SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

PORTO, VELHO PORTO – HISTÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO

Nesta edição damos continuidade às histórias que fazem parte do livro de minha autoria, que está prontinho para ser publicado: “PORTO, VELHO PORTO – HISTÓRIA DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO”.

Publicado em 

PORTO, VELHO PORTO - HISTÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO - News Rondônia

Autor: Sílvio M. Santo

Nesta edição damos continuidade às histórias que fazem parte do livro de minha autoria, que está prontinho para ser publicado: “PORTO, VELHO PORTO – HISTÓRIA DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO”.

São histórias que pesquisei em publicações de vários autores que se preocuparam com a nossa história como Esron Menezes, Amizael Silva, Abnael Machado de Lima, Yedda Bozarcov, Manoel Rodrigues, Hugo Ferreira e em especial do meu amigo professor Francisco Matias, porém, a maioria das histórias relatam fatos vividos por mim, já que apesar de ter nascido no Distrito de São Carlos, vivi minha infância, adolescência e vivo até hoje, em Porto Velho. Muitas das histórias que os amigos tomarão conhecimento a partir de hoje, são exclusivas, pois foram vividas por mim.

Infelizmente pelas normas acadêmicas, meu livro não pode ser considerado como de História, porém, as histórias nele contidas, posso garantir, (a maioria foram vividas por mim) e as demais, são fruto de dias e dias de pesquisas.

Se você empresário editor, se interessar em produzir o meu Livro, entre em contato através do celular: (69) 9 9302-1960

Mocambo – O bairro boêmio

PORTO, VELHO PORTO - HISTÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO - News Rondônia

Levando-se em consideração que o bairro Caiari só foi criado depois que a Madeira Mamoré passou a ser administrada por brasileiros e ainda que os bairros do Triângulo e Alto do Bode ficavam nas terras da empresa Madeira Mamoré Railway Cº e, que a área onde ficava a famosa Rua da Palha jamais foi considerado bairro. O Mocambo pelo menos na análise desse escriba foi o primeiro aglomerado de casas e pessoas que podemos considerar como bairro na Porto Velho brasileira, que nasceu durante a administração do Major Guapindaia (1915 – 1917).

Talvez por ter sido formado por pessoas consideradas de baixo poder aquisitivo, pouco se encontra a respeito de sua formação em publicações da época.

O mais completo documento que encontramos sobre a formação do bairro, faz parte da monografia de bacharelado para o curso de História da escritora Nilza Menezes publicada no livro "Mocambo – Com Feitiço e com Fetiche".

Desde quando surgiu, o Mocambo é considerado o bairro boêmio de Porto Velho, por abrigar por muito tempo as casas das chamadas "mulher de vida fácil" – Prostitutas, naquele tempo, os abrigos dessas mulheres eram conhecidos como "Pensão", Cabaré ou Prostituição. Ali também foi instalado o primeiro "Batuque" (terreiro de Macumba) de Porto Velho que ficou conhecido como "Batuque de Santa Bárbara" cuja Mãe de Santo era dona Esperança Rita.

Em consequência da existência das várias "Pensões" e do Terreiro da Mãe Esperança os homens solteiros que moravam na Casa Seis e outras edificações da Madeira Mamoré, por ser único local onde poderiam encontrar diversão, e, os próprios moradores da Porto Velho brasileira (em especial os da Vila Confusão) frequentavam o local, que ninguém sabe explicar com precisão como surgiu.

Nilza Menezes em sua monografia escreve: "… Com a vinda de Dona Esperança Rita, negra maranhense, que fundou o terreiro de Santa Bárbara, localizado atrás do cemitério dos Inocentes e próximo ao córrego que hoje divide o Mocambo do Areal, iniciou-se o povoamento daquele espaço, cujo ano de ocupação é motivo de discussão". Segundo Antônio Cantanhede em Achegas para História de Porto Velho, “Por iniciativa de D. Esperança Rita, maranhense, natural da cidade de Codó, foi organizada, a 24 de junho de 1914, a Irmandade Beneficente de Santa Bárbara”. Ainda segundo Nilza, para o Dr. Ary Pinheiro a tenda de umbanda teria sido fundada em 1917. Moradores antigos e frequentadores do bairro e dos cultos afros na cidade de Porto Velho, também confirmam o início das práticas religiosas por Mãe Esperança Rita a partir de 1916 como o foco do povoamento do Mocambo. Pelo que conseguimos colher, o Mocambo começou quando Guapindaia autorizou a demarcação da área do Cemitério dos Inocentes.

O Batuque da Mãe Esperança Rita

PORTO, VELHO PORTO - HISTÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO - News Rondônia

O professor Marco Antônio Domingos Teixeira cita em "A Macumba em Porto Velho": "Na Amazônia, em geral, a partir de Belém do Pará, os cultos afro-brasileiros são, usualmente, conhecidos por Batuques, sobretudo aqueles que assimilam mais intensamente as influências caboclas da pajelança e do curandeirismo. Os cultos de tradição nagô, mais especificamente os candomblés, tem a sua entrada neste cenário em um momento mais avançado do processo de expansão das religiões afro-brasileiras.

Em primeiro lugar observa-se a pajelança, o curandeirismo e as mesinhas. Mais tarde, encontramos a penetração de ritos afros que se mesclam aos rituais de pajelança, dando "conotações amazônicas" ao conjunto dos rituais mina trazidos primeiramente do Maranhão para Belém do Pará e desta para Manaus, ramificando-se pelas demais regiões Amazônicas…

Em Porto Velho, a "macumba", compreendido o termo em sua acepção popular, surgiu com a criação da cidade, que, por sua vez, surgiu com a criação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Conforme nos falam Amizael Silva e Ary Tupinambá, o primeiro terreiro de macumba surgiu em Porto Velho entre 1916-1917, portanto há apenas dois ou três anos após a criação do município.

Podemos dizer que a macumba surgiu com o aparecimento da própria cidade. A fundadora D. Esperança era uma maranhense de Codó. O Terreiro de Santa Bárbara (Iansã no sincretismo afro-católico) foi construído junto ao cemitério dos Inocentes.

Observamos que a Iansã de Balé é cultuada nos cemitérios e é ela a dona dos eguns.

Segundo Ary Tupinambá foi o Bispo D. Pedro Massa quem inaugurou a capela de Santa Bárbara pertencente à irmandade da linha de Xangô que tinha Iemanjá como guia.

No balanço da Mad Maria

PORTO, VELHO PORTO - HISTÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO - News Rondônia

Aproveitando o sucesso da minissérie Mad Maria resolvemos lembrar algumas histórias sobre a Madeira Mamoré. Consultando o arquivo da nossa memória, já que vivemos a infância brincando no pátio da estação da Madeira Mamoré em Porto Velho, pois, moramos até 1966, na Avenida Farquar em frente ao Mercado Central.

Lembramos de alguns fatos que marcaram nossa vida, como, amossegar trem, "roubar" castanha e outros produtos dos vagões estacionados no pátio de manobra da Ferrovia, assim como carregar produtos dos agricultores que chegavam no Trem da Feira vindo do Teotônio.

Dormíamos e acordávamos com o badalar dos sinos das locomotivas e de seus apitos. O burburinho no chamado Plano Inclinado era intenso. Embarcava-se borracha, castanha, ipecacoanha, farinha e tantos outros produtos nos navios que de início eram "Chatas" como a "Cuiabá" e depois navios de alto calado como Augusto Monte Negro, Lauro Sodré e Lobo D`almada. A usina pertencente primeiramente a Madeira Mamoré e depois ao governo do Território do Guaporé, acordava a cidade apitando as seis e meia, seis e quarenta e cinco e sete horas da manhã; dizia que os operários tinham que deixar o serviço para o almoço através do apito das onze horas e os colocava de volta às 13 horas e apitava avisando que era hora de ir para casa jantar às 17 horas.

A Serraria Santo Antônio ficou conhecida como Serraria do Território e funcionava num galpão onde hoje é a feira do Cai N`água na beira do Rio Madeira, ainda hoje a caldeira está lá. São essas histórias que vamos reviver a partir de agora.

"Como era gostoso o balanço do trem/quando eu viajava junto com o meu bem/Comendo tapioca/crocrete e beiju/cafezinho quente/Almoçando angu”. Letra da música de minha autoria "Balanço do Trem". Vamos viajar no tempo, embalados pelas loucuras da Maria.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Prefeitura lança projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, restaura locomotiva histórica e apresenta nova marca do turismo local.
L
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Prefeitura de Porto Velho garante estrutura, segurança e apoio logístico para a Marcha para Jesus 2025, que acontece neste sábado com saída na Avenida Farquar.
L
Prefeitura de Porto Velho apoia 11 arraiais em diversos bairros no fim de semana e celebra cultura popular

Prefeitura de Porto Velho apoia 11 arraiais em diversos bairros no fim de semana e celebra cultura popular

Festas juninas recebem apoio da Funcultural com estrutura, programação cultural e artistas regionais em Porto Velho.
L

Marcela Bonfim lança clipe gravado no Forte Príncipe da Beira em homenagem à resistência negra na Amazônia

No coração do Quilombo do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), Marcela Bonfim apresenta “Tereza”, single do EP Amazônia Negra, que celebra ancestralidade, resistência e a força das mulheres negras.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador do Acre ironiza a crise EUA-Brasil e acredita que a política brasileira precisa parar de trocar farpas

“Está comprovado, pelo menos aqui no Brasil, que esse radicalismo, tanto da esquerda quanto da direita, o povo não quer e deixou isso claro! Quem vai pagar essa conta somos nós”, disse.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia neste sábado

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em Rondônia, com possibilidade de tempestades severas em Porto Velho neste sábado (2).
L

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Homem foi atacado durante confusão no bairro Embratel; vítima ficou ferida e local foi isolado para atendimento.
12
Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Amazonas com Rua Salgado Filho; motociclista teve ferimentos, mas recusou atendimento.
12
Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Vítima foi atingida com golpe de faca no bairro Castanheiras e encaminhada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Cadáver foi localizado em residência na Avenida Amazonas, bairro Jardim Santana; Polícia Militar isolou o local para perícia.
18
Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar as buscas e conseguiram localizar os corpos das vítimas.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

Município informa que drenagem foi concluída, pagamentos estão em dia e etapa de terraplanagem no Parque Amazônia começa dia 11 de agosto.
L

AO VIVO: Assista agora à segunda noite do Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho

A 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no Parque dos Tanques, em Porto Velho (RO), destacando cultura, folclore e turismo local.
L

Sucesso no Parque dos Tanques: Primeiro dia do Arraial Flor do Maracujá encanta o público

Evento teve abertura oficial, apresentações culturais e movimentou a economia local em Porto Velho
L
Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Estado registra queda de até 56% nos índices de roubo de veículos; Muralha Digital e policiamento estratégico aceleram recuperação de automóveis.
L
Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Com casos na Bolívia, Rondônia amplia programa “Vacinação Sem Fronteiras” para proteger população e manter estado livre do sarampo.
L
Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

O suspeito foi localizado na casa da ex-companheira.
10
Técnica em enfermagem é encontrada morta em quarto de hotel na zona sul

Mulher encontrada morta em quarto de Hotel na capital

Vítima estava desaparecida há três dias.
18
Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
18
Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Quadrilha que roubou agência do Sicredi em Cuiabá e fez reféns é capturada pela Polícia de Rondônia em ação conjunta com o Mato Grosso.
10
MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.