QUARTA-FEIRA, 19/11/2025

Em destaque

LIVROS CONTEMPLADOS POR EDITAL DA FAPERO SÃO LANÇADOS EM PORTO VELHO

O programa fomentado pela Fapero contemplou cerca de 12 obras para publicação e distribuição de cópias

Publicado em 

Por Gaia Bentes
Fotos: Daiane Mendonça

Como resultado das pesquisas realizadas por professores e pesquisadores do Estado de Rondônia, o edital do Programa de Apoio à Pesquisa para publicação de obras (PAP-Publica), fomentado pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), contemplou cerca de 12 obras para publicação e distribuição de cópias. Na tarde de terça-feira (15), os autores participaram do lançamento dos livros na Livraria Leitura, no Porto Velho Shopping.

O evento teve o objetivo de consolidar o processo de criação de conhecimento por parte dos pesquisadores locais e, em especial, os professores. “A geração de conhecimento se dá por meio de estudos e pesquisas, que dão origem a trabalhos, como artigos científicos e muitas vezes na forma de coletânea de livros, que são ferramentas de perpetuação e propagação do conhecimento, uma das maneiras mais democráticas de acesso a informação”, declarou o presidente da Fapero, Leandro Moreira Dill.

O programa PAP-Publica deve ser lançado anualmente, somado a um edital com edição temática, que também deve ser publicado em 2020, com trabalho desenvolvido junto à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em publicações voltadas à geografia e história de Rondônia, para que os livros possam ser utilizados na rede pública.

Seis autores participaram do lançamento, na livraria. Entre eles, a professora Jussara Pimenta, que conseguiu por meio do edital a premiação de um dos livros, entre as 100 melhores obras de bibliotecas do Brasil. Com a premiação em dinheiro, a autora fundou uma biblioteca em uma escola de ensino fundamental na Vila Princesa, em Porto Velho.

“Temos autores hoje com nível de produção tão bom quanto os autores de outros estados. A Fapero quer evidenciar esses autores e todo esse conhecimento e a mola propulsora para que isso aconteça é o Governo de Rondônia, que fomenta e estimula que os autores desenvolvam trabalhos que possam ser publicados na forma de livros, e nós conseguimos colocar esse pesquisador dentro do circuito nacional”, acrescentou Leandro.

A servidora pública, Maria das Graças, prestigiou o evento à convite de uma amiga e ressaltou a importância de pertencimento à cultura local. “Temos o hábito de valorizar o que vem de fora, não tendo conhecimento de que o lugar que vivemos tem excelentes pesquisadores, escritores, professores, pessoas que carregam a cultura nas costas. Um evento como esse é de extrema importância, porque não se vive sem conhecimento”.

Além da educação, outros temas, como geografia, história regional, filosofia, sociologia e tecnologia também fazem parte das obras contempladas. Conheça um pouco dos ançamentos:

O livro “Os solos no noroeste do Brasil: propriedades e potencialidades”, de Fábio Régis. Rondônia é um Estado rico no desenvolvimento da agropecuária. Segundo o autor do livro, em torno de 22% do PIB do Estado é movimentado por este setor. “Dentro da agropecuária, o fator primordial para uma boa produção e sustentabilidade é o manejo correto do solo, condições e técnicas que reduzam o impacto ambiental de possível solo em erosão”, temática que faz parte da obra, com 10 capítulos escritos em maioria por autores de Rondônia, que são frutos de palestras ministradas durante a 1ª Reunião de Ciência do Solo do Núcleo Noroeste (em 2016), da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. “Acredito que essa obra pode contribuir ainda mais para o crescimento da agropecuária do Estado de Rondônia”, disse Fábio.

O evento teve o objetivo de consolidar o processo de criação de conhecimento por parte dos pesquisadores locais e, em especial, os professores

“Representações e marcadores territoriais dos povos indígenas do corredor etnoambiental Tupi Mondé”, é de autoria do professor de geografia Adinilson de Almeida, que trabalha com populações indígenas em pesquisas relacionadas às culturas e representações. “Esses editais são muito importantes não só pra gente enquanto pesquisador, como fortalecimento aos grupos de pesquisas e programa de pós-graduação. A Fapero possibilita com isso a expansão de pesquisas no Estado de Rondônia e agora com as publicações”.

“Rio Madeira, seus peixes e sua pesca” também é uma coletânea de diversos autores, como a bióloga e professora Carolina Dória, que junto aos seus alunos desenvolveu estudos a partir de 2004 sobre os peixes e a pesca no Rio Madeira. Um compilado de informações levantadas sobre a importância da pesca para a comunidade ribeirinha e pescadores, as principais espécies de peixes e características da pesca na região.

“É um registro de como era a pesca antes da formação dos dois reservatórios (Santo Antônio e Jirau). É um marco histórico. A nossa intenção é que essa informação seja utilizada pelos pesquisadores, colônias de pescas e gestores”, explicou Carolina. O livro apresenta um capítulo escrito pelo biólogo Igor Santana, com registro histórico da pesca na antiga Cachoeira do Teotônio. “O interessante é que o Igor conseguiu relatar um pouco da história deles, quem era o dono de cada pesca, como eles faziam pra gerenciar a pesca no lugar que era comunitário, tem até um pouco de poesia no texto. Hoje não temos mais essa pesca, que era centenária e representava mesmo um diferencial com a pesca pedral na cachoeira”. Os livros impressos foram distribuídos gratuitamente para as lideranças de pesca e pescadores de várias comunidades, com escrita simples para fácil compreensão.

Os livros “Porto Velho: A urbanização e desafios para uma cidade centenária” e “Porto Velho: Cultura, Natureza e Território” são obras organizadas pelo geógrafo  Ricardo Gilson, após os eventos que marcaram a história de Rondônia, em 2014, os 100 anos da Capital e a grande cheia do rio Madeira. Após debates em reunião com professores de Porto Velho, as duas coletâneas foram escritas com artigos de autores locais, do Amazonas e de São Paulo. Essa obra tem foco no público acadêmico, porém pode ser utilizado pelos candidatos ao Enem e por pesquisadores.

O programa PAP-Publica deve ser lançado anualmente, somado a um edital com edição temática, que também deve ser publicado em 2020

“Desafios socioambientais das sociedades de consumo, informacional e tecnológica”, de Márcia Abib, é resultado de um esforço coletivo de acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia, em parceria com instituições de outros Estados, e participação de profissionais do Ministério Público e Defensoria Pública, que desenvolveram uma coletânea de artigos a respeito do socioambientalismo. A obra é voltada à sociedade de consumo nos dias atuais, refletindo pesquisas que envolvem a realidade cultural e socioambiental do Estado de Rondônia.

A professora Jussara Pimenta conseguiu a contemplação de três obras voltadas à educação, “Biblioteca escolar: Memória, práticas e desafios”, com objetivo de refletir temáticas que auxiliem os profissionais docentes a pensar na biblioteca como um espaço de aprendizado e não apenas um local de armazenamento de livros, e os outros dois, “Docência na educação infantil: experiências e práticas na formação continuada” e “Docência, formação e práticas pedagógicas: experiências e pesquisas”.

A 1ª mostra de obras publicadas da Fapero permite a consolidação do cenário de reconhecimento e desenvolvimento de pesquisadores de Rondônia. O PAP-Publica destina-se a apoiar projetos de pesquisas que visam a divulgação e popularização da ciência e tecnologia do Estado, por meio do apoio com a publicação de revistas, livros, coletâneas, catálogos e editoração eletrônica técnico-científica, em todas as áreas do conhecimento, essencialmente preservando a história e cultura rondoniense para as futuras gerações. Esse apoio é dotado para difusão de conhecimento técnico ou tecnológico, que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Todos as obras contempladas podem ser baixados de forma gratuita na rede social da Fapero e os livros impressos estão sendo distribuídos às escolas e bibliotecas de Rondônia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jornada Literária leva "Nina Macaca" a crianças de Cacoal e Vilhena

Jornada Literária leva “Nina Macaca” a crianças de Cacoal e Vilhena

Projeto leva literatura rondoniense às escolas, com atividades de leitura e oficinas criativas.
L
Oficina gratuita aborda distribuição de curtas em Porto Velho

Oficina gratuita aborda distribuição de curtas em Porto Velho

Oficina de distribuição de curtas-metragens será ofertada on-line nos dias 20 e 21 de novembro.
L
Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Tricampeonato do Boi Malhadinho reforça tradição cultural de Guajará-Mirim no Duelo na Fronteira 2025
L
Minidocumentário sobre Alice Serrath é exibido a estudantes em Vilhena

Minidocumentário sobre Alice Serrath é exibido a estudantes em Vilhena

O filme “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath” emocionou estudantes em Vilhena ao resgatar a história de uma das pioneiras do município e reforçar a identidade cultural local.
L
Porto Velho terá programação do Dia Mundial da Filosofia

Porto Velho terá programação do Dia Mundial da Filosofia

Atividades gratuitas destacam a busca pela unidade nas diferenças.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Hoje é dia de Paredão no Rondônia Reality Show 2025, votação encerra às 20h

Trio enfrenta a votação no NewsRondonia.com, coordenada por Fábio Schinayder, e o público decide quem deixa o reality com câmera 24h ao vivo acompanhando cada passo.
L

Nota de pesar: Antônio Xavier de Sousa

A família e amigos se despedem de Antônio Xavier de Sousa, o querido Xavier do Belmont, lembrado como fazendeiro, pescador dedicado e contador de histórias que marcou gerações com simplicidade, fé e generosidade em Porto Velho.
L

Coluna do Simpi – Bofetada II: Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026

Mudanças aprovadas para 2026 ampliam o conceito de receita bruta no Simples Nacional, podem elevar a carga tributária e levar milhares de micro e pequenas empresas à exclusão do regime.
L

Rondônia segue livre da gripe aviária, aponta dado do MAPA

Rondônia mantém o status de território livre da gripe aviária, mesmo após 50 investigações de suspeitas em aves, todas encerradas com resultados negativos e sem riscos ao setor produtivo.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta a semana com muito rock

O Grego é o ponto de encontro do rock com especiais, bandas ao vivo e feijuka animada para curtir com os amigos e a família.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus garante recurso para a Educação com aprovação de crédito para concurso público

Cláudia de Jesus garante recurso para a Educação com aprovação de crédito para concurso público

Parlamentar destaca que o investimento de R$ 3 milhões para a Seduc, aprovado pela Assembleia, atende solicitação formal e reforça a luta pela realização do concurso público da Educação.
L
Dra. Taíssa reforça valorização cultural e acompanha o Duelo na Fronteira 2025 em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa reforça valorização cultural e acompanha o Duelo na Fronteira 2025 em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca ações de infraestrutura, reconhecimento cultural e investimentos que fortaleceram o Duelo na Fronteira, reafirmando seu compromisso com a tradição de Guajará-Mirim.
L
Edevaldo Neves discute demandas de União Bandeirantes para o aniversário do distrito

Edevaldo Neves discute demandas de União Bandeirantes para o aniversário do distrito

Reunião na Assembleia Legislativa reúne Edevaldo Neves e lideranças de União Bandeirantes para tratar de infraestrutura, organização do evento e melhorias permanentes para a comunidade.
L
Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes participa do Dia da Alegria em Ariquemes

Realizado nos dias 15 e 16 de novembro, o evento reuniu centenas de moradores em uma programação marcada por acolhimento, inclusão e integração comunitária.
L
Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços no dia 22 de novembro, no Teatro Banzeiros

Vereador Dr. Santana convida contemplados aprovados do Porto Madero V para sorteio de endereços

Os contemplados do Conjunto Habitacional Porto Madero V são convidados a participarem do sorteio de endereços que acontecerá no próximo dia 22 de novembro, às 9h, no Teatro Banzeiros, localizado na Rua José do Patrocínio, 110, Centro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Homem é atacado a facadas dentro de apartamentos na zona sul

Após o ataque, o agressor fugiu antes da chegada da polícia.
14
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia socorre vítima de condutor que se evadiu no município de Ji-Paraná

A Polícia Rodoviária Federal, atendeu a gestante ferida após motociclista fugir da fiscalização na BR-364
10
Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Mulher é procurada após matar irmão a tiros em trilha

Vítima e suspeita brigavam constantemente. Após uma discussão, o homem ameaçou a irmã de morte e, em seguida, foi morto com um tiro de espingarda no meio do caminho.
18
PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

PF pede aumento de 38% no orçamento e sugere dobrar efetivo em CPI

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, solicitou nesta terça-feira (18/11), em sessão da CPI do Crime Organizado no Senado, um aumento de 38% no orçamento da instituição para o próximo ano.
L
PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

PF estima em R$ 12 bilhões o valor de fraudes do Banco Master

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, revelou que a Operação Compliance Zero mira crimes contra o sistema financeiro, com apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Renda e raça impedem conclusão do Ensino Médio no país

Renda e raça impedem conclusão do Ensino Médio no país

Estudo aponta que, apesar do avanço geral, a desigualdade de renda e cor/raça ainda é crucial para a conclusão do Ensino Médio na idade correta (19 anos).
L
ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Banco Central oficializa Liquidação Master Corretora

Banco Central oficializa Liquidação Master Corretora

A Liquidação Master Corretora é extrajudicial e está relacionada à Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos falsos e levou à prisão do dono do Banco Master.
L
Baixa escolaridade é marcante no Tráfico de Drogas Educação

Baixa escolaridade é marcante no Tráfico de Drogas Educação

Pesquisa do Instituto Data Favela revela que mais da metade dos entrevistados envolvidos no Tráfico de Drogas Educação abandonou a escola antes do ensino médio, e 41% se arrependem.
L
Kits de Agricultura Familiar COP30 valorizam produção sustentável

Kits de Agricultura Familiar COP30 valorizam produção sustentável

Voluntários estão recebendo cestas com produtos de diferentes biomas brasileiros. A ação da Agricultura Familiar COP30 visa promover a segurança alimentar e a cultura.
L

Em algum lugar da Amazônia – A pesquisa

A pesquisa participante, fundamentada em autores como Carlos Brandão, Pedro Demo e Eric Dardel, evidencia a vivência compartilhada entre pesquisador e comunidade, valorizando o saber cotidiano e a relação profunda com a terra.
L

Produtos mais desejados na Black Friday online e como encontrar as melhores ofertas

A Black Friday online movimenta milhões de brasileiros em busca de eletrônicos, eletrodomésticos, moda e produtos de beleza, reforçando a importância do planejamento para aproveitar descontos reais.
L

Em algum lugar da Amazônia – O Buião

O Buião, a péla e a vida no seringal revelam a relação sagrada entre o seringueiro, a floresta e o imaginário ribeirinho, onde trabalho, mito e natureza se entrelaçam em identidade e tradição.
L

Em algum lugar da Amazônia – A casa

Reflexões de Isabel Henriques e Gaston Bachelard mostram como a casa, nos seringais amazônicos e no imaginário humano, representa abrigo, identidade e construção simbólica do território.
L

Rondônia terá ponto facultativo na sexta: serviços essenciais seguem funcionando

O Governo de Rondônia decretou ponto facultativo no dia 21 de novembro de 2025, mantendo apenas serviços essenciais em funcionamento e ajustando o calendário oficial do Estado.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.