SEGUNDA-FEIRA, 16/03/2026

Em destaque

“Auto da Compadecida”, respeito à Amazônia e São João deram o brilho de terça-feira no Flor do Maracujá

Noite de encanto, cores e coreografias que agitaram todos os presentes no Arraial Flor do Maracujá.

Por Paulo Ricardo Leal / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

“Auto da Compadecida”, respeito à Amazônia e São João deram o brilho de terça-feira no Flor do Maracujá
Foto - Ésio Mendes

Animações, criatividades e temas escolhidos pelas agremiações folclóricas dão o tom da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, com atrações que acontecem até domingo (30), no Parque dos Tanques, em Porto Velho. Realizada pelo governo de Rondônia, com organização da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), a festa folclórica apresenta uma vasta programação, fortalecendo a cultura, história e tradições, bem como atraindo o público com variados produtos e comidas típicas do festejo junino.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Arraial Flor do Maracujá fortalece a importância da valorização das tradições culturais. “É preciso também destacar a entrega de cada agremiação folclórica, que leva para a arena variações de cores que se misturam aos cenários montados durante as apresentações, enchendo os olhos do público que todos os dias lota as arquibancadas. É o nosso arraial que cresce a cada ano e, além de reforçar a cultura, fomenta a economia e o turismo de Rondônia”, enfatizou.

Nas noite de terça-feira (25), a animação ficou por conta dos grupos folclóricos Quadrilha Mirim Explosão Junina; Quadrilha Adulta Juabp; Boi-Bumbá Adulto Teimoso; e Quadrilha Adulta Matutos do Guaporé. Assim como nas noites anteriores e no decorrer da programação, as atividades encerram com apresentação de show musical.

QUADRILHA MIRIM EXPLOSÃO JUNINA

“Auto da Compadecida”, respeito à Amazônia e São João deram o brilho de terça-feira no Flor do Maracujá
Explosão Junina trouxe o tema “Balões de São João” | Foto – Ésio Mendes

O festejo ganhou o colorido das fantasias com a primeira apresentação da noite, quando entrou na arena a Quadrilha Mirim Explosão Junina. A agremiação junina trouxe para o público o tema “Balões de São João”, retratando o colorido das fantasias e a bom desempenho dos brincantes.

A garotada do grupo Explosão Junina a todo o momento arrancou aplausos e retribui com um sincronismo nas coreografias, garantindo um verdadeiro espetáculo na arena do Arraial Flor do Maracujá.

O presidente da quadrilha mirim, Dovaldson Lelo, diz que, “também se multiplica nas atividades de coreógrafo, marcador, estilista e outras funções. Não contenho à emoção de levar a agremiação para a arena do Arraial Flor do Maracujá. É muito prazeroso estarmos participando desta grande festa junina. Parabéns ao governo do estado que olha com atenção para a tradição junina”, argumentou.

QUADRILHA JUNINA JUABP

“Auto da Compadecida”, respeito à Amazônia e São João deram o brilho de terça-feira no Flor do Maracujá
Juabp encantou com “O Auto da Compadecida” | Foto – Ésio Mendes

Carinhosamente chamada de “Tsunami do Norte”, a Quadrilha Junina Juabp foi a segunda agremiação a se apresentar e fez o público reviver momentos da saga vivida pelos personagens Chicó e João Grilo, trazendo para o espetáculo o tema “O Auto da Compadecida”, uma das obras literárias do brasileiro Ariano Suassuna e que ganhou as telas dos cinemas brasileiro com o filme de comédia dramática, lançado em 2000.

Como não lembrar da celebre frase imortalizada pelo personagem Chicó, que dizia sempre: “não sei, só sei que foi assim!”.  A mesma frase foi destacada na música que deu força ao tema apresentado pela agremiação.

Entusiasmado com a apresentação da quadrilha junina, o presidente da agremiação, João Francivaldo Pereira, o João Big, não se conteve a emoção de levar o grupo para mais uma exibição, com o brilho das fantasias e a desempenho das coreografias.

“Hoje a sensação é de dever cumprido após meses de ensaio e colocamos todo o trabalho na arena. Era um tema que discutimos muito e envolve o teatro e decidimos incorporá-lo para dentro da festa de São João. Foi uma apresentação teatralizada que animou o todos”, referenciou.

A história descrita na obra de Ariano Suassuna foi encenada durante a apresentação da agremiação que fez o público presente imaginar cenas do filme tais como: os personagens do padre, lampião, o padeiro, Chicó e, principalmente, o momento em que João Grilo pede intercessão divina de Nossa Senhora para que todos sejam salvos.

“Viver esse personagem é grandioso. Poder interpretar é algo que me deixa orgulhoso, pois trata-se de um personagem de uma obra que se sagrou um clássico e virou um filme que até hoje empolga e diverte o público”, disse o componente do grupo folclórico João Amador, que além de viver na quadrilha do Juabp o personagem do noivo, ainda interpretou o Chicó.

BOI-BUMBÁ ADULTO TEIMOSO

“Auto da Compadecida”, respeito à Amazônia e São João deram o brilho de terça-feira no Flor do Maracujá
A Amazônia retratada pelo boi-bumbá Teimoso | Foto – Ésio Mendes

A associação Folclórica Cultural Boi-Bumbá Teimoso, de Candeias do Jamari, encantou a plateia com a apresentação envolvendo o tema “Amazônia, o coração da Terra”, que retrata uma reflexão à floresta Amazônica, expondo sua rica biodiversidade, cultura e desafios. O tema traz relatos detalhados sobre a fauna, a flora e as comunidades que habitam essa região, destacando a importância vital da Amazônia para o equilíbrio ambiental do planeta.

Para a presidente do Boi Teimoso, Dineuza Miranda Leão, a agremiação deixou seu recado a todos que prestigiaram com o tema envolvente e esclarecedor, que desperta o amor e o respeito pela Amazônia, ressaltando seu papel fundamental na manutenção da vida na Terra.

O brincante Robson Sarmento, que atua como “miolo” do boi, ou também conhecido como “tripa”, deixou claro que cada apresentação traz uma emoção diferente. “Estou muito emocionado em dar vida ao nosso boi. O grupo e unido e trouxemos para o Flor do Maracujá o nosso melhor”, enfatizando que atua como o responsável por dar vida ao personagem principal da manifestação popular, fazendo o boi “dançar” diante do público.

MATUTOS DO GUAPORÉ

“Auto da Compadecida”, respeito à Amazônia e São João deram o brilho de terça-feira no Flor do Maracujá
Matutos do Guaporé fechou a noite de apresentações folclóricas | Foto – Ésio Mendes

“O Expresso de São João” chegou à arena do Arraial Flor do Maracujá como o tema da Quadrilha Adulta Matutos do Guaporé, que fechou a noite de apresentações folclóricas de terça-feira (25). A temática trouxe à imaginação o apito do trem, avisando que está chegando em sua estação final com uma tradição familiar sendo exaltada.

Com 21 anos de história, a quadrilha junina fez uma apresentação explorando as raízes e a cultura popular das festividades.

A presidente da quadrilha junina, Lenilce Pinto não conteve a emoção ao retratar toda a história do grupo folclórico. “Chegamos ao dia tão aguardado pelos integrantes da quadrilha. Todos se engajaram nos ensaios para que pudéssemos trazer para esta arena um espetáculo junino de orgulho e muito trabalho”, relatou.

PROGRAMAÇÃO

“Auto da Compadecida”, respeito à Amazônia e São João deram o brilho de terça-feira no Flor do Maracujá
Arena mais uma vez lotada para a noite de apresentações | Foto – Ésio Mendes

O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, não deixou dúvidas quanto à importância de cada integrantes, dirigentes e equipes técnicas para a realização de mais um Arraial Flor do Maracujá. “Fechamos a noite de terça-feira com a satisfação de mais um espetáculo apresentado pelas agremiações. Ainda temos muito mais com grupos que estarão se apresentando no decorrer da semana. O governo de Rondônia não tem economizado esforços para que o Arraial Flor do Maracujá continue grande e mantendo vivas as tradições juninas”, pontuou.

A noite de programação de terça-feira encerrou com a apresentação de um show gospel. A 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, o maior do Norte, acontece entre os dias 21 e 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. A programação da festa folclórica segue todos os dias com apresentações de quadrilhas juninas, bois-bumbás e shows musicais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Representantes do estado participam de encontro nacional no Rio Grande do Sul para discutir fortalecimento das políticas culturais e integração entre estados brasileiros.
L
Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Exibição dos filmes seguida de roda de conversa acontece em dois espaços da capital e propõe reflexões sobre racismo, intolerância religiosa, misoginia e diversidade na Amazônia.
L
Espetáculo do Teatro Ruante debate violência contra mulheres

Espetáculo do Teatro Ruante debate violência contra mulheres

Monólogo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne” terá apresentações gratuitas entre 26 e 29 de março, com ingressos disponíveis pela plataforma Sympla.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saúde de Bolsonaro: relatório aponta piora rápida antes da internação

Documentos da equipe médica que acompanhava o ex-presidente registram evolução acelerada do quadro clínico, com queda na saturação de oxigênio e febre antes da transferência para hospital
L

Dr. Marcelo Almeida explica abdominoplastia com cicatriz reduzida

O cirurgião plástico Dr. Marcelo Almeida detalha como planejamento individualizado e tecnologias modernas permitem reduzir a cicatriz da abdominoplastia em casos selecionados.
L

Justiça do Trabalho anula registro sindical em disputa entre entidades de Rondônia

A Justiça do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) declarou a nulidade do registro sindical do SINDLIMPRO, sindicato que atua no setor de limpeza urbana e serviços de asseio e conservação em Rondônia. 
L

Alerta de temporais: Rondônia pode enfrentar chuvas intensas neste fim de semana

Previsão indica que domingo (15) pode registrar chuvas ainda mais intensas em Porto Velho, com risco de tempestades, raios e grande volume de água em curto período.
L
Sofia Andrade participa de grande encontro do PL e fortalece caminho para pré-candidatura à Câmara Federal

Sofia Andrade participa de grande encontro do PL e fortalece caminho para pré-candidatura à Câmara Federal

O evento, contou contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República e o senador Marcos Rogério, pré-candidato ao governo de Rondônia. O evento marcou um momento de articulação política e fortalecimento do grupo conservador no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fernando Máximo fala em “festa da democracia” durante encontro político em Ji-Paraná e aposta em novas lideranças para mudar o Brasil

Durante evento que reuniu lideranças políticas e famílias de várias regiões de Rondônia, o deputado destacou mobilização popular e afirmou que o país pode mudar com escolhas nas próximas eleições.
L
Presença de Flávio Bolsonaro marca encontro político do PL em Ji-Paraná que reuniu lideranças de Rondônia

Presença de Flávio Bolsonaro marca encontro político do PL em Ji-Paraná que reuniu lideranças de Rondônia

O evento também contou com a participação do deputado federal Fernando Máximo, da vereadora de Porto Velho Sofia Andrade, do vereador da capital Pedro Geovar e do empresário Bruno Scheid, que acompanha as articulações políticas com vistas às eleições de 2026.
L
Governo federal mobiliza R$ 179 bilhões para transição ecológica desde 2023

Governo federal mobiliza R$ 179 bilhões para transição ecológica desde 2023

Recursos provenientes do Fundo Clima e do programa Eco Invest Brasil somam investimentos recordes em sustentabilidade e recuperação ambiental.
L
Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação em Brasília

Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação em Brasília

Ex-presidente segue internado na UTI com broncopneumonia bilateral; boletim médico indica estabilidade clínica apesar do agravamento renal.
L
Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferida após carro avançar preferencial em Porto Velho

Acidente entre um Gol e uma motocicleta Biz deixou uma mulher ferida no cruzamento da Rua da Beira com a Avenida Guaporé, no bairro Três Marias, na manhã deste domingo (15).
14

Casal e comparsa são presos por tráfico em bar no Caladinho

Equipe do sgt Machado prende três suspeitos com maconha e cocaína em bar usado como ponto de venda de drogas na zona sul de Porto Velho, na madrugada deste domingo (15).
14
BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

Ação coordenada pelas operações Máximus e OPEDS resultou na apreensão de mais de 1 kg de maconha, cocaína e um simulacro de pistola.
10
Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de convocação: (AGO) ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS NOVA ESPERANÇA-ASPRONE

A realizar-se no dia 24 de março de 2026, no barracão do secador de café associação, situada na Linha 55 B, Gleba Quarta Cachoeira, PF Alto Madeira, Lote n. 01/75, Candeias do Jamari/RO.
L

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 105 milhões

Concurso 2.984 da Mega-Sena não teve ganhador na faixa principal e prêmio principal acumula para o próximo sorteio, marcado para terça-feira
L
Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Rozilda era uma profissional dedicada, atuando como cabeleireira, uma carreira que amava e na qual se destacava. Seu talento para cortar cabelos encantou muitos, e sua presença será eternamente lembrada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
O Agente Secreto: vitória histórica no Spirit Awards

A gente e o Agente por Moisés Selva Santiago

Confira o artigo sobre o filme AGENTE SECRETO, candidato ao Oscar. Grato.
L
Circo de Tradição Familiar se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Circo de Tradição Familiar se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Reconhecimento do Iphan celebra a história da família Zanchettini e a resistência da arte circense itinerante e familiar.
L
Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Ataque em Bagdá ocorre após bombardeio norte-americano a alvos militares na Ilha Kharg, principal terminal petrolífero do Irã.
L
Presidente interina da Venezuela pede fim das sanções em reunião com a Colômbia

Presidente interina da Venezuela pede fim das sanções em reunião com a Colômbia

Delcy Rodríguez classificou encontro como produtivo e enviou mensagem direta a Donald Trump para suspensão de medidas coercitivas.
L
Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Evento realizado no shopping da capital de Rondônia apresentou insights globais sobre inovação, inteligência artificial e experiência do consumidor no setor varejista.
L
Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Especialistas apontam que venda da empresa reduziu capacidade de intervenção do Estado no mercado de combustíveis.
L