TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

LENHA NA FOGUEIRA: Homenagem à Manoel Mendonça, o Manelão

Fundador da Banda do Vai Quem Quer, que hoje é patrimônio cultural do estado de Rondônia.

Publicado em 

Nesta sexta-feira (27), às 19h, acontece a entrega de uma estátua em homenagem a Manoel Mendonça, o Manelão, fundador da Banda do Vai Quem Quer, que hoje é patrimônio cultural do estado de Rondônia.


A estátua será inaugurada no Mercado Cultural e contará com a presença do prefeito Hildon Chaves, da primeira-dama Ieda Chaves e da filha do Manelão, Siça Andrade.


Data: 28/05/2021 (sexta-feira); Horário: 19h; Local: Mercado Cultural. Av. Presidente Dutra, 2816. Contato: prefeituracomunicacao@gmail.com


HISTÓRIA – Manoel Costa Mendonça – MANELÃO – Por: Silvio M. Santos.


Manelão desembarcou no aeroporto do Caiari em Porto Velho, no dia 26 de janeiro em 1964, Ele nasceu no dia 09 de março de 1949 em Manaus. Isso quer dizer, que dos seus quase 62 anos, 47 foram vividos em Porto Velho.


Ele se enturmou com os jovens do bairro Caiari. 25 anos depois, Manelão assumiria como presidente da escola sendo campeão com o enredo "O Mundo Infantil".


Nesse meio tempo, Manelão se formou mecânico de manutenção na Escola Senai Mal. Rondon, fez o curso de piloto no aeroclube de Porto Velho.


Ao contrair uma malária nos garimpos, resolveu dar um tempo na aviação e foi fazer o curso de Chaveiro – Abridor de Cofre em São Paulo e quando voltou, abriu no dia 1º de fevereiro de 1966 o Chaveiro Gold.


A primeira oficina do Manelão como Chaveiro foi no quintal de sua residência a rua Barão do Rio Branco em frente à Praça Jonathas Pedrosa.


Mesmo com o status de grande empresário, Manelão jamais deixou de frequentar as rodas de samba que de início, se formava no bairro Caiari.


Outro fato importante na história do Manelão são os blocos que ele juntamente com sua turma, colocava para desfilar pelas ruas de Porto Velho, tão logo começava a se falar em carnaval.


Assim, a partir do mês de novembro brincávamos carnaval nos blocos: Do Bode, Escorrega Lá Vai Um e o Bloco do Zé Atraca (daí a origem do personagem Zekatraca), todos considerados bloco de sujo.


Em 1978 a Comissão de Carnaval o convidou para ser o Rei Momo de Porto Velho, título que ficou em seu poder, até o carnaval de 1980.


Justamente por um "entrevero", entre a Corte do Rei Momo Manelão e a Coordenação do Carnaval, foi criada a Banda do Vai Quem Quer.


Quando a prefeitura o procurou para ser o Rei Momo no carnaval de 1981, a Corte se reuniu e decidiu o seguinte: "Se é pra gente pagar para brincar carnaval, não precisamos pertencer a Corte e nem ser Rei Momo".


Então surge a BANDA DO VAI QUEM QUER.


Quem assumiu a direção e coordenação geral da Banda foi o Manelão e desde então, a Banda jamais deixou de se apresentar sempre aos sábados de carnaval.


Aquele menino peralta que fazia peripécias montado numa bicicleta Gulliver na Praça Aluízio Ferreira, só para aparecer para as meninas do Caiari.


O empresário considerado um dos melhores especialistas em abertura de cofres do Brasil.


O político fundador da Arena e do Dem.


O político que presidiu a Lotoro e foi diretor de Transporte no governo estadual.


O Manelão que não sabia dizer não.


Manelão da Banda do Vai Quem Quer.


Esse é o nosso Manoel Costa Mendonça – o querido MANELÃO.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Curta “Kika Não Foi Convidada” terá sessão especial em Porto Velho

Curta “Kika Não Foi Convidada” terá sessão especial em Porto Velho

Filme gravado na Vila Candelária aborda amizade, racismo e desigualdade social e será exibido gratuitamente no dia 21 de março.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Representantes do estado participam de encontro nacional no Rio Grande do Sul para discutir fortalecimento das políticas culturais e integração entre estados brasileiros.
L
Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Exibição dos filmes seguida de roda de conversa acontece em dois espaços da capital e propõe reflexões sobre racismo, intolerância religiosa, misoginia e diversidade na Amazônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prosa & Pesquisa : Guilherme Alexandre Monteiro da Silva é o entrevistado desta terça-feira

O público poderá acompanhar o programa pelas plataformas do News Rondônia e pela NewsTV, que leva conteúdo informativo, educacional e de interesse público para toda a população.
L
Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6x1

Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6×1

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o presidente Lula enviará projeto de lei com regime de urgência caso o Congresso Nacional atrase a análise da proposta.
L
ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

A nova legislação estabelece diretrizes rígidas para empresas de tecnologia e redes sociais, proibindo a monetização de conteúdos que sexualizam crianças e adolescentes.
L

Conexão RH : Maria José Maita fala sobre empreendedorismo e gastronomia venezuelana em Rondônia

A entrevista promete ser um momento de reflexão e aprendizado, mostrando como histórias de vida podem inspirar outras pessoas a acreditarem em novos caminhos e oportunidades.
L
Governo lança Plano Clima com meta de reduzir emissões em até 67% até 2035

Governo lança Plano Clima com meta de reduzir emissões em até 67% até 2035

Estratégia nacional busca neutralidade de carbono até 2050 e conta com R$ 33 bilhões em recursos do Fundo Clima para este ano.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

A Fundação Palmares publicou portaria que unifica o banco de dados e define novas regras para a emissão da certidão de autodefinição das comunidades quilombolas.
L
Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Veículo adquirido por emenda parlamentar vai atender pacientes da rede municipal de saúde e usuários da APAE, ampliando o acesso a serviços essenciais no município.
L
Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Ministro do STF determinou que materiais armazenados no Senado sejam devolvidos à Polícia Federal após vazamento de mensagens íntimas.
L
‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

A Lei Felca, também chamada de ECA Digital, estabelece regras para proteger menores de 18 anos em redes sociais, jogos e plataformas digitais, responsabilizando empresas e pais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

O suspeito foi detido pela Polícia Militar após a mãe de uma criança de 11 anos descobrir encontros noturnos entre os dois e acionar as autoridades.
16
Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar localizou os foragidos Jonathan Ferreira de Jesus e Ananiel de Lima Alves no primeiro distrito da cidade rondoniense.
14
Polícia Civil e Militar prendem suspeito de tráfico em RO

Polícia Civil e Militar prendem suspeito de tráfico em RO

A ação integrada ocorreu na área conhecida como Matinha da T-11, onde as forças de segurança apreenderam dezenas de porções de maconha, cocaína e pedras de crack.
12
Pai morre e filho fica ferido após carreta tombar na BR-364 em Rondônia

Pai morre e filho fica ferido após carreta tombar na BR-364 em Rondônia

O idoso Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, não resistiu aos ferimentos após o veículo conduzido por seu filho perder o controle próximo ao distrito de Extrema.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO RESIDENCIAL TENERIFE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

MPRO debate direitos do consumidor em evento em Porto Velho

Roda de conversa reuniu instituições para discutir educação para o consumo, desafios do comércio eletrônico e proteção ao cidadão em Porto Velho.
L
Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Projeto Nossa Energia beneficia famílias, escolas e unidades de saúde em Cacaulândia com doação de equipamentos mais eficientes e economia na conta de luz.
L
Jogos da infância moldam o cérebro e comportamento, diz estudo

Jogos da infância moldam o cérebro e comportamento, diz estudo

Pesquisa aponta que jogos antigos estimularam resiliência e paciência, enquanto games modernos priorizam recompensas rápidas e podem impactar ansiedade.
L
Criminosos fazem emboscada e incendeiam viatura do Ibama na BR-230

Criminosos fazem emboscada e incendeiam viatura do Ibama na BR-230

A equipe de fiscalização foi atacada por cerca de 30 pessoas durante operação de combate ao desmatamento ilegal na Terra Indígena Tenharim-Marmelos.
14
Polícia Militar apreende mais de 55 quilos de drogas em RO

Polícia Militar apreende mais de 55 quilos de drogas em RO

Uma mulher foi presa em flagrante suspeita de utilizar um imóvel alugado como centro de distribuição de entorpecentes e realizar entregas com uma motoneta.
10
Empresário é preso acusado de assediar adolescentes em igreja em RO

Empresário é preso acusado de assediar adolescentes em igreja em RO

O homem de 63 anos foi detido pela Polícia Militar após abordagens inadequadas contra um menino e uma menina, ambos de 13 anos, durante celebrações religiosas.
16