TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

PORTO, VELHO PORTO – HISTÓRIAS DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO

Nesta edição damos continuidade às histórias que fazem parte do livro de minha autoria, que está prontinho para ser publicado, “PORTO, VELHO PORTO – HISTÓRIA DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO”.

Publicado em 

Nesta edição damos continuidade às histórias que fazem parte do livro de minha autoria, que está prontinho para ser publicado, “PORTO, VELHO PORTO – HISTÓRIA DA CIDADE ONDE NASCI E VIVO”.

São histórias que pesquisei em publicações de vários autores que se preocuparam com a nossa história como Esron Menezes, Amizael Silva, Abnael Machado de Lima, Yedda Bozarcov, Manoel Rodrigues, Hugo Ferreira e em especial do meu amigo professor Francisco Matias, porém, a maioria das histórias relatam fatos vividos por mim, já que apesar de ter nascido no Distrito de São Carlos, vivi minha infância, adolescência e vivo até hoje, em Porto Velho. Muitas das histórias que os amigos tomarão conhecimento a partir de hoje, são exclusivas, pois foram vividas por mim.

Infelizmente pelas normas acadêmicas, meu livro não pode ser considerado como de História, porém, as histórias nele contidas, posso garantir, (a maioria. foram vividas por mim) e as demais, são fruto de dias e dias de pesquisas.

Se você empresário editor, se interessar em produzir o meu Livro, entre em contato através do celular: (69) 9 9302-1960

A Capela dos Inocentes

Fernando Guapindaia de Souza Brejense primeiro prefeito de Porto Velho, cujo governo foi marcado por uma série de atritos com a administração da Madeira Mamoré, após construir o cemitério dos Inocentes viu que ficou faltando uma capela onde as pessoas pudessem encomendar seus entes queridos, fato que fez com que uma professora tomasse a iniciativa de sair recolhendo donativos para a construção da referida capela, é claro que com a devida concordância do prefeito.

A professora em sua mendicância foi mal recebida por ferroviários portugueses, que se achavam prejudicados em seus interesses pelo Major Guapindaia. Um deles teria sido preso e metido a ferros anteriormente, provocando o maior rancor dos lusos contra o superintendente.

Quando a professora foi descartada pelos ferroviários, o chefe de polícia mandou prender outros quatro e também os teria espancado e chicoteado de “umbigo de boi”.

Foi o suficiente para dar-se início a um levante armado com entrincheiramento na "CASA SEIS", galpão que ficava onde hoje é a Capitania dos Portos. O delegado, em vez de tomar as devidas providências, fugiu da cidade, restando ao major Guapindaia, entrincheirar-se em sua casa, que ficava onde se construiu a praça Rondon.

Os revoltosos, entrementes, conseguiram aprisionar o contínuo do superintendente e a única saída de Guapindaia foi negociar a troca do servidor pelos portugueses.

Os comerciantes do centro

O comércio de Porto Velho se concentrava nas ruas Sete de Setembro, Presidente Dutra, José de Alencar, Barão do Rio Branco e Floriano Peixoto.

Na Sete a gente encontrava a loja dos Reski (ao lado do Cine Brasil) e do outro lado com a José de Alencar, a Casa Saudade de T.T. Dias (até pouco tempo foi Ponto 7), ao lado, o prédio da Associação dos Seringalistas e mais pra frente, à Pernambucana. Isso pelo lado esquerdo no sentido bairro.

Pelo lado direito, o Edifício Sônia Maria (Ligado a Praça Rondon); Livraria Violeta e do outro lado da José de Alencar, com a Sete, a Drogaria Nossa Senhora da Conceição do seu Boanerges Lima conhecido como o médico dos pobres; Sapataria Moderna do Manoel Português; Cine Avenida ou Lacerda (hoje Banco Santander), Banacre e Café Santos.

Pela José de Alencar, o edifício Feitosa (onde ficava a lanchonete Delta), a Casa de comércio do seu Abdon, e o comércio da família Chaquiam, na parte de baixo do prédio da Caixa dos Aposentados (hoje prédio do INSS), funcionava a agência da empresa aérea Cruzeiro do Sul cujo agente era o seu Bichara, depois foi para o outro lado da rua onde funciona um restaurante/padaria hoje. Na Floriano Peixoto tinha a casa comercial de Mourão & Irmãos e do seu Miguel Arcanjo, além da sede do jornal O Guaporé.

Pela Barão do Rio Branco existia a Casa Dragão de César Zoghbi, Jornal Alto Madeira, Jornal do Inácio Mendes (teve vários nomes), loja São Sebastião do seu Lucine Pinheiro, Rondomarsa (a primeira concessionária de veículos de Porto Velho) dos irmãos Aurélio e Jessey pai do Manelão; Pensão do Mister Davis na esquina da Ladeira da Prefeitura (hoje é o camelódromo), comércio do João Reis, Buraco da Dada (fonte de água mineral) e do seu Chico do Buraco (Em frente ao Cemelódromo).

Na Presidente Dutra: Associação Comercial, Banco da Borracha (BASA) e Banco do Brasil (hoje restaurante do Sesc) e os Correios.

Do outro lado, Padaria do Raposo (Guitar Músic hoje) e Bar Central (no Canto da Sete de Setembro)

Na José do Patrocínio tinha o Tufy Matny, o comércio que vendia fiado para os funcionários do Território do Guaporé. Voltando a José de Alencar pelo lado esquerdo de quem sobe rumo a Carlos Gomes, tinha a ótica Cabeça Branca que agora está do outro lado, Mundo Elegante, Bar do Raul e uma loja dos Reski.

O Banco Bamerindus quando veio pra cá, se instalou ao lado do Almanara na esquina da Natanael de Albuquerque onde ao lado, morava a família do saudoso colunista Sergio Valente. Aliás, na Natanael também foi a agencia da Caixa Econômica Federal.

Porto Velho Hotel (Unir centro) na Presidente Dutra era ponto de encontro da sociedade aos domingos, quando o conjunto Bossa Nova tocavas na famosa Varanda Tropical.

Assim era o centro da Porto Velho até os anos sessenta.

Vila Confusão

Como já dissemos, a Avenida Sete de Setembro só existia entre a Farquar e a Praça Jonathas Pedrosa e da Gonçalves Dias até a Joaquim Nabuco e mais, por muito tempo, a Sete foi considerada parte da BR-29, por isso, é que o Mercado do bairro Nossa Senhora das Graças é conhecido como Mercado do KM-1.

Um pouco acima da Gonçalves Dias até a Campos Sales existiu uma favela que ficou conhecida como “Vila Confusão”, meu amigo Bainha (o compositor), nos revelou que naquela nesga de terra, entra a Sete e o Igarapé que beirava o terreno da Pensão do Tibúrcio ou Hotel Iracema. (Foi sede do Sindicato dos Bancários), (hoje seria por trás da Galeria Lacerda).

Os "Arigós" que chegaram recrutados no tempo da segunda guerra mundial como soldado da borracha e desertavam ao chegar em Porto Velho, começaram a construir seus barracos naquele local. O interessante, relata Bainha, era que na Vila Confusão só morava solteiro daí a origem do nome. Acontece que as reuniões de bebedeiras terminavam em briga e assim sendo, o povo começou a se referir ao local como Vila Confusão.

O Rei da Vila era o violonista conhecido como Capote e seu parceiro Antônio do Violão, Bola Sete que na Vila era conhecido como Cuiu-Cuiu, apesar de morar no Mocambo, gostava de frequentar o local, assim como o Bainha e seu irmão Alípio porque os "malandros boêmios, todos moravam lá", basta lembrar que o Capote foi considerado o melhor violonista de Porto Velho. "Eu ia pra lá tocar pandeiro", declara Bainha. As brigas na Vila aconteciam geralmente quando seus moradores voltavam das festas que aconteciam no Mocambo reduto das "raparigas" (prostitutas).

A Vila ficou naquele local da década de quarenta até meados dos anos cinquenta. Em frente à Vila Confusão onde hoje é a Discolândia era o Areal da cidade e depois foi a residência e a sede da Mineração do seu Flodoaldo Pontes Pinto.

Onde existe o a Loja Zeta era a residência do Dr. Oswaldo Piana (pai).

Onde foi a Vila Confusão existe hoje a galeria e o Cine Lacerda.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Minidocumentário sobre Alice Serrath é exibido a estudantes em Vilhena

Minidocumentário sobre Alice Serrath é exibido a estudantes em Vilhena

O filme “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath” emocionou estudantes em Vilhena ao resgatar a história de uma das pioneiras do município e reforçar a identidade cultural local.
L
Porto Velho terá programação do Dia Mundial da Filosofia

Porto Velho terá programação do Dia Mundial da Filosofia

Atividades gratuitas destacam a busca pela unidade nas diferenças.
L
Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

As apresentações de Flor do Campo e Malhadinho emocionaram o público no Bumbódromo Márcio Paz Manacho neste domingo (16), reforçando a força cultural do Duelo na Fronteira 2025.
L
Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Deputado destaca impacto cultural e econômico do evento, que reuniu famílias e movimentou a cidade.
L
Sesc leva música de concerto brasileira a várias regiões do país em novembro

Sesc leva música de concerto brasileira a várias regiões do país em novembro

Programação reúne artistas e ações formativas para aproximar o público da música clássica brasileira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conexão RH entrevista Helton Vieira nesta terça-feira

Vai ser papo de alto nível sobre saúde, preparo físico, desafios da rotina esportiva e estratégias para alcançar resultados reais.
L
RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

RO decreta ponto facultativo na sexta após Consciência Negra

Governo de Rondônia define ponto facultativo e suspende expediente nos dias 20 e 21 de novembro.
L
Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

Polícia Civil mira vereador e agentes em Operação Solo Corrompido em RO

A Operação Solo Corrompido investiga um esquema de corrupção contra a Administração Pública que envolveria a aprovação de uma lei para o novo cemitério de Ariquemes/RO.
10

Rondônia Reality Show 2025: O primeiro paredão está formado

Silvinha Anterez, Mano João e Natiani Santos estão na berlinda e o público decide quem deixa o reality na quarta-feira
L

Vitor Mota é o primeiro líder do Rondônia Reality Show 2025

Depois de uma disputa acirrada, o participante garante a faixa de líder e assume o comando da casa na primeira semana
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade

POLÍTICA

Programa Mamãe Cheguei entrega 72 kits enxoval em Guajará-Mirim

Programa Mamãe Cheguei entrega 72 kits enxoval em Guajará-Mirim

Comunidades do Rio Guaporé, incluindo 29 indígenas, foram beneficiadas com a distribuição de kits enxoval do programa Mamãe Cheguei, ação de assistência social do governo de Rondônia.
L
Portarias de demarcação de 10 terras indígenas são publicadas

Portarias de demarcação de 10 terras indígenas são publicadas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou portarias para a demarcação de 10 terras indígenas em seis estados, cumprindo anúncio feito pela ministra Sônia Guajajara durante a COP30, em Belém.
L
DER inicia obra na Linha 9 após pedido de deputado

DER inicia obra na Linha 9 após pedido de deputado

Ação atende demanda antiga e melhora acesso viário em Nova Brasilândia.
L
STF retoma Julgamento Trama Golpista contra militares kids-pretos

STF retoma Julgamento Trama Golpista contra militares kids-pretos

A Primeira Turma do STF retoma o Julgamento Trama Golpista do Núcleo 3, composto por dez réus acusados de planejar ações táticas e sequestros durante o golpe.
L
STF publica acórdão sobre Condenação Bolsonaro STF a 27 anos

STF publica acórdão sobre Condenação Bolsonaro STF a 27 anos

A publicação do acórdão mantém a condenação Bolsonaro STF a 27 anos e 3 meses de prisão, abrindo caminho para que as defesas apresentem novos recursos contra a execução da pena.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ladrões arrombam parede e furtam duas lojas em Porto Velho

Ladrões arrombam parede e furtam duas lojas em Porto Velho

Criminosos invadiram uma loja de celulares e, ao furar um buraco, entraram em uma joalheria vizinha no bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
10
Dono do Banco Master é preso pela PF em operação contra fraudes

Dono do Banco Master é preso pela PF em operação contra fraudes

A prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ocorreu no Aeroporto de Guarulhos, durante a Operação Compliance Zero, que combate a emissão de títulos de crédito falsos.
L
Empresário tem casa arrombada e R$ 14 mil furtados na zona sul de Porto Velho

Empresário tem casa arrombada e R$ 14 mil furtados na zona sul de Porto Velho

Criminosos invadiram residência no bairro Aeroclube e levaram R$ 14 mil em espécie.
16
Irmã mata irmão a tiros após discussão na zona rural de Porto Velho

Irmã mata irmão a tiros após discussão na zona rural de Porto Velho

Mulher de 54 anos atira contra irmão após nova briga familiar na BR-319.
18
homem-e-morto-a-tiros-na-br-319-em-porto-velho

Homem é morto a tiros na BR-319 em Porto Velho

As informações iniciais apontam que uma mulher teria pedido ajuda após afirmar que atirou no próprio irmão em legítima defesa.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: BRUNO CESAR ZAGO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Clair Obscur: Expedition 33 lidera indicações ao The Game Awards 2025

Clair Obscur: Expedition 33 lidera indicações ao The Game Awards 2025

O RPG “Clair Obscur: Expedition 33” recebeu 12 indicações e lidera a premiação. Ele concorre na categoria Jogo do Ano ao lado de “Hades 2”, “Death Stranding 2”, “Hollow Knight: Silksong” e outros.
L
Ciência explica como a corrida ajuda a reduzir a ansiedade

Ciência explica como a corrida ajuda a reduzir a ansiedade

Estudos demonstram que a corrida ajuda a reduzir a ansiedade ao liberar neurotransmissores, como dopamina e serotonina, que promovem prazer e bem-estar, modulando o humor e a tensão no cérebro.
L
IA detecta câncer de pele agressivo com 94,5% de precisão, aponta estudo

IA detecta câncer de pele agressivo com 94,5% de precisão, aponta estudo

Novo modelo de inteligência artificial (IA) combina imagem da lesão com dados clínicos, como idade e localização, para diagnosticar melanomas de difícil identificação com alta taxa de acerto.
L
Adrian Abreu, de Ji-Paraná, vence Concurso de Criação de Games em RO

Adrian Abreu, de Ji-Paraná, vence Concurso de Criação de Games em RO

O estudante Adrian Guilherme dos Santos Abreu foi o destaque da edição 2025 do Concurso de Criação de Games de Rondônia, iniciativa que une tecnologia e educação para estudantes do Ensino Fundamental.
L
Entenda a técnica por trás do ‘bebê mais velho do mundo’

Entenda a técnica por trás do ‘bebê mais velho do mundo’

Caso de embriões congelados no tempo nos Estados Unidos entrou para o Livro dos Recordes após nascimento de bebê cujo embrião estava armazenado por três décadas.
L
CNH e placa para ciclomotores com novas regras de 2026

CNH e placa para ciclomotores com novas regras de 2026

Novas normas do Contran para o emplacamento, CNH e uso de capacete para ciclomotores com novas regras de 2026 entram em vigor. Bicicletas elétricas e veículos autopropelidos também são regulamentados.
L
Natal Sem Fome 2025 volta ao Porto Velho Shopping com meta de 12t

Natal Sem Fome 2025 volta ao Porto Velho Shopping com meta de 12t

Em sua nona edição como ponto oficial, a Campanha Natal Sem Fome no Porto Velho Shopping busca superar 12 toneladas de alimentos, apoiando famílias carentes em Rondônia.
L
Hotéis autônomos chegam ao Brasil com operação 100% digital

Hotéis autônomos chegam ao Brasil com operação 100% digital

Rede de hotéis sem recepção ou equipe física oferece hospedagem rápida e segura em rodovias. As franquias de baixo custo têm diárias a partir de R$ 119 e são montadas em até 45 dias.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.