SÁBADO, 22/11/2025

Em destaque

SEJUS, TRIBUNAL DE JUSTIÇA E ENTIDADES ESTREITAM LAÇOS PARA AUMENTAR A CIRCULAÇÃO DE LIVROS EM PRESÍDIOS DE RONDÔNIA

No telão, o escritor Menalton Braff explica que detentos formam o grupo de maior compreensão de um de seus romances

Publicado em 

Porto Velho e outros 2,3 mil inscritos em todo o território nacional integraram-se, quarta e quinta-feira (6) à Jornada de Leitura no Cárcere, em teleconferência feita pelo jornalista e escritor Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro.

A primeira edição desse evento teve a participação de juízes de direito, entidades de apoio a detentos, entre outras pessoas, no auditório do Núcleo Psicossocial do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, no 3º andar do Fórum Geral Desembargador César Montenegro, em Porto Velho.

O evento é organizado pelo Programa Justiça Presente*, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A primeira experiência no gênero aconteceu três décadas atrás, quando a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) criou o programa Asas de papel.

Sejus, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Vara de Execuções Penais (VEP) já são parceiros da remição da pena leitura em três unidades prisionais de Porto Velho.

Após o evento, a coordenadora estadual do programa, Arine Caçador Martins, Luciano Ribeiro, também integrante desse programa, e Fábio Recalde, da Reinserção Social da Sejus, reuniram-se para iniciar o movimento que deverá fortalecer novas parcerias para garantir a leitura em outras unidades prisionais.

Bibliotecas já funcionam na Casa de Detenção de Ariquemes, Penitenciária Regional de Ji-Paraná, Penitenciária Regional de Rolim de Moura, Colônia Agrícola/Presídio Feminino de Vilhena e Penitenciária Feminina em Porto Velho.

Uma comissão de avaliação da Sejus, formada por pedagogos, analisa as resenhas de livros. Há cuidado na execução desse trabalho, informou a Sejus ao juiz Sérgio William Domingues Teixeira, que foi executor da VEP. Eles debateram a ocorrência de resenhas plagiadas. Uma professora informou que digitalizou em pastas alguns casos. Mesmo assim, o índice de leitura e de resenhas tem crescido. Nos primeiros três meses de 2018, apenas nos presídios Aruana e Vale do Guaporé, mais de 100 resenhas foram corrigidas.

A leitura é um trabalho intelectual equiparada – para os fins do artigo 126 da Lei 7.210/84 – ao estudo, assinala a portaria nº 004/2015, assinada pelo então juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedor Permanente dos Presídios da Comarca de Porto Velho, Renato Bonifácio de Melo Dias.

Os presos conseguem diminuir quatro dias da pena para cada livro que leem. Além da leitura, eles precisam fazer uma resenha, avaliada em seguida pela equipe.

“A leitura proporciona o conhecimento do mundo e, acima de tudo, é o conhecimento de si mesmo”, disse o escritor gaúcho Menalton Braff

Na palestra Porque a leitura pode ressignificar a trajetória de vida das pessoas, ele afirmou: “Expandir esse conhecimento evita à pessoa não cair em emboscadas que se apresentam a cada momento”.

Em quatro visitas à Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) em São Paulo, o escritor demonstrou que neles, além do prazer estético causado aos detentos, a leitura é ideal para a remição da pena. “O leitor está sempre em vantagem ao não leitor, e sempre terá maior compreensão do mundo”, assinalou.

“No Centro de Ressocialização de Araraquara (SP), admirei-me com a compreensão de minha obra por seres humanos que erraram, sofrem, mas têm projetos de vida; eles detectaram sutilezas e me fizeram muitas perguntas a respeito do meu romance Que enchente me carrega?”, disse.

Braff, que mora em Serrana (região de Ribeirão Preto), ganhou o Prêmio Jabuti 2000. Esse livro narra o processo de decadência social e mental do sapateiro Firmino ao constatar que seus produtos artesanais perderam espaço para os calçados fabricados pelas indústrias. Era o que ele sabia fazer antes de ser vencido pela tecnologia.

As sete últimas páginas do livro não têm pontuação, como forma de o autor mostrar que Firmino perdeu a razão. A técnica ficou conhecida na literatura mundial no trecho final de “Ulisses”, do escritor irlandês James Joyce (1882-1941).

“Depois que li, constatei que eram clássicos, asas verdadeiras que me ajudaram a sair da prisão”, disse o advogado Gregório Andrade, egresso do Sistema Penitenciário de Minas Gerais. Entre outros, ele leu Ariano Suassuna, Cora Coralina e Dostoiévski.

O estudante de direito em Ribeirão Preto, Carlos Andrade, também egresso, falou a respeito do poder transformador dos livros. “Carrasco de goleiros (de Luiz Puntel) me abriu a porta para os próximos, fui aprendendo não apenas a ler, mas a entender, e assim busquei estudar e aprendi”.

“Se não tivesse esse start naquele ambiente, jamais teria essa oportunidade”, diz satisfeito. Ocupou a vaga de monitor de educação no presídio onde cumpria pena por tráfico de drogas e assalto, fez cursos profissionalizantes e graduou-se depois em pedagogia, com três notas dez. Acordava todo dia às 5h, foi mototaxista e pagou a Faculdade.

Antes dessa conquista, Carlos Andrade foi alvo de zombarias e piadinhas de outros detentos, que até então o viam como típico jovem no crime que se sentia bem em ser reconhecido e admirado como chefe de ponto de tráfico.

Leu obras de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Fernando Sabino, Jorge Amado e Machado de Assis, entre outros.

“Descobri um novo mundo, involuntariamente os livros mudaram minhas palavras, postura corporal e com o tempo os colegas de cela se surpreenderam com o meu vocabulário e me aceitaram: “você está falando mais difícil, me diziam”.

Quando leu Helena (Machado de Assis), do qual analisava página por página por considerá-lo um romance instigante, ele e outro colega despertaram os demais. Perceberam, então, que a leitura também lhes interessava, porque mudava para melhor a rotina prisional.

Entre outros, participaram da Jornada: o juiz Sérgio William Domingues Teixeira, do TJ; a juíza Kerley Regina Ferreira de Arruda, da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema); juiz Flávio Henrique de Melo, auxiliar da VEP; dirigentes da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda) e o coordenador de Bibliotecononomia da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor Marcos Leandro Hübner.

*O programa é uma parceria inédita com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que coloca o Judiciário como protagonista no enfrentamento do estado de coisas inconstitucional apontado pelo Supremo Tribunal Federal em 2015 (ADPF nº 347/DF). Resulta, ainda, do engajamento do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério de Justiça e Segurança Pública, que realizou um aporte financeiro para estratégias que abordam as causas do problema de forma sistêmica, buscando resultados visíveis em curto e médio prazo. Principais diferenciais: preocupação com todo o ciclo penal; consolidação de experiências anteriores exitosas do CNJ; e o desenho de intervenções customizadas à realidade de cada estado, construídas em estreita colaboração com os atores locais para garantir a efetividade e sustentabilidade das soluções.

 

Montezuma Cruz

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sinara Rúbia diz ser “pantera negra do meu tempo”

Sinara Rúbia diz ser “pantera negra do meu tempo”

Gestora do Muhcab relata trajetória, ativismo e criação da performance Panteras Negras no Rio de Janeiro.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L
Curta-metragem Ela Mora Logo Ali representa Rondônia em eventos da Amazônia e na COP30

Curta-metragem Ela Mora Logo Ali representa Rondônia em eventos da Amazônia e na COP30

Produção selecionada para a Mostra Pachamama e para a Ecoa+Fiinsa reforça a relevância do curta-metragem Ela Mora Logo Ali e o impacto das políticas culturais de Rondônia.
L
Shows movimentam os quatro dias da Agrotec 2025

Shows movimentam os quatro dias da Agrotec 2025

Confira os artistas que irão se apresentar.
L
Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Produção rondoniense “Há Sinais”, dirigida por Édier William e produzida por Chicão Santos, será exibida no dia 27 de novembro no Tapiri, com entrada gratuita.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Racks Yang fala sobre sua trajetória artística e o álbum Protagonista

Seu segundo álbum de estúdio: “PROTAGONISTA”.
L

Eleições 2026: “Quero transformar Rondônia como transformei Cacoal”, diz Adaílton Fúria

Em conversa com o News Rondônia, o prefeito Adaílton Fúria detalha por que decidiu disputar espaço na política estadual em 2026, apontando responsabilidade geracional, críticas ao abandono do estado e resultados que afirma ter alcançado em Cacoal.
L
Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Saúde de Bolsonaro motiva pedido de prisão domiciliar ao STF

Advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro solicitam ao ministro Alexandre de Moraes prisão domiciliar alegando doenças permanentes e necessidade de acompanhamento médico intenso.
L

Encerramento da COP30: “Mas que não! Que sim!”

A COP30 terminou misturando orgulho paraense, debates climáticos, preços polêmicos, um incêndio na área diplomática e muita expectativa sobre o futuro da Amazônia.
L

Fogo na “Blue Zone” causou apreensão em membros da organização Kanindé presentes na COP30

Neide Cardozo relatou o incidente nas suas redes sociais. Apesar do susto, minguem se feriu
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Ieda Chaves acompanha inauguração da Procuradoria da Mulher em Candeias do Jamari

Novo órgão atuará na proteção e na promoção de políticas voltadas às mulheres do município.
L
Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

Prisão de Ramagem é decretada por Moraes após deputado ser flagrado em Miami

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão do deputado federal Alexandre Ramagem após a confirmação de que ele deixou o país, violando uma proibição judicial, enquanto recorre de sua condenação na trama golpista.
L
Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Advogado-Geral da União foi escolhido para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Investimento destinado por Cássio Gois atende demanda antiga da comunidade.
L
Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Emenda já reforça infraestrutura rural e garante avanço para famílias agricultoras.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Casal é preso com drogas e material de tráfico no bairro Parque Amazônia

Homem de 41 anos e mulher de 18 foram detidos em uma residência na Zona Leste de Porto Velho, após denúncias de tráfico de drogas na região.
12

Madrasta mata enteada de 7 anos enforcada com cinto no DF; menina tinha medo de voltar para casa

A criança não queria retornar à casa do pai, e a polícia investiga se o ciúme da madrasta foi a motivação para o brutal homicídio qualificado.
16
Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Homem atacado com pauladas na cabeça morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Mateus foi visto sendo perseguido pelo suspeito, depois agredido com vários golpes na cabeça, onde foi socorrido desacordo em estado grave.
18
Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

VÍDEO: Policiais militares salvam cinco pessoas após grave acidente na BR-364 em RO

De acordo com testemunhas, um carro modelo Peugeot com os cinco ocupantes que estava parado no “Pare e Siga”, foi atingido na traseira por um caminhão e depois prensado contra uma carreta que estava a frente, deixando todas as vítimas presas às ferragens.
16
Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

Mulher é presa levando drogas no órgão genital para o marido no presídio 470

A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escolas municipais de Jaru realizam ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Escolas municipais de Jaru realizam ações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Além deste cronograma de atividades, outras escolas do município também fazem ações sobre a temática afro-brasileira ao longo da próxima semana, ampliando o alcance das ações alusivas ao mês da Consciência Negra.
L
COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

COP30: Fundo Amazônia investe R$ 123,6 milhões em projetos de restauração indígena

Dezenove projetos foram selecionados no programa Restaura Amazônia e irão recuperar 3,3 mil hectares e plantar 5,7 milhões de árvores em 26 terras indígenas em sete estados da Amazônia.
L

PAPUS – O Mago Alquimista: Ciência, Medicina e Ocultismo na França do Século XIX

Durante a Primeira Guerra Mundial, Papus serviu como médico militar, atendendo feridos nas linhas de frente, o que acabou por agravar sua saúde.
L
APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

A iniciativa integra o esforço das entidades para reorganizar o setor leiteiro diante da queda da produção, da perda de competitividade e dos desafios enfrentados por pequenos, médios e grandes produtores em todo o estado.
L
Tarifaço dos EUA afeta 22% das exportações brasileiras, diz Alckmin

Tarifaço dos EUA afeta 22% das exportações brasileiras, diz Alckmin

O presidente em exercício e ministro Geraldo Alckmin confirma que a negociação bilateral com a Casa Branca resultou na isenção de 238 produtos, mas o tarifaço segue impactando US$ 15,1 bilhões em bens brasileiros.
L
Diplomatas indígenas relatam aprendizados em negociações climáticas na COP30

Diplomatas indígenas relatam aprendizados em negociações climáticas na COP30

Programa Kuntari Katu preparou 30 jovens líderes de todo o Brasil para atuar diretamente nas complexas decisões internacionais em Belém, garantindo que a pauta dos povos originários chegue à mesa de negociação da COP30.
L
Restituição do IRPF beneficia milhares de brasileiros e estimula a economia

Restituição do IRPF beneficia milhares de brasileiros e estimula a economia

No estado de Rondônia, o valor total de R$ 4.372.991,02 será distribuído entre 1.620 contribuintes
L
Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

Sicredi é reconhecido entre as instituições que melhor se relacionam com startups no Ranking 100 Open Startups 2025

Premiação chancela o sucesso das ações realizadas em práticas de inovação aberta.
L

Requerimento da Outorga: VALDECI HENKERT

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para médico veterinário; inscrições vão até a próxima terça-feira (25)

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo para médico veterinário; inscrições vão até a próxima terça-feira (25)

As inscrições ficam abertas até as 23h59min da próxima terça-feira (25), e devem ser feitas virtualmente, no endereço eletrônico disponibilizado no edital. Não há possibilidade de prorrogação do prazo.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.