SÁBADO, 31/01/2026

Em destaque

Autor contemplado pela Lei Aldir Blanc valoriza a chuva, homenageia os pais e retrata Porto Velho em forma poética

Ele foi um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc, no Edital 78/2020 lançado pelo Governo de Rondônia no âmbito da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Publicado em 

Carlos Reis, 57 anos, escritor, professor em escola pública (de Português e Artes), artista do audiovisual, teatro e Folia de Reis, lançou mais um livro, desta vez, o Chuva para molhar a casa de Trenel e Dona Reis, prosa poética das décadas de 1960 e 70. Ele foi um dos contemplados pela Lei Aldir Blanc, no Edital 78/2020 lançado pelo Governo de Rondônia no âmbito da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Exemplares do livro foram distribuídos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em coordenadorias regionais, bibliotecas, Fundação Cultural (em Ji-Paraná e Porto Velho) e escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de Porto Velho, para compor o acervo literário.

Por quê esse título? Carlos Reis explica que as prosas poéticas o conduzem à infância, no bairro Areal. “Nasci no Bairro Caiari, mas a família se mudou para o Areal, eu era menino e vivia numa casa de madeira coberta de palha, na Rua Bolívia nº 60, perto do Colégio Dom Bosco”, relata com a memória de cinco décadas atrás.

Ouvia a música tocada diariamente nesse colégio, sinalizando a entrada nas salas de aulas, e se lembra do padre organizando a tradicional fila, muito comum nas escolas de antigamente.

“Aprendi a tomar banho de chuva com o meu pai, ele dizia: “Chuva que Papai do céu manda para molhar a casa do garotinho e garotinha”, ele recorda.

A frase era dirigida a ele e a mana Rosa, que faleceu aos 51 anos, em 2012. O livro reúne memórias escritas sob influência do pai e dos costumes portovelhenses. Quando o pai faleceu, em 2016, decidiu homenageá-lo, e também à mãe. Da família de seis irmãos, Rosa faleceu aos 51, em 2012, e o pai aos 79, em 2016. A mãe, Maria Raimunda Reis, mais conhecida por dona Reis, tem 80 anos. O casal foi pioneiro em Ji-Paraná quando a cidade ainda se chamava Vila de Rondônia.

A mãe esteve na live de lançamento do livro, em 24 de fevereiro, no auditório da Coordenadoria Regional de Educação (CRE)de Ji-Paraná. Ao propor o livro à Sejucel, no formato prosa poética, Carlos quis narrar vários episódios do período em que os pais viveram em Porto Velho. Inseriu-se, então, num workshop (reunião) virtual sobre a valorização da história dos pioneiros amazônicos.

Dona Reis nasceu em Humaitá (AM); o pai dele, Carlos José dos Reis,  seu Trenel, em Santarém (PA), mudou-se aos 14 anos para Manaus, onde conheceu o amigo alfaiate Tancredo e a mulher dele, Araceli.

MUDANÇA DA FAMÍLIA

Aprendeu com Tancredo essa profissão e, em 1958 mudou-se para Porto Velho. Depois, a família foi para Vila de Rondônia em 1975, onde abriu uma alfaiataria.

Segundo conta o autor, o pai foi também garçom durante 13 anos num restaurante conhecido, e qualificou dezenas de garçons na cidade. Treinou o time do Vera Cruz, e ali ganhou o apelido. “Nos treinos, um jogador começou chamá-lo de Trenel, e os demais também o imitaram, e assim ficou Trenel”.

Já em Porto Velho, fiel torcedor do Moto Clube, foi massagista do time e ajudou também o Grêmio portovelhense, na fase de ouro da equipe. Trenel chamava o filho de Carlinhos, depois o apelidou de Cacá e Caua. Tempos inesquecíveis para o autor, quando ela frequentou também a extinta Escola Monteiro Lobato.

UM SONHO

“Foi a realização de um sonho”, define Carlos Reis. Inicialmente, eu pretendia escrever um livro com o título A Casa do Vô Trenel, mas percebeu que o volume das histórias não caberia em um só livro. “Se quisesse também recorrer ao período da infância, já teria material para mais de um livro, daí surgiu a segunda ideia: escrever fatos da infância, com a presença de meu pai”.

Ao elencar suas gratas lembranças, Carlos constatou que a mãe seria indispensável em sua narrativa. Então, surgiu o título Chuva para Molhar a Casa de Trenel e Dona Reis, variante da expressão “chuva para molhar a casa de garotinho e de garotinha”, repetida pelo pai a cada chuva em Porto Velho.

O projeto demorou dois anos. O autor acreditava que, na impossibilidade de publicação, a obra fosse distribuída às bibliotecas escolares de Porto Velho e de Ji-Paraná, municípios em que meus pais são pioneiros. Idealizou um worshop (reunião) inicialmente presencial, para três públicos distintos: alunos de sextos e sétimos anos; educadores; público em geral, mas veio a pandemia da covid-19. Ao mesmo tempo, foi divulgado o edital, e isso facilitou a reformulação do projeto, adaptado aos critérios da Coordenadoria de Cultura da Sejucel.

OUTRAS OBRAS DO AUTOR

Graduado em Letras e em Pedagogia, pela UNIR, acadêmico de Psicologia, pela Estácio-Unijipa, Carlos Reis publicou anteriormente:
O fio tênue (2014
Lua de chocolate (2010, em parceria com Raísa Lua)
A humana Casa das Oliveiras (2007)
Avenoite & Outros Poemas (2000)
Vigor da Primavera (1999, coletânea)

No prelo:
Borboleta frente ao mar (Ou: Como se as madrugadas fossem inférteis)

Exposições literárias recentes:
Borboleta frente ao mar (2019)
Festival UNIR Arte e Cultura, e Sesc Ji-Paraná (#caiporaecurumim, 2019)
Colar de Letras, 2018 , com Vanessa Alessandra (Festival Unir Arte e Cultura)
Entre 2007 e 2010 idealizou e coordenou o Projeto Colares de Letras – A Literatura Ji-paranaense, que possibilitou a publicação de 16 obras de autores residentes em Ji-Paraná.

O workshop virtual “A Importância do Registro das Histórias dos Pioneiros Amazônicos” – parte integrante do projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, contou com a participação das pioneiras Dona Reis e Dona Angelita
(Angelita Maria Carvalho Pereira), e dos artistas ji-paranaenses Raísa Lua, Artur Nestor, Vanessa Alessandra e Rafaela Oliveira. Parte do material de divulgação (incluindo a live de lançamento do livro) está no canal
do autor, na plataforma Youtube

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Programação gratuita reúne música ao vivo, recreação para crianças e lazer para toda a família no principal cartão-postal de Porto Velho, às margens do rio Madeira.
L
Edital Rondônia Arte Viva abre inscrições para incentivo a projetos culturais no estado

Edital Rondônia Arte Viva abre inscrições para incentivo a projetos culturais no estado

Iniciativa da Sejucel vai apoiar 130 projetos culturais em Rondônia; inscrições seguem abertas até 16 de fevereiro de 2026
L
Curumim Folia 2026: Carnaval infantil em Porto Velho

Curumim Folia 2026: Carnaval infantil em Porto Velho

Evento gratuito no Mercado Cultural terá DJs, atrações infantis e programação voltada para crianças, adolescentes e famílias neste domingo (1º).
L
Banda do Vai Quem Quer: contagem regressiva para o Carnaval

Banda do Vai Quem Quer: contagem regressiva para o Carnaval

Bloco de Porto Velho entra na fase final de preparativos para desfile do dia 14 de fevereiro, com abadás à venda e foco na segurança dos foliões.
L
Prefeitura e Governo definem ações de segurança para o Carnaval

Prefeitura e Governo definem ações de segurança para o Carnaval

Forças de segurança alinham atuação integrada para garantir tranquilidade durante os eventos carnavalescos em Porto Velho, que começam neste fim de semana.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

O ministro do STF liberou a entrada de senadores e deputados no Complexo da Papuda em datas específicas de fevereiro, além de permitir atendimento médico particular.
L
Sisu 2026 encerra prazo para lista de espera na segunda-feira

Sisu 2026 encerra prazo para lista de espera na segunda-feira

Candidatos não selecionados na chamada regular devem manifestar interesse pelo portal do MEC para seguir na disputa por vagas em universidades públicas de todo o país.
L
TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

O tribunal recebe contribuições da sociedade até o fim desta sexta-feira, preparando o terreno para as audiências públicas que definirão as normas do próximo pleito.
L

Bora Ali: Ana Clara Uchôa conta como é viver e viajar pelo Brasil dentro de um carro

A primeira foi de São Paulo até o Rio Grande do Norte, cruzando estados, culturas e paisagens completamente diferentes.
L
Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

O acordo visa garantir espaços seguros para o acolhimento de crianças enquanto os responsáveis, principalmente mulheres, realizam cursos de qualificação e trabalham.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Procedimento no olho esquerdo foi realizado sem intercorrências em clínica particular de Brasília; presidente ficará em repouso na Granja do Torto até o retorno às atividades.
L
Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Comissão reabre atividades em 2026 com convocação de Daniel Vorcaro, do Banco Master, para esclarecer suspeitas de contratos sem autorização de aposentados e pensionistas.
L
Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Liminar interrompe cobrança e sistema Free Flow na principal rodovia de Rondônia, após Justiça apontar falhas contratuais, ausência de obras de segurança e vistoria limitada da ANTT.
L
Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência levanta questionamentos sobre sua trajetória, denúncias passadas e ausência de propostas estruturais.
L
Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Emenda impositiva já depositada na conta da Prefeitura vai assegurar antibióticos, anestésicos e insumos essenciais, ampliando a segurança dos atendimentos no SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpos de amigos desaparecidos são encontrados em Porto Velho

Corpos de amigos estavam amarrados, carbonizados e dilacerados diz Polícia

Vítimas estavam desaparecidas desde terça-feira; corpos foram localizados em córrego na zona Leste
18
Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Agentes do Departamento de Homicídios localizaram a suspeita no Hospital Ary Pinheiro, em Porto Velho, onde ela atuava como acompanhante no momento da abordagem policial.
14
PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

A corporação realiza o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero nesta sexta-feira com o objetivo de reduzir acidentes graves causados pela embriaguez em rodovias.
L
Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Agentes da Delegacia Especializada em Porto Velho detiveram um homem que abusava de uma criança de nove anos sob o pretexto de manter um relacionamento afetivo com a vítima.
16
Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Terceira fase da operação ocorre em Porto Velho e Candeias do Jamari, com atuação integrada da Polícia Penal e da PM para fortalecer a segurança pública
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Monitoramento por GPS garante rotas de coleta em Porto Velho

Monitoramento por GPS garante rotas de coleta em Porto Velho

A EcoPVH utiliza tecnologia de rastreamento em tempo real para assegurar que os caminhões cumpram integralmente os trajetos e horários planejados em toda a capital.
L
Presidente da OAB reforça avanços em diálogo com o TRT-14

Presidente da OAB reforça avanços em diálogo com o TRT-14

Márcio Nogueira destacou a agilidade na expedição de alvarás após forças-tarefa e tratou de melhorias nas sessões de julgamento e no acesso à Justiça em Rondônia.
L
UNIR autoriza etapa final das obras do Teatro Universitário

UNIR autoriza etapa final das obras do Teatro Universitário

A reitora Marília Pimentel assinou a ordem de serviço para conclusão da estrutura, que recebeu investimentos do Novo PAC e tem inauguração prevista para agosto de 2026.
L
Semana Automotiva movimenta comércio de Porto Velho até sábado (31)

Semana Automotiva movimenta comércio de Porto Velho até sábado (31)

A iniciativa reúne mais de 80 empresas da capital com ofertas exclusivas e palestras técnicas para fortalecer o comércio e impulsionar as vendas no segmento.
L
Campanha Natal Sem Fome arrecada 12 toneladas em Porto Velho

Campanha Natal Sem Fome arrecada 12 toneladas em Porto Velho

O shopping da capital atingiu a meta estabelecida para 2026 e os donativos serão entregues a instituições locais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social.
L

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: CARNES TAURANO LTDA

ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL da LICENÇA DE OPERAÇÃO LO Nº 155817
L
Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

A partir de 2026, micro e pequenas empresas precisam se preparar para novas regras de impostos, com transição gradual até 2033.
L
Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Unidade móvel do Governo Federal inicia atendimentos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com exames e consultas especializadas agendadas pela rede pública.
L
CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

O Conselho Nacional de Justiça ordenou que o órgão superior da Justiça do Trabalho apresente cronograma e estudos orçamentários para implementar o benefício aos servidores.
L
Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Maior bloco carnavalesco da região Norte aposta em mensagem de responsabilidade social no ano eleitoral e reforça campanha de combate à violência contra a mulher.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.