QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

MinC quer streaming público e regulação de plataformas em 2025

Assunto é tema de debates na Mostra de Cinema de Tiradentes

Por LÉO RODRIGUES – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

MinC quer streaming público e regulação de plataformas em 2025
LEO LARA/UNIVERSO PRODUÇÃO

O Ministério da Cultura (MinC) trabalha para colocar no ar ainda em 2025 um streaming público. Ao mesmo tempo, batalha para que a regulação das plataformas digitais voltadas para a disponibilização de vídeo sob demanda (VOD, na sigla em inglês) avance também neste ano.

O tema é um dos principais assuntos que têm sido explorado por representantes de Secretaria do Audiovisual (SAV) do MinC, ao longo da Mostra de Cinema de Tiradentes. Organizado pela Universo Produção, o evento chega à sua 28ª edição e é um dos principais festivais de cinema do país.

A mostra começou em 24 de janeiro e vai até o próximo sábado (1°/2). A programação conta com 140 filmes, além de debates, shows, oficinas, lançamentos de livros e outras atividades.

Também inclui a realização do Fórum de Tiradentes, evento que reúne dezenas de profissionais do setor para um diagnóstico do audiovisual brasileiro com o objetivo de formular propostas ao MinC. Os debates ocorrem em diferentes mesas e em grupos de trabalho, com a participação de representantes do governo. Ao final, será aprovada uma carta elencando as principais pautas e demandas do setor.

“É urgente que a gente resolva nesse ano a regulação do VOD”, disse na mesa de abertura a secretária nacional do audiovisual, Joelma Gonzaga.

Uma das principais questões, segundo ela, é garantir a proteção do conteúdo nacional. Em outras palavras, significa que plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, Disney + e HBO Max teriam que garantir no catálogo disponibilizado para o público brasileiro um percentual mínimo de produções nacionais.

Outro debate envolve a proteção ao direito patrimonial. A ideia é de que a regulação estabeleça os parâmetros sobre como os ganhos econômicos da exploração comercial de um produto audiovisual devem ser compartilhados entre a produtora e a plataforma.

“São direitos que já vêm sendo assegurados ao longo do histórico das nossas políticas públicas. Se estendemos isso para as plataformas, nós estaremos defendendo a nossa produção independente. Estaremos defendendo a soberania”, avalia Joelma.

Questões envolvendo a tributação e a garantia de que a produção local tenha proeminência nos catálogos também fazem parte do pacote de medidas que está em pauta.

Todas essas discussões precisam passar pelo Congresso Nacional, a quem cabe aprovar um marco regulatório para as plataformas digitais. Atualmente existem dois projetos de lei que tratam do assunto em tramitação. A proposta do MinC é avançar nas articulações para que seja votado um único texto.

A secretária do audiovisual considera que o momento do cinema brasileiro favorece o debate. “Tenho falado da importância das três indicações ao Oscar conquistadas por Ainda Estou Aqui. E nós estamos também com 13 filmes brasileiros selecionados pro Festival de Berlim que é um dos maiores festivais do mundo, um dos mais prestigiados. E aqui são 141 filmes que vão passar ao longo da Mostra de Tiradentes. É muito para celebrar”.

De acordo com ela, não se tratam de medidas inéditas no mundo. “Nenhum dos países considerados grandes potências da indústria do audiovisual chegou a esse lugar sem defender a sua produção nacional. França, Coreia do Sul, o próprio Estados Unidos, enfim, todos têm mecanismo de defesa de proteção da sua propriedade intelectual. E se a gente protege isso, há uma reação em cadeia. A gente está impulsionando a economia, as nossas produtoras”.

Streaming público

O MinC também promete colocar no ar neste ano uma plataforma de streaming público, com disponibilização gratuita de um conjunto de produções audiovisuais. O objetivo é ampliar o acessar e a difusão do cinema nacional e contribuir para a formação de público.

Alguns detalhes foram apresentados no último sábado (25) pela diretora de preservação e difusão audiovisual da SAV, Daniela Santana Fernandes. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): “já é uma realidade. Já fizemos grupo focal, já fizemos alguns testes”, disse Daniela.

Segundo ela, no segundo semestre do ano passado, foi lançado também um edital para licenciamento de curtas e longas-metragens. Foram recebidas cerca de 1,6 mil inscrições e o resultado deve ser divulgado em breve.

“A gente precisava de obras para além daquelas que o governo federal já têm direito. Temos o acervo da Cinemateca Brasileira, onde tem por exemplo envolvimento do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e da Fundação Palmares. Tem acervo da Funarte [Fundação Nacional de Artes]. Todos esses vão compor o streaming. Mas queremos que a produção contemporânea também esteja lá representada”, explicou.

Daniela disse que o nome da plataforma ainda não pode ser revelado. Ela afirmou ainda que, paralelamente ao seu desenvolvimento, vem sendo discutida a regulamentação da Lei Federal 13.006/2024. Aprovada no ano passado, ela estabeleceu a exibição de filmes de produção nacional como componente curricular complementar: as escolas precisarão exibir mensalmente para os alunos no mínimo duas horas.

O streaming público deverá também se voltar para esse fim. “É o nosso compromisso. Afinal, como é que a gente ia regulamentar uma legislação sem dar ferramenta para que as escolas tenham condição de fazer essas exibições?”.

Debate internacional

O debate regulatório também tem sido promovido pelo Brasil em fóruns internacionais. No ano passado, o país sediou os encontros do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, bem como a União Europeia e mais recentemente a União Africana. O grupo se consolidou como foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional.

Um declaração específica sobre políticas culturais foi aprovada no âmbito do G20 incluindo um reconhecimento de que regulamentações nos serviços de licenciamento de conteúdo cultural e plataformas de streaming “podem ser adaptadas para as condições específicas do mercado e os contextos socioculturais e econômicos específicos dos países”.

Joelma conta que não foi uma discussão simples, já que havia oposição dos Estados Unidos, que abriga as sedes da maioria das plataformas:

“Ficamos até 3 horas da manhã. Os Estados Unidos fizeram de tudo para retirar a pauta da declaração. Usaram os mais variados argumentos. E esta era uma proposição do Brasil. A União Europeia, a Índia, a China, estava todo mundo defendendo a proposta do Brasil. Vencemos. Não abrimos mão”, relembra.

A urgência da regulação das plataformas digitais já havia sido citada no discurso de Raquel Hallak, coordenadora-geral da Mostra de Tiradentes, na cerimônia de abertura do evento. Joelma destaca também a intervenção da deputada federal indígena Célia Xacriabá (PSOL). Na cerimônia, a parlamentar participou de uma performance artística que explorou a temática da sustentabilidade.

“Ela falou uma coisa muito interessante que todos nós sabemos e concordamos: o audiovisual é a grande arma do Século 21. Fiquei muito emocionada quando ela fala em reflorestar o cinema e transformar o cinema em uma floresta”, disse Joelma, destacando a importância de se avançar na regulação e na criação de mecanismos que reforçam a democracia no audiovisual.

Gigantes de Tecnologia

32Nesta terça-feira (28), em uma nova mesa debate que tratou do tema, o diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Paulo Alcoforado, destacou que a regulação do VOD é uma das faces da regulação da internet.

Ele aponta também como desafio avançar na regulação em outras frentes envolvendo, por exemplo, a inteligência artificial, a remuneração de conteúdo de jornalismo nas redes sociais, o combate à desinformação, as apostas online, entre outras.

“A gente está lidando em um mundo em que há gigantes de tecnologia, que têm seus ativos muito mais valorizados do que quaisquer outras empresas do mundo, que atuam em escala global, com um capital muito intensivo e com muito investimento. Fica impossível para as empresas nacionais competirem com esses serviços, cujo negócio central é o acesso indiscriminado a dados dos usuários. E a partir do momento que eles acessam os dados dos usuários, eles conseguem criar novos negócios”, diz.

Segundo Alcoforado, cabe ao Estado atuar para equilibrar o jogo enfrentando sobretudo a concentração econômica. As preocupações são compartilhadas pelo pesquisador Pedro Butcher. Ele observa que vivemos hoje em um novo regime de circulação da informação, organizado a partir de uma busca pela monetização a partir dos dados. Nesse cenário, as grandes empresas de tecnologia reúnem hoje mais dados pessoais do que as empresa nacionais e do que o próprio Estado.

“Existe uma assimetria gigante. E é nesse ponto que a regulação precisa agir. Ela precisa tentar diminuir essa assimetria”. Butcher contesta a forma como os donos das plataformas defendem a liberdade de expressão.

“É na verdade a defesa de uma canalização muito específica da informação. A diferença na viralização entre postagens verdadeiras e falsas é muito distinta. A estrutura da circulação da informação favorece a circulação das informações falsas. O que vemos é um complexo técnico industrial que instituiu um modelo que favorece a manipulação e o controle da verdade. E o lobby contra a regulação é pesado. É um poder econômico sem precedentes”, acrescenta.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Economia criativa e cultura no desenvolvimento de novas tecnologias são debatidas pelo governo de Rondônia

Economia criativa e cultura no desenvolvimento de novas tecnologias são debatidas pelo governo de Rondônia

Estado participou do Rio Innovation Week 2025, maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina, destacando cultura e economia criativa como impulsos para inovação.
L
Circuito Junino de Porto Velho leva cultura e renda a bairros e distritos com apoio da Prefeitura

Circuito Junino de Porto Velho leva cultura e renda a bairros e distritos com apoio da Prefeitura

Com estrutura da Funcultural, festas tradicionais garantem shows, gastronomia e oportunidades para artistas e comerciantes locais.
L
Família Asfaltão entrega sinopse do enredo de 2026 a compositores no Bar do Calixto

Família Asfaltão entrega sinopse do enredo de 2026 a compositores no Bar do Calixto

Evento nesta quinta-feira terá música, samba de raiz e homenagem a Arlindo Cruz, durante o tradicional Projeto Quinta da Santa.
L
Prefeitura abre inscrições para creche noturna em Porto Velho na Creche Moranguinho

Prefeitura abre inscrições para creche noturna em Porto Velho na Creche Moranguinho

Projeto “creche noturna em Porto Velho” atenderá crianças de 1 a 3 anos e 11 meses; inscrições vão até 20 de agosto.
L
Vilhena abre hoje exposição fotográfica sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Vilhena abre hoje exposição fotográfica sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Mostra reúne 35 imagens de Washington Kuipers e segue até 25 de agosto na Galeria da Fundação Cultural, com entrada gratuita.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Um vídeo nas redes sociais registra ataque de búfalo a pescadores

Segundo o registro, o ataque aconteceu nas dependências da área da Fazenda da União Pau d’Óleo, no rio Guaporé.
L

Agenda News: Brow Lamination na Depile-se realça a beleza natural com sobrancelhas alinhadas, volumosas e efeito lifting que transforma o olhar

Durante o atendimento na estética, conversei com a especialista Yasmin Costa e conheci de perto os benefícios da Brow Lamination, técnica que valoriza o olhar e eleva a autoestima com segurança e durabilidade.
L
Teste com análise dos olhos pode diagnosticar autismo em 15 minutos

Teste com análise dos olhos pode diagnosticar autismo em 15 minutos

Um novo exame aprovado nos Estados Unidos utiliza o rastreamento ocular para identificar o autismo em bebês, mas médicos brasileiros ressaltam a necessidade de mais estudos e validade da técnica.
L
Governo Lula sofre primeira derrota na CPMI do INSS após articulação de Coronel Chrisóstomo

Governo Lula sofre primeira derrota na CPMI do INSS após articulação de Coronel Chrisóstomo

Presidência e relatoria da comissão ficaram com a oposição após movimentação liderada pelo deputado federal de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento em Vista Alegre do Abunã

Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento em Vista Alegre do Abunã

Medida busca aumentar a segurança da população diante do crescimento da criminalidade.
L
Dra. Taíssa reconhece legitimidade da pauta dos servidores da educação em sessão da Alero

Dra. Taíssa reconhece legitimidade da pauta dos servidores da educação em sessão da Alero

Parlamentar destaca valorização dos profissionais e solicita melhorias na infraestrutura escolar
L

Flávio Dino afirma que decisão sobre Lei Magnitsky não tem relação com queda da Bolsa de São Paulo

Ministro do STF destacou que Brasil não é obrigado a acatar sanções unilaterais dos EUA aplicadas contra Alexandre de Moraes
L
Deputada Dra. Taíssa participa da entrega do Programa Mais Calcário em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega do Programa Mais Calcário em Nova Mamoré

Incentivo fortalece agricultura e garante sustentabilidade na produção rural de Rondônia
L
Dra. Taíssa garante cursos da Escola do Legislativo na 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Dra. Taíssa garante cursos da Escola do Legislativo na 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Nos dias 28 e 29 de agosto, cursos gratuitos de primeiros socorros e fotografia serão oferecidos à comunidade durante o evento no distrito de Palmeiras.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tutores entram em briga física em Belém após cães se cumprimentarem cheirando o traseiro um do outro

Discussão começou pelo comportamento natural dos cães e evoluiu para agressão entre os donos; vídeo da cena viralizou nas redes sociais
14

“Casos de Família”: participante agride ex-namorada durante programa e é expulso do palco

Episódio do SBT discutia stalking quando Gabriel empurrou a ex-namorada Jasmin; apresentadora Christina Rocha reagiu e pediu contenção imediata
12

PRF dispara oito vezes em carro na BR-040; mulher de 23 anos morre e outra é baleada, diz depoimento

Agente afirmou que tiros foram na altura dos pneus após veículo supostamente tentar fugir; família contesta versão e diz que carro estava parado
16
Influenciador morre durante live após ser alvo de violência e humilhações na França

Influenciador morre durante live após ser alvo de violência e humilhações na França

A morte de Graven ocorreu durante uma transmissão ao vivo, na qual ele foi alvo de violência e humilhações. O caso está sob investigação do Ministério Público de Nice, na França.
18

Cavalo mutilado em Bananal morreu por exaustão após 15 km de cavalgada, diz Polícia

Homem amputou duas patas e desferiu golpes no animal já morto; caso gerou repercussão nacional nas redes sociais
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Linha 35 recebe melhorias em 47 km com parceria entre Governo de RO e Prefeitura de Candeias do Jamari

Linha 35 recebe melhorias em 47 km com parceria entre Governo de RO e Prefeitura de Candeias do Jamari

Obras de infraestrutura na Linha 35, em Vila Samuel, incluem revestimento primário, bueiros e limpeza lateral, beneficiando moradores e produtores.
L
Superação marca conquista da CNH por duas candidatas com deficiência em Ji-Paraná

Superação marca conquista da CNH por duas candidatas com deficiência em Ji-Paraná

Pelo programa CNH Sem Barreiras, Caroline e Jaqueline conquistaram a Carteira Nacional de Habilitação com apoio de veículos adaptados em Rondônia.
L
Custo da cesta básica de alimentos diminui em 15 das 27 capitais brasileiras em julho

Custo da cesta básica de alimentos diminui em 15 das 27 capitais brasileiras em julho

De acordo com a Conab e o Dieese, a queda foi puxada pelo menor preço do arroz, carne bovina, açúcar e feijão.
L
Prefeitura de Jaru inaugura farmácia básica no Setor 08 e amplia acesso a medicamentos

Prefeitura de Jaru inaugura farmácia básica no Setor 08 e amplia acesso a medicamentos

Nova unidade descentralizada vai atender moradores do Setor 08, Jardim Primavera e Jardim Europa, oferecendo mais de 200 tipos de medicamentos.
L
Campanha nacional contra o capacitismo critica preconceito e falta de inclusão

Campanha nacional contra o capacitismo critica preconceito e falta de inclusão

O ativista Ivan Baron, que participou da posse de Lula, une-se à campanha “Xô Capacitismo” para conscientizar a população e combater a discriminação contra pessoas com deficiência.
L
Tensão na América Latina com ameaças de intervenção militar dos EUA na Venezuela

Tensão na América Latina com ameaças de intervenção militar dos EUA na Venezuela

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirma que o país tem como se defender de uma possível invasão, enquanto outros governos da região, como o Brasil, se manifestam contra a intervenção.
L
Inscrições para o Enem PPL iniciam em 6 de outubro

Inscrições para o Enem PPL iniciam em 6 de outubro

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) terá suas inscrições abertas para participantes voluntários no período de 6 a 24 de outubro.
L
Preço da cesta básica cai em 15 capitais no Brasil em julho

Preço da cesta básica cai em 15 capitais no Brasil em julho

Pela primeira vez, a pesquisa do Dieese e da Conab analisou todas as capitais, e os dados mostram uma queda generalizada nos preços dos alimentos, com exceção do Nordeste.
L
Cobra exótica é encontrada em caixa enviada pelos Correios

Cobra exótica é encontrada em caixa enviada pelos Correios

Filhote de píton albina, que pode chegar a 6 metros de comprimento, foi localizado por funcionários dos Correios em Indaiatuba, interior de São Paulo.
10
Torcedor do São Paulo morre após passar mal durante jogo

Torcedor do São Paulo morre após passar mal durante jogo

O torcedor, que estava com o filho, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros no intervalo da partida.
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.