SEXTA-FEIRA, 10/10/2025

Jornalista rondoniense que atravessou os Pirineus na França, fala da experiência vivida no caminho de Santiago de Compostela

A peregrinação é uma das mais concorridas da Europa, cuja importância só é superada pela Via Francigena, com destino à Basílica de São Pedro em Roma e o Caminho Sagrado em Jerusalém.

Por News Rondônia - ƒ

Publicado em 

O jornalista Bosco Cardoso, resolveu compartilhar uma experiencia incrível que vivenciou no inicio desse mês de setembro, ao optar em fazer o Caminho Francês de Santiago de Compostela, começando a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port/França, até a cidade de Santiago de Compostela, Região da Galicia na Espanha. Segundo ele, esses relatos talvez possam servir de inspiração para quem quer conhecer ou um dia se aventurar nessa experiencia única de descobertas e aprendizados, que certamente fará bem para o espírito. Ele lembra ainda que para percorrer a pé

todo o caminho francês de aproximadamente 825km, são necessários de 30 a 34 dias. Como ele tinha apenas 15 dias para fazer a peregrinação, teve que pular algumas etapas. O Caminho de Santiago de Compostela, já existe desde o Século IX, ou seja, a mais de 1200 anos, sendo percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas de toda a parte do mundo todos os anos. É considerado Patrimônio Cultural da Europa e Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco. A peregrinação é uma das mais concorridas da Europa, cuja importância só é superada pela Via Francigena, com destino à Basílica de São Pedro em Roma e o Caminho Sagrado em Jerusalém.

– Assim que cheguei em Madrid/Espanha, peguei o trem na famosa estação Puerta de Atocha e segui até à bela cidade de Pamplona, onde acontece a tradicional festa religiosa em homenagem a São Firmino, evento no mínimo curioso, em que uma multidão segue ao lado e a frente dos touros, causando vários acidentes e até mortes. De lá segui de ônibus até a cidade de Saint-Jean- Pied-de-Port/França, onde tem início a milenar rota francesa de peregrinação, escolhida por mim entre as muitas possibilidades que levam a catedral em homenagem ao apóstolo Tiago Maior na Espanha.

Saint-Jean-Pied-de-Port

Quem escolhe começar a peregrinação a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port, uma pequena e bela subdivisão administrativa no País Basco francês, tem a oportunidade de se encontrar com muitos outros peregrinos oriundos de várias nações, que também resolvem espontaneamente fazer o caminho francês. Posso dizer que vivenciei uma grande experiência multicultural, pois conheci pessoas de todas as partes do mundo. Tive por exemplo, a oportunidade de fazer amizade com peregrinos vindo de Israel, Australia, Nova Zelandia, Korea do Sul, Estados Unidos, Japão, Argélia, Hungria, Dinamarca, México, Inglaterra, Suíça, França, Espanha, Itália, Colômbia, Argentina, dentre outros que não lembro. Quanto a forma como nos comunicamos, é a linguagem universal da boa convivência, através de gestos de solidariedade, tolerância e generosidade mútua. Cada um faz o seu caminho por várias razões, seja por motivos religiosos, espirituais, culturais ou para fazer uma introspecção, cujo o resultado pode levar a uma evolução de consciência sobre nossa existência e o nosso papel nesse plano. Dizem que no caminho acontece algo mágico e que não é você que escolhe o caminho, mas é o caminho que escolhe você. O fato é que quem faz o caminho de Santiago de Compostela, não volta da mesma maneira que foi.

Assim que cheguei em Saint-Jean, foi logo procurar a Oficina do Peregrino, para carimbar minha credencial de peregrino, sem a qual não é possível se hospedar em albergues públicos ou paroquial (os mais em conta, custando de 8 a 12 euros) e nem tão pouco, adquirir o certificado quando chegar na Basílica de Santiago, a chamada Compostela. Acabei ficando hospedado em um albergue público juntamente com outros peregrinos estrangeiros, que serviu de enfermaria para os soldados de Napoleão Bonaparte, quando invadiu o norte da Espanha em 1807.

No dia seguinte por volta das 5:30 da manhã (na Europa dependendo do País, há uma grande diferença de fuso horário de lá com o Brasil), em companhia de um espanhol, um japonês, um francês e uma jovem da Hungria, partimos em direção aos Pirineus. Portanto, quem decide fazer a rota de Napoleão, saindo de Sain-Jean, já sabe que logo de cara terá que enfrentar uma dura jornada, os Pirineus. Trata-se da cadeia de montanhas de 27km e um pouco mais de 1.300m de altura, que separa a França da Espanha, com trechos bastante íngremes e com graus de dificuldades médio e alto. Dependendo da estação, não é viável fazer a travessia. No Inverno por exemplo, a rota fica fechada. Como escolhi o verão europeu, tive a felicidade de pegar um dia azul, lindo, aberto e com muito vento, com uma vista belíssima antes de chegar em Roncesvalles, região Navarra da Espanha.

Roncesvalles a Zubíri

O segundo trecho do Caminho Francês, fica entre Roncesvalles e Zubiri. Trata-se de uma etapa cansativa (cheia de subidas e descidas) pois vem logo após a travessia dos Pirineus. Muitos peregrinos inclusive, procuram evitar a travessia dos Pirineus, optando pelo início do caminho em Roncesvalles, não ficando tão difícil como para os que vem de Saint-Jean-Pied-de-Port. Este segundo trecho, tem cerca de 25km. Passei pelas cidades de Burguete, Espinal e Lintzoain. O sobe e desce também é uma constante neste pedaço, sempre com muito verde pelo trajeto. Na realidade ao longo de todo o caminho, o peregrino irá se deparar com monumentos e estruturas deixadas pelos romanos, além de igrejas em estilo clássico, neoclássico e góticas, além de museus e vilarejos que parecem ter parado no tempo.

Zubiri a Pamplona

Culturalmente os espanhóis são bem rigorosos no zelo da preservação de seus patrimônios históricos. Em Zubiri por exemplo, me chamou a atenção a estrutura de uma ponte de pedras de 923 anos, construída pelos romanos e muito bem conservada. Passamos também por Larrasoña, porém com pouca estrutura, ficando Zubiri como o principal ponto de parada depois de Roncesvalles, porém os moradores desses lugares assim como em toda a Espanha, são muito acolhedores. Nessa etapa, caminhei 26 km até Pamplona.

Pamplona é uma cidade fascinante e encantadora, sendo a primeira grande cidade ao longo do Caminho Francês. Fiquei hospedado por dois dias no Albergue Jesus e Maria, que fica localizado no centro da cidade ao lado da catedral principal. Pamplona é bem desenvolvida, possui muitos parques e áreas verdes, além de vários monumentos que retratam sua cultura e origens.

Pamplona a Sarria

Como eu tinha apenas quinze dias para fazer o Caminho francês, tive que pular algumas etapas. De Pamplona segui de ônibus com destino à cidade de Sarria, que fica na região da galícia no norte da Espanha, a 117 km de Santiago de Compostela. Antes, tive que passar pelas cidades de Victória e Burgos, com transbordo até a fascinante cidade de León, onde pernoitei no albergue público. No dia seguinte segui para a cidade de Lugo até Sarria. Importante deixar registrado que o Caminho a partir de Sarria, é a rota mínima necessária para conseguir a Compostela, acreditação de ter realizado o caminho de Santiago. Embora o normal seja começar o caminho francês em Saint-Jean- Pied-de Port ou Roncesvalles, há muitos peregrinos que decidem fazer a rota francesa a partir de Sarria, já na Galícia, para cobrir pelo menos os 100km indispensáveis para receber a Compostela.

Após pernoitar em Sarria, iniciei pela manhã a caminha de 24,6km até a cidade de Portomarin, onde pernoitei. Pela manhã segui para as cidades de Pala de Rei, passando por Merite até chegar em Arzúa, percorrendo um total de 30km. Confesso que foi um pouco puxado, bem cansativo, porém tudo estava dentro de minha programação. No dia seguinte fui para as cidades de San Marcos, passando por Monte do Gozo, até chegar finalmente em Santiago de Compostela. Foi sim uma satisfação enorme ter chegado a bela e mágica Catedral de Santiago. La permaneci por dois dias hospedado no albergue paroquial do Seminário Menor e em seguida fui para Lisboa/Portugal.

Finalizo essas poucas linhas com uma simples frase:

“Os caminhos mais difíceis são aqueles que tem a vista mais bela e o destino mais incrível. Não importa a dificuldade da caminhada, apenas siga na sua trajetória para a realização dos teus sonhos”.

João Bosco Cardoso – Jornalista

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fernando Von Noble representará Ji-Paraná na Conferência Estadual de Cultura

Fernando Von Noble representará Ji-Paraná na Conferência Estadual de Cultura

Escritor e filósofo foi eleito delegado da Literatura durante a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Ji-Paraná.
L
Oficinas gratuitas de pintura em lenços unem arte e acolhimento no Outubro Rosa em Vilhena

Oficinas gratuitas de pintura em lenços unem arte e acolhimento no Outubro Rosa em Vilhena

Iniciativa do Studio 11 oferece atividades criativas e fortalece a autoestima feminina a partir de 13 de outubro
L
Caldeirão do Diabo - Contos Garimpeiros terá lançamento em evento cultural

Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros terá lançamento em evento cultural

Obra de Joesér Alvarez retrata a rotina dos garimpeiros na Amazônia e será lançada em 10 de outubro no Campus UNIR.
L
Pedro Fernandes celebra Circuito Tarde de Lazer em Alto Paraíso

Pedro Fernandes celebra Circuito Tarde de Lazer em Alto Paraíso

Deputado reforça compromisso com famílias durante evento voltado às crianças e à comunidade.
L
Cristiane Lopes prestigia Semana Rondoniense de Arte e Cultura do IFRO

Cristiane Lopes prestigia Semana Rondoniense de Arte e Cultura do IFRO

Deputada federal destaca importância da arte e da identidade cultural na 2ª Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho amplia Multivacinação neste sábado (11)

Prefeitura de Porto Velho amplia Multivacinação neste sábado (11)

Campanha Nacional de Multivacinação disponibiliza vacinas para crianças e adolescentes em unidades de saúde e escola da capital
L
Destaques da semana em Rondônia: segurança, meio ambiente e qualificação profissional

Destaques da semana em Rondônia: segurança, meio ambiente e qualificação profissional

Governo de Rondônia registra 92% de homicídios esclarecidos, redução histórica de queimadas e entrega de kits do Programa Vencer entre 6 e 10 de outubro
L

Atenção: chuvas voltam a cair com frequência nos estados da região Norte

Previsão de chuvas significativas, e em alguns casos muito intensas, em alguns estados, incluindo Rondônia.
L

Locação inteligente: tecnologia de ponta sem grandes investimentos

Com a CLC Impressoras, sua empresa foca no que realmente importa enquanto soluções completas de hardware garantem alta performance e economia.
L

La Niña está de volta e promete aumento de chuvas na região Norte

Meteorologistas confirmam o retorno da La Niña ao Brasil, com previsão de aumento das chuvas no Norte e Nordeste e risco de alagamentos, mas alertam que o fenômeno será atípico e de curta duração.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

Vaga de emprego para Ajudante em Porto Velho, Salário R$ 1.985,07

Empresa da construção civil está contratando ajudantes para atuar em diversas frentes de serviço em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde.
L

Vaga de emprego para Rasteleiro em Porto Velho, Salário R$ 2.100,00

Empresa da construção civil está contratando profissionais para atuar como rasteleiro em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde incluídos.
L

Vaga de emprego para Motorista Pesado em Porto Velho, Salário R$ 2.850,00

Empresa da construção civil está contratando motoristas com CNH D ou E para operar caminhões basculantes em Porto Velho. A vaga oferece salário fixo, cesta básica, refeições na obra e seguro de vida.
L

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita caixa d’água para Escola Maria Lourenço Cassiano em Espigão do Oeste

Dra. Taíssa solicita caixa d’água para Escola Maria Lourenço Cassiano em Espigão do Oeste

Deputada Dra. Taíssa pede à Seduc melhorias na infraestrutura escolar para garantir abastecimento e condições dignas de ensino em Nova Esperança
L
Jaime Bagattoli lidera diligência do Senado em Porto Velho para apurar embargos do Ibama

Jaime Bagattoli lidera diligência do Senado em Porto Velho para apurar embargos do Ibama

Mais de 800 notificações contra produtores rurais motivam ação da subcomissão presidida pelo senador, que fará vistorias e audiência pública em Rondônia.
L
Dra. Taíssa solicita construção de ponte na Estrada da Figueira, em Espigão do Oeste

Dra. Taíssa solicita construção de ponte na Estrada da Figueira, em Espigão do Oeste

Pedido encaminhado ao DER/RO busca garantir segurança, mobilidade e melhores condições para o escoamento da produção agrícola.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante bicicletas elétricas para o Programa Criança Feliz em Guajará-Mirim

Emenda de Cláudia de Jesus garante bicicletas elétricas para o Programa Criança Feliz em Guajará-Mirim

Recurso de R$ 30 mil já foi pago à prefeitura e vai fortalecer as visitas domiciliares a famílias em situação de vulnerabilidade social.
L
Dra. Taíssa solicita revitalização de estrada rural na Linha 3A Menezes Filho, em Buritis

Dra. Taíssa solicita revitalização de estrada rural na Linha 3A Menezes Filho, em Buritis

Parlamentar apresentou indicação para recuperação da via que garante acesso a serviços básicos e fortalece a produção agrícola na região.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF coopera com autoridades dos EUA para prisão de condenado por estupro em Rondônia

PF coopera com autoridades dos EUA para prisão de condenado por estupro em Rondônia

Brasileiro poderá ser deportado após inclusão na lista vermelha da Interpol
10
Assessor parlamentar é preso com arma sem registro em condomínio na zona sul

Assessor parlamentar é preso com arma sem registro em condomínio na zona sul

De acordo com o boletim de ocorrência, o assessor foi um dos alvos da operação “Face oculta” deflagrada pela Polícia Civil, que afastou um vereador do município de Porto Velho, suspeito de corrupção.
12
Dupla é detida com motos roubadas e adulteradas após perseguição na capital

Dupla é detida com motos roubadas e adulteradas após perseguição na capital

A perseguição se estendeu por diversas ruas, onde os indivíduos colocavam a vida deles e de outras pessoas em risco, e só foram abordados quando a corrente da moto quebrou e a dupla caiu.
14
Palio avança preferencial e causa grave acidente no centro

Palio avança preferencial e causa grave acidente no centro

Segundo testemunhas, o motociclista seguia na preferencial sentido centro, quando o Palio avançou pela Marechal Deodoro e causou a colisão.
12
Polícia Civil e MP realizam Operação Face Oculta em Porto Velho

Polícia Civil afasta Vereador suspeito de corrupção em Porto Velho

Operação Face Oculta investiga esquema de corrupção envolvendo parlamentar na capital rondoniense; vereador foi afastado das funções.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho garante inclusão e acessibilidade na festa do Dia das Crianças

Prefeitura de Porto Velho garante inclusão e acessibilidade na festa do Dia das Crianças

Evento no Parque da Cidade terá espaço adaptado para crianças com deficiência e neurodivergentes, acesso à Carreta Furacão e atividades inclusivas
L
Maurício Carvalho visita Sebrae e debate ações para desenvolvimento regional

Maurício Carvalho visita Sebrae e debate ações para desenvolvimento regional

Deputado federal se reuniu com diretores do Sebrae em Rondônia para fortalecer parcerias e discutir políticas de incentivo às pequenas empresas.
L
Porto Velho integra Sistema Nacional de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas

Porto Velho integra Sistema Nacional de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas

Município moderniza gestão tributária com acesso ao repositório nacional da NFS-e, ampliando controle, transparência e eficiência na arrecadação do ISS
L
Porto Velho prepara festa do Dia das Crianças no Parque da Cidade com Mundo Bita

Porto Velho prepara festa do Dia das Crianças no Parque da Cidade com Mundo Bita

Evento especial de Dia das Crianças no Parque da Cidade contará com atrações lúdicas, brinquedos infláveis e show nacional com a turma do Mundo Bita
L
Governo de RO amplia cirurgias do SUS com contratação de hospitais particulares

Governo de RO amplia cirurgias do SUS com contratação de hospitais particulares

Parceria com a rede privada reforça a realização de procedimentos eletivos em diversas especialidades e reduz tempo de espera dos pacientes.
L
Governo de Rondônia executa recuperação asfáltica na RO-257 entre Ariquemes e o 5º BEC

Governo de Rondônia executa recuperação asfáltica na RO-257 entre Ariquemes e o 5º BEC

Serviços realizados pelo DER-RO buscam garantir mais segurança viária e melhores condições de tráfego no trecho estratégico que liga Ariquemes ao 5º BEC.
L
Emdur restabelece iluminação e investiga causas de apagões recorrentes na Avenida Santos Dumont

Emdur restabelece iluminação e investiga causas de apagões recorrentes na Avenida Santos Dumont

Após novo apagão, equipes da empresa religaram 18 postes e 36 luminárias na zona Norte de Porto Velho. Levantamento técnico busca identificar e solucionar falhas no sistema.
L
Vanderlei Luxemburgo ministra palestra “Construindo Campeões” no Teatro Banzeiros nesta sexta-feira (10)

Vanderlei Luxemburgo ministra palestra “Construindo Campeões” no Teatro Banzeiros nesta sexta-feira (10)

O evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reunirá atletas, estudantes e amantes do esporte para ouvir as experiências e lições do renomado técnico de futebol brasileiro.
L
Oficina “Estratégia Alimenta Cidades” fortalece agricultura familiar e segurança alimentar em Porto Velho

Oficina “Estratégia Alimenta Cidades” fortalece agricultura familiar e segurança alimentar em Porto Velho

Durante dois dias, a oficina reuniu agricultores, gestores e instituições públicas para promover práticas sustentáveis, gerar renda no campo e ampliar o acesso a alimentos saudáveis.
L
A importância das brincadeiras e das atividades físicas no desenvolvimento infantil

A importância das brincadeiras e das atividades físicas no desenvolvimento infantil

O professor de Educação Física Cleverson Pedraza reforça a importância das brincadeiras e atividades físicas no desenvolvimento infantil, incentivando os filhos a praticarem esportes e brincadeiras tradicionais ao ar livre.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.