QUINTA-FEIRA, 16/10/2025

Em destaque

Jornalista rondoniense que atravessou os Pirineus na França, fala da experiência vivida no caminho de Santiago de Compostela

A peregrinação é uma das mais concorridas da Europa, cuja importância só é superada pela Via Francigena, com destino à Basílica de São Pedro em Roma e o Caminho Sagrado em Jerusalém.

Por News Rondônia - ƒ

Publicado em 

O jornalista Bosco Cardoso, resolveu compartilhar uma experiencia incrível que vivenciou no inicio desse mês de setembro, ao optar em fazer o Caminho Francês de Santiago de Compostela, começando a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port/França, até a cidade de Santiago de Compostela, Região da Galicia na Espanha. Segundo ele, esses relatos talvez possam servir de inspiração para quem quer conhecer ou um dia se aventurar nessa experiencia única de descobertas e aprendizados, que certamente fará bem para o espírito. Ele lembra ainda que para percorrer a pé

todo o caminho francês de aproximadamente 825km, são necessários de 30 a 34 dias. Como ele tinha apenas 15 dias para fazer a peregrinação, teve que pular algumas etapas. O Caminho de Santiago de Compostela, já existe desde o Século IX, ou seja, a mais de 1200 anos, sendo percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas de toda a parte do mundo todos os anos. É considerado Patrimônio Cultural da Europa e Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco. A peregrinação é uma das mais concorridas da Europa, cuja importância só é superada pela Via Francigena, com destino à Basílica de São Pedro em Roma e o Caminho Sagrado em Jerusalém.

– Assim que cheguei em Madrid/Espanha, peguei o trem na famosa estação Puerta de Atocha e segui até à bela cidade de Pamplona, onde acontece a tradicional festa religiosa em homenagem a São Firmino, evento no mínimo curioso, em que uma multidão segue ao lado e a frente dos touros, causando vários acidentes e até mortes. De lá segui de ônibus até a cidade de Saint-Jean- Pied-de-Port/França, onde tem início a milenar rota francesa de peregrinação, escolhida por mim entre as muitas possibilidades que levam a catedral em homenagem ao apóstolo Tiago Maior na Espanha.

Saint-Jean-Pied-de-Port

Quem escolhe começar a peregrinação a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port, uma pequena e bela subdivisão administrativa no País Basco francês, tem a oportunidade de se encontrar com muitos outros peregrinos oriundos de várias nações, que também resolvem espontaneamente fazer o caminho francês. Posso dizer que vivenciei uma grande experiência multicultural, pois conheci pessoas de todas as partes do mundo. Tive por exemplo, a oportunidade de fazer amizade com peregrinos vindo de Israel, Australia, Nova Zelandia, Korea do Sul, Estados Unidos, Japão, Argélia, Hungria, Dinamarca, México, Inglaterra, Suíça, França, Espanha, Itália, Colômbia, Argentina, dentre outros que não lembro. Quanto a forma como nos comunicamos, é a linguagem universal da boa convivência, através de gestos de solidariedade, tolerância e generosidade mútua. Cada um faz o seu caminho por várias razões, seja por motivos religiosos, espirituais, culturais ou para fazer uma introspecção, cujo o resultado pode levar a uma evolução de consciência sobre nossa existência e o nosso papel nesse plano. Dizem que no caminho acontece algo mágico e que não é você que escolhe o caminho, mas é o caminho que escolhe você. O fato é que quem faz o caminho de Santiago de Compostela, não volta da mesma maneira que foi.

Assim que cheguei em Saint-Jean, foi logo procurar a Oficina do Peregrino, para carimbar minha credencial de peregrino, sem a qual não é possível se hospedar em albergues públicos ou paroquial (os mais em conta, custando de 8 a 12 euros) e nem tão pouco, adquirir o certificado quando chegar na Basílica de Santiago, a chamada Compostela. Acabei ficando hospedado em um albergue público juntamente com outros peregrinos estrangeiros, que serviu de enfermaria para os soldados de Napoleão Bonaparte, quando invadiu o norte da Espanha em 1807.

No dia seguinte por volta das 5:30 da manhã (na Europa dependendo do País, há uma grande diferença de fuso horário de lá com o Brasil), em companhia de um espanhol, um japonês, um francês e uma jovem da Hungria, partimos em direção aos Pirineus. Portanto, quem decide fazer a rota de Napoleão, saindo de Sain-Jean, já sabe que logo de cara terá que enfrentar uma dura jornada, os Pirineus. Trata-se da cadeia de montanhas de 27km e um pouco mais de 1.300m de altura, que separa a França da Espanha, com trechos bastante íngremes e com graus de dificuldades médio e alto. Dependendo da estação, não é viável fazer a travessia. No Inverno por exemplo, a rota fica fechada. Como escolhi o verão europeu, tive a felicidade de pegar um dia azul, lindo, aberto e com muito vento, com uma vista belíssima antes de chegar em Roncesvalles, região Navarra da Espanha.

Roncesvalles a Zubíri

O segundo trecho do Caminho Francês, fica entre Roncesvalles e Zubiri. Trata-se de uma etapa cansativa (cheia de subidas e descidas) pois vem logo após a travessia dos Pirineus. Muitos peregrinos inclusive, procuram evitar a travessia dos Pirineus, optando pelo início do caminho em Roncesvalles, não ficando tão difícil como para os que vem de Saint-Jean-Pied-de-Port. Este segundo trecho, tem cerca de 25km. Passei pelas cidades de Burguete, Espinal e Lintzoain. O sobe e desce também é uma constante neste pedaço, sempre com muito verde pelo trajeto. Na realidade ao longo de todo o caminho, o peregrino irá se deparar com monumentos e estruturas deixadas pelos romanos, além de igrejas em estilo clássico, neoclássico e góticas, além de museus e vilarejos que parecem ter parado no tempo.

Zubiri a Pamplona

Culturalmente os espanhóis são bem rigorosos no zelo da preservação de seus patrimônios históricos. Em Zubiri por exemplo, me chamou a atenção a estrutura de uma ponte de pedras de 923 anos, construída pelos romanos e muito bem conservada. Passamos também por Larrasoña, porém com pouca estrutura, ficando Zubiri como o principal ponto de parada depois de Roncesvalles, porém os moradores desses lugares assim como em toda a Espanha, são muito acolhedores. Nessa etapa, caminhei 26 km até Pamplona.

Pamplona é uma cidade fascinante e encantadora, sendo a primeira grande cidade ao longo do Caminho Francês. Fiquei hospedado por dois dias no Albergue Jesus e Maria, que fica localizado no centro da cidade ao lado da catedral principal. Pamplona é bem desenvolvida, possui muitos parques e áreas verdes, além de vários monumentos que retratam sua cultura e origens.

Pamplona a Sarria

Como eu tinha apenas quinze dias para fazer o Caminho francês, tive que pular algumas etapas. De Pamplona segui de ônibus com destino à cidade de Sarria, que fica na região da galícia no norte da Espanha, a 117 km de Santiago de Compostela. Antes, tive que passar pelas cidades de Victória e Burgos, com transbordo até a fascinante cidade de León, onde pernoitei no albergue público. No dia seguinte segui para a cidade de Lugo até Sarria. Importante deixar registrado que o Caminho a partir de Sarria, é a rota mínima necessária para conseguir a Compostela, acreditação de ter realizado o caminho de Santiago. Embora o normal seja começar o caminho francês em Saint-Jean- Pied-de Port ou Roncesvalles, há muitos peregrinos que decidem fazer a rota francesa a partir de Sarria, já na Galícia, para cobrir pelo menos os 100km indispensáveis para receber a Compostela.

Após pernoitar em Sarria, iniciei pela manhã a caminha de 24,6km até a cidade de Portomarin, onde pernoitei. Pela manhã segui para as cidades de Pala de Rei, passando por Merite até chegar em Arzúa, percorrendo um total de 30km. Confesso que foi um pouco puxado, bem cansativo, porém tudo estava dentro de minha programação. No dia seguinte fui para as cidades de San Marcos, passando por Monte do Gozo, até chegar finalmente em Santiago de Compostela. Foi sim uma satisfação enorme ter chegado a bela e mágica Catedral de Santiago. La permaneci por dois dias hospedado no albergue paroquial do Seminário Menor e em seguida fui para Lisboa/Portugal.

Finalizo essas poucas linhas com uma simples frase:

“Os caminhos mais difíceis são aqueles que tem a vista mais bela e o destino mais incrível. Não importa a dificuldade da caminhada, apenas siga na sua trajetória para a realização dos teus sonhos”.

João Bosco Cardoso – Jornalista

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Augusto Cury chega a Rondônia com palestra "Gestão da Emoção" em Jaru e Ji-Paraná

Augusto Cury chega a Rondônia com palestra “Gestão da Emoção” em Jaru e Ji-Paraná

Psiquiatra e escritor convida público a refletir sobre autoconhecimento e equilíbrio emocional em meio à pressa e hiperconectividade.
L
Porto Velho realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura nos dias 17 e 18

Porto Velho realiza 5ª Conferência Municipal de Cultura nos dias 17 e 18

Evento debaterá políticas culturais, elegerá novo Conselho e elaborará o Plano Municipal de Cultura.
L
Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças

Alero celebra 42 anos com programação especial para crianças

Evento neste domingo (19) terá recreação infantil, espaço kids e sorteios de brindes.
L
Duas semanas após a revitalização, Praça Jonathas Pedrosa já está reinserida à rotina de Porto Velho

Duas semanas após a revitalização, Praça Jonathas Pedrosa já está reinserida à rotina de Porto Velho

Com nova estrutura, paisagismo moderno e clima de convivência, o espaço histórico no centro da capital é celebrado por moradores e comerciantes.
L
Cacoal realiza maior festa do Dia das Crianças do interior de RO com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal realiza maior festa do Dia das Crianças do interior de RO com apoio do deputado Cássio Gois

Evento reuniu mais de 10 mil pessoas, distribuiu bicicletas e tablets, e destacou a valorização da educação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos

Governo cria nova faixa etária indicativa de 6 anos e amplia classificação para aplicativos

Portaria assinada por Ricardo Lewandowski inclui apps na classificação indicativa e reforça proteção de crianças no ambiente digital.
L

Ministro Wellington Dias detalha impacto do Gás do Povo no orçamento das famílias brasileiras

Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social explicou como o Gás do Povo, aliado a outros programas sociais, pretende aliviar despesas básicas e ampliar a rede de distribuição nas regiões mais remotas, incluindo comunidades da Amazônia.
L
STF derruba leis municipais que proibiam ensino de gênero em escolas

STF derruba leis municipais que proibiam ensino de gênero em escolas

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal suspendeu regras de Tubarão (SC), Petrolina e Garanhuns (PE), entendendo que a educação contra a discriminação deve ser incentivada e que a competência é federal.
L
Governo federal cria mais de 6,7 mil novas vagas para rede federal de ensino superior

Governo federal cria mais de 6,7 mil novas vagas para rede federal de ensino superior

A portaria desta quarta-feira (15) anuncia 6.737 cargos de professores e técnicos-administrativos para universidades e institutos federais, visando modernizar e ampliar a rede.
L

In Foco: Luiz Eduardo Maiorquin fala sobre saúde, gestão pública e medicina em Rondônia

Nesta quarta-feira, dia 15, às 15h, o programa In Foco recebe Luiz Eduardo Maiorquin, uma das figuras mais atuantes na área da saúde em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

Moraes manda soltar ré do 8 de janeiro com problemas de saúde

Moraes manda soltar ré do 8 de janeiro com problemas de saúde

Ministro do STF determinou a soltura de Alexsandra Aparecida da Silva, que alegou tratamento psiquiátrico, mas impôs medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de redes sociais.
L
Cacaulândia recebe R$ 600 mil em emenda do Coronel Chrisóstomo para consultas de saúde

Cacaulândia recebe R$ 600 mil em emenda do Coronel Chrisóstomo para consultas de saúde

O valor indicado pelo deputado federal (PL-RO) é destinado à realização de consultas especializadas, elevando para R$ 1,5 milhão o total de recursos repassados pelo parlamentar ao município.
L
Haddad busca apoio para retomar trechos de MP alternativa ao IOF

Haddad busca apoio para retomar trechos de MP alternativa ao IOF

O ministro da Fazenda se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para negociar a recuperação de propostas “incontroversas” da MP 1.303/2025, visando cobrir o rombo de R$ 31,56 bilhões no Orçamento de 2026.
L
Haddad pede no FMI taxação de super-ricos e defende transição verde global

Haddad pede no FMI taxação de super-ricos e defende transição verde global

Em carta à reunião anual do Fundo Monetário Internacional, o ministro Fernando Haddad criticou o protecionismo, cobrou uma reforma do Fundo e propôs um sistema tributário internacional progressivo para financiar o combate à crise climática.
L
Deputada Dra. Taíssa realiza sessões solenes em Guajará-Mirim em homenagem ao Colégio Tiradentes e ao Corpo de Bombeiros

Deputada Dra. Taíssa realiza sessões solenes em Guajará-Mirim em homenagem ao Colégio Tiradentes e ao Corpo de Bombeiros

Cerimônias públicas reconhecem contribuições das instituições para a educação e segurança da população de Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assaltante é baleado após roubar e derrubar mãe e filha de motocicleta em Porto Velho

VÍDEO: Assaltante é baleado após roubar e derrubar mãe e filha de motocicleta em Porto Velho

O criminoso foi atingido na mão por um grupo de pessoas na Zona Leste do município, após a vítima do roubo reagir e fazê-lo cair da moto roubada.
16
Casal fica gravemente ferido após ser atingido por caminhão em Porto Velho

Casal fica gravemente ferido após ser atingido por caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu nesta quarta-feira (15) na Zona Leste; a motocicleta em que as vítimas estavam teria avançado a preferencial, segundo a Polícia Militar.
16
Criminoso é baleado após tentar roubar moto na zona leste de Porto Velho

Criminoso é baleado após tentar roubar moto na zona leste de Porto Velho

Suspeito foi atingido durante tentativa de roubo e socorrido pelo Samu.
14
PRF em Rondônia apreende quase 40 kg de droga após acompanhamento tático na BR 364

PRF em Rondônia apreende quase 40 kg de droga após acompanhamento tático na BR 364

O evento ocorreu em Porto Velho.
10
MP de Rondônia denuncia policiais penais por tortura em presídios de Porto Velho

MP de Rondônia denuncia policiais penais por tortura em presídios de Porto Velho

Agentes são acusados de agredir presos sob custódia em duas unidades prisionais; Ministério Público pede perda dos cargos públicos.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: R Z SANTOS

Licença Ambiental Simplificada
L
Jaru realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura e elege novo Conselho de Políticas Culturais

Jaru realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura e elege novo Conselho de Políticas Culturais

O evento aconteceu no auditório da escola Maria de Lourdes da Silva e contou com a participação de diversos agentes culturais do município, além do representante da Secretaria de Estado de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, professor Alécio Valois.
L
Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

A decisão, inicialmente reportada pelo New York Times, marca uma forte escalada na pressão dos Estados Unidos contra o regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
L
INSS suspende programa de redução de fila de benefícios por falta de verba

INSS suspende programa de redução de fila de benefícios por falta de verba

A interrupção do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) paralisa o esforço de reduzir a espera de mais de 2,6 milhões de brasileiros por aposentadorias e auxílios; INSS pede suplementação de R$ 89,1 milhões.
L
Inscrição para vagas remanescentes do Fies 2025 começa em 23 de outubro

Inscrição para vagas remanescentes do Fies 2025 começa em 23 de outubro

O Ministério da Educação divulgou o edital para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil, com prazo de inscrição que se estende até o dia 30 de outubro.
L
ENGIE e Jirau Energia abrem Programa Trainee Técnico 2026 com foco em diversidade e transição energética

ENGIE e Jirau Energia abrem Programa Trainee Técnico 2026 com foco em diversidade e transição energética

Com inscrições abertas até 24 de novembro, iniciativa oferece 39 vagas afirmativas em quatro regiões do país e reforça compromisso com inclusão e sustentabilidade.
L
Mulheres rurais enfrentam informalidade e desigualdade de gênero no campo

Mulheres rurais enfrentam informalidade e desigualdade de gênero no campo

No Dia Internacional das Mulheres Rurais, a ONU Mulheres alerta para a precariedade da vida de trabalhadoras que representam 30% da força de trabalho rural brasileira, mas têm rendimento 20% menor que o dos homens.
L

Recebimento da Licença Ambiental: DANTAS & FREIRES COMERCIO E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00443.002/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.