QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

MÊS ARTÍSTICO: comemoração cultural em diversas linguagens – por Gleyciane Prata

Ser artista é se expressar em diversas linguagens através da arte.  

Por Gleyciane Prata - ƒ

Publicado em 

Comemora-se não apenas uma data, mas é um dia para a reflexão dos benefícios da produção documental. É busca da apresentação ao público sobre a agregação de valor com ênfase na riqueza de conteúdo brasileiro, incentivo da valorização do patrimônio audiovisual, estimulação do público para apreciação de documentários em diversos níveis e estilos além do Brasileiro.

Através dos documentários também pode-se gerar debates com diversos temas de conflitos, questões sociais, políticos, familiar, emocionais, ou seja, é a demonstração para uma visão mais ampla e detalhada, assim como também o compartilhamento de expressões para o seu público-alvo. É tanto que um dos papéis do documentário é repercutir o conteúdo, comover, ampliar a visão do telespectador, trazer reflexões.

O dia foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Documentário Brasileiro em homenagem ao nascimento do cineasta baiano Olney São Paulo. A data é resultado de um Projeto de Lei apresentado em 2011, de autoria da deputada federal Alice Portugal. Na justificativa do projeto, explicava-se que Olney São Paulo foi preso e torturado em razão do documentário Manhã Cinzenta de 1969. Após a prisão, Olney São Paulo alegou que esse filme se tratava exclusivamente de uma obra de ficção, inspirada em um conto de sua autoria. Nesse filme, um média-metragem, há uma mistura de poesia, ficção e registros de protestos que, segundo a justificativa do então Projeto de Lei, teriam ocorrido em 21 de junho de 1967, quando mil pessoas foram detidas, 53 ficaram feridas e três morreram.

A iniciativa da proposta de criação do Dia Nacional do Documentário Brasileiro partiu da Associação Brasileira de Documentaristas. Ainda conforme parecer que embasou o projeto, afirma-se que o documentário é um “gênero indispensável à tradição audiovisual de qualquer país” porque permite, diferentemente da ficção, que se vá em “busca dos fatos, do lado obscuro da história, do que não foi contado”, ou ainda da “homenagem, do registro dos grandes acontecimentos ou da natureza”, contribuindo, desta forma, “para educar, conscientizar, sensibilizar, razão pela qual a sua valorização e reconhecimento são indispensáveis”. 

Fonte: Universidade Federal do Pará-UFPA: Ana Cláudia Melo – professora de História, Teoria e Estética do Cinema e do Audiovisual da Faculdade de Artes Visuais da UFPA. Especialista em Cinema. Doutora em Comunicação e Semiótica.

A data em si tem sua grande importância para a atenção sobre a nossa história, pois o patrimônio histórico tem o papel de nos fazer conscientizar sobre a funcionalidade de cada pedacinho que construímos, que preservar é preciso.

Materializar a nossa história em sociedade é importante para o nosso desenvolvimento como cidadãos, ações de termos políticos para demonstrar que há direitos sobre nosso envolvimento, mas também deveres de defender o que é de todos. Movimentos históricos são constantementes analisadas fazendo com que o cidadão não perca sua identidade de onde nasceu.

A data é comemorada no dia do nascimento de Rodrigo Melo Franco (17 de agosto de 1898 – 11 de maio de 1969), diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional durante três décadas.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/datas-comemorativas-agosto/

Caro leitor, lhe faço a seguinte pergunta: Quantas lembranças e momentos especiais você guarda através de uma única fotografia?

Agora imagine fazer uma retrospectiva de momentos em estilos fotográficos, momentos que anos atrás se apreciava somente através do papel, antes da tecnologia, que mágico!

Mas a fotografia não serve apenas para lembranças boas, serve também como parte de materiais como testemunhas de acontecimentos, também como registro de fases de nossas vidas, acontecimentos históricos e únicos, crescimento familiar, etc.

Registrar é querer sempre reviver o que jamais queremos esquecer. 

A data recorda o dia em que o francês Louis Daguerre (18 de novembro de 1787 – 10 de julho de 1851) anunciou ao mundo o daguerreótipo, em 1839, um processo fotográfico inventado antes das máquinas fotográficas.

Foi o fotógrafo indiano, O.P. Sharma, que surgiu com a ideia da data para a ASMP (Sociedade de Fotógrafos de Mídia da América) e a RPS (Sociedade Real Fotográfica). Elas se juntaram oficialmente e incentivaram a criação do Dia Mundial da Fotografia na data de 19 de agosto.

Fonte: https://coisadefotografa.com/dia-mundial-da-fotografia-por-que-e-comemorado-19-de-agosto/  https://www.todamateria.com.br/datas-comemorativas-agosto/

‘’Que abram as cortinas, o espetáculo vai começar!’’  

A partir dessa frase, as emoções são desenvolvidas através das artes cênicas e são compartilhadas com o público, pois os artistas de teatro têm um papel fundamental em embelezar o palco com suas artes de caracterizações, interpretações e cenas. O profissional de teatro literalmente se transforma em um personagem totalmente oposto do que é na vida real, agrega novas linguagens, entra no ritmo, para que aí sim os espectadores naveguem na verdadeira história da imaginação.

A homenagem é direcionada a todos os profissionais que atuam em performances teatrais. O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões. A lei foi criada no dia 24 de maio, mas só entrou em vigor em 19 de agosto daquele ano, por isso a escolha desta data para homenagear tais artistas.

Fonte: https://www.gov.br/cultura/pt-br/hoje-o-presente-e-todo-seu-celebre-conosco-o-dia-do-artista-de-teatro

Desde a nossa infância, ouvimos contos de mitos e lendas através de nossos familiares e são passados de geração para geração, assistimos desenhos e filmes na tv sobre o tema, participamos de gincanas na escola e começamos a ter nossas interpretações sobre o mundo cultural, aprendemos sobre datas comemorativas.

Em meio à construções de aprendizados, entendemos que a data do folclore é além de contos, pode ser representada também através de uma festa popular, costumes, músicas, culinária, etc.

‘’O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com com a intenção de alertar para a valorização das manifestações folclóricas no país.  

O repertório folclórico é rico em manifestações lúdicas espontâneas que podem ser desfrutadas pelas crianças. A escola não só pode como deve introduzir essas atividades em seu espaço, pois, além de resgatar uma tradição, propicia crescimento às crianças, fazendo com que se conheça aquilo que é do povo. O folclore é patrimônio universal da coletividade e, como tal, recomenda o retorno ao povo daquilo que recebemos. 

Fazer uma leitura de textos de manifestações populares em sala de aula, propicia a professores e alunos uma variedade de atividades por meio das quais é possível perceber manifestações do sujeito enquanto indivíduo criativo e participante nas práticas cotidianas.  

Cada vez mais, recomenda-se aos educadores os jogos e brincadeiras, a fim de que ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil. 

O importante é lembrar que folclore não é só lendas. Há outros gêneros que pertencem ao folclore também: receitas culinárias, parlendas, cantigas de roda, provérbios’’. Conclui Nair Ferreira Gurgel do Amaral- Dra. em Línguística e Língua portuguesa  / Autora de artigos nas áreas Identidade Cultural, Linguagem e Educação.

É comemorado dia 22 de agosto. A data foi oficializada pelo presidente Humberto Castelo Branco, em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747. A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez em 22 de agosto de 1845, pelo pesquisador britânico William John Toms, ao escrever um artigo sobre lendas, costumes e superstições. A palavra folclore derivou da expressão inglesa folklore utilizada por Toms, que significa sabedoria popular.

Fonte: https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/dia-do-folclore-brasileiro/

Ser artista é se expressar em diversas linguagens através da arte.  

Querido leitor, agora eu lhe pergunto: O que seria do mundo sem a cor de tudo que vivemos, sem aquelas nossas músicas preferidas e shows, sem espetáculos de vários estilos, sem o palhaço para nos arrancar várias gargalhadas, sem as movimentações de danças, sem o encanto através do audiovisual, sem aquele belíssimo registro fotográfico, sem aquela arte para dar vida na parede?

O artista tem um papel fundamental no desenvolvimento humano, pois ele consegue trazer em si a vontade de mostrar para o mundo que todo indivíduo de alguma forma pode ser um artista. Através desses profissionais conseguimos não só apreciar a graça, mas também sair um pouco da nossa realidade e entrar em um mundo de comunicação com ricas emoções.

No Brasil, o dia 24 de agosto foi instituído para reconhecer todas as pessoas que, por meio de alguma expressão artística, conseguem fazer com que outras sonhem ou enxerguem a beleza em algo que talvez passasse despercebido.

Ao longo da história, uma infinidade de pessoas tornou a arte conhecida, passando-a de geração a geração. Nomes como Charles Batteux e Ricciotto Canudo foram ícones na definição do conceito de “arte”, o que gerou o termo “belas artes”: arquitetura, escultura, pintura, música, poesia, dança e cinema. Por isso, a menção ao cinema como “a sétima arte.”

fonte: https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Agosto/dia-do-artista-e-comemorado-nesta-quinta-feira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova Acrópole promove programação gratuita sobre Filosofia e convivência em Porto Velho

Nova Acrópole promove programação gratuita sobre Filosofia e convivência em Porto Velho

Atividades do Dia Mundial da Filosofia abordam unidade, diálogo e integração entre tradições.
L
Jornada Literária leva "Nina Macaca" a crianças de Cacoal e Vilhena

Jornada Literária leva “Nina Macaca” a crianças de Cacoal e Vilhena

Projeto leva literatura rondoniense às escolas, com atividades de leitura e oficinas criativas.
L
Oficina gratuita aborda distribuição de curtas em Porto Velho

Oficina gratuita aborda distribuição de curtas em Porto Velho

Oficina de distribuição de curtas-metragens será ofertada on-line nos dias 20 e 21 de novembro.
L
Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Tricampeonato do Boi Malhadinho reforça tradição cultural de Guajará-Mirim no Duelo na Fronteira 2025
L
Minidocumentário sobre Alice Serrath é exibido a estudantes em Vilhena

Minidocumentário sobre Alice Serrath é exibido a estudantes em Vilhena

O filme “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath” emocionou estudantes em Vilhena ao resgatar a história de uma das pioneiras do município e reforçar a identidade cultural local.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Empresarial: Alex Sakai fala sobre terapias integrativas e a CER

Uma tecnologia terapêutica voltada para revitalização profunda, redução do estresse e equilíbrio emocional.
L
Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

Aneel mantém bandeira vermelha 1 e consumidor pagará R$ 4,46 extras na conta de luz

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, válida para o mês de novembro, reflete o cenário desfavorável de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas.
L
Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Polícia Civil prende empresários e estudante de Medicina por tráfico e organização criminosa em RO

Operação Archote, deflagrada em Rondônia e Mato Grosso do Sul, cumpriu mandados contra empresários e estudante de Medicina envolvidos em tráfico interestadual de drogas.
10

Hoje é dia de Paredão no Rondônia Reality Show 2025, votação encerra às 20h

Trio enfrenta a votação no NewsRondonia.com, coordenada por Fábio Schinayder, e o público decide quem deixa o reality com câmera 24h ao vivo acompanhando cada passo.
L

Nota de pesar: Antônio Xavier de Sousa

A família e amigos se despedem de Antônio Xavier de Sousa, o querido Xavier do Belmont, lembrado como fazendeiro, pescador dedicado e contador de histórias que marcou gerações com simplicidade, fé e generosidade em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora da Semad morre após acidente entre moto e Corolla em Porto Velho

Servidora não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Ariquemes recebe R$ 6 milhões para ampliar e modernizar a saúde pública

Recurso reforça a estrutura da saúde pública e garante mais insumos para atender a população do município.
L
Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Coluna Espaço Aberto – Linguagem neutra, governo e sociedade: quando o bom senso finalmente prevalece

Decisão sobre linguagem neutra reacende debate público e institucional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rocha enfrenta críticas sobre BR-364, política e eventos

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Marcos Rocha enfrenta críticas sobre BR-364, política e eventos

Gestão de Marcos Rocha é alvo de críticas após polêmicas políticas, decisões administrativas e debates sobre infraestrutura pública.
L
Cláudia de Jesus garante recurso para a Educação com aprovação de crédito para concurso público

Cláudia de Jesus garante recurso para a Educação com aprovação de crédito para concurso público

Parlamentar destaca que o investimento de R$ 3 milhões para a Seduc, aprovado pela Assembleia, atende solicitação formal e reforça a luta pela realização do concurso público da Educação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

motociclista-morre-apos-colisao-com-corolla-em-porto-velho

Motociclista morre após colisão com Corolla em Porto Velho

Motociclista não resiste após acidente de trânsito na zona norte da capital.
18
Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Após o ataque, o agressor fugiu antes da chegada da polícia.
14
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BRB nega bloqueio de bens após decisão judicial o excluir de medidas da Operação Compliance Zero

BRB nega bloqueio de bens após decisão judicial o excluir de medidas da Operação Compliance Zero

Banco de Brasília afirma que a Justiça Federal retificou a ordem inicial, deixando claro que a constrição patrimonial de R$ 12,2 bilhões atinge apenas pessoas físicas e outras empresas.
L
Txai Suruí cobra protagonismo indígena e pressiona negociadores no oitavo dia da COP30

Txai Suruí cobra protagonismo indígena e pressiona negociadores no oitavo dia da COP30

Ativista reforça que decisão climática só é legítima com participação direta dos povos indígenas.
L
Caixa paga Bolsa Família de novembro a beneficiários com NIS final 4

Caixa paga Bolsa Família de novembro a beneficiários com NIS final 4

Com a inclusão dos adicionais, o valor médio do benefício alcança R$ 683,28, atingindo 18,65 milhões de famílias em todo o Brasil nesta quarta-feira (19).
L
COP das Baixadas leva debate climático global para as periferias de Belém com as Yellow Zones

COP das Baixadas leva debate climático global para as periferias de Belém com as Yellow Zones

Articulação entre coletivos do Pará busca incluir a população mais afetada pelas mudanças climáticas, como a do bairro Jurunas, no centro das discussões da COP30.
L
Vila da Barca em Belém escancara racismo ambiental em meio aos debates da COP30

Vila da Barca em Belém escancara racismo ambiental em meio aos debates da COP30

Estrutura precária de comunidade de palafitas na capital paraense, onde mora a diarista Maria Isabel Cunha, expõe a crise habitacional e social que atinge a população negra de baixa renda.
L
Revisão do IBGE amplia Cerrado e diminui Mata Atlântica

Revisão do IBGE amplia Cerrado e diminui Mata Atlântica

A revisão ocorreu entre os estados de Minas Gerais e São Paulo devido a critérios técnicos, e não por alterações ambientais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
L
Povos tradicionais cobram acesso direto a verba climática

Povos tradicionais cobram acesso direto a verba climática

Comunidades da Amazônia e de outras regiões exigem o fim da intermediação nos repasses de fundos, defendendo seu protagonismo na mitigação das mudanças climáticas.
L
Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre, estima FGV

O Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que a economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o trimestre anterior. O avanço acumulado em 12 meses é de 2,5%.
L
Ram Dakota Laramie é apresentada oficialmente no Brasil

Ram Dakota Laramie é apresentada oficialmente no Brasil

Versão inédita da picape média estreia com motor turbodiesel, tração 4×4 e pacote tecnológico
L
Renda e raça impedem conclusão do Ensino Médio no país

Renda e raça impedem conclusão do Ensino Médio no país

Estudo aponta que, apesar do avanço geral, a desigualdade de renda e cor/raça ainda é crucial para a conclusão do Ensino Médio na idade correta (19 anos).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.