QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

Humaitá faz conferência de cultura, cria conselho e elege conselheiros para não ficar de fora de leis de incentivo do governo federal

O evento seguirá nesta quinta-feira, 24. Na oportunidade, serão eleitos, em votação aberta, os conselheiros que participarão da Conferência Estadual, em março de 2024.

Por Xico Nery - ƒ

Publicado em 

Com público seleto, foi aberto na quarta-feira, 23, no auditório do Campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a 2ª Conferência Municipal de Cultura na cidade de Humaitá, a 590 quilômetros da capital Manaus. O Governo do Estado, através do Conselho Estadual de Cultura, destacou dois membros do órgão para auxiliar na elaboração do Conselho Municipal, Plano de Trabalho e do Regimento Interno do Órgão.

O evento seguirá nesta quinta-feira, 24. Na oportunidade, serão eleitos, em votação aberta, os conselheiros que participarão da Conferência Estadual, em março de 2024. De acordo com o Conselheiro André Durandi, o município de Humaitá ainda não criou, não instalou nem fez funcionar, ainda, o seu Conselho nem tem um Plano. Porém, já conta com seu Fundo Municipal de Cultura, “o que possibilitará acessar leis de incentivo e o ajudar na captação de recursos, no público e privado”. Atrás de outros municípios, a exemplo de Manaquiri, e enquanto o resto do país está na previsora, quase da última hora, “a Secretaria de Cultura e Turismo corre atrás do prejuízo e só, agora, faz a sua 2ª Conferência Municipal de Cultura sob o tema “Democracia e o Direito à Cultura”, etapa municipal da 4ª Conferência Nacional, a ser realizada em março do ano que vem, em Brasília. O secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Nogueira Siqueira, distribuiu 600 convites entre a classe artística, vereadores, empresários, escolas e autoridades. Porém, a abertura oficial da Conferência contou com menos de 70 pessoas no primeiro dia do evento – o que demonstrou, segundo analistas, pouco interesse de quem faz ou vive da cultura humaitaense. Foi feita a formatação de um plano de trabalho e a segunda montagem do Conselho Municipal de Cultura que, de forma cooperativa da Conferência que, “serão propostas em discussão e possível aprovação, simultaneamente, à eleição dos conselheiros que participarão da Conferência Estadual, em Manaus, ano que vem.

4ª CONFERÊNCIA NACIONAL – Ao NEWS RONDÔNIA, a advogada humaitaense, Altanira Ulchoa, 61, disse que a “Conferência Nacional de Cultura é o encontro de agentes culturais de todo o Brasil para o debate das políticas culturais do país’. Segundo ela, “é organizado pelo Ministério da Cultura e precedido por conferências setoriais, estaduais e municipais de cultura para que sejam credenciados aos leis de incentivo”, entre os quais, como leis Aldir Blanc, Paulo Gustavo e outros. De acordo com a consultora, “só a política nacional Aldir Blanc, irá repassar recursos a estados e municípios cerca de R$ 15 bilhões até 2027”. O governo federal, através do Ministério da Cultura (MinC), ocupado pela ministra Margareth Menezes, com isso, vai gerar mais emprego e renda ao contribuir para a economia da cultura brasileira. XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico, trabalhou nos jornais A Notícia, O Povo do Amazonas, Diário do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, portais “ZACARIAS” (AM), NEWS RONDÔNIA (RO), A TRIBUNA (RO), O PARCELEIRO (RO), Diário de Macapá (AP), O Estado do AMAPÁ (AP), Jornal A GAZETA (AC), Folha do Acre, O Roraima (RR), Agência de Notícias da Amazônia (DF) e da SUDAMÉRICA.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vozes amazônicas: “Toada” lança temporada em RO

Vozes amazônicas: “Toada” lança temporada em RO

Programa Toada estreia com show gratuito em Porto Velho e apresenta artistas locais em formato audiovisual que une entrevistas e performances musicais.
L
Entrega dos abadás da Banda do Vai Quem Quer começa na próxima segunda-feira em Porto Velho

Entrega dos abadás da Banda do Vai Quem Quer começa na próxima segunda-feira em Porto Velho

Troca dos vouchers será realizada na sede-museu do bloco; abadá 2026 é roxo e destaca apoio ao combate à violência contra a mulher.
L
Governo confirma “Netflix brasileira” gratuita com acesso via gov.br

Governo confirma “Netflix brasileira” gratuita com acesso via gov.br

Plataforma pública Tela Brasil, do Ministério da Cultura, será lançada no primeiro trimestre de 2026 e oferecerá catálogo exclusivo de produções nacionais sem cobrança de mensalidade.
L
Curtas em Rondônia: Stephanie Matos retrata ser mulher

Curtas em Rondônia: Stephanie Matos retrata ser mulher

Produções financiadas pela Lei Paulo Gustavo estreiam com olhares sobre violência e sacralidade dos corpos femininos, unindo denúncia, memória e resistência.
L
Bloco Até Que a Noite Vire Dia promete sacudir a Pinheiro Machado no sábado (7)

Bloco Até Que a Noite Vire Dia promete sacudir a Pinheiro Machado no sábado (7)

Tradicional bloco de Porto Velho desfila com trio elétrico, camarote open bar e celebra 20 anos de folia
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota Oficial: Concurso da SEDUC RO tem inscrições somente no site do IBADE

Organização alerta candidatos sobre riscos de acessar links externos e reforça que apenas o endereço oficial do IBADE garante segurança, validade da inscrição e dados corretos.
L

Legacy School inicia atividades em Porto Velho com proposta educacional intercultural

Escola chega à capital de Rondônia com metodologia inovadora, formação integral e atendimento da creche ao ensino médio
L

Agenda News Folia 2026: Pernambuco e Jairo Guedes revelam detalhes do Concentra Mas Não Sai

A proposta é unir conforto, organização e muita animação, garantindo que o folião aproveite a festa do começo ao fim.
L

Giro News: Priscila Franco, do CCAA, fala sobre desafios e crescimento em 2026

Priscila vai explicar como o CCAA lida com esses desafios no dia a dia, quais estratégias têm sido adotadas e de que forma a metodologia da escola impacta diretamente os resultados dos alunos.
L
Inmet e CPTEC mantêm alerta para chuvas intensas em Rondônia

Inmet e CPTEC mantêm alerta para chuvas intensas em Rondônia

Ponta do Abunã registra a formação de um sistema convectivo, com possibilidade de chuvas pesadas já no início da tarde; não há previsão de eventos extremos de nível 3, mas o fim de semana tende a ser chuvoso.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Dra. Taíssa cobra melhores condições de trabalho para catadores em Nova Mamoré

Deputada visitou a ASCATANM, ouviu demandas dos catadores e destacou a importância da categoria para a sustentabilidade do município.
L
Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Coronel Crisóstomo cobra esclarecimentos na CPMI do INSS

Deputado do PL-RO defende apuração integral de denúncias sobre fraudes e pede convocação de todos os citados pela CPMI.
L
PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer favorável à contratação de trabalhadores como pessoa jurídica e sugeriu que fraudes sejam analisadas fora da esfera trabalhista.
L
Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

O encontro estava previsto para a próxima quinta-feira e foi desmarcado oficialmente por questões de agenda, em meio à falta de consenso entre os ministros.
L
Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Deputada recebe prefeitos e vereadores na Assembleia de Rondônia para discutir saúde, infraestrutura e educação em municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d'Oeste

Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d’Oeste

Agentes da Delegacia de Candeias do Jamari apreenderam entorpecentes e prenderam suspeitos em flagrante após monitoramento de inteligência na região.
10
Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Prefeitura ampliar presença policial durante o Carnaval, com atuação conjunta entre município e Polícia Militar.
L
Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Conhecido como Calcinha, o homem foi detido por moradores da zona sul de Porto Velho até a chegada da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira.
12
PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

Agentes federais estiveram na residência do gestor em Rio Branco para investigar supostas irregularidades em registros de piloto em uma escola de aviação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LIMA SANTOS & ALMEIDA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 038/SEMMA/2025
L
VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

Família percorreu 14 mil quilômetros em 56 dias, atravessando nove países e elogiando o desempenho do Chevrolet Equinox.
L
Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Documentos do Departamento de Justiça revelam aportes de Jeffrey Epstein em empresas como Coinbase, Jawbone e fundos de capital de risco, mesmo após condenação.
L
ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

Agência participa de evento internacional voltado à integração regional e ao desenvolvimento sustentável.
L
Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Pavimentação da rua Minas Gerais melhora mobilidade urbana e integra pacote de obras realizado em parceria com deputado estadual.
L

Edital de Convocação AGO: FEDERAÇÃO DE FUTSAL DE RONDÔNIA

Local – Avenida do Imigrantes nº 4544 – bairro Industrial – Porto Velho/RO
L
Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Encontro destacou a literatura como ferramenta de transformação social e fortaleceu o intercâmbio cultural entre São Paulo e Rondônia.
L
Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Relatório aponta que unidades estaduais e terras indígenas sofrem maior pressão interna de devastação, enquanto áreas federais registram alta ameaça no entorno.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. A. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00052.002/2026-SUL
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.