SÁBADO, 13/09/2025
Publicidade
SICRED

Governo de Rondônia fortalece atuação para o desenvolvimento de municípios da Região do Café

Na terça-feira (23), o secretário executivo regional, José Moura, esteve em Espigão D’Oeste, onde visitou órgãos do Governo do Estado no município.

Publicado em 

Governo de Rondônia fortalece atuação para o desenvolvimento de municípios da Região do Café - News Rondônia

Seguindo as diretrizes do Governo de Rondônia de buscar a aproximação entre Estado e municípios, visando fortalecer a atuação do Poder Executivo para garantir o desenvolvimento das cidades rondonienses, a Secretaria Executiva Regional em Cacoal planejou uma agenda de visitas aos municípios que fazem parte da Região do Café.

Na terça-feira (23), o secretário executivo regional, José Moura, esteve em Espigão D’Oeste, onde visitou órgãos do Governo do Estado no município. O primeiro local a ser visitado foi a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), onde o secretário se reuniu com o coordenador Adjalma Rocha e parte da equipe da CRE de Espigão.

Governo de Rondônia fortalece atuação para o desenvolvimento de municípios da Região do Café - News Rondônia

O secretário conferiu os investimentos feitos pelo Estado nas 13 escolas estaduais no município, incluindo seis escolas indígenas. Em 2020, quase quatro mil alunos foram matriculados na Rede Estadual de Ensino em Espigão D’Oeste. Além de investimentos em infraestrutura, com reformas e ampliações, as unidades escolares têm recebido uma série de materiais e equipamentos para fortalecer a qualidade do Ensino. No final do ano, laboratórios didáticos, computadores e microcomputadores e diversos outros equipamentos foram entregues pelo Governo de Rondônia às escolas estaduais de Espigão D’Oeste.

Na sequência o secretário regional do Governo esteve na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). Em 2020, o Governo de Rondônia, por meio da Idaron, fortaleceu os investimentos em infraestrutura, com a construção, reforma e ampliação de unidades locais da Agência e de postos de fiscalização, além da revitalização de dois barcos de passageiro, ‘Quero-Quero II e IV’, utilizados em fiscalizações na região de fronteira. Em Espigão D’Oeste foi realizada a manutenção predial da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal, no valor de R$ 29 mil.

A gerente local da Agência, Rosely Gomes Kischener, informou que todo o trabalho de defesa sanitária vegetal e animal é feita com muito afinco pela equipe e que neste período de pandemia o atendimento tem sido de forma remota, por meio de telefone e aplicativo de mensagens.

José Moura esteve também na Ciretran de Espigão D’Oeste, que em 2020 emitiu 3.882 Certificados de Registro de Veículos (CRV), entre emplacamento e transferência. “No ano passado foram emitidas e renovadas 12.619 Carteiras Nacionais de Trânsito (CNH). Desse total estão inclusas as CNHs que são transferidas de outros Estados para Rondônia”, explicou a chefe da Ciretran, Emanuelle Veras Ramos Klein.

Já no quartel da Polícia Militar, o secretário esteve com o comandante da companhia, tenente Pasoline, que falou um pouco sobre as ações da PM no município e região. Hoje Espigão D’Oeste conta com 21 câmeras de videomonitoramento e é destaque em todo o Estado com o projeto Polícia Mirim.

Por fim, o secretário José Moura, esteve no escritório local da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), que na última semana, a unidade local recebeu veículo novo para fortalecer as ações de atendimento aos produtores rurais. Vale ressaltar que em todo o Estado, 19 veículos utilitários foram entregues pelo Governo de Rondônia, no dia 15 de fevereiro à Emater. Os veículos garantirão aos escritórios regionais e locais da autarquia maior mobilidade nos serviços que prestam à agricultura familiar em Rondônia.

A gerente local da Emater, Cristiane Abdi Mundim, informou que atualmente a Emater em Espigão D’Oeste presta assistência para mais de 160 produtores rurais, ofertando um atendimento de qualidade e que tem sido elogiado pelos produtores.

“Saímos de Espigão D’Oeste bastante contentes, pois pudemos perceber a satisfação dos servidores, em relação ao Governo de Rondônia, que tem suprido as demandas junto aos órgãos do Estado. É um pedido direto do governador Marcos Rocha para que nós, enquanto representantes do Governo, nos mantenhamos próximos aos órgãos estaduais em todos os municípios da nossa região. Muitas demandas já foram e estão sendo executadas e estamos aqui para trabalhar ainda mais para que todos os anseios e necessidades sejam atendidos”, finalizou o secretário regional do Governo, José Moura.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Centro Cultural Sesc Rondônia é inaugurado e marca novo capítulo para a arte no estado

Centro Cultural Sesc Rondônia é inaugurado e marca novo capítulo para a arte no estado

Com música, exposições, gastronomia e múltiplas expressões artísticas, o espaço se consolida como referência para fortalecer a identidade cultural rondoniense.
L
Governo de Rondônia lança edital para reconhecimento cultural de povos tradicionais

Governo de Rondônia lança edital para reconhecimento cultural de povos tradicionais

Premiação PNAB “Guardiões dos Saberes” valoriza indígenas, quilombolas e comunidades de matriz africana, fomentando diversidade cultural.
L

Fim de semana de cinema imperdível em Porto Velho | Grandes estreias e clássicos na telona!

Cine Araújo traz Demon Slayer, Invocação do Mal 4, comédias nacionais e o retorno de Toy Story para animar o público e garantir diversão com sorteio de ingressos no News Rondônia.
L
Festa às Nações leva cultura e gastronomia internacional a Porto Velho

Festa às Nações leva cultura e gastronomia internacional a Porto Velho

Evento no Parque da Cidade reúne tradições de 12 países e da cultura ribeirinha, com caráter beneficente e entrada gratuita.
L
Festival Estudantil Rondoniense encerra 10ª edição com valorização da arte e cultura escolar

Festival Estudantil Rondoniense encerra 10ª edição com valorização da arte e cultura escolar

10ª edição do FERA reuniu estudantes de todo o estado, incentivando protagonismo juvenil e expressões artísticas da região Norte.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Hidroponia Porto Verde com Fernando Veneiro

Programa Momento Agro | Sábado, 13, às 11h, uma conversa prática e objetiva com o empresário Fernando Veneiro sobre cultivo hidropônico, inovação no campo e produção sustentável
L
Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Daniel Almeida Silva

Empreendedor e “viciado em pipa”, Daniel Almeida Silva comanda a Daniel Pipas PVH e vive o universo das linhas, rabiolas e ventos desde cedo. No Povoado Nerd, vamos falar de paixão, técnica, mercado e segurança, do hobby que virou empresa e comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Ação deflagrada pelo Departamento Antidrogas da Polícia Civil prendeu um foragido e apreendeu diversas porções de entorpecentes no município.
12
Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Uma mulher perdeu o controle de sua moto e caiu após evitar colisão com outro veículo, recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Homem fica ferido em acidente na zona rural de Theobroma

Homem fica ferido em acidente na zona rural de Theobroma

Um homem sofreu lesões graves, incluindo suspeita de fratura, após um acidente na Linha 605, sendo resgatado e levado para o hospital.
14
Homem é preso por tentar matar enteado em RO

Homem é preso por tentar matar enteado em RO

Acusado agrediu a esposa e pisoteou a cabeça de seu filho de 3 anos, que está em estado grave após sofrer traumatismo craniano.
16
Ciclista fica ferido após ataque de cão em Jaru

Ciclista fica ferido após ataque de cão em Jaru

Homem foi mordido por uma cadela enquanto pedalava em via pública e a dona do animal foi localizada pela Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Sepog representou o estado no 35º Fórum Regional, que debateu gestão pública, parcerias com a União e uso de tecnologias na administração.
L
Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Iniciativa beneficiou formandos dos cursos de costura e confecção, com investimento de R$ 63,6 mil para incentivar empreendedorismo e renda.
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Unidade realizou 1.817 cirurgias complexas entre janeiro e agosto, reforçando sua importância como referência em urgência e emergência em Rondônia.
L
Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

DER-RO executa roçagem mecanizada em 66 km da rodovia, beneficiando motoristas, produtores e moradores da região.
L
Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Acordo prevê integração de forças policiais, compartilhamento de dados e operações conjuntas para combater tráfico e facções criminosas.
L
Nota de falecimento: José Martins

Nota de falecimento: José Martins

O cortejo sairá às 08h00 do dia 14/09/2025, rumo ao Cemitério Santo Antônio.
L
Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Alunos são capacitados em oficina gratuita de fotografia criativa em Vilhena

Projeto ofereceu aulas práticas e teóricas para jovens de bairros periféricos, com bolsa de incentivo.
L

Requerimento da Licença Ambiental: EDUARDO MARQUEZ MOURA MONTEIRO DE BARROS

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L

Recebimento da Licença Ambiental: JOTA ALVES COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 225 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.