QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

Rondônia em evidência no cinema nacional: a força do Norte do Brasil

O filme evidenciará as riquezas naturais e culturais da região e contará com o apoio de empresas privadas que se beneficiam de incentivos fiscais oferecidos pelo governo.

Por Helen Pontes, psicóloga e jornalista

Publicado em 

Rondônia em evidência no cinema nacional: a força do Norte do Brasil - News Rondônia

O ator e cineasta Roberto Rowntree, atualmente em destaque na novela das 7, Volta por Cima, da Rede Amazônica de Televisão, que retransmite parte da programação da Globo, esteve em reunião com o produtor cultural Marcello Sokal, no Rio de Janeiro, para discutir o filme Fogo do Céu, que será rodado em Rondônia.

Fogo do Céu será uma produção independente, com o objetivo de retratar as belezas da terra por onde passou o Marechal Rondon, destacando o desenvolvimento acelerado do Estado nos últimos anos sob a administração do governador Marcos Rocha. O filme evidenciará as riquezas naturais e culturais da região e contará com o apoio de empresas privadas que se beneficiam de incentivos fiscais oferecidos pelo governo.

Rowntree, que estará em breve no coração da Amazônia para selecionar os atores que participarão da produção, é um entusiasta do Brasil. Em entrevista, ele destacou a importância do cinema nacional para o fortalecimento da cultura brasileira, a geração de emprego e renda, além de apresentar o país para o mundo. Segundo ele, o audiovisual é uma ferramenta poderosa para criar uma cultura de entretenimento de qualidade e fomentar o surgimento de novos talentos na dramaturgia.

“O cinema nacional é essencial para valorizar nossa cultura e precisamos parar de enaltecer a cultura estrangeira. É fundamental reconhecer o nosso povo, nossos costumes, nossas belezas e riquezas. Infelizmente, o cinema nacional ainda não é tão prestigiado como deveria, pois damos mais atenção ao cinema internacional. No entanto, o nosso cinema é o que realmente reflete a realidade do nosso povo e quem nós somos. Nossa cultura expressa nossa identidade”, afirmou Rowntree.

O produtor cultural Marcello Sokal acrescentou que está entusiasmado com a parceria e com a oportunidade de participar desse projeto, que leva o cinema para Rondônia. Ele também destacou a relevância da produção para evidenciar o potencial econômico do Estado. “A produção desse filme será importante para mostrar uma parte significativa da economia de Rondônia, que gera riquezas e qualidade de vida para a população”, concluiu Sokal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Três praças reformadas são inauguradas para a comunidade de Porto Velho

Melhorias incluem instalação de playgrounds, pintura, grama sintética, lixeiras e iluminação 100% LED
L

Mostra cultural destaca a voz das mulheres na luta contra a violência

A cada dia, duas performances serão seguidas de uma roda de conversa, promovendo o diálogo sobre a condição feminina na sociedade.
L

Espetáculo amazônico “Ensaio Geral” leva arte circense à avenida paulista em São Paulo

O artista Klindson Cruz, apresentará o espetáculo “Ensaio Geral”, em São Paulo, dia 09 de março, às 15h, na Avenida Paulista. A apresentação faz parte do projeto Conexões Norte-Sul, uma iniciativa do Sesc em parceria com o Itaú, que tem a finalidade de promover o intercâmbio cultural entre as regiões do Brasil.
L

Leis de Incentivo à Cultura: A Influência da Arte como Investimento

As diversas possibilidades de benefícios para a sociedade no segmento cultural
L

Bloco Concentra Mas Não Sai agita Porto Velho em sua 16ª edição com muita folia e tradição

Evento contou com homenagem emocionante às JADES e animou foliões com marchinhas e open bar
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

Desfecho será seguido em casos semelhantes por todas as instâncias
L

Rondônia registrou 1.540 afastamentos por saúde mental em 2024

A ansiedade (417 casos) e a depressão (342 registros) somaram-se a essa triste realidade, que coloca Rondônia na terceira posição do ranking da Região Norte.
L

Castra + Rondônia avança em Porto Velho com apoio do deputado federal Fernando Máximo

Campanha de castração gratuita promove bem-estar animal e controle populacional no estado
L

#AgendaNews | Entrevista Patrícia Pimenta – CEO e Palestrante

Nesta terça-feira (11), às 17h, o programa Agenda News recebe Patrícia Pimenta, CEO e palestrante, para um bate-papo sobre o impacto da Editora Pimenta no cenário editorial de Rondônia e do Brasil. A editora é pioneira na publicação de livros científicos e literários na região, fortalecendo o acesso ao conhecimento em diversas áreas.
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L

Secretário da Sejucel participa de sessão na ALE-RO para discutir investimentos no esporte

O secretário ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte no estado.
L

“Este é o verdadeiro recurso do povo voltando para o povo”, destaca Dra. Taíssa na inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim

Compromisso e dignidade: Nova unidade hospitalar revoluciona o atendimento na região.
L

Vereador Erikes Santos visita gabinete de Everaldo Fogaça para conhecer trabalho legislativo da capital

A visita ao vereador Everaldo Fogaça proporcionou uma troca de experiências enriquecedora, reforçando o compromisso de ambos com um trabalho legislativo eficaz e transparente.
L
Governador Marcos Rocha lança campanha "Fale Bem de Rondônia" para reforçar sentimento de pertencimento entre os rondonienses

Governador Marcos Rocha lança campanha “Fale Bem de Rondônia” para reforçar sentimento de pertencimento entre os rondonienses

A campanha será uma ferramenta poderosa para destacar as belezas naturais, a rica história e os avanços no desenvolvimento de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista atropela ciclista e foge sem prestar socorro no Embratel

O Samu atendeu o idoso, que estava com suspeita de fratura.
12

Motociclista quebra a perna após carro furar a preferencial e causar acidente

Uma equipe de resgate foi acionada enquanto a vítima, caída no meio da rua, gritava de dor.
14
Idoso atropelado por carro morre no hospital em Porto Velho

Idoso atropelado por carro morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, o idoso pilotava uma moto pela Rua Angico, quando invadiu a preferencial e foi atropelado por um carro.
18

Governo de Rondônia inicia uma nova etapa da Operação Hileia, intensificando medidas preventivas contra crimes ambientais

O lançamento oficial, feito pelo comandante-geral da PMRO, coronel PM Regis Braguin, ocorreu nesta terça-feira (11), na sede do BPA em Candeias do Jamari

Polícia Penal atua na Operação Carnaval por meio de patrulhamentos, monitoramento e prisões de foragidos

O objetivo da Operação foi monitorar foragidos do sistema prisional e aqueles em cumprimento de medidas judiciais, concluída com sucesso durante as festividades
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Encontro ocorre na sede da ONU até o próximo dia 22
L
Lula: é dever do governo garantir cenário estável para investimentos

Lula: é dever do governo garantir cenário estável para investimentos

Presidente visitou centro de tecnologia da Stellantis, em Betim
L
BNDES: Apoio a coprodutora de "Ainda Estou Aqui" faz parte de retomada

BNDES: Apoio a coprodutora de “Ainda Estou Aqui” faz parte de retomada

Conspiração Filmes receberá R$ 32 milhões
L
Afastamentos por transtornos mentais aumentam 67% em dez anos

Produção industrial fica estável em janeiro, após três meses de baixa

Em 12 meses, setor apresenta alta de 2,9%
L

VENDE-SE: MITSUBISHI TRITON/ L200

Ano e Modelo: 2022/2023
L

Requerimento da Licença Ambiental: ACRONAVE LOG LTDA

Licença Ambiental Prévia-LAP
L

VENDE-SE: FIAT/TORO ULTRA AT9 D4

Ano e Modelo:2020/2021
L

Requerimento de Inclusão de Atividade e Renovação da Licença Ambiental: ASSUNCAO LTDA

Inclusão da Atividade – Renovação da Licença Ambiental
L

VENDE-SE: FIAT/STRADA FREEDOM 13CS

Ano e Modelo:2021/2022
L

Recebimento da Licença Ambiental: LIETE DA GAMA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA Nº 016.00004.003/2025-SUL
L