QUINTA-FEIRA, 07/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Lenha na fogueira: São João

Tem tanta fogueira, tem tanto balão, tem tanta brincadeira, todo mundo no terreiro, faz adivinhação.

Publicado em 

Lenha na fogueira: São João - News Rondônia

Lenha na fogueira: São João - News Rondônia

Em tempo normal, hoje seria dia de se passar fogueira, de dançar quadrilha e brincar boi bumbá pois, é véspera de São João.


Tem tanta fogueira, tem tanto balão, tem tanta brincadeira,  todo mundo no terreiro, faz adivinhação. Meu São João eu não, meu São João eu não, eu não tenho alegria, só porque não vem, só porque não vem, quem tanto eu queria.


Danei a faca no tronco da bananeira, não gostei da brincadeira, Santo Antônio me enganou. Saí correndo lá pra beira da fogueira ver meu rosto na bacia, água se derramou.

Lenha na fogueira: São João - News Rondônia


Pois é, hoje é véspera de São João, dia de se fazer fogueira (coisa rara mesmo sem pandemia), mas, as comidas típicas do tipo Mungunzá, Milho Assado, Bolo de Macaxeira, Aluá, Quentão e outras iguarias próprias das festas juninas, com certeza serão servidas na noite de hoje, nas residências.


Quantas saudades do Flor do Maracujá. Há dois anos consecutivos, não temos as festas juninas em consequência da pandemia provocada pelo Coronavírus.


"Santo Antônio disse, São Pedro confirmou, que seremos marido e mulher, porque São João mandou"


Mudando de conversa:


Já está no ar o álbum "Futuro", de A Black Z. O álbum pode ser acessado através das principais plataformas digitais. São 15 faixas com músicas que expressam todo o talento e diversidade do artista.


O objetivo do cantor é levar esperança ao coração de todo o arco-íris de pessoas que diariamente precisam enfrentar milhares de dedos apontados e olhares afiados.


As músicas são um convite para toda a sociedade dançar conosco em uma festa de reflexão crítica, onde as diferenças não afastam, mas conectam.


A música "Futuro é o principal carro-chefe desse trabalho musical. Com o clipe lançado em 01/05/21 a faixa já alcançou a marca de mais de 100k no canal oficial do cantor no YouTube.


 


Anderson Ferreira, é um homem preto gay, filho de mãe solo, que nasceu no Maranhão, mas se tornou rondoniano quando a mãe veio para procurar o pai do cantor, que anteriormente viera para Rondônia em busca de novas oportunidades. Nunca o encontraram.


A Black Z descobriu na música uma válvula de escape para toda a pressão que ser preto, pobre e gay provoca em uma pessoa. Com sua voz potente fez covers de Tim Maia, tocou em bares, casamentos e outras festas.


Pousando em outra praia:


Governo de Rondônia fez alterações no Decreto nº 26.134, publicado no Diário Oficial no último dia 17 de junho de 2021, que dispõe sobre o implemento de ações para enfrentamento da pandemia do coronavírus por parte dos municípios do Estado.


O decreto estabelece aos prefeitos o prazo de dez dias para publicar ato normativo local, disciplinando o controle das atividades econômicas por conta da pandemia. A medida tem como objetivo assegurar o equilíbrio entre os cuidados necessários para deter o avanço da covid-19 e o funcionamento de serviços em cada cidade.


As mudanças atendem as recomendações administrativas do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP) e do Ministério Público Federal (MPF).


Com a mudança, o Artigo 4º do decreto define que a realização de eventos, com distribuição de bebidas alcoólicas, como bares, boates e casa de shows, passando a ser permitida apenas com 50% da capacidade, comportando no máximo 150 pessoas.


Devem ser respeitados os critérios, como: disponibilização de todos os insumos, como álcool 70%, luvas, máscaras e demais equipamentos recomendados para a manutenção de higiene pessoal dos funcionários.


As atividades educacionais presenciais regulares na Rede Pública Estadual de Ensino ficam suspensas até 31 de julho, com a previsão de retorno definida para o dia 1º de agosto, de forma gradual, conforme Plano de retomada a cargo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Olha pro céu, meu amor/Vê como ele está lindo/Olha pra aquele balão multicor/Como no céu vai sumindo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Quadrilhas no Flor do Maracujá encantam com cultura, fé e poesia em Porto Velho

Quadrilhas no Flor do Maracujá encantam com cultura, fé e poesia em Porto Velho

Grupos mirins e adultos emocionam o público com temas que exaltam o folclore, a literatura e a religiosidade no Arraial Flor do Maracujá
L
Arraial Flor do Maracujá movimenta economia de Rondônia e valoriza empreendedores locais

Arraial Flor do Maracujá movimenta economia de Rondônia e valoriza empreendedores locais

Evento realizado pelo Governo de Rondônia destaca cultura popular, fomenta economia criativa e gera renda para pequenos empreendedores.
L
Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Prefeitura lança projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, restaura locomotiva histórica e apresenta nova marca do turismo local.
L
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Prefeitura de Porto Velho garante estrutura, segurança e apoio logístico para a Marcha para Jesus 2025, que acontece neste sábado com saída na Avenida Farquar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de falecimento – Maria das Graças Costa

Uma mulher de fé e coração generoso, cuja vida foi dedicada ao amor, à família e ao serviço ao próximo.
L
Horóscopo 2025: previsões para hoje (07/08/2025)

Horóscopo 2025: previsões para hoje (07/08/2025)

A quinta-feira será marcada por Marte ingressando em Libra, o que traz à tona desafios relacionais e uma necessidade de comunicação equilibrada.
L

Fonte de Vida | Entrevista com a Poetisa Nazaré

Nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, às 17h, o programa Fonte de Vida recebe uma convidada especial: Poetisa Nazaré, uma mulher que transforma sentimentos em versos e leva mensagens de fé, amor e superação por meio da arte da poesia. A entrevista promete um mergulho sensível na espiritualidade e na força das palavras.
L
Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Fies 2025 lista de espera é divulgada para o Segundo Semestre

Estudantes que não foram selecionados na chamada regular agora podem consultar sua posição na lista de espera do Fies.
L

Giro News | Entrevista Letícia Nunes, Charles Dam e Max Mauro Boone Barbino – CRA-RO

O Giro News desta quarta-feira, 06 de agosto, às 16h, entrevista Letícia Nunes Nascimento Martins (Coordenadora da Comissão de Ensino e Desenvolvimento Profissional do CRA-RO), Charles Dam (Diretor Financeiro CRA-RO) e Max Mauro Boone Barbino (Diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-RO). Eles vão apresentar detalhes do ERPA Norte, evento histórico que Rondônia sediará nos dias 21 e 22 de agosto, reunindo profissionais da Administração de toda a região Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura alinha com empresários o maior feirão de empregos da história de Porto Velho

Prefeitura alinha com empresários o maior feirão de empregos da história de Porto Velho

Evento acontece na próxima segunda-feira (11), no Ginásio Cláudio Coutinho, com mais de 400 parceiros oferecendo vagas e serviços à população
L
Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Sine Municipal reforça importância do currículo para vagas no Feirão do Emprego em Porto Velho

Órgão oferece atendimento gratuito para elaboração e revisão de currículos, visando fortalecer a empregabilidade local antes do Feirão do Emprego.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho para Direito, Engenharias e outras áreas

A Energisa abriu inscrições para seu programa de estágio em Porto Velho, com vagas até 8 de agosto para estudantes de diversas áreas, incluindo Engenharias e Direito.
L
Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Prefeitura lança site do 1º Feirão do Emprego em Porto Velho com mais de mil vagas abertas

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontece no dia 11 de agosto, e candidatos já podem se cadastrar no site oficial para agilizar o atendimento.
L
Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Prefeitura de Porto Velho abre edital para seleção de bolsistas no projeto “Saúde Já”

Edital seleciona profissionais da Atenção Primária à Saúde em Porto Velho; projeto “Saúde Já” busca fortalecer atendimento nas unidades básicas
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa parabeniza a Bolívia pela Independência e destaca laços históricos com Rondônia

Deputada Dra. Taíssa parabeniza a Bolívia pela Independência e destaca laços históricos com Rondônia

Data marca a luta e conquista do povo boliviano; Dra. Taíssa reforça integração entre Guajará-Mirim e Guayaramerín.
L
Deputado Dr. Fernando Máximo viabiliza 950 vagas para capacitação profissional em Porto Velho

Deputado Dr. Fernando Máximo viabiliza 950 vagas para capacitação profissional em Porto Velho

A parceria entre o deputado Dr. Fernando Máximo e o Instituto Agir oferece 950 vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional em Porto Velho.
L
Com recurso de Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

Com recurso de Cristiane Lopes, Marcha para Jesus 2025 reúne multidão em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) destinou R$ 300 mil para a Marcha para Jesus 2025, que reuniu milhares de fiéis em Porto Velho em um ato de fé e união.
L
Com recurso de Sílvia Cristina, Casa da Comunidade entrega 133 certificados em Ji-Paraná

Com recurso de Sílvia Cristina, Casa da Comunidade entrega 133 certificados em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) destinou recursos para o programa Casa da Comunidade, do campus do Ifro de Ji-Paraná, que formou 133 pessoas em cursos gratuitos.
L
Saúde de Costa Marques recebe veículo 0km entregue por deputada Lebrinha

Saúde de Costa Marques recebe veículo 0km entregue por deputada Lebrinha

A deputada Lebrinha (União Brasil) entregou um veículo 0km para a rede de saúde de Costa Marques, resultado de uma emenda parlamentar que visa melhorar o atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é baleado pelo pai em condomínio na zona sul

Jovem é baleado pela mãe em condomínio na zona sul

Caso ocorreu na noite desta quarta-feira (06), no bairro Novo Horizonte.
12
VÍDEO: Câmera registra acidente que deixou passageira de carro morta na zona leste

VÍDEO: Câmera registra acidente que deixou passageira de carro morta na zona leste

O grave acidente ocorreu no cruzamento da Rua dos Andrades com Reverência, bairro Mariana em Porto Velho.
18

Passageira morre após carro ser arrastado por ônibus na zona leste

Segundo testemunhas, o carro que a mulher estava com um homem conduzindo, teria avançado a preferencial e foi atingido pelo ônibus
18
Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central de Porto Velho

Motociclista fica ferido após colisão com carro na região central de Porto Velho

Com a batida, o motociclista sofreu fratura na clavícula e múltiplas escoriações pelo corpo.
14
PM e PRF contêm interdição da BR-364 em Cacoal

PM e PRF contêm interdição da BR-364 em Cacoal

Ação rápida da guarnição do Canil e da Polícia Rodoviária Federal evita maiores transtornos em tentativa de bloqueio da rodovia em Cacoal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataque Russo atinge estrutura de Gás da Ucrânia

Ataque Russo atinge estrutura de Gás da Ucrânia

Ataque a uma estação de bombeamento na região de Odessa prejudica os preparativos ucranianos para o inverno.
L
Moraes marca acareação entre Cid e Câmara

Moraes marca acareação entre Cid e Câmara

Ministro Alexandre de Moraes autoriza o procedimento a pedido da defesa do coronel, que alega contradições nos depoimentos sobre a trama golpista.
L
Gilmar Mendes nega mal-estar sobre prisão de Bolsonaro

Gilmar Mendes nega mal-estar sobre prisão de Bolsonaro

Decano do STF afirma que não há “nenhum desconforto” entre ministros e demonstra total apoio a Alexandre de Moraes.
L
Tarifa adicional de 25% sobre produtos da Índia

Tarifa adicional de 25% sobre produtos da Índia

Decreto assinado por Donald Trump impõe taxa extra sob a alegação de importação de petróleo russo pelo país asiático.
L
Sônia Guajajara cobra países por acordo de Paris

Sônia Guajajara cobra países por acordo de Paris

Ministra defende o reconhecimento de territórios indígenas como solução climática e afasta risco da COP30 ser transferida de Belém.
L
Brasil aciona a OMC contra Tarifaço dos Estados Unidos

Brasil aciona a OMC contra Tarifaço dos Estados Unidos

Itamaraty denuncia que tarifas americanas violam acordos internacionais, em um movimento que busca solução negociada.
L
STF condena homem que sentou na cadeira de Moraes durante 8 de janeiro

STF condena homem que sentou na cadeira de Moraes durante 8 de janeiro

Acusado de sentar na cadeira de Alexandre de Moraes é condenado a 17 anos e terá que pagar multa de R$ 30 milhões.
L
Jogadores terão corte salarial no Campeonato Italiano em caso de rebaixamento

Jogadores terão corte salarial no Campeonato Italiano em caso de rebaixamento

Acordo inédito entre Associação de Jogadores e a Série A estabelece redução de 25% nos salários.
L
Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Semed promove evento de conscientização no Agosto Lilás com foco no combate à violência contra a mulher

Encontro reuniu servidoras, especialistas e representantes da rede de proteção para fortalecer ações de prevenção e apoio às mulheres em Porto Velho.
L
Porto Velho terá Clínica Municipal de Bem-Estar Animal com gestão da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária

Porto Velho terá Clínica Municipal de Bem-Estar Animal com gestão da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária

Prefeito Léo Moraes assinou nesta quarta-feira (6) o termo de fomento para a implantação da Clínica de Bem-Estar Animal em Porto Velho, um marco para a causa animal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.