QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

AS 13 BANDEIRAS DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL PARA O POVO BRASILEIRO

Pode parecer exagero a todo aquele que não teve a oportunidade de conhecer a história e sua representação nos 12 pavilhões que representaram o Brasil antes da atual Bandeira Nacional

Publicado em 

Símbolo máximo da nação, orgulho de seu povo, e marca de sua representação perante todo o mundo, na diplomacia e em todas relações, a Bandeira do Brasil é uma flâmula distinta, original e admirada onde quer que tremule, de beleza e representação histórica sem igual em todo planeta.

Pode parecer exagero a todo aquele que não teve a oportunidade de conhecer a história e sua representação nos 12 pavilhões que representaram o Brasil antes da atual Bandeira Nacional, que foi concebida e criada por Raimundo Teixeira Mendes, com a colaboração de Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Villares e apresentada em 19 de novembro 1889, pelo Decreto nº 4, quatro dias após a Proclamação da República, comandada pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca e seus liderados do Exército.

Também sem qualquer exagero, importa destacar que a admiração do mundo, e principalmente do povo brasileiro pela Bandeira do Brasil está no seu simbolismo, capaz de apresentar em seus traços, sua história, suas conquistas, sua cultura tão diversa, sua riqueza e o universo de sua dimensão territorial, com suas marcas e caraterísticas, bem destacadas em suas cores e signos, num desenho genial que reúne o conjunto da diversidade da nação, sua extensão, geografia, riquezas, recursos naturais, fauna, flora, e principalmente a marca de um povo amoroso e destemido que resume sua vida com “Ordem e Progresso”, uma frase, uma assertiva da Bandeira Nacional que representa bem uma busca sem fim do sentimento coletivo do povo brasileiro.

AS 13 BANDEIRAS DO BRASIL

Em novembro, quando se comemora o Dia da Bandeira, como a Proclamação da República, que todos os brasileiros de Rondônia possam refletir sobre esses dois eventos, tão marcantes e importantes na história do Brasil, e sua relação com o Estado de Rondônia e com a própria Amazônia, num momento em que todos foram tocados no que há de mais sagrado como cidadão, no sentimento de brasilidade, de patriotismo, de amor, como quem neste rincão mantem viva a sentinela em suas fronteiras, na guarda de sua soberania.

Conhecendo a história, a população se situa neste universo e passa a ter uma noção mais ampla de seu papel como agente da sociedade e da reverência que deve ter para com aqueles que trilharam o País, pra desbravar ou tombar em sua defesa. Em toda essa odisseia um símbolo guiou, encorajou e confortou esses brasileiros, a Bandeira Nacional.

Por isso cada uma das 12 bandeiras que foram símbolo máximo do Brasil antes da atual Bandeira Nacional, também merecem ser conhecidas, e de preferência estudadas em seus aspectos históricos, eis que são capazes de revelar, inclusive, aspectos essenciais da formação da cultura do povo brasileiro.

Destaque-se que dessas 12 bandeiras apenas três foram criadas após a independência do Brasil, já as anteriores eram bandeiras portuguesas, que foram utilizadas no Brasil da época de Pedro Álvares Cabral até 1822.

BANDEIRA IMPERIAL DO BRASIL (1822 a 1889)

Com o novo Brasil que nascia com o grito de sua independência de Portugal, houve a necessidade do País ter sua própria bandeira. Desde então, esta passou a ter elementos que até hoje estão presentes na Bandeira do Brasil, como as cores verde e amarela, e as estrelas. O principal destaque desta bandeira foi substituição da estampa do emblema da Coroa Real (Portuguesa) pela Coroa do Império, com a ascensão de Dom Pedro I como Imperador do Brasil.

Por fim, a Bandeira da República (1889 até hoje), a Bandeira Nacional, que disputou também por cinco dias com a Bandeira Provisória da República (15 a 19 de novembro de 1889), conforme pesquisas publicadas no Site Hiper Cultura, sofreu uma pequena mudança além da composição e expressão, tendo a coroa imperial sendo substituída pelo círculo azul, com a inscrição “Ordem e Progresso”, um lema positivista do filósofo francês Auguste Comte, de amplo significado.

AS 12 PRIMEIRAS BANDEIRAS

Importa esclarecer, por oportuno que é, que todas as bandeiras que simbolizaram o Brasil até o advento da Proclamação da República eram portuguesas e foram utilizadas no País desde Pedro Álvares Cabral até 1822, marcando e simbolizando períodos distintos da vida da nova nação que estaria por vir.

AMÉRICA PORTUGUESA (1500 A 1816)

Deste conjunto de flâmulas que tremulou nos mastros das terras brasileiras, a primeira foi a bandeira “América Portuguesa” (1500 a 1816), época em que o território brasileiro era apenas parte da América Portuguesa e não possuía uma bandeira própria. E assim, por tradição, Portugal hasteava a bandeira do reino em todos os territórios pertencentes à sua Coroa.

ORDEM DE CRISTO (1319 A 1651)

A partir deste período veio a bandeira da “Ordem de Cristo” (1319 a 1651), que foi uma associação (entidade) que patrocinou as grandes navegações portuguesas, e sua bandeira chegou ao Brasil junto com as caravelas de Pedro Álvares Cabral, estampada em suas velas. Esse era o símbolo nacional dos portugueses e foi a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro.

BANDEIRA REAL (1500 A 1521)

A seguinte foi a “Bandeira Real” (1500 a 1521) que também foi utilizada nas embarcações que chegaram ao território brasileiro, porém, apesar de ser a oficial, ela cedia espaço para a Ordem de Cristo na expedições no mar. A Bandeira Real foi criada por João II (1455-1495) de Portugal, e continha o estandarte real branco junto com o brasão de armas do país.

BANDEIRA DE DOM JOÃO III (1521 A 1616)

De 1521 a 1616, essa bandeira (“Dom João III”) foi utilizada durante o reinado de Dom João III de Portugal e marcou momentos importantes da história do Brasil, como as expedições colonizadoras de 1530, as capitanias hereditárias em 1534, na criação dos Governos Gerais em 1549 e na divisão do território brasileiro em dois Governos.

BANDEIRA DO DOMÍNIO ESPANHOL (1616 A 1640)

A quinta bandeira do Brasil foi a “Bandeira do Domínio Espanhol” (1616 a 1640) que vigorou enquanto Portugal foi ocupado pela Espanha, entre 1616 a 1640. A Bandeira do Domínio Espanhol foi criada pelo rei da Espanha e Portugal Felipe II (conhecido como Filipe III na Espanha). A nova bandeira manteve o escudo e a coroa da bandeira portuguesa, mas foram envoltos por cinco ramos em cada lado. Vale lembrar que durante o período que essa bandeira foi utilizada no Brasil ocorreram as invasões holandesas no Nordeste e o início da expansão bandeirante.

BANDEIRA DA RESTAURAÇÃO (1640 A 1656)

Com a desocupação espanhola foi criada a “Bandeira da Restauração” (1640 a 1656), que representava o ressurgimento do Reino Português. Dom João IV foi o rei que instituiu esta nova bandeira, mantendo o brasão de armas de Portugal, e acrescentado uma borda azul, que representa a veneração à padroeira do país, Nossa Senhora da Conceição.

BANDEIRA DO PRINCIPADO DO BRASIL (1645 A 1816)

A “Bandeira do Principado” foi a primeira criada exclusivamente para o Brasil, quando Dom João IV conferiu o título de “Príncipe do Brasil” a seu filho Teodósio, fazendo com que o território passasse a ser considerado um principado. Apesar de ser a primeira bandeira exclusiva, ela não foi a primeira bandeira nacional, visto que o Brasil ainda não era considerado uma nação independente.

BANDEIRA DOM PEDRO II (1683 A 1706)

Diferentemente das demais a “Bandeira de Dom Pedro II” foi utilizada no auge das expedições dos bandeirantes, entre 1683 a 1706. Pela primeira vez foi incluído o retângulo verde, que é ainda é utilizado na atual bandeira brasileira.

BANDEIRA REAL DO SÉCULO XVII (1600 A 1700)

A nona bandeira do Brasil, a “Bandeira Real do Século XVII” foi criada por Dom Pedro II e utilizada com símbolo oficial do Reino, juntamente com a bandeira da restauração, do Principado do Brasil e da Bandeira de Dom Pedro II. Nessa bandeira foi acrescentada uma corrente, e a cruz vermelha da Ordem de Cristo.

BANDEIRA REINO DO BRASIL (1815 A 1822)

A Bandeira do Reino do Brasil” (1815 a 1822) foi criada com a vinda da família real para o Brasil em 1808, marcada por uma série de mudanças no Reino. Uma delas foi a elevação do título de principado para Reino Unido, em 1815, o que fez com que a bandeira vigente mudasse novamente.

BANDEIRA DO REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVE (1816 A 1821)

Exatamente em 1815 foi criado o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve, porém o Reino só teve sua bandeira em maio de 1816. O Brasil foi representado na nova bandeira pela esfera azul. Essa bandeira presidiu as lutas contra a incorporação da Província da Cisplatina e a Revolução Pernambucana de 1817.

BANDEIRA DO REGIME CONSTITUCIONAL (1821 A 1822)

Por fim, essa foi a última bandeira portuguesa a tremular no Brasil como colônia, criada um ano depois que a monarquia absoluta foi abolida de Portugal, instituindo-se o regime constitucional. Ela foi a bandeira vigente entre 1821 a 1822 e esteve presente durante o Grito do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, que deu início a emancipação política do Brasil.

Essa é, portanto, uma síntese, um breve histórico da memória da Bandeira do Brasil, que pode ser aprofundado com farto material informativo publicado em sites de pesquisa como Hiper Cultura, Nova Escola e outros.

Importa lembrar que em virtude da criação da Bandeira Provisória da República (15 a 19 de novembro de 1889), que representou o Brasil na transição entre do Império e a República, o uso da Bandeira Nacional nos primeiros anos da República não foi assim tão uniforme, variando por todo território brasileiro, com exemplares informais e até com algumas imprecisões, o que é considerado normal sob o ponto de vista de tempo e espaço.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Curta “Beira”, de Porto Velho, chega ao Festival de Clermont-Ferrand

Curta “Beira”, de Porto Velho, chega ao Festival de Clermont-Ferrand

Produção dirigida por Marcela Bonfim representa Rondônia e está entre os cinco curtas brasileiros selecionados para uma das principais vitrines internacionais do cinema mundial.
L
Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Evento tradicional marca o início oficial da programação carnavalesca na capital, com Corte do Rei Momo e atrações musicais que valorizam artistas locais.
L
Família Asfaltão entrega certificados e inaugura sede cultural

Família Asfaltão entrega certificados e inaugura sede cultural

Escola de Samba Asfaltão celebra mais de uma década da Oficina de Percussão e inaugura novo espaço cultural em Porto Velho com apoio da Lei Paulo Gustavo.
L
Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Termo de cooperação entre Prefeitura de Porto Velho e Ifro garante preservação de acervo científico, amplia acesso ao conhecimento e impulsiona a criação de museu interdisciplinar.
L
Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Sorteio define ambulantes credenciados para eventos que abrem o Carnaval 2026 em Porto Velho e será realizado nesta terça-feira (27), na Seinfra.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Ação da Prefeitura de Porto Velho levará orientação, distribuição de insumos e conscientização sobre saúde sexual e prevenção de doenças durante os principais blocos da cidade.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Pagamento de janeiro atende mais de 18 milhões de famílias com valor médio de R$ 697,77 após a inclusão de benefícios adicionais para dependentes.
L
Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Candidatos têm até as 23h59 para concorrer a bolsas integrais e parciais em faculdades privadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
L
Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Candidatos podem conferir a aprovação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os não selecionados têm até o dia 2 de fevereiro para a lista de espera.
L
Inep emite declaração do ensino médio a partir de sexta-feira

Inep emite declaração do ensino médio a partir de sexta-feira

Estudantes com 18 anos ou mais que atingiram a nota mínima no Enem podem solicitar o documento online para garantir a matrícula em instituições de ensino superior.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto a Jair Bolsonaro

Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto a Jair Bolsonaro

Ministro do STF cita risco às investigações para barrar contato entre condenado e investigado; senador Magno Malta também teve acesso negado à prisão.
L
Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Vereador Pedro Geovar afirma que a concessão da BR-364 e o pedágio devem elevar custos logísticos em Rondônia, com impacto direto no preço dos alimentos e no bolso da população.
L
Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Deputado Coronel Chrisóstomo afirma ter votado contra a concessão da BR-364 e contesta o aumento do pedágio em Rondônia, alegando cobrança antecipada e descumprimento contratual.
L
Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Eyder Brasil esteve na Politec para debater avanços na perícia criminal em Rondônia, ouvindo servidores e discutindo modernização de equipamentos e melhorias estruturais.
L
Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Presidente brasileiro apoia soberania panamenha e propõe adesão a protocolo internacional para garantir comércio justo e livre de interferências.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas perto de faculdade

Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas perto de faculdade

Menores escondiam pedras de crack em caixas de chicletes no bairro Novo Ji-Paraná; flagrante ocorreu em supermercado abandonado durante patrulhamento.
12
Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro JK

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro JK

Suspeito foi flagrado com 80 invólucros de entorpecentes e dinheiro durante patrulhamento em ponto conhecido pela venda de substâncias ilícitas na região.
14
Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Agentes atendiam denúncia de perturbação do sossego quando localizaram espingardas e drogas no Setor 03; proprietário do imóvel foi preso em flagrante.
10
Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Suspeito tentou enforcar a vítima antes de incendiar o imóvel e fugir com a motocicleta da esposa; Corpo de Bombeiros evitou que chamas atingissem vizinhos.
16
Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Acidente envolvendo um Ford Fiesta e um Toyota Corolla ocorreu no bairro Boa Esperança; apesar do impacto, motoristas saíram ilesos da batida.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Falecimento de Maria Berenice Gomes do Carmo

Nota de pesar: Falecimento de Maria Berenice Gomes do Carmo

Velório acontece na Capela Lustre da Funerária Ramos e sepultamento será realizado no Cemitério Santo Antônio, em Porto Velho, reunindo familiares e amigos para a última despedida.
L

Recebimento da Licença Ambiental: EUVALDO FORONI

LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 159574
L

Recebimento da Licença Ambiental: J. M. ARAGAO & CIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 112 SOL /DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: V S DE ABREU

Licença Ambiental Simplificada
L
PPPs estruturadas pela CAIXA: banco bate recorde em 2025

PPPs estruturadas pela CAIXA: banco bate recorde em 2025

CAIXA assinou 52 novos contratos de PPPs em 2025, alcançando recorde histórico e somando R$ 40 bilhões em investimentos privados que beneficiam 433 municípios e 38,7 milhões de pessoas.
L
Transformação digital: SENAI-RO oferece consultorias pelo B+P

Transformação digital: SENAI-RO oferece consultorias pelo B+P

SENAI-RO está habilitado a ofertar consultorias em transformação digital para indústrias de médio e grande porte, usando metodologia internacional SIRI no programa Brasil Mais Produtivo.
L
Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Felino feriu condutor e matou cães na estrada da antiga Cidade Universitária; moradores e trabalhadores da região temem novos encontros com o animal.
L
Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Chevrolet Tracker foi subtraído em 2022 durante assalto à mão armada em Campinas; veículo foi localizado em Riberalta após quatro anos do crime.
12
Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Polícia Civil desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro que utilizava comércios locais para ocultar lucros de organizações criminosas na região.
10
Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional em Rondônia incentiva empreendedorismo sustentável com projetos como horta hidropônica no Idep, unindo capacitação técnica, economia verde e consciência ambiental.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.