SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

PESQUISAS COM TATU GIGANTE NO MUSEU DA MEMÓRIA PROJETAM RONDÔNIA NO CENÁRIO DOS FÓSSEIS BRASILEIROS

Dois pesquisadores doutorandos em Ciências Naturais, Thais Matos Pereira Ferreira (UFRS) e Thomaz Pinotti (UFMG) conheceram em Porto Velho o crânio de um tatu gigante

Publicado em 

Dois pesquisadores doutorandos em Ciências Naturais, Thais Matos Pereira Ferreira (UFRS) e Thomaz Pinotti (UFMG) conheceram em Porto Velho o crânio de um tatu gigante com idade avaliada em presumíveis 40 mil anos, o primeiro catalogado pelo Museu da Memória Rondoniense (Mero).

“Foi o primeiro fóssil, o especial Mero 001, único exemplar da espécie, designado por Holmesina rondoniensis”, disse na quarta-feira (18) a diretora da instituição, paleontóloga Ednair Nascimento.

O fóssil do tatu permitiu estudá-lo com detalhes: ele tinha aproximadamente três metros de comprimento.

A maior parte dos fósseis encontrados e que chegaram ao Mero é formada por ossos longos [fêmur, por exemplo], crânios e dentes, os que mais chamaram a atenção dos garimpeiros em atividade ao longo do Rio Madeira nos anos 1980. Há também alguns fragmentos de costelas de mamíferos.

Mestre em genética, aluno de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais, Thomaz Pinotti trabalha atualmente com a interface genética e arqueologia. Vive a maior parte do ano em Copenhague, capital da Dinamarca, onde estuda no Museu de Ciências Naturais.

“No momento visito o Brasil e toda a América do Sul, conhecendo coleções para ver a possibilidade de fazer estudos e analisá-los com colaboradores locais da Unir, do Museu da Memória, e outros pesquisadores que trabalham com a arqueologia de Rondônia na USP”, disse.

Anteriormente, Thomaz esteve em Manaus, e pela primeira vez que vem a Porto Velho. Acostumado com a Mata Atlântica, surpreendeu-se com a Floresta Amazônica. Acostumado a visitar várias instituições brasileiras, ele elogiou as coleções do Mero: “Elas estão incrivelmente bem acondicionadas em caixas, a reserva técnica é respeitosa, um recurso finito insubstituível por se tratar de material arqueológico”.

Thomaz disse que a preservação dos fósseis é boa, apesar de serem encontrados na Amazônia onde, segundo observou, o solo é ácido, quente e úmido. “O estudo é único nesta parte da Amazônia, não sabemos como serão, mas esperamos por resultados positivos”, disse.

Pesquisadora Thaís mede parte do crânio do tatu doado ao museu por um garimpeiro

REVISÃO TAXONÔMICA

A doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do Museu de Ciências Naturais de Porto Alegre, Thaís Ferreira, viajou a Rondônia para prosseguir seus estudos a respeito de tatus primitivos de várias regiões do Brasil.

“Pretendo melhor elucidar estes estudos, e considero importante a idade dos fósseis”, ela disse.

A coleção do Mero atualmente está avaliada entre 40 mil e 45 mil anos, raridades na Amazônia Ocidental Brasileira.

“O estudo do pampaterídeo descoberto no estado de Rondônia visa compor uma revisão taxonômica* dos tatus gigantes ocorridos no Brasil e desenvolver uma hipótese evolutiva para o grupo dentre os mamíferos”, disse por telefone a pesquisadora.

Conforme explicou, esse estudo inclui a análise da tomografia craniana do fóssil, possibilitando o entendimento das cavidades internas do crânio a partir do preenchimento digital da caixa craniana.

“A pesquisa evidencia a importância de Rondônia para o estudo da fauna fóssil brasileira e para o desenvolvimento da pesquisa paleontológica em âmbitos nacional e internacional”, acrescentou Thaís Ferreira.

Thomaz Pinotti também vê assim, afirmando que Rondônia é uma das mais importantes regiões para a compreensão da arqueologia brasileira.”Possivelmente, ela seja a chave para entender a  expansão das populações tupi-guaranis, muito representativas no continente, cuja origem seria aqui nos rios Madeira e Guaporé, de onde se espalharam por toda a costa brasileira, na Bolívia, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai”.

Thomaz Pizotti e Ednair Nascimento: pela valorização da pesquisa

“Tudo o que for estudado pelos colaboradores será compartilhado tanto em uso interno do museu, como para outras pesquisadores”, ressaltou.  Thomaz também se disse empolgado com o material do peixe-boi recentemente divulgado. “É um tesouro que aqui está; com mais estudos e pesquisas, esperamos desvendá-lo”, observou.

Defendeu a necessidade de investimentos para melhorar o Mero, e também a participação de indígenas junto com pesquisadores. “É a visão de dentro, a opinião deles, muito importante para nós. Uma nação soberana necessita da ciência e da tecnologia, precisa de estudos sobre si mesma”, afirmou.

De 2018 para cá, outros seis pesquisadores de diferentes instituições da Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Sergipe também  visitaram o Mero para conhecer e também estudar o acervo paleontológico.

DOS GARIMPOS DO MADEIRA

Em junho de 2018, a diretora Ednair Nascimento lembrava que, mesmo com o fim do garimpo de Araras demoraria um tempo a recuperação plena da flora de fundo e dos peixes daquela região. “São espécies que sofreram efeitos teratogênicos [anomalias e malformações ligadas a uma perturbação do desenvolvimento embrionário ou fetal], ou mutagênicos [que pode causar mutação]”.

Das cavas dos garimpos de Araras [margem direita do rio Madeira, no Km 40 da BR-425, em Nova Mamoré] e Periquitos, o desmonte feito com bomba hidráulica possibilitou o recolhimento da maior parte do atual acervo organizado pelo Mero.

O Mero fica no primeiro andar do Palácio Presidente Vargas. antiga sede do governo estadual.

*  Taxonomia é a disciplina biológica que define os grupos de organismos biológicos com base em características comuns e dá nomes a esses grupos. Para cada grupo é dada uma nota. Os grupos podem ser agregados para formar um supergrupo de maior pontuação, criando uma classificação hierárquica.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Curta “Mucura” é selecionado para festival em Portugal

Curta “Mucura” é selecionado para festival em Portugal

Filme incentivado pelo Governo de Rondônia participará do Fantasporto, um dos principais festivais internacionais de cinema fantástico.
L
Pôr do Sol Musical: cultura no Madeira-Mamoré

Pôr do Sol Musical: cultura no Madeira-Mamoré

Evento gratuito movimenta o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com música ao vivo e recreação para famílias em Porto Velho.
L
Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

1ª edição teve marchinhas, concurso de fantasia e participação de comerciantes locais.
L
Edital “Cultura e Criatividade” abre inscrições em RO

Edital “Cultura e Criatividade” abre inscrições em RO

Governo de Rondônia recebe, até 4 de março de 2026, propostas para 56 projetos artístico-culturais por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
L
O Agente Secreto: vitória histórica no Spirit Awards

O Agente Secreto: vitória histórica no Spirit Awards

Filme de Kleber Mendonça Filho conquista prêmio internacional inédito, reforça o cinema brasileiro independente e celebra novos criadores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gazin Porto Velho avança à 3ª fase da Copa do Brasil nos pênaltis

Após 1 a 1 no tempo normal no Dutrinha, em Cuiabá, goleiro Digão defende três cobranças e coloca o Porto Velho na 3ª fase da Copa do Brasil.
L
OAB da Medicina é aprovada em comissão do Senado e projeto segue para Câmara

OAB da Medicina é aprovada em comissão do Senado e projeto segue para Câmara

Projeto de lei estabelece prova nacional obrigatória como pré-requisito para o registro profissional no CRM; texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
SUS implementa tecnologia de sequenciamento de DNA para diagnosticar doenças raras

SUS implementa tecnologia de sequenciamento de DNA para diagnosticar doenças raras

Nova plataforma deve atender 20 mil pessoas por ano e reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico de sete anos para apenas seis meses em todo o país.
L
TSE aprova regras para as eleições de outubro de 2026

TSE aprova regras para as eleições de outubro de 2026

Novas resoluções garantem recursos para proteção contra violência política de gênero e transporte gratuito para eleitores com deficiência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes do Proampe

Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes do Proampe

Sessão solene na Assembleia Legislativa homenageou agentes de crédito do Proampe e destacou o impacto do microcrédito no fortalecimento do empreendedorismo em Rondônia.
L
Governo Federal prioriza resgate e ajuda humanitária na Zona da Mata

Governo Federal prioriza resgate e ajuda humanitária na Zona da Mata

Ministro Waldez Góes destaca ações de salvamento em Juiz de Fora e Ubá após enchentes históricas; governo libera R$ 3,4 milhões para assistência imediata.
L
STF e Congresso articulam transição para fim dos penduricalhos

STF e Congresso articulam transição para fim dos penduricalhos

Ministro Edson Fachin solicita nomes para comissão que definirá regras para verbas extrateto; julgamento decisivo está marcado para 25 de março.
L
Lula recebe líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Planalto

Lula recebe líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Planalto

Encontro com autoridades apostólicas dos EUA tratou de liberdade religiosa e apoio humanitário para vítimas das chuvas em Minas Gerais.
L
Base governista pede a Alcolumbre anulação de votação na CPMI do INSS

Base governista pede a Alcolumbre anulação de votação na CPMI do INSS

Parlamentares acusam o presidente da comissão, Carlos Viana, de fraude na contagem de votos; sessão aprovou quebra de sigilos de Fábio Luís Lula da Silva.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia fecha ponto de tráfico e apreende 1 kg de cocaína no bairro JK

Polícia fecha ponto de tráfico e apreende 1 kg de cocaína no bairro JK

Operação integrada em Ji-Paraná utilizou cães farejadores para localizar entorpecentes; criminosos usavam máquinas de cartão para facilitar venda.
10
Polícia apreende eletrônicos e ferramentas de origem duvidosa em RO

Polícia apreende eletrônicos e ferramentas de origem duvidosa em RO

Suspeito fugiu pulando muros ao notar a chegada da viatura; no imóvel, foram encontrados itens como ar-condicionado e ferramentas profissionais.
16
Colisão entre caminhonete e motoneta deixa mulher ferida em RO

Colisão entre caminhonete e motoneta deixa mulher ferida em RO

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Fortaleza com a Rua Capibaribe nesta quinta-feira; vítima foi socorrida com dores no joelho.
14
Morador de Rolim de Moura morre em Cacoal após quadro grave de hemorragia

Morador de Rolim de Moura morre em Cacoal após quadro grave de hemorragia

Paulo dos Santos Pinto, de 45 anos, estava internado desde terça-feira; direção da UPA chegou a fazer apelo público para localizar familiares.
18
Motociclista fica ferido após colisão com carreta em RO

Motociclista fica ferido após colisão com carreta em RO

Acidente ocorreu na Avenida 25 de Agosto, próximo ao Parque de Exposições; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com ferimento na cabeça.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MAQUINA PERSCH LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE GRANDE PORTE 
L

Requerimento da Licença e Outorga: ALVARO PATRIK CORTEZE SOARES

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Amazônia Viva: Conab e BNDES capacitam comunidades

Amazônia Viva: Conab e BNDES capacitam comunidades

Oficina virtual orienta povos tradicionais e agricultores familiares sobre edital do Amazônia Viva, que destina R$ 80 milhões a projetos sustentáveis na Amazônia Legal.
L
Resident Evil Requiem: Confira a senha de todos os cofres do jogo

Resident Evil Requiem: Confira a senha de todos os cofres do jogo

O guia completo revela todas as combinações dos cofres de Resident Evil Requiem, permitindo que jogadores avancem na campanha sem interrupções e aproveitem itens essenciais.
L
Ladrão confessa furto de moto e culpa embriaguez pelo crime em RO

Ladrão confessa furto de moto e culpa embriaguez pelo crime em RO

Suspeito foi identificado por sargento da PM através das roupas utilizadas durante o furto; veículo foi recuperado e outras duas pessoas foram presas.
10
Polo Track 2025 Manual Com Economia e Modernidade na Zé Veículos

Polo Track 2025 Manual Com Economia e Modernidade na Zé Veículos

Hatch versátil e eficiente, ideal para quem busca praticidade, conforto e baixo consumo no dia a dia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.