TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

Lenha na fogueira: Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança

Todas as oficinas possuem acessibilidade em libras.

Publicado em 

Aproveite as oficinas do Cuia Contemporânea Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança.


Investigar a percepção estética do movimento e a relação entre corpo e espaço virtual, suas possibilidades de desenhos e percursos propostos pelo artista, ao olhar de quem vê, a vivência dos gestos cotidianos nesse momento atual. Construir um todo e decompor as partes conduzindo o percurso estético desses recortes para o espaço virtual/tela, partindo de algumas provocações.



Inscrições até o dia 07 de março no site https://www.cuiaprod.com/


Você pode inscrever-se em uma ou mais oficinas. Haverá emissão de certificado.


Este projeto foi contemplado no Edital Nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC-PACAÁS NOVOS – Lei Federal 14.017/2020 (LEI ALDIR BLANC).


Graça a impudência de alguns moradores de Porto Velho, que insistem em frequentar os ambientes sem usar máscara, em especial o Espaço Alternativo e Skate Park, além de promoveram festas com a presença de muita gente, também com a maioria sem usar máscara. Que nos finais de semana lotam os balneários com a cara pro tempo.


O sistema de saúde COLAPSOU e não tem previsão de voltar ao normal, ou pelo menos contar com leitos, seja de UTI ou CLÍNICOS em número suficiente para abrigar os infectados pelo coronavírus.


A respeito disso a Fiocruz publicou a seguinte nota:


Fiocruz e especialistas alertam para COLAPSO NACIONAL do sistema de saúde, pelo tanto de festas clandestinas, templos igrejas, ônibus filas de bancos sem máscaras e distanciamento, balneários, shoppings cheios, recordes de contaminações, hospitais superlotados, leitos de UTI's 100% ocupados, vacinações que podem levar anos para atingir imunidade coletiva, agravados com festas de Natal ano novo e carnavais. Eventos culturais como carnaval, arraiais folclores etc. só em 2023 sendo otimista.


Previsão tenebrosa, já que por essa previsão, ainda passaremos o ano de 2022 lutando contra a Covid 19.


O Novo Decreto publicado pelo governo estadual, em nossa visão, ainda está muito brando. Aliás, está mesmo é muito confuso, ninguém sabe realmente quando começa, uns entendem que é a partir desta sexta feira, outros pensavam que era desde ontem e outros acham que é só no sábado, já que aos domingos a maioria dos estabelecimentos comerciais, já fecham.


Até o Chico Holanda líder empresarial do Movimento "PENSAR RONDÔNIA", falou na 'cara' do governador que a maioria dos empresários, pensa que: se é para fechar, que se feche todos os estabelecimentos, inclusive os SUPERMERCADOS.


Essa atitude do empresário líder do Movimento, mostra que está todo mundo, sem saber que medida tomar. O governador não esconde em seu semblante, que está sendo "FORÇADO" a decretar essas novas medidas restritivas.


A Saúde do Estado de Rondônia e em especial a do município de Porto Velho COLAPSOU. E tem mais um detalhe, não é abrindo mais Leitos de UTI'S que vai se resolver o problema. Concordo com o Everton Leoni que vem insistindo que a solução para esse CAOS, é o tratamento PRECOCE.


Em vez do governo está batalhando para conseguir abrir mais leitos de UTI, deveria fazer uma campanha preventiva, distribuindo medicamentos considerados por muitos profissionais médicos, como eficazes, como Ivermectina e Azitromicina entre outros que estão dando certo, por aí.


Agora, a elite da medicina mundial, não acredita na eficácia desses medicamentos na prevenção da COVID 19 e por isso, fazem campanha contra sua administração em nossos pacientes.


O resultado é o COLAPSO no Sistema de Saúde. O Brasil está em COMA.


Para piorar o caso aqui em Porto Velho, praticamente não existe vaga nem no CEMITÉRIO público (Santo Antônio). Caso a licitação que vai possibilitar o estado de contratar GAVETAS FINERÁRIAS nos CEMITÉRIOS PARTGICULARES. Já, já não teremos nem onde enterrar nossos entes queridos.


A medicina popular, ou medicina caseira, há muito tempo cura nossos irmãos "BAREADEIROS". É chá de cidreira, capim santo, mastruz com leite, limão com alho, sumo do Melão Caetano.


Se um dos grandes problemas provocados pela COVID 19 é com a respiração. Nada melhor do que o CHÁ DE MATRUZ COM LEITE, LIMÃO E ALHO. Bate no liquidificador e fica tomando durante o dia, pra ver se não resolve. Há muito tempo nossos avós receitavam esse chá para Tuberculose e sempre deu certo.


Não existe remédio caseiro melhor que o SUMO do MELÃO CAETANO para Malária. O Melão Caetano é Cloroquina pura e por isso deve dar certo no tratamento precoce da Covid 19.


A ciência jamais reconheceu as propriedades dessas plantas, mas, a sabedoria popular recomenda como sendo a solução para vários casos que a medicina tradicional não resolve.


Por ouro lado, nossa população foi praticamente abandonada, quando o governo federal, não providencia a compra de VACINA com antecedência. Agora os Laboratórios Produtores de Vacina não têm como atender de imediato o governo brasileiro.


E assim vamos perdendo pessoas queridas. Perdendo porque transformaram o Coronavirus em MOEDA de CAMPANHA ELEITORAL.


É como diz Boris Casoy:


ISTO É UMA VERGONHA!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Curta “Kika Não Foi Convidada” terá sessão especial em Porto Velho

Curta “Kika Não Foi Convidada” terá sessão especial em Porto Velho

Filme gravado na Vila Candelária aborda amizade, racismo e desigualdade social e será exibido gratuitamente no dia 21 de março.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Rondônia participa de debate nacional sobre cultura

Representantes do estado participam de encontro nacional no Rio Grande do Sul para discutir fortalecimento das políticas culturais e integração entre estados brasileiros.
L
Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Curta Destino da Pele e Beira levam debate sobre racismo, espiritualidade e diversidade a Porto Velho

Exibição dos filmes seguida de roda de conversa acontece em dois espaços da capital e propõe reflexões sobre racismo, intolerância religiosa, misoginia e diversidade na Amazônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Francisca Macedo Fernandes

Familiares e amigos se despedem de Francisca Macedo Fernandes em Porto Velho, com velório na Capela Madeira Mamoré e cortejo previsto para o Recanto da Concessão.
L
Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Rondônia ocupa 23ª posição nacional em índice de prosperidade e impacto sustentável

Estado se destaca no Norte em impacto sustentável, mas ainda enfrenta desafios para consolidar crescimento econômico e social
L
Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Imposto de Renda 2026: Confira as principais mudanças e novidades

Regras para o ano-base 2025 incluem inclusão de nome social, taxação de apostas online (bets) e um inédito sistema de “cashback” para isentos.
L
Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Receita Federal reduz prazo para entrega da declaração do IRPF 2026

Período de envio começa em 23 de março e termina em 29 de maio; programa gerador será liberado para download nesta sexta-feira (20).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe Política Estadual de Saúde Mental em Rondônia

Proposta busca integrar saúde, educação e segurança para fortalecer a prevenção e proteção à vida no estado.
L
Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Fachin defende integridade e ética para magistrados nas vidas pública e privada

Presidente do STF destaca que “ninguém tem uma Constituição para chamar de sua” e reforça a necessidade de autocontenção e prudência nas manifestações judiciais.
L
PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

PGR denuncia Rodrigo Bacellar e TH Joias por obstrução de investigação

Acusação aponta vazamento de informações sigilosas sobre operação contra o Comando Vermelho; desembargador do TRF2 também foi denunciado.
L
Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Dino acaba com a aposentadoria compulsória como punição a juízes

Decisão monocrática do ministro do STF estabelece que infrações graves devem ser punidas com a perda do cargo, aplicando regras da Reforma da Previdência.
L
Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
L
Publicidade

POLÍCIA

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e apreende colete balístico em Porto Velho

Ação conjunta da Força Integrada resulta na prisão de suspeito e apreensão de crack, cocaína e fardamento camuflado.
10
Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Vítimas fatais de acidente em Nova Alvorada do Sul são identificadas

Delegado Valter Guelssi confirma prisão de motorista após colisão entre ônibus da Eucatur e carreta na BR-267.
18
Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Integrante do Comando Vermelho é preso com drogas e colete balístico na zona leste

Jovem de 18 anos, conhecido como “VT”, foi capturado pela FICCO no bairro Mariana após tentativa de fuga por telhados e resistência à prisão.
14
Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Briga em bar termina com homem espancado e dois presos na zona leste de Porto Velho

Vítima foi socorrida inconsciente após agressões no bairro JK; suspeitos foram capturados por testemunhas e pela polícia na Avenida José Amador dos Reis.
14
Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Vítima de 28 anos foi mantida presa por dois dias sob agressões constantes; suspeito já possuía medida protetiva vigente e foi detido nesta segunda-feira.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Retificação da Licença Ambiental: CIMED & CO. S.A.

RETIFICAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L

Requerimento de Outorga: MARCELAINE SANTOS SCHUMANN

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê

Prefeitura de Porto Velho inicia inscrições para competição municipal voltada para atletas a partir de 16 anos em quatro modalidades esportivas.
L
Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Jaru sediará pela primeira vez a fase final dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

Conforme definido no encontro, o município de Jaru receberá, entre os dias 13 e 30 de agosto, as competições de voleibol, vôlei de praia, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa, karatê e jiu-jítsu, dentro da 17ª edição do JIR.
L
Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

Nota de pesar: Nilton Rangel Silva Santos

É com profundo pesar que familiares e amigos anunciam o falecimento de Nilton Rangel Silva Santos, ocorrido em Porto Velho (RO) no dia 16 de março de 2026. Nascido em Caraí (MG), em 29 de agosto de 1964, Nilton deixa um legado de integridade, dedicação e amor ao próximo.
L
Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Jaru promove palestra sobre prevenção de doenças renais

Evento será realizado na unidade de saúde Carlos Chagas e contará com profissionais de saúde e paciente transplantado
L
Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Pais relatam dificuldade para obter documentos escolares em creche de Porto Velho

Responsáveis afirmam que entrega de históricos está condicionada a pagamentos; legislação proíbe retenção
L