SEXTA-FEIRA, 12/09/2025
Publicidade
SICRED

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré

À época dividida, de um lado a cidade era administrada pelos americanos e do outro, pelos brasileiros

Por Augusto Soares\SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré - News Rondônia
Foto: Leandro Morais

A história de Porto Velho é tão impressionante que se confunde com a lenda do “velho Pimentel”, que seria um lenhador. Esse personagem cortava lenha para navios a vapor e morava na região do complexo Madeira-Mamoré. Na época, o local era conhecido como Porto do Velho, de onde teria se originado o nome da cidade.

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré - News RondôniaAs iniciativas de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré partiram de Santo Antônio

Essa versão, no entanto, é contestada pelos historiadores, devido à falta de registros e documentos históricos para comprová-la. “De fato, não existe nenhum documento primário ou secundário, fotografia ou algo que comprove a existência desse ‘velho Pimentel’, mas isso virou uma lenda urbana”, comentou o historiador e professor, e também adjunto da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Aleks Palitot.

Ele afirma que o nome de Porto Velho foi resgatado de documentos históricos, como cartas de Marechal Rondon e cartas de Oswaldo Cruz, que tratam essa região como um antigo porto velho militar. “Nos idos de 1865 houve a Guerra do Paraguai e Dom Pedro II mandou construir nessa região um destacamento militar. Naturalmente por se tratar de um rio, ao lado desse destacamento tinha um pequeno porto para atracação”, completou.

DOIS PORTOS

O secretário da Semdestur, Paulo Moraes Júnior, conta que com fim da Guerra do Paraguai em 1870, pouco tempo depois, em 1872, a empresa inglesa Public Works, se instalou na região de Santo Antônio, então denominada Santo Antônio do Alto Madeira, que ficava no estado do Mato Grosso. Já o antigo porto velho militar havia sido instalado em território pertencente ao Amazonas.

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré - News RondôniaReiniciativa da construção da ferrovia no antigo porto velho militar, cerca de 7 quilômetros abaixo do ponto original

“A partir daí, a empresa inglesa construiu um porto novo e moderno para aquela época, mas a referência sempre era o porto velho, o porto velho militar ou porto dos militares da guerra do Paraguai”, explicou.

As iniciativas de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a partir de Santo Antônio não lograram êxito em quatro oportunidades, sendo a última em 1878. Com a retomada da história da ferrovia, após o final da guerra do Acre, a Revolução Acreana com a Bolívia, em 1903, o Brasil assina o Tratado de Petrópolis. O compromisso do governo brasileiro era construir uma ferrovia, resolvendo o problema de isolamento geográfico da Bolívia.

O RETORNO

Percival Farquhar, empresário norte-americano contratado para dar seguimento à construção da EFMM, resolveu sair do ponto original, em Santo Antônio, e reiniciar a construção da ferrovia no antigo porto velho militar, cerca de 7 quilômetros abaixo do ponto original, por conta do difícil acesso.

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré - News RondôniaA ferrovia foi inaugurada, em 1912, ao lado do complexo ferroviário

“A partir daí, Farquhar vai se alimentar dos antigos registros históricos da região e acaba mantendo o nome Porto Velho em referência ao antigo porto velho militar. Daí, esse seria um dos motivos do nome da nossa cidade”, comentou Aleks Palitot.

COMPLEXO EFMM

Surge então o parque ferroviário da Madeira-Mamoré, atual Complexo da EFMM. A área era toda administrada pelos americanos, pela empresa responsável na época, a May Jekyll & Randolph, de Percival Farquhar. Quando a ferrovia foi inaugurada, em 1912, ao lado do complexo ferroviário, já surgia uma outra cidade, que é Porto Velho, com traços brasileiros e provincianos.

Nisso, Santo Antônio, que era uma antiga cidade do Mato Grosso, começa a se esvaziar e a população passa a se aproximar de uma cidade aparentemente mais moderna, com energia elétrica, com rede hospitalar, cinema, clube, com toda uma infraestrutura que eles não estavam habituados até então.

CIDADE DIVIDIDA

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré - News RondôniaNo dia 2 de outubro de 1914, foi criado oficialmente o município de Porto Velho

Os empresários norte-americanos, preocupados com a presença dos brasileiros, fizeram uma divisão territorial para monitorar o funcionamento e, ao mesmo tempo, a segurança do complexo ferroviário.

Foi então construída uma grande cerca ali, no que seria hoje a av. Presidente Dutra. Por conta disso, durante muito tempo a via foi chamada de rua Divisória. Assim, o lado da EFMM era administrado pelos americanos e o outro, pelos brasileiros.

CRIAÇÃO

Com o desenvolvimento da cidade, no dia 2 de outubro de 1914, o governador do Amazonas, Jonathas Pedrosa, criou oficialmente o município de Porto Velho, através da Lei nº 757. No ano seguinte, em 24 de janeiro de 1915, tomou posse o primeiro prefeito, Fernando Guapindaia de Souza Brejense (Major Guapindaia), na época denominado superintendente.

Guapindaia veio com a incumbência de governar Porto Velho, que era município do Amazonas. “Uma de suas primeiras iniciativas, que inclusive ele profere em seu discurso de posse como prefeito, era organizar um mercado modelo, uma feira modelo, onde hoje funciona o Mercado Cultural, o que originalmente era o nosso primeiro mercado municipal”, explicou Palitot.

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré - News RondôniaA Madeira-Mamoré foi o ponto inicial dessa história e dessa trajetória

Entretanto, a obra só foi concluída na década de 1950, já em outro governo, mas a construção, de fato, foi iniciada na gestão de Major Guapindaia.

IMPORTÂNCIA

“Porto Velho tem perdido muito seu traço bucólico, provinciano, de tempos atrás. Mas é uma cidade que estrategicamente está localizada no coração da América do Sul. Tem um eixo modal bastante significativo que pode alcançar ainda mais em termos de cifras, envolvendo a hidrovia do Madeira, a Transoceânica, a própria rodovia que liga ao Amazonas”, comentou o historiador.

PREFEITO

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, ao parabenizar a cidade pelos seus 110 anos de instalação, ressaltou a importância da Madeira-Mamoré para o surgimento do município. “A Madeira-Mamoré foi o ponto inicial dessa história e dessa trajetória, e temos que resgatar esse amor, esse pertencimento, por nossa cidade. O que desejo para todos os porto-velhenses é que a nossa população tenha esse sentimento, como os pioneiros que fundaram a cidade e o município, impulsionando-a cada vez mais rumo ao desenvolvimento. E isso, vamos conseguir com a prefeitura cada vez mais atuante e com o apoio do nosso povo”, afirmou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Festa às Nações leva cultura e gastronomia internacional a Porto Velho

Festa às Nações leva cultura e gastronomia internacional a Porto Velho

Evento no Parque da Cidade reúne tradições de 12 países e da cultura ribeirinha, com caráter beneficente e entrada gratuita.
L
Festival Estudantil Rondoniense encerra 10ª edição com valorização da arte e cultura escolar

Festival Estudantil Rondoniense encerra 10ª edição com valorização da arte e cultura escolar

10ª edição do FERA reuniu estudantes de todo o estado, incentivando protagonismo juvenil e expressões artísticas da região Norte.
L
Academia Guajaramirense de Letras prepara sua primeira Bienal Internacional de Literatura

Academia Guajaramirense de Letras prepara sua primeira Bienal Internacional de Literatura

Prevista para 2026, a Bienal busca valorizar a literatura amazônica e integrar escritores do Brasil, Bolívia e outros países.
L
Festival da Vila Calderita reúne 10 mil pessoas em dois dias de festa

Festival da Vila Calderita reúne 10 mil pessoas em dois dias de festa

Evento contou com palco flutuante, atrações culturais e gerou renda para moradores da comunidade
L
Prefeitura de Porto Velho valoriza cultura e garante apoio a eventos na capital

Prefeitura de Porto Velho valoriza cultura e garante apoio a eventos na capital

Apoio da Prefeitura de Porto Velho fortalece tradições, incentiva artistas locais e garante infraestrutura para festividades culturais em setembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

TJ-AM marca audiência após pedido da defesa por nulidade no “caso Djidja”; alegação é de cerceamento de defesa

Defesa de mãe e irmão de Djidja Cardoso pede cumprimento da anulação do julgamento por cerceamento, e TJ-AM já marcou audiência para reavaliar a sentença.
L

A importância do médico veterinário na saúde humana é animal

O Dia do Médico Veterinário, celebrado em 09 de setembro, reforça a importância desse profissional para a saúde única: a integração entre saúde animal, humana e ambiental.
L

Festival Tripleween promete experiência imersiva com open bar, labirinto do terror e cinco palcos em Porto Velho

No dia 4 de outubro, a Talismã 21 recebe o maior Halloween de Rondônia, com 10 horas de festa, atrações temáticas e cinco dimensões musicais
L
STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

A decisão do STF condena Jair Bolsonaro e outros sete ex-integrantes do governo a penas em regime fechado.
L

Falaê Podcast | Entrevista com o coordenador do CRAS Fernando Rocha, Luiz Carlos Andrade Costa

O Falaê Podcast recebe o coordenador do CRAS Fernando Rocha, sr. Luiz Carlos Andrade Costa, para um papo direto sobre como acessar benefícios, fortalecer vínculos familiares e acionar a rede de proteção em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho

Alero aprova R$ 67 milhões para aquisição de prédio do futuro Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho

Projeto de Lei nº 1032/25 garante recursos para compra de imóvel estratégico que permitirá instalação do Heuro e melhorias na saúde pública de Rondônia
L
Alero aprova remanejamento de R$ 12,6 milhões para reformas e manutenção de hospitais estaduais em Rondônia

Alero aprova remanejamento de R$ 12,6 milhões para reformas e manutenção de hospitais estaduais em Rondônia

Projeto de lei do Executivo atende determinação do TCE e garante recursos para a infraestrutura da rede pública de saúde em 2025.
L
Dra. Taíssa participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Escola do Legislativo em Porto Velho

Dra. Taíssa participa da inauguração da Procuradoria Especial da Mulher na Escola do Legislativo em Porto Velho

Parlamentar ressaltou a importância do novo espaço no combate à violência contra a mulher e destacou iniciativas em defesa das rondonienses.
L
Alero aprova remanejamento de R$ 1,4 milhão para garantir execução de despesas na Procuradoria-Geral do Estado

Alero aprova remanejamento de R$ 1,4 milhão para garantir execução de despesas na Procuradoria-Geral do Estado

Projeto de lei do Executivo realoca verba da LOA 2025 para assegurar pagamento de auxílios a servidores e membros da PGE em Rondônia.
L
Dra. Taíssa destina R$ 150 mil para sala de informática da Polícia Militar Mirim em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 150 mil para sala de informática da Polícia Militar Mirim em Guajará-Mirim

Emenda parlamentar garante 16 computadores e mobília completa para inclusão digital de crianças e adolescentes atendidos pelo programa social.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vulgo “Dos pato” foge depois de atirar contra o BPTAR e deixa comparsa com drogas

Vulgo “Dos pato” foge depois de atirar contra o BPTAR e deixa comparsa com drogas

Ação policial na noite desta quinta-feira (11) resultou na detenção de suspeito com drogas e objetos.
10
Pneu de moto estoura e mulher sofre grave acidente na Mamoré

Pneu de moto estoura e mulher sofre grave acidente na Mamoré

cidente ocorreu na noite desta quinta-feira (11), quando pneu traseiro de motocicleta estourou; vítima foi socorrida pelo Samu e levada à UPA Sul.
12
BPTAR prende foragido e apreende 4kg de maconha enterrados na zona norte

BPTAR prende foragido e apreende 4kg de maconha enterrados na zona norte

A guarnição recebeu denúncias de que o suspeito estaria vendendo drogas em um beco da região.
10

Motorista de Pampa causa acidente grave com motociclista na Avenida Jatuarana em Porto Velho

Colisão na zona sul de Porto Velho deixou motociclista ferido; vítima foi socorrida pelo Samu após ser atingida por carro que invadiu a preferencial.
12
Polícia Civil de Rondônia prende homem por cárcere privado

Polícia Civil de Rondônia prende homem por cárcere privado

Suspeito foi detido em Vilhena por manter a companheira e os dois filhos presos em casa, após uma denúncia de violência doméstica, segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e à Família (DEAM).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Horóscopo de sexta-feira, 12 de setembro de 2025: Com as previsões detalhadas para cada signo

Horóscopo de sexta-feira, 12 de setembro de 2025: Com as previsões detalhadas para cada signo

Use a sexta-feira para equilibrar trabalho e lazer. Pequenos cuidados agora trarão mais tranquilidade no fim de semana.
L
Valor da produção agrícola do Brasil tem queda em 2024

Valor da produção agrícola do Brasil tem queda em 2024

Dados do IBGE mostram que o valor da produção agrícola brasileira recuou 3,9% em 2024, resultado de condições climáticas como o El Niño e da queda nos preços internacionais.
L
Preço de alimentos deve continuar a cair, diz ministro

Preço de alimentos deve continuar a cair, diz ministro

O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, afirmou que a tendência de queda nos preços de alimentos, como o arroz, vai continuar no Brasil.
L
Saiba como contratar um consórcio com segurança

Saiba como contratar um consórcio com segurança

Evoy Consórcios destaca pontos essenciais para garantir segurança na adesão.
L
Dra. Taíssa cobra melhorias na saúde de Rondônia em sessão que convocou secretário na Alero

Dra. Taíssa cobra melhorias na saúde de Rondônia em sessão que convocou secretário na Alero

Deputada estadual destacou conquistas em Guajará-Mirim, criticou desigualdades salariais e pediu descentralização da saúde para outras regiões do Estado.
L

The New York Times destaca | STF condena Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe

The New York Times destaca que Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe, em decisão inédita na história do Brasil.
L

UNIR adia para o mês de novembro o XI Festival de Arte e Cultura Brasilidades, com foco na diversidade cultural e regional

O Festival de Arte e Cultura Brasilidades, acontecerá nos oito campi da Unir.
L
Incra e Instituto Amazônia+21 firmam acordo para desenvolvimento sustentável em assentamentos de Rondônia

Incra e Instituto Amazônia+21 firmam acordo para desenvolvimento sustentável em assentamentos de Rondônia

A cerimônia foi realizada na sede do Incra em Rondônia e contou com a presença do superintendente da instituição, Luiz Flávio Carvalho Ribeiro, e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé.
L
STF começa a definir penas de Bolsonaro e aliados pela trama golpista

STF começa a definir penas de Bolsonaro e aliados pela trama golpista

Após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus, o STF iniciou a dosimetria, fase que irá determinar as penas para cada um dos envolvidos na trama golpista.
L
Dr. Fernando Máximo destina R$ 5 milhões para construção do Centro do Amor em Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina R$ 5 milhões para construção do Centro do Amor em Ji-Paraná

O deputado federal Dr. Fernando Máximo explicou que a unidade pretende oferecer o tratamento mais moderno para o Transtorno do Espectro Autista, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, para que o centro se torne referência na Amazônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.