isso também pode aumentar a frequência a atividades que a pessoa já pratica, mas com limitações”, acrescentou.

Na opinião do pesquisador, também é importante desenvolver ações voltadas aos extratos da população menos atendidos e descentralizar a distribuição dos equipamentos culturais e de lazer pelas cidades, que geralmente se concentradas em áreas mais ricas. “Oferecer oportunidades perto de onde as pessoas vivem é fundamental. A falta de uma melhor distribuição limita o acesso das pessoas”, afirmou Leiva.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Arraial Flor do Maracujá valoriza cultura de Rondônia e reúne público de 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Arraial Flor do Maracujá valoriza cultura de Rondônia e reúne público de 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Arraial Flor do Maracujá, Patrimônio Cultural de Rondônia, acontece no Parque dos Tanques com quadrilhas, bois-bumbás e culinária típica.
L
Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Tradicional evento Forró dos Bacuraus será realizado no Clube Ferroviário e vai arrecadar cestas básicas para a comunidade manicoreense residente em Porto Velho
L
Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Mudança na data do Flor do Maracujá 2025 atende pedido da União Junina Portovelhense e garante mais tempo para finalização de figurinos e alegorias
L
Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com arte, emoção e inclusão em Porto Velho

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com arte, emoção e inclusão em Porto Velho

Mais de 300 alunos participaram do Recital da rede municipal de ensino, que marcou o fim do primeiro semestre letivo com música, dança e performances artísticas.
L

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins!

Uma das festas mais populares do mundo compartilha sua graciosidade
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Gestão Marcos Rocha investe em unidades de saúde e fortalece rede hospitalar de Rondônia

Rede hospitalar de Rondônia recebe investimentos da gestão Marcos Rocha com foco em qualidade, modernização e ampliação de atendimentos em diversas regiões.
L
Agenda News: Sorriso renovado com alternativas ao implante dentário que transformam vidas na Clínica Odontopar

Agenda News: Sorriso renovado com alternativas ao implante dentário que transformam vidas na Clínica Odontopar

A cirurgiã-dentista Dra. Débora Soares apresenta soluções acessíveis e confortáveis que devolvem autoestima aos pacientes por meio de próteses adesivas e flexíveis.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Inscrições para o CNU dos Professores começam nesta segunda (14)

Inscrições para o CNU dos Professores começam nesta segunda (14)

Prova Nacional Docente (PND) inicia inscrições para 1ª edição; especialista Natália Fregonesi avalia potencial e desafios
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (14/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (14/7) para seu signo

Saiba o que os astros reservam para esta segunda-feira (14/7) no horóscopo 2025. Descubra as tendências para amor, saúde, carreira e finanças.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

PROJETO FORÇA DO CAMPO: Senador Bagattoli anuncia equipamentos aos pequenos produtores de Vila Nova Samuel

Projeto Força do Campo investe em capacitação e maquinário para fortalecer agricultura familiar, destaca senador Bagattoli em Candeias do Jamari.
L
Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Equipamento foi entregue à Prefeitura a pedido do vereador Neném do Bode e vai reforçar a infraestrutura do município.
L
Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Senador Jaime Bagattoli leva maquinário e capacitação a pequenos produtores rurais de Rondônia por meio do projeto Força do Campo.
L
Fernando Máximo propõe acesso gratuito ao Mounjaro pelo SUS para tratar obesidade e diabetes tipo 2

Fernando Máximo propõe acesso gratuito ao Mounjaro pelo SUS para tratar obesidade e diabetes tipo 2

Projeto de Lei 3276/2025, apresentado por Fernando Máximo, prevê uso gratuito da tirzepatida com acompanhamento multiprofissional pelo SUS.
L
Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso vira alvo de nova polêmica após Jorge Seif acusar fraude bilionária que triplicou número de pescadores e favorece crime organizado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Devido a suspeita de morte violenta foi solicitada a presença de Agentes da Delegacia de Homicídios.
18
Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Colisão na zona sul da capital rondoniense deixa acompanhante de paciente do Hospital de Amor lesionada
12
Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Homem cai de motoneta na Rua T-26; falta de pintura e visibilidade do obstáculo são fatores de alerta
14
Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Acidente na Linha 128 resulta em vítima fatal ainda não identificada; embriaguez é uma das hipóteses investigadas
18
Homem é esfaqueado em Ji-Paraná após arremessar cadeira por insatisfação com comida

Homem é esfaqueado em Ji-Paraná após arremessar cadeira por insatisfação com comida

Briga em jantar familiar no bairro Jardim Capelasso resulta em lesões por arma branca; Polícia Militar atende a ocorrência
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsista da UNIR vence Prêmio Nacional de Iniciação Científica do CNPq com pesquisa sobre povo Kaxarari

Bolsista da UNIR vence Prêmio Nacional de Iniciação Científica do CNPq com pesquisa sobre povo Kaxarari

Carmem Keli, aluna do ensino médio de Porto Velho, foi premiada na categoria IC Júnior e é a única vencedora da região Norte em 2025
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): TAMARA CRISTINA DO NASCIMENTO

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): L B BONAMIGO – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Educação em Mirante da Serra: professores são homenageados por desempenho no SAERO 2024

Solenidade promovida pela Secretaria Municipal de Educação reconheceu educadores da rede pública pelo desempenho no SAERO 2024 e assinou termo de cooperação com escola local.
L
Operação "Fio Desencapado" combate furto de fios elétricos em Jaru e Machadinho D'Oeste

Operação “Fio Desencapado” combate furto de fios elétricos em Jaru e Machadinho D’Oeste

Força-tarefa entre Polícia Militar e Polícia Civil visa coibir crimes e reprimir a receptação de materiais ilícitos na região de Rondônia
10
Grave acidente em Jaru deixa motociclista ferido no Setor 3

Grave acidente em Jaru deixa motociclista ferido no Setor 3

Colisão entre carro e moto na Rua Padre Chiquinho com Rua Pará resulta em ferimentos graves para condutor da motocicleta
12
Homem é detido por direção perigosa após fuga em Jaru

Homem é detido por direção perigosa após fuga em Jaru

Condutor realizava “roleta russa” e desrespeitou ordens policiais na madrugada de sábado no Setor 7
14
Mulher em depressão comete suicídio em Machadinho do Oeste

Mulher em depressão comete suicídio em Machadinho do Oeste

Mulher identificada como Camila, que sofria de depressão, é encontrada sem vida em residência; caso é investigado pela Polícia Civil
18
energisa-investe-mais-de-r-12-bilhao-na-regiao-sul-de-rondonia-em-seis-anos

Energisa investe mais de R$ 1,2 bilhão na região Sul de Rondônia em seis anos

Subestações, linhões e obras de modernização consolidam a região como estratégica para o desenvolvimento de Rondônia.
L
Criança de 9 anos morre atropelada em Machadinho D’Oeste

Criança de 9 anos morre atropelada em Machadinho D’Oeste

Harry Phillipy Damasceno Viana tentava atravessar a rodovia quando foi atingido por Fiat Strada; comoção toma conta da comunidade
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.