TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Do papel ao digital, Biblioteca Estadual Doutor José Pontes Pinto inova no atendimento e mantém público estável

Essa repartição governamental também sentiu as consequências da pandemia mundial, explica a diretora Júlia Cristina Queiroz.

Publicado em 

Pouco mais de 12 anos depois de fechada para o público, a Biblioteca Estadual Doutor José Pontes Pinto, fundada pelo Governo do Estado em 1975 e mantida pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) está reformada e em pleno funcionamento, atendendo ao público antigo e os leitores modernos, da chamada geração digital, simultaneamente.

Essa repartição governamental também sentiu as consequências da pandemia mundial, explica a diretora Júlia Cristina Queiroz. Seus serviços atualmente são virtuais, com projetos nas redes sociais e apresentação de renomados autores. “Desde a reinauguração [em novembro de 2020], diversificamos os serviços: temos também disponíveis três mil obras em e-book [livro digital] na página da Funcer na internet, e a cada 15 dias, às segundas-feiras, promovemos no Facebook “A hora do conto”, uma contação de histórias para crianças”, diz Júlia. A média de visualizações é de 300 a 350.

Dessa forma, ela acredita “no melhor aproveitamento da leitura, da criatividade e do lúdico entre elas”. Ao mesmo tempo, postagens no Facebook revelam a disponibilidade do acervo cultural rondoniense, com ênfase para festividades e folclore locais.

Paulo Jorge Silva, 57 anos, servidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), é do time dos assíduos frequentadores desde há décadas. Começou menino, conforme relata: “Eu era estudante do Colégio Carmela Dutra, e pesquisava direto com os meus colegas. emprestava livros à vontade. Lembra-se que, em 1977 [ano da divisão de Mato Grosso, da exploração com ouro aluvionar do Rio Madeira, e de uma fase de forte migração rumo a Rondônia], despertavam-lhe a atenção coleções de ciências e história. Eu me apaixonei pelo livro História que vivemos, da Editora Flamboyant, retratando a 2ª Guerra Mundial”.

A biblioteca tem alto sentido na vida dele: “É íntima, é memória”, sintetiza. Gabriel lembra do começo de suas visitas ao prédio, quando se encantava com histórias da antiguidade, notadamente de Roma e da Grécia. Louva, porém, o prestígio que a direção dá hoje aos autores regionais, todos eles encontrados nas estantes e muito recomendados para concurseiros e o público em geral. “Uma vez ganhei um prêmio pela assiduidade: um rádio-relógio que me despertava todo dia de manhã”, conta.

Para Gabriel Martins Ângelo de Souza, 23, professor de cursinhos particulares, costuma visitá-la de manhã e à tarde. A biblioteca é uma forte alavanca para ele, porque ali encontra respostas às fases objetiva, prática e de entrevistas exigidas para as eliminatórias e classificatórias desses cursinhos. “Por incrível que pareça, ainda há um juízo segundo o qual, os bens públicos deixam a desejar, mas a Biblioteca Pontes Pinto é exceção, porque funciona como grande impulsionadora da cultura em Porto Velho”, comenta.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Patrimônio Histórico, conforme lembra a presidente da Funcer, Simone Bitencourt, a biblioteca pode ser vista como “salvaguarda da história de Rondônia, e seu pioneirismo no estado deve ser reconhecido”. Contudo, para se concretizar como patrimônio cultural, será necessário um estudo apurado,  “Atualmente, contamos com um espaço climatizado, com redes de internet, sala de informática e de leitura; infelizmente, a reabertura da biblioteca ocorreu no período de pandemia, o que impossibilitou a abertura total ao público”, diz.

Satisfeita com a utilização diária desse espaço, a presidente da Funcer acredita que brevemente ela voltará aos seus melhores dias. “Com a flexibilização do decreto de distanciamento social, poderemos disponibilizar o espaço com todos os cuidados necessários, limitando a quantidade de usuários. Nós enfatizamos a importância e relevância da Biblioteca para a população, porque ela é um equipamento cultural e de acesso à leitura, localizado em um local estratégico, porque temos bem próximas várias escolas que podem dispor desse espaço”, acrescenta Simone.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Curta “Kika Não Foi Convidada” terá sessão especial em Porto Velho

Curta “Kika Não Foi Convidada” terá sessão especial em Porto Velho

Filme gravado na Vila Candelária aborda amizade, racismo e desigualdade social e será exibido gratuitamente no dia 21 de março.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Representantes do estado participam de encontro nacional no Rio Grande do Sul para discutir fortalecimento das políticas culturais e integração entre estados brasileiros.
L
Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Exibição dos filmes seguida de roda de conversa acontece em dois espaços da capital e propõe reflexões sobre racismo, intolerância religiosa, misoginia e diversidade na Amazônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prosa & Pesquisa : Guilherme Alexandre Monteiro da Silva é o entrevistado desta terça-feira

O público poderá acompanhar o programa pelas plataformas do News Rondônia e pela NewsTV, que leva conteúdo informativo, educacional e de interesse público para toda a população.
L
Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6x1

Governo federal ameaça urgência para votação do fim da escala 6×1

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o presidente Lula enviará projeto de lei com regime de urgência caso o Congresso Nacional atrase a análise da proposta.
L
ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

ECA Digital entra em vigor para ampliar proteção de menores na rede

A nova legislação estabelece diretrizes rígidas para empresas de tecnologia e redes sociais, proibindo a monetização de conteúdos que sexualizam crianças e adolescentes.
L

Conexão RH : Maria José Maita fala sobre empreendedorismo e gastronomia venezuelana em Rondônia

A entrevista promete ser um momento de reflexão e aprendizado, mostrando como histórias de vida podem inspirar outras pessoas a acreditarem em novos caminhos e oportunidades.
L
Governo lança Plano Clima com meta de reduzir emissões em até 67% até 2035

Governo lança Plano Clima com meta de reduzir emissões em até 67% até 2035

Estratégia nacional busca neutralidade de carbono até 2050 e conta com R$ 33 bilhões em recursos do Fundo Clima para este ano.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

Governo cria cadastro geral para comunidades quilombolas

A Fundação Palmares publicou portaria que unifica o banco de dados e define novas regras para a emissão da certidão de autodefinição das comunidades quilombolas.
L
Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Pedro Fernandes garante van para saúde em Jorge Teixeira

Veículo adquirido por emenda parlamentar vai atender pacientes da rede municipal de saúde e usuários da APAE, ampliando o acesso a serviços essenciais no município.
L
Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Mendonça proíbe CPMI do INSS de acessar dados de Vorcaro em sala-cofre

Ministro do STF determinou que materiais armazenados no Senado sejam devolvidos à Polícia Federal após vazamento de mensagens íntimas.
L
‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

‘Lei Felca’: ECA Digital entra em vigor hoje (17) e protege crianças e adolescentes online

A Lei Felca, também chamada de ECA Digital, estabelece regras para proteger menores de 18 anos em redes sociais, jogos e plataformas digitais, responsabilizando empresas e pais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

PF deflagra operação em 17 estados contra abuso sexual infantojuvenil na internet

Ação nacional cumpre mandados de busca e apreensão para identificar criminosos envolvidos no armazenamento, no compartilhamento e na produção de material de abuso.
10
Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

Jovem de 18 anos é preso por estupro de vulnerável em RO

O suspeito foi detido pela Polícia Militar após a mãe de uma criança de 11 anos descobrir encontros noturnos entre os dois e acionar as autoridades.
16
Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

Suspeitos de homicídio em Mato Grosso são presos em RO

O Núcleo de Inteligência da Polícia Militar localizou os foragidos Jonathan Ferreira de Jesus e Ananiel de Lima Alves no primeiro distrito da cidade rondoniense.
14
Polícia Civil e Militar prendem suspeito de tráfico em RO

Polícia Civil e Militar prendem suspeito de tráfico em RO

A ação integrada ocorreu na área conhecida como Matinha da T-11, onde as forças de segurança apreenderam dezenas de porções de maconha, cocaína e pedras de crack.
12
Pai morre e filho fica ferido após carreta tombar na BR-364 em Rondônia

Pai morre e filho fica ferido após carreta tombar na BR-364 em Rondônia

O idoso Raimundo Gomes Brasil, de 71 anos, não resistiu aos ferimentos após o veículo conduzido por seu filho perder o controle próximo ao distrito de Extrema.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Cacaulândia recebe ação da Energisa com novos equipamentos

Projeto Nossa Energia beneficia famílias, escolas e unidades de saúde em Cacaulândia com doação de equipamentos mais eficientes e economia na conta de luz.
L
Jogos da infância moldam o cérebro e comportamento, diz estudo

Jogos da infância moldam o cérebro e comportamento, diz estudo

Pesquisa aponta que jogos antigos estimularam resiliência e paciência, enquanto games modernos priorizam recompensas rápidas e podem impactar ansiedade.
L
Criminosos fazem emboscada e incendeiam viatura do Ibama na BR-230

Criminosos fazem emboscada e incendeiam viatura do Ibama na BR-230

A equipe de fiscalização foi atacada por cerca de 30 pessoas durante operação de combate ao desmatamento ilegal na Terra Indígena Tenharim-Marmelos.
14
Polícia Militar apreende mais de 55 quilos de drogas em RO

Polícia Militar apreende mais de 55 quilos de drogas em RO

Uma mulher foi presa em flagrante suspeita de utilizar um imóvel alugado como centro de distribuição de entorpecentes e realizar entregas com uma motoneta.
10
Empresário é preso acusado de assediar adolescentes em igreja em RO

Empresário é preso acusado de assediar adolescentes em igreja em RO

O homem de 63 anos foi detido pela Polícia Militar após abordagens inadequadas contra um menino e uma menina, ambos de 13 anos, durante celebrações religiosas.
16
Motociclista está em estado gravíssimo após colisão com carreta em RO

Motociclista está em estado gravíssimo após colisão com carreta em RO

O paciente de 37 anos sofreu fraturas no rosto e aguarda vaga em UTI após bater contra um veículo que estaria estacionado de forma irregular.
16

Recebimento de Licença Ambiental, Certificado de Conclusão de Obra e Dispensa de Licenciamento: ARQUIDIOCESE DE PORTO VELHO

Licença Ambiental de Instalação, Certificado de Conclusão de Obra e Dispensa de Licenciamento.
L
Tentativa de homicídio em presídio da capital resulta na apreensão de 14 armas artesanais

Tentativa de homicídio em presídio da capital resulta na apreensão de 14 armas artesanais

Detento é atingido no olho por “xuxada” no Presídio 603; Polícia Penal e GAPE contêm agressor e realizam varredura em celas.
16
CRAS Fernando Rocha promove encontro para mulheres em Porto Velho

CRAS Fernando Rocha promove encontro para mulheres em Porto Velho

Ação do Março Mulher reuniu participantes do CRAS Fernando Rocha para debate sobre direitos, autonomia feminina e fortalecimento de vínculos sociais.
L
Rondônia destaca pesca esportiva em feira internacional do setor

Rondônia destaca pesca esportiva em feira internacional do setor

Estado apresenta potencial da pesca esportiva em evento em São Paulo, buscando atrair turistas, investimentos e fortalecer o desenvolvimento sustentável regional.
L