TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

LIVRO – PORTO, VELHO PORTO HISTÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO

Infelizmente pelas normas acadêmicas, meu livro não pode ser considerado como de História, porém, as histórias nele contidas podemos garantir, a maioria. Foram vividas por mim e as demais, fruto de dias e dias de pesquisas.

Publicado em 

Autor: Sílvio M. Santos

Nesta edição damos continuidade às histórias que fazem parte do livro de minha autoria, que está prontinho para ser publicado, “PORTO, VELHO PORTO – HISTÓRIA DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO”.

São histórias que pesquisei em publicações de vários autores que se preocuparam com a nossa história como Esron Menezes, Amizael Silva, Abnael Machado de Lima, Yedda Bozarcov, Manoel Rodrigues, Hugo Ferreira e em especial do meu amigo professor Francisco Matias, porém, a maioria das histórias relatam fatos vividos por mim, já que apesar de ter nascido no Distrito de São Carlos, vivi minha infância, adolescência e vivo até hoje, em Porto Velho.

Muitas das histórias que os amigos tomarão conhecimento a partir de hoje, são exclusivas, pois foram vividas por mim, como é o caso do “Trem da Feira” e muitas outras. Infelizmente pelas normas acadêmicas, meu livro não pode ser considerado como de História, porém, as histórias nele contidas podemos garantir, a maioria. Foram vividas por mim e as demais, fruto de dias e dias de pesquisas.

Se você empresário editor, se interessar em produzir o meu Livro, entre em contato através do celular: (69) 9 9302-1960

O TREM DA FEIRA

A Estrada de Ferro Madeira Mamoré apesar dos ingleses a abandonarem em 1931, alegando que a mesma era deficitária, após passar a ser administrada pelo governo brasileiro passou a exercer realmente, o papel social motivo de sua construção, que era promover o escoamento dos produtos produzidos na Bolívia e dar assistência às várias vilas que se formaram ao longo de sua linha férrea como Santo Antônio, Teotônio, Jacy Paraná, Mutum, Abunã, Vila Murtinho, Colônia do Iata e tantas outras.

Porto Velho cidade que nasceu graças à construção da ferrovia, tão logo passou a categoria de município em 1914, foi agraciada com a construção do Mercado Municipal e também passou a contar com as famosas feiras livres.

A primeira feira livre de Porto Velho foi montada justamente onde hoje é a Praça Getúlio Vargas em frente ao prédio onde até bem pouco tempo funcionava como Palácio Presidente Vargas sede do governo de Rondônia e hoje abriga o Museu da Memória Rondoniense.

Foi nessa feira, que juntamente com minha mãe, passamos a trabalhar como vendedor de SACO que era feito com as folhas de saco de cimento enquanto minha mãe dona Inez Macêdo mantinha uma “BANCA” de venda de comida isso no ano de1951.

Assim que o Palácio Presidente Vargas foi inaugurado, a feira foi transferida para o local onde hoje fica a Rua Euclides da Cunha (na época Rua do Coqueiro) no espaço entre o Clube Ferroviário (na época era o Clube Internacional) e a Ceron (na época Usina do Salft). Em 1958 o governador Ênio dos Santos Pinheiro inaugurou a Feira Livre com o nome de “Feira Modelo” num galpão construído onde hoje é o Mercado Central na Rua Fraquear.

Nossa casa ficava exatamente ali, onde existe uma parada de ônibus em frente ao Mercado Central. Por detrás do nosso quintal, toda quinta feira, estacionava o TREM da FEIRA. O Trem da Feira trazia produtos dos agricultores que moravam do KM 25 – Teotônio, até Porto Velho, os produtos eram Farinha, Feijão, Arroz, Banana, Carvão, frutas de um modo geral, Milho e muitos outros.

O Trem da Feira era fonte de renda não só para os ferroviários e agricultores, mas, para uma gama considerável da sociedade como carroceiros, carregadores, atravessadores, vendedores ambulantes, além é claro, de beneficiar o comércio, já que os agricultores com o apurado com a venda de seus produtos, compravam no comercio de Porto Velho.

O Trem da Feira fazia a viagem de volta no sábado pela manhã. Com a desativação da Madeira Mamoré as colônias que existiam ao longo da ferrovia de Porto Velho a Teotônio deixaram de existir. Vale salientar que Teotônio era o maior produtor de farinha de mandioca de Rondônia. Quem viveu aquele tempo, com certeza lembra da Farinha do “seu” Jorge Alagoas.

A LANCHA DO BERADÃO

Assim como a Madeira Mamoré mantinha Trem da Feira, o governo do Território Federal do Guaporé/Rondônia colocava a disposição dos ribeirinhos que mantinham propriedades entre Porto Velho e São Carlos, a famosa "Lancha do Beradão” administrada pelo Serviço de Navegação do Madeira – SNM.

A Lancha do Beradão saia do Porto do SNM que depois passou a ser denominado de ENARO, quinta feira a tarde e na Sexta Feira, carregada com os produtos dos agricultores do Baixo Madeira (de São Carlos a Porto Velho), atracava por volta do meio dia em Porto Velho e os produtos como Macaxeira, Banana, Açaí, Bacaba, Peixe Salgado, caça como paca etc. além de farinha, milho e feijão verde.

A Lancha do Beradão retornava com os ribeirinhos sábado, após o meio dia. Vale salientar que o frete era grátis.

PORTO VELHO HOTEL

O Prédio do Porto Velho Hotel (hoje UNIR – Centro) foi projetado pelo arquiteto Leogrin de Vasconcelos Chaves, do Rio de Janeiro que o projetou com linhas sóbrias e graciosas em estilo neocolonial.

O início de sua construção data de 1.948, no governo de Joaquim Araújo Lima. Seu término aconteceu em 1.953 no governo de Jesus Bulamarque Hosana. A firma Belmiro Galloti foi quem assumiu a empreitada pela construção e na época o Diretor de Obras (hoje seria secretário) era o arquiteto Leonardo R. Carvalho que supervisionou a obra, auxiliado pelo engenheiro Carlos Sales.

O historiador Antônio Cantanhede escreve: “Trata-se de edifício de grande porte que terá 30 quartos e 20 apartamentos, além de salões e diversos serviços”. E acrescenta “a área coberta, é de 1.780m2”.

O prédio foi inaugurado no dia 20 de janeiro de 1.953, ‘às 10 horas e 30 minutos, com a presença do governador do Acre, João Kubitschek, convidado especial do governador Hosana para descerrar a fita com as cores nacionais. Às 22 horas, o salão abriu-se para uma noite de gala. “Foi um baile suntuoso, com smoking e longuinho” escreve Yedda Borzacov.

Com a construção do Porto Velho Hotel o governo do Território Federal do Guaporé preencheu uma grande deficiência existente na cidade; a ausência de hotéis. Naquela época, só existia o Hotel Brasil, casarão de madeira construído pela administração da EFMM, em uma área que se localizaria hoje entre as ruas Henrique Dias e José do Patrocínio, em frente ao Memorial Jorge Teixeira e a residência do comandante do 5º BEC.

O governo do Território, proprietário do Porto Velho Hotel, para fazê-lo funcionar, arrendava-o a pessoas de sua escolha. Assim, foram arrendatários: Senhor Henrique Valente, no período de 1953 a 1961; Senhor Abelardo Townes de Castro, no período de 1962 a 1963 e Senhora Nilce Guimarães, no período de 1964 a 1969.

Não se conhecia a figura do gerente, a não ser no governo do Major José Campedelli, em que foi nomeado Carlos Augusto Halói para administrar ou gerenciar o estabelecimento.

Quando o hóspede era oficial, o governo assumia a despesa com uma porcentagem de abatimento, conforme constava no contrato de arrendamento.

Quando se falava em Porto Velho Hotel, sentia-se o sabor de elite social. Hospedava-se ali a classe média, pessoas tais como; políticos, autoridades vindas de outras unidades da Federação, empresários, engenheiros construtores da BR-29 (hoje 364); visitantes turistas, viajantes, etc.

Era uma clientela distinta. Pode-se afirmar que era um hotel com certo luxo. Ali se reuniam as personalidades da cidade.

O Porto Velho Hotel também preencheu uma lacuna grande na vida social da cidade, consternada com a demolição do Clube Internacional, situado onde hoje é o clube Ferroviário, na Av. 7 de Setembro.

Nos seus salões realizaram-se muitos bailes elegantes. Funcionava o requintado bar “Abunã” e uma boate denominada “Urucumacuã”.

No governo do Cel. João Carlos Mader, em 1965, houve a elaboração de projeto que alterava a estrutura arquitetônica do prédio, acrescentando-lhe mais um pavimento. Ao ser informado do fato, o arquiteto José Otino de Freitas protestou veementemente. Felizmente foi atendido.

O Porto Velho Hotel foi desativado no segundo governo do Cel. Carlos Marques Henrique em 1974, considerando que sua existência já não mais tinha razão de ser, pois surgira os Hotéis Vitória; Selton Hotel e Floresta Hotel.

Em 1975, durante o governo do Cel. Humberto da Silva Guedes, o prédio sofreu uma reforma para sediar o “Palácio das Secretarias” e, em 1979, no início do governo Jorge Teixeira – Teixeirão abrigou algumas secretarias até a inauguração do que ficou conhecido como “Esplanada das Secretarias”, no espaço onde hoje funciona o CPA – Palácio Rio Madeira.

Mais tarde acolheu a FUNDACENTRO, que se transformou na Fundação Universidade de Rondônia – UNIR, implantada por Euro Tourinho Filho, seu 1º Reitor e Raymundo Nonato Castro, seu 1º Vice-Reitor.

Na década de 1970 funcionou a famosa “Varanda Tropical do Porto Velho” e foi justamente na Varanda Tropical que o conjunto Bossa Nova integrado pelo Ricardo (bateria), Bainha, Cabeleira e Leônidas (percussão); João Henrique – Manga Rosa (sax e flauta), Paulo Santos (violão) e Dinoel (guitarra), ficou conhecido pelo público de Porto Velho.

Hoje é a sede da reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

As apresentações de Flor do Campo e Malhadinho emocionaram o público no Bumbódromo Márcio Paz Manacho neste domingo (16), reforçando a força cultural do Duelo na Fronteira 2025.
L
Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Deputado destaca impacto cultural e econômico do evento, que reuniu famílias e movimentou a cidade.
L
Sesc leva música de concerto brasileira a várias regiões do país em novembro

Sesc leva música de concerto brasileira a várias regiões do país em novembro

Programação reúne artistas e ações formativas para aproximar o público da música clássica brasileira.
L
Curta rondoniense ganha destaque em eventos da Amazônia

Curta rondoniense ganha destaque em eventos da Amazônia

Filme integra programação da COP30 e de mostra socioambiental.
L
Estreia de Catador de Sons lota cinema em Porto Velho

Estreia de Catador de Sons lota cinema em Porto Velho

A estreia de Catador de Sons emocionou o público e destacou o trabalho de Bira Lourenço.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Especial: Sorteio Combo Lisa em Dobro Depile-se!

Atenção, Porto Velho! O Agenda News e oNews Rondônia, em parceria com a Depile-se, trazem uma oportunidade imperdível para quem deseja pele lisinha com cuidado e carinho.
L
Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

O (MJSP) lançou a quinta edição do Guia Prático de Classificação Indicativa, que expande a proteção de crianças e adolescentes ao introduzir a faixa etária de 6 anos e estender a análise para as funcionalidades e mecanismos interativos de produtos digitais, como aplicativos (apps) e inteligências artificiais (IAs).
L
Lei de Linguagem Simples entra em vigor para tornar comunicação pública mais clara

Lei de Linguagem Simples entra em vigor para tornar comunicação pública mais clara

A Política Nacional de Linguagem Simples (Lei nº 15.263/2025) entra em vigor nesta segunda-feira (17), determinando que os órgãos da União adotem padrões objetivos e acessíveis de comunicação para fortalecer o direito à informação e a participação social.
L

Ponto & Contraponto entrevista Marisa Lobo Martins nesta segunda-feira

Veterinária especializada em clínica, cirurgia e dermatologia de pequenos animais fala sobre saúde pet e desafios da área.
L

Giro News: entrevista com o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza

As perspectivas para o próximo ano e os desafios da instituição frente às demandas da educação profissional e tecnológica.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

POLÍTICA

Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

A obra ocorreu em parceria com o prefeito Affonso Cândido e os vereadores André da Royal e Weslei Brito. A pavimentação era uma demanda antiga da comunidade e representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município.
L
COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

Com um dia temático dedicado a elas, crianças e jovens ocuparam a COP30 em Belém, expressando a urgência das mudanças climáticas e a preocupação com o futuro; a participação infantil já influencia a inclusão de suas vozes nos textos de negociação.
L
Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Homenagem destacou o trabalho da Procuradora Andréa Engel e da Promotora Tânia Garcia em defesa da sociedade.
L
Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Lideranças indígenas aproveitaram a Marcha Global em Belém para pedir o fim da violência e exigir justiça pela morte de Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, atingido a tiros durante um ataque em Mato Grosso do Sul.
L
Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à "síndrome de vira-lata"

Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à “síndrome de vira-lata”

O ministro Celso Sabino defendeu a organização da COP30 em Belém e afirmou que as críticas sobre o evento refletem a crença de que “tudo o que presta tem que ser lá fora”; ele destacou que esta é a primeira COP realizada na porta de uma grande floresta tropical.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

De acordo com as primeiras informações, a vítima estava com amigos quando um homem que mora na mesma rua se aproximou e iniciou o ataque.
18
Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, quando a motociclista perdeu o controle do veículo depois de atingir um cachorro que estava solto na via.
16
Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

A perseguição policial no bairro Aeroclube levou à prisão de um motoboy de 20 anos, seu passageiro e um homem de 52 anos, que aguardava a entrega da droga; conversas em celular revelaram o esquema de tráfico de drogas.
14
Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

O condutor de um carro utilitário não teria respeitado a preferência da rotatória, atingindo a motocicleta e arremessando a vítima ao solo.
14
Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

A colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Rua Menezes Filho; a vítima foi socorrida pelo SAMU com forte trauma na cabeça.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Raimunda Irene Bentes

Familiares e amigos se despedem de Raimunda Irene Bentes, mulher guerreira da zona rural de Porto Velho, lembrada pela fé, alegria simples e amor à família.
L

Nota de pesar: Maria Jose da Silva de Sousa

Familiares e amigos se despedem de Maria Jose da Silva de Sousa, mulher vaidosa, de presença forte e amor dedicado aos filhos e netos, que deixa lembranças marcantes e saudades profundas.
L

Dicas infalíveis de como comprar na Black Friday sem cair em armadilhas

A Black Friday reúne promoções atraentes, mas exige atenção redobrada para evitar armadilhas e garantir compras realmente vantajosas, seguras e econômicas.
L
Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

A Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (FBN) assinou um acordo com a Biblioteca Nacional da Palestina para o envio mensal de livros de 21 autores brasileiros, traduzidos para o árabe, com o objetivo de promover a cultura de paz e solidariedade por meio da “diplomacia do livro”.
L
TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

TRT-14 reinaugura Fórum Regional de Rio Branco com estrutura modernizada e foco em atendimento humanizado

Reforma do prédio garante mais acessibilidade, segurança e conforto para magistrados, servidores e a população acreana.
L
Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta segunda-feira (17) em Guarulhos (SP) o primeiro lote com mais de dois milhões de unidades de insulina glargina, que será incorporada ao tratamento de portadores de diabetes tipo 2 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

O Ministério da Justiça publicará dez portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas nos próximos dias, conforme anunciado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante a COP30 em Belém.
L
Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

O Brasil anunciou nesta segunda-feira (17) a criação da primeira iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com apoio de 15 países.
L
Inca inaugura no Rio de Janeiro primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

Inca inaugura no Rio de Janeiro primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) abriu nesta segunda-feira (17) o primeiro centro de formação em cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.
L

JOVEM NEWS: entrevista com Bruno Marques e Ícaro Andrade

Vamos aprofundar temas importantes como segurança, respeito, condições de trabalho e possíveis caminhos para melhorar a vida desses profissionais que sustentam boa parte da dinâmica urbana.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.