SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

AS 13 BANDEIRAS DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL PARA O POVO BRASILEIRO

Pode parecer exagero a todo aquele que não teve a oportunidade de conhecer a história e sua representação nos 12 pavilhões que representaram o Brasil antes da atual Bandeira Nacional

Publicado em 

AS 13 BANDEIRAS DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL PARA O POVO BRASILEIRO - News Rondônia

Símbolo máximo da nação, orgulho de seu povo, e marca de sua representação perante todo o mundo, na diplomacia e em todas relações, a Bandeira do Brasil é uma flâmula distinta, original e admirada onde quer que tremule, de beleza e representação histórica sem igual em todo planeta.

Pode parecer exagero a todo aquele que não teve a oportunidade de conhecer a história e sua representação nos 12 pavilhões que representaram o Brasil antes da atual Bandeira Nacional, que foi concebida e criada por Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Villares e apresentada em 19 de novembro 1889, pelo Decreto nº 4, quatro dias após a Proclamação da República, comandada pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca e seus liderados do Exército.

AS 13 BANDEIRAS DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL PARA O POVO BRASILEIRO - News Rondônia

Também sem qualquer exagero, importa destacar que a admiração do mundo, e principalmente do povo brasileiro pela Bandeira do Brasil está no seu simbolismo, capaz de apresentar em seus traços, sua história, suas conquistas, sua cultura tão diversa, sua riqueza e o universo de sua dimensão territorial, com suas marcas e caraterísticas, bem destacadas em suas cores e signos, num desenho genial que reúne o conjunto da diversidade da nação, sua extensão, geografia, riquezas, recursos naturais, fauna, flora, e principalmente a marca de um povo amoroso e destemido que resume sua vida com “Ordem e Progresso”, uma frase, uma assertiva da Bandeira Nacional que representa bem uma busca sem fim do sentimento coletivo do povo brasileiro.

AS 13 BANDEIRAS DO BRASIL

Em novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira, como a Proclamação da República, que todos os brasileiros de Rondônia possam refletir sobre esses dois eventos, tão marcantes e importantes na história do Brasil, e sua relação com o Estado de Rondônia e com a própria Amazônia, num momento em que todos foram tocados no que há de mais sagrado como cidadão, no sentimento de brasilidade, de patriotismo, de amor, como quem neste rincão mantem viva a sentinela em suas fronteiras, na guarda de sua soberania.

Conhecendo a história, a população se situa neste universo e passa a ter uma noção mais ampla de seu papel como agente da sociedade e da reverência que deve ter para com aqueles que trilharam o País, pra desbravar ou tombar em sua defesa. Em toda essa odisseia um símbolo guiou, encorajou e confortou esses brasileiros, a Bandeira Nacional.

Por isso cada uma das 12 bandeiras que foram símbolo máximo do Brasil antes da atual Bandeira Nacional, também merecem ser conhecidas, e de preferência estudadas em seus aspectos históricos, eis que são capazes de revelar, inclusive, aspectos essenciais da formação da cultura do povo brasileiro.

Destaque-se que dessas 12 bandeiras apenas três foram criadas após a independência do Brasil, já as anteriores eram bandeiras portuguesas, que foram utilizadas no Brasil da época de Pedro Álvares Cabral até 1822.

BANDEIRA IMPERIAL DO BRASIL (1822 a 1889)

Com o novo Brasil que nascia com o grito de sua independência de Portugal, houve a necessidade do País ter sua própria bandeira. Desde então, esta passou a ter elementos que até hoje estão presentes na Bandeira do Brasil, como as cores verde e amarela, e as estrelas. O principal destaque desta bandeira foi substituição da estampa do emblema da Coroa Real (Portuguesa) pela Coroa do Império, com a ascensão de Dom Pedro I como Imperador do Brasil.

Por fim, a Bandeira da República (1889 até hoje), a Bandeira Nacional, que disputou também por cinco dias com a Bandeira Provisória da República (15 a 19 de novembro de 1889), conforme pesquisas publicadas no Site Hiper Cultura, sofreu uma pequena mudança além da composição e expressão, tendo a coroa imperial sendo substituída pelo círculo azul, com a inscrição “Ordem e Progresso”, um lema positivista do filósofo francês Auguste Comte, de amplo significado.

AS 12 PRIMEIRAS BANDEIRAS

Importa esclarecer, por oportuno que é, que todas as bandeiras que simbolizaram o Brasil até o advento da Proclamação da República eram portuguesas e foram utilizadas no País desde Pedro Álvares Cabral até 1822, marcando e simbolizando períodos distintos da vida da nova nação que estaria por vir.

AMÉRICA PORTUGUESA (1500 A 1816)

Deste conjunto de flâmulas que tremulou nos mastros das terras brasileiras, a primeira foi a bandeira “América Portuguesa” (1500 a 1816), época em que o território brasileiro era apenas parte da América Portuguesa e não possuía uma bandeira própria. E assim, por tradição, Portugal hasteava a bandeira do reino em todos os territórios pertencentes à sua Coroa.

ORDEM DE CRISTO (1319 A 1651)

A partir deste período veio a bandeira da “Ordem de Cristo” (1319 a 1651), que foi uma associação (entidade) que patrocinou as grandes navegações portuguesas, e sua bandeira chegou ao Brasil junto com as caravelas de Pedro Álvares Cabral, estampada em suas velas. Esse era o símbolo nacional dos portugueses e foi a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro.

BANDEIRA REAL (1500 A 1521)

A seguinte foi a “Bandeira Real” (1500 a 1521) que também foi utilizada nas embarcações que chegaram ao território brasileiro, porém, apesar de ser a oficial, ela cedia espaço para a Ordem de Cristo na expedições no mar. A Bandeira Real foi criada por João II (1455-1495) de Portugal, e continha o estandarte real branco junto com o brasão de armas do país.

BANDEIRA DE DOM JOÃO III (1521 A 1616)

De 1521 a 1616, essa bandeira (“Dom João III”) foi utilizada durante o reinado de Dom João III de Portugal e marcou momentos importantes da história do Brasil, como as expedições colonizadoras de 1530, as capitanias hereditárias em 1534, na criação dos Governos Gerais em 1549 e na divisão do território brasileiro em dois Governos.

BANDEIRA DO DOMÍNIO ESPANHOL (1616 A 1640)

A quinta bandeira do Brasil foi a “Bandeira do Domínio Espanhol” (1616 a 1640) que vigorou enquanto Portugal foi ocupado pela Espanha, entre 1616 a 1640. A Bandeira do Domínio Espanhol foi criada pelo rei da Espanha e Portugal Felipe II (conhecido como Filipe III na Espanha). A nova bandeira manteve o escudo e a coroa da bandeira portuguesa, mas foram envoltos por cinco ramos em cada lado. Vale lembrar que durante o período que essa bandeira foi utilizada no Brasil ocorreram as invasões holandesas no Nordeste e o início da expansão bandeirante.

BANDEIRA DA RESTAURAÇÃO (1640 A 1656)

Com a desocupação espanhola foi criada a “Bandeira da Restauração” (1640 a 1656), que representava o ressurgimento do Reino Português. Dom João IV foi o rei que instituiu esta nova bandeira, mantendo o brasão de armas de Portugal, e acrescentado uma borda azul, que representa a veneração à padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição.

BANDEIRA DO PRINCIPADO DO BRASIL (1645 A 1816)

A “Bandeira do Principado” foi a primeira criada exclusivamente para o Brasil, quando Dom João IV conferiu o título de “Príncipe do Brasil” a seu filho Teodósio, fazendo com que o território passasse a ser considerado um principado. Apesar de ser a primeira bandeira exclusiva, ela não foi a primeira bandeira nacional, visto que o Brasil ainda não era considerado uma nação independente.

BANDEIRA DOM PEDRO II (1683 A 1706)

Diferentemente das demais a “Bandeira de Dom Pedro II” foi utilizada no auge das expedições dos bandeirantes, entre 1683 a 1706. Pela primeira vez foi incluído o retângulo verde, que é ainda é utilizado na atual bandeira brasileira.

BANDEIRA REAL DO SÉCULO XVII (1600 A 1700)

A nona bandeira do Brasil, a “Bandeira Real do Século XVII” foi criada por Dom Pedro II e utilizada com símbolo oficial do Reino, juntamente com a bandeira da restauração, do Principado do Brasil e da Bandeira de Dom Pedro II. Nessa bandeira foi acrescentada uma corrente, e a cruz vermelha da Ordem de Cristo.

BANDEIRA REINO DO BRASIL (1815 A 1822)

A Bandeira do Reino do Brasil” (1815 a 1822) foi criada com a vinda da família real para o Brasil em 1808, marcada por uma série de mudanças no Reino. Uma delas foi a elevação do título de principado para Reino Unido, em 1815, o que fez com que a bandeira vigente mudasse novamente.

BANDEIRA DO REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVE (1816 A 1821)

Exatamente em 1815 foi criado o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, porém o Reino só teve sua bandeira em maio de 1816. O Brasil foi representado na nova bandeira pela esfera azul. Essa bandeira presidiu as lutas contra a incorporação da Província da Cisplatina e a Revolução Pernambucana de 1817.

BANDEIRA DO REGIME CONSTITUCIONAL (1821 A 1822)

Por fim, essa foi a última bandeira portuguesa a tremular no Brasil como colônia, criada um ano depois que a monarquia absoluta foi abolida de Portugal, instituindo-se o regime constitucional. Ela foi a bandeira vigente entre 1821 a 1822 e esteve presente durante o Grito do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, que deu início a emancipação política do Brasil.

Essa é, portanto, uma síntese, um breve histórico da memória da Bandeira do Brasil, que pode ser aprofundado com farto material informativo publicado em sites de pesquisa como Hiper Cultura, Nova Escola e outros.

Importa lembrar que em virtude da criação da Bandeira Provisória da República (15 a 19 de novembro de 1889), que representou o Brasil na transição entre do Império e a República, o uso da Bandeira Nacional nos primeiros anos da República não foi assim tão uniforme, variando por todo território brasileiro, com exemplares informais e até com algumas imprecisões, o que é considerado normal sob o ponto de vista de tempo e espaço.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Prefeitura de Porto Velho garante estrutura, segurança e apoio logístico para a Marcha para Jesus 2025, que acontece neste sábado com saída na Avenida Farquar.
L
Prefeitura de Porto Velho apoia 11 arraiais em diversos bairros no fim de semana e celebra cultura popular

Prefeitura de Porto Velho apoia 11 arraiais em diversos bairros no fim de semana e celebra cultura popular

Festas juninas recebem apoio da Funcultural com estrutura, programação cultural e artistas regionais em Porto Velho.
L

Marcela Bonfim lança clipe gravado no Forte Príncipe da Beira em homenagem à resistência negra na Amazônia

No coração do Quilombo do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), Marcela Bonfim apresenta “Tereza”, single do EP Amazônia Negra, que celebra ancestralidade, resistência e a força das mulheres negras.
L

Locomotiva feita por alemães há quase 90 anos será restaurada em Porto Velho

Prefeitura vai recuperar a máquina para voltar a circular na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
L
CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia promove sessões gratuitas em praça pública e comunidade

CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia promove sessões gratuitas em praça pública e comunidade

O CINE RO, Festival de Cinema de Rondônia, exibe sessões gratuitas ao ar livre nos dias 30 e 31 de julho, na praça Pequeno Vítor Emanuel e na comunidade São Sebastião, antecipando a programação híbrida de agosto.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sexta de cinema: News Rondônia e Cine Araújo revelam o ganhador da semana na promoção de ingressos!

Toda sexta tem sorteio de um par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Veja quem vai curtir a telona por conta da casa!
L

Sexta de Sorte: News Rondônia e MS Distribuidora revelam o nome do ganhador da Promoção Rancheiro!

Com sabor de vitória e tradição, a promoção semanal presenteia amantes dos biscoitos Rancheiro. Conheça quem levou o kit especial desta semana!
L

Nota de pesar: Falecimento de Jorge Mateus Filho aos 83 anos em Porto Velho

Família e amigos se despedem de Jorge Mateus Filho, que deixa legado de amor, integridade e paixão pela família e pelo Fluminense
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Antônio Lemos Régis

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (01), às 18h, recebe Antônio Lemos Régis. Doutorando em Educação pela UFOPA e Professor Adjunto da UNIR, Antônio é especialista em Engenharia de Requisitos de Software e atua em projetos de tecnologia e meio ambiente. Uma conversa sobre educação, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia.
L

Povoado Nerd | Entrevista Junior DuZ Cariocas e DJ GEO!

Nesta sexta-feira (01), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Junior DuZ Cariocas e DJ GEO para falar sobre o grande evento de aniversário que promete agitar a cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Nova gestão da Agência Fluvial reforça ações de segurança na fronteira; parlamentar destaca apoio às Forças Armadas em Rondônia.
L

Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero contra o Avante em Candeias do Jamari

Decisão confirma lisura das candidaturas e mantém mandatos dos vereadores eleitos
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

Um dos indivíduos havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão
10
LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Estado figura entre as três melhores instituições do país em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados; evento de premiação aconteceu em Londres.
L
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Empresas tentam criar cortina de fumaça, para esconder responsabilidades do passado e desviar o foco sobre o IPAM

E, mais grave, empresas que não são sequer credenciadas ao IPAM, estão publicando comunicados e ameaças de suspensão de atendimento que, na prática, não têm respaldo jurídico ou contratual.
L

MPRO lança “Agosto Lilás” e apresenta Mapa da Violência Doméstica em Rondônia

Ferramenta inédita oferece dados em tempo real e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres
L

Vereadora Amanda Areval é eleita delegada estadual para representar Vilhena na Conferência Estadual da Mulher

Evento promovido pelo Conselho Municipal da Mulher debateu propostas para políticas públicas voltadas às mulheres
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab divulga monitoramento agrícola e aponta boas condições para milho segunda safra

Dados indicam avanço positivo nas regiões produtoras, com destaque para milho e trigo
L
Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Em meio a uma escalada de provocações entre Trump e Rússia, o presidente dos EUA ordena o posicionamento de submarinos nucleares após declarações do ex-presidente Dmitry Medvedev.
L
Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

A Polícia Militar abordou dois adolescentes com simulacro de arma, sendo que um deles é suspeito de fazer um gesto de facção criminosa em frente ao Comando-Geral da PM.
12

Jaru ganha prêmio “Solo Seguro” do CNJ por boas práticas em regularização fundiária urbana

Município é reconhecido nacionalmente com o projeto “Morada Legal – Setor 08 (Jardim Bela Vista)”
L
Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Em ação da DENARC, um subtenente da reserva preso por tráfico de 80 quilos de cocaína teve sua prisão preventiva cumprida após apreensão do entorpecente em junho de 2024.
10
Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o rapaz trabalhava como pedreiro em uma obra, quando acabou caindo do telhado do estacionamento comercial.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.