SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

LIVRO – PORTO, VELHO PORTO HISTÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO

Infelizmente pelas normas acadêmicas, meu livro não pode ser considerado como de História, porém, as histórias nele contidas podemos garantir, a maioria. Foram vividas por mim e as demais, fruto de dias e dias de pesquisas.

Publicado em 

Autor: Sílvio M. Santos

Nesta edição damos continuidade às histórias que fazem parte do livro de minha autoria, que está prontinho para ser publicado, “PORTO, VELHO PORTO – HISTÓRIA DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO”.

São histórias que pesquisei em publicações de vários autores que se preocuparam com a nossa história como Esron Menezes, Amizael Silva, Abnael Machado de Lima, Yedda Bozarcov, Manoel Rodrigues, Hugo Ferreira e em especial do meu amigo professor Francisco Matias, porém, a maioria das histórias relatam fatos vividos por mim, já que apesar de ter nascido no Distrito de São Carlos, vivi minha infância, adolescência e vivo até hoje, em Porto Velho.

Muitas das histórias que os amigos tomarão conhecimento a partir de hoje, são exclusivas, pois foram vividas por mim, como é o caso do “Trem da Feira” e muitas outras. Infelizmente pelas normas acadêmicas, meu livro não pode ser considerado como de História, porém, as histórias nele contidas podemos garantir, a maioria. Foram vividas por mim e as demais, fruto de dias e dias de pesquisas.

Se você empresário editor, se interessar em produzir o meu Livro, entre em contato através do celular: (69) 9 9302-1960

O TREM DA FEIRA

A Estrada de Ferro Madeira Mamoré apesar dos ingleses a abandonarem em 1931, alegando que a mesma era deficitária, após passar a ser administrada pelo governo brasileiro passou a exercer realmente, o papel social motivo de sua construção, que era promover o escoamento dos produtos produzidos na Bolívia e dar assistência às várias vilas que se formaram ao longo de sua linha férrea como Santo Antônio, Teotônio, Jacy Paraná, Mutum, Abunã, Vila Murtinho, Colônia do Iata e tantas outras.

Porto Velho cidade que nasceu graças à construção da ferrovia, tão logo passou a categoria de município em 1914, foi agraciada com a construção do Mercado Municipal e também passou a contar com as famosas feiras livres.

A primeira feira livre de Porto Velho foi montada justamente onde hoje é a Praça Getúlio Vargas em frente ao prédio onde até bem pouco tempo funcionava como Palácio Presidente Vargas sede do governo de Rondônia e hoje abriga o Museu da Memória Rondoniense.

Foi nessa feira, que juntamente com minha mãe, passamos a trabalhar como vendedor de SACO que era feito com as folhas de saco de cimento enquanto minha mãe dona Inez Macêdo mantinha uma “BANCA” de venda de comida isso no ano de1951.

Assim que o Palácio Presidente Vargas foi inaugurado, a feira foi transferida para o local onde hoje fica a Rua Euclides da Cunha (na época Rua do Coqueiro) no espaço entre o Clube Ferroviário (na época era o Clube Internacional) e a Ceron (na época Usina do Salft). Em 1958 o governador Ênio dos Santos Pinheiro inaugurou a Feira Livre com o nome de “Feira Modelo” num galpão construído onde hoje é o Mercado Central na Rua Fraquear.

Nossa casa ficava exatamente ali, onde existe uma parada de ônibus em frente ao Mercado Central. Por detrás do nosso quintal, toda quinta feira, estacionava o TREM da FEIRA. O Trem da Feira trazia produtos dos agricultores que moravam do KM 25 – Teotônio, até Porto Velho, os produtos eram Farinha, Feijão, Arroz, Banana, Carvão, frutas de um modo geral, Milho e muitos outros.

O Trem da Feira era fonte de renda não só para os ferroviários e agricultores, mas, para uma gama considerável da sociedade como carroceiros, carregadores, atravessadores, vendedores ambulantes, além é claro, de beneficiar o comércio, já que os agricultores com o apurado com a venda de seus produtos, compravam no comercio de Porto Velho.

O Trem da Feira fazia a viagem de volta no sábado pela manhã. Com a desativação da Madeira Mamoré as colônias que existiam ao longo da ferrovia de Porto Velho a Teotônio deixaram de existir. Vale salientar que Teotônio era o maior produtor de farinha de mandioca de Rondônia. Quem viveu aquele tempo, com certeza lembra da Farinha do “seu” Jorge Alagoas.

A LANCHA DO BERADÃO

Assim como a Madeira Mamoré mantinha Trem da Feira, o governo do Território Federal do Guaporé/Rondônia colocava a disposição dos ribeirinhos que mantinham propriedades entre Porto Velho e São Carlos, a famosa "Lancha do Beradão” administrada pelo Serviço de Navegação do Madeira – SNM.

A Lancha do Beradão saia do Porto do SNM que depois passou a ser denominado de ENARO, quinta feira a tarde e na Sexta Feira, carregada com os produtos dos agricultores do Baixo Madeira (de São Carlos a Porto Velho), atracava por volta do meio dia em Porto Velho e os produtos como Macaxeira, Banana, Açaí, Bacaba, Peixe Salgado, caça como paca etc. além de farinha, milho e feijão verde.

A Lancha do Beradão retornava com os ribeirinhos sábado, após o meio dia. Vale salientar que o frete era grátis.

PORTO VELHO HOTEL

O Prédio do Porto Velho Hotel (hoje UNIR – Centro) foi projetado pelo arquiteto Leogrin de Vasconcelos Chaves, do Rio de Janeiro que o projetou com linhas sóbrias e graciosas em estilo neocolonial.

O início de sua construção data de 1.948, no governo de Joaquim Araújo Lima. Seu término aconteceu em 1.953 no governo de Jesus Bulamarque Hosana. A firma Belmiro Galloti foi quem assumiu a empreitada pela construção e na época o Diretor de Obras (hoje seria secretário) era o arquiteto Leonardo R. Carvalho que supervisionou a obra, auxiliado pelo engenheiro Carlos Sales.

O historiador Antônio Cantanhede escreve: “Trata-se de edifício de grande porte que terá 30 quartos e 20 apartamentos, além de salões e diversos serviços”. E acrescenta “a área coberta, é de 1.780m2”.

O prédio foi inaugurado no dia 20 de janeiro de 1.953, ‘às 10 horas e 30 minutos, com a presença do governador do Acre, João Kubitschek, convidado especial do governador Hosana para descerrar a fita com as cores nacionais. Às 22 horas, o salão abriu-se para uma noite de gala. “Foi um baile suntuoso, com smoking e longuinho” escreve Yedda Borzacov.

Com a construção do Porto Velho Hotel o governo do Território Federal do Guaporé preencheu uma grande deficiência existente na cidade; a ausência de hotéis. Naquela época, só existia o Hotel Brasil, casarão de madeira construído pela administração da EFMM, em uma área que se localizaria hoje entre as ruas Henrique Dias e José do Patrocínio, em frente ao Memorial Jorge Teixeira e a residência do comandante do 5º BEC.

O governo do Território, proprietário do Porto Velho Hotel, para fazê-lo funcionar, arrendava-o a pessoas de sua escolha. Assim, foram arrendatários: Senhor Henrique Valente, no período de 1953 a 1961; Senhor Abelardo Townes de Castro, no período de 1962 a 1963 e Senhora Nilce Guimarães, no período de 1964 a 1969.

Não se conhecia a figura do gerente, a não ser no governo do Major José Campedelli, em que foi nomeado Carlos Augusto Halói para administrar ou gerenciar o estabelecimento.

Quando o hóspede era oficial, o governo assumia a despesa com uma porcentagem de abatimento, conforme constava no contrato de arrendamento.

Quando se falava em Porto Velho Hotel, sentia-se o sabor de elite social. Hospedava-se ali a classe média, pessoas tais como; políticos, autoridades vindas de outras unidades da Federação, empresários, engenheiros construtores da BR-29 (hoje 364); visitantes turistas, viajantes, etc.

Era uma clientela distinta. Pode-se afirmar que era um hotel com certo luxo. Ali se reuniam as personalidades da cidade.

O Porto Velho Hotel também preencheu uma lacuna grande na vida social da cidade, consternada com a demolição do Clube Internacional, situado onde hoje é o clube Ferroviário, na Av. 7 de Setembro.

Nos seus salões realizaram-se muitos bailes elegantes. Funcionava o requintado bar “Abunã” e uma boate denominada “Urucumacuã”.

No governo do Cel. João Carlos Mader, em 1965, houve a elaboração de projeto que alterava a estrutura arquitetônica do prédio, acrescentando-lhe mais um pavimento. Ao ser informado do fato, o arquiteto José Otino de Freitas protestou veementemente. Felizmente foi atendido.

O Porto Velho Hotel foi desativado no segundo governo do Cel. Carlos Marques Henrique em 1974, considerando que sua existência já não mais tinha razão de ser, pois surgira os Hotéis Vitória; Selton Hotel e Floresta Hotel.

Em 1975, durante o governo do Cel. Humberto da Silva Guedes, o prédio sofreu uma reforma para sediar o “Palácio das Secretarias” e, em 1979, no início do governo Jorge Teixeira – Teixeirão abrigou algumas secretarias até a inauguração do que ficou conhecido como “Esplanada das Secretarias”, no espaço onde hoje funciona o CPA – Palácio Rio Madeira.

Mais tarde acolheu a FUNDACENTRO, que se transformou na Fundação Universidade de Rondônia – UNIR, implantada por Euro Tourinho Filho, seu 1º Reitor e Raymundo Nonato Castro, seu 1º Vice-Reitor.

Na década de 1970 funcionou a famosa “Varanda Tropical do Porto Velho” e foi justamente na Varanda Tropical que o conjunto Bossa Nova integrado pelo Ricardo (bateria), Bainha, Cabeleira e Leônidas (percussão); João Henrique – Manga Rosa (sax e flauta), Paulo Santos (violão) e Dinoel (guitarra), ficou conhecido pelo público de Porto Velho.

Hoje é a sede da reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Emoção marca primeira noite da Cantata Natalina de Jaru

Emoção marca primeira noite da Cantata Natalina de Jaru

Evento reuniu grande público no Centro da cidade e programação continua nesta sexta-feira.
L
Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina marca celebração comunitária no distrito de Jaru.
L
Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Lei obriga uso do “fazer rondoniense” como presente institucional em eventos oficiais.
L
Natal de Luz do Parque da Cidade atrai quase meio milhão de visitantes

Natal de Luz do Parque da Cidade atrai quase meio milhão de visitantes

Atrações inéditas reforçam sucesso do evento em Porto Velho.
L
É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

Evento promovido pela Semed reúne alunos, educadores e comunidade em uma noite de celebração e espírito natalino.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 6,5 trilhões em despesas

Texto fixa meta de superávit de R$ 34,2 bilhões e segue para sanção presidencial.
L
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026 com salário mínimo de R$ 1.621

Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026 com salário mínimo de R$ 1.621

Relatório do deputado Isnaldo Bulhões prevê despesas de R$ 6,5 trilhões e destina R$ 61 bilhões para emendas parlamentares no próximo ano.
L
Líder do PL nega desvios de verbas e justifica dinheiro em casa

Líder do PL nega desvios de verbas e justifica dinheiro em casa

Deputado Sóstenes Cavalcante afirma que os R$ 400 mil encontrados pela Polícia Federal são fruto da venda de um imóvel e nega irregularidades.
L
Moraes mantém condenação de Bolsonaro por trama golpista

Moraes mantém condenação de Bolsonaro por trama golpista

Ministro Alexandre de Moraes nega recurso contra pena de 27 anos de prisão por entender que Jair Bolsonaro não cumpre requisitos para novo julgamento.
L

Avatar Fogo e Cinzas chega ao Cine Araújo em Porto Velho

O novo capítulo da saga dirigida por James Cameron está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho, com diversas opções de horários, salas 3D, sessões dubladas, legendadas, VIP e projeção a laser para o público aproveitar.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

PF aponta necessidade de cirurgia de hérnia em Bolsonaro

PF aponta necessidade de cirurgia de hérnia em Bolsonaro

Saúde exige procedimento urgente.
L
Congresso autoriza professores a acumular cargo público

Congresso autoriza professores a acumular cargo público

Educação garante segurança jurídica.
L
Reforma da Escola Pedro Mendes Cardoso é prioridade apontada por Dra. Taíssa

Reforma da Escola Pedro Mendes Cardoso é prioridade apontada por Dra. Taíssa

A deputada solicita à Seduc reforma geral em escola estadual de Jacinópolis, em Nova Mamoré
L
Ponte sobre o Rio Preto entra na pauta de infraestrutura defendida por Dra. Taíssa

Ponte sobre o Rio Preto entra na pauta de infraestrutura defendida por Dra. Taíssa

Dra. Taíssa solicita ao DER a revitalização da ponte que dá acesso à Linha 101, em União Bandeirantes
L
Dra. Taíssa cobra melhorias urgentes para o setor produtivo e a educação em União Bandeirantes

Dra. Taíssa cobra melhorias urgentes para o setor produtivo e a educação em União Bandeirantes

Deputada formaliza indicações após ouvir moradores de União Bandeirantes e cobra ações para garantir direitos básicos na área rural
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Fraudes no INSS: O Caso Senador Weverton e o Desafio Ético da Política Brasileira

Fraudes no INSS: O Caso Senador Weverton e o Desafio Ético da Política Brasileira

Fraudes no INSS reacendem debate sobre conduta pública.
L
Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Mulher de 43 anos é presa por furto em farmácia na zona sul

Câmeras de monitoramento flagram suspeita escondendo produtos de higiene e cosméticos em estabelecimento na avenida Jatuarana, em Porto Velho.
10
Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Denarc fecha laboratório de cocaína na zona leste de Porto Velho

Investigação iniciada em Guajará-Mirim leva policiais a imóvel utilizado para refino e venda de entorpecentes em larga escala na capital.
12
Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Dupla é presa por roubo na zona leste de Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão prendem suspeitos com simulacro de arma e celulares roubados após perseguição no bairro São Francisco, em Porto Velho.
14
Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Jovem sofre fratura exposta em acidente na avenida Guaporé

Motociclista de 19 anos fica ferido após colisão com carro de militar da Força Aérea no cruzamento com a rua Coimbra, em Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática reúne pesquisadores de Rondônia e povos tradicionais em debates científicos e comunitários no Paraná.
L

Operação feriado tem início na BR-364; obras terão restrições

A Nova 364 Concessionária de Rodovia inicia nesta sexta-feira, 19, a Operação Feriado. Até 4 de janeiro, todo efetivo operacional estará empenhado para garantir pronta-resposta ao usuário e fluidez do tráfego.
L
Prefeitura de Jaru reforça drenagem na Linha 614 durante chuvas

Prefeitura de Jaru reforça drenagem na Linha 614 durante chuvas

Manutenção inclui substituição de tubos e manilhas para melhorar vazão.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Governo aposta em receitas extras para reforçar Orçamento de 2026

Governo aposta em receitas extras para reforçar Orçamento de 2026

Medidas incluem combate ao devedor contumaz e tributação sobre criptoativos.
L
Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para 21h30

Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para 21h30

Espaço marca estreia comercial no Brasil.
L
Chuvas de dezembro favorecem culturas de primeira safra

Chuvas de dezembro favorecem culturas de primeira safra

Boletim da Conab aponta boas condições nas lavouras.
L

Nova 364 mobiliza efetivo extra para Natal e Ano Novo

Operação Feriado começa nesta sexta-feira (19) e segue até 4 de janeiro com reforço no atendimento e monitoramento da BR-364.
L
GTA Vice City ganha versão que roda direto no navegador

GTA Vice City ganha versão que roda direto no navegador

Adaptação permite jogar sem instalação e com salvamento na nuvem.
L
Famílias em vulnerabilidade recebem cestas básicas no Cras Fernando Rocha

Famílias em vulnerabilidade recebem cestas básicas no Cras Fernando Rocha

Ação no Cras Fernando Rocha reforça a segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social no município
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.