Após 15 dias, a exposição “Laços Fraternos”, da artista plástica Gleyciane Prata chegou ao fim na Cada da Cultura Jornalista, Ivan Marrocos em Porto Velho em Rondônia. Essa foi a primeira vez que a jovem artista teve suas obras expostas individualmente. “Ser convidada já foi uma surpresa, afinal o sonho de todo artista plástico é ter suas obras expostas aqui. Foi maravilhoso”, destaca Prata.
No salão principal da Casa da Cultura Ivan Marrocos, 23 obras de Gleyciane Prata recepcionavam quem adentrou a na galeria desde o dia 17 de maio. Uma delas é pintura intitulada “União de Cores” que destaca a igualdade racial. “Essa intervenção quer mostrar que todos nós somos iguais. Todos unidos, de mãos dadas. É isso que a pintura busca trazer”, revela.
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia o público foi ver de perto as composições da acreana radicada há 15 anos em Rondônia. Um dos momentos marcantes na exposição, segundo a artista foi protagonizado por crianças do baixo-Madeira.
O regionalismo é um dos traços marcantes das compilações de Gleyciane Prata. “Eu gosto muito dessa questão indígena, Região Norte. É uma forma de valorização”, explica.
O que ninguém sabe é que a exposição “Laços Fraternos” deveria ter ocorrido em março de 2020. Porém, a pandemia adiou para outro momento. João Zogbi, curador da exposição de Prata, destaca a artista como uma pessoa determinada.
“Lembro de uma passagem em que apenas artistas já conhecidos estavam exibindo, ela chegou e ofereceu suas pinturas. Gentilmente foi aceita e ali começava a história desta artista carrega um simbolismo muito grande nas suas intervenções”, lembra Zogbi.
Natural de Rio Branco no Acre, Glayciane Prata há 15 anos vive em Rondônia. “Sou acreana, mas já me considero rondoniense. Moro aqui desde os 15 anos, hoje tenho 30 anos. Sou artista profissional desde 20, mas minha trajetória na arte iniciou aos nove anos. Tudo que eu tenho de conhecimento, como gestora pública eu consegui aqui em Rondônia. É aqui que vivo. Meu estado de coração”, declara.
Com o encerramento a artista plástica declara que o sentimento é de gratidão por ter ganho a oportunidade de mostrar seu trabalho na Casa da Cultura Ivan Marrocos. As obras também podem ser comercializadas. Para ter uma pintura da artista basta entrar em contato pessoalmente com ela pelas redes sociais. Seu Instagram é, https://www.instagram.com/gleyciane_prata.