QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

PROJETO SAMBA AUTORAL RETORNA COM TRIBUTO A ERNESTO MELO

Com esta homenagem o poeta da cidade se despede do protagonismo da cena cultural de Porto Velho...

Publicado em 

A temporada 2019 do Projeto Samba Autoral, realizado pela Escola de Samba Asfaltão, retorna neste sábado, dia 6 de abril. Terá início com a 40ª edição desta tão importante concepção de estímulo às criações e irradiações de boas energias e de poesias em forma de samba, nascidas no celeiro de bambas da capital de Rondônia.

Como demonstração de carinho e Respeito a seu trabalho, num misto de alegria e tristeza de amigos e amigas, o retorno do Projeto se dará com homenagem, ao poeta da cidade que, neste ato, se DESPEDE do protagonismo da cena cultural de Porto Velho.

Não é nada fácil tomar esta decisão para quem ama e vive a missão de fazer cultura, especialmente quando se trata de Ernesto Melo, o poeta da cidade, que ao compor, escreve sobre Porto Velho antigo, sua história, suas “estórias”, seus bairros tradicionais. Em sua poesia exalta nossos personagens folclóricos, artísticos, em enfim fala com amor de sua gente e seus valores culturais. Por isso, pela forma tão carinhosa descrita em suas poesias traduzidas em lindas canções e pelo amor que expressa no canto à sua aldeia, é conhecido como o Poeta da Cidade. Podemos sentir por exemplo quando ele diz: “…PORTO VELHO MEU DENGO, DESDE QUE EU ME ENTENDO, TÚ ÉS O MEU CASO DE AMOR…”

Como todo poeta e compositor, não consegue afogar e apagar sua inspiração e o poder divino da criação, o grupo do Projeto Samba Autoral que o homenageará, ressalta que sua missão não acaba, pois sabem que apenas deixará de persistir e dar continuidade a um esforço que, por motivos que desconhecemos, não sensibiliza e nem ecoa aos olhos e ouvidos dos responsáveis pelo fomento cultural em nossa cidade.

Será difícil conter, mas neste sábado, vai rolar muita emoção…

Será uma tarde de muitas emoções, pois o poeta da cidade que compõe, canta e encanta exaltando seus amigos, como em Que Bom, dizendo “…QUE BOM, QUE O MEU CÉU É MAIS BONITO. QUE BOM QUE O MEU AZUL É MAIS AZUL. QUE BOM, NÃO TER LADEIRAS QUANDO EU VENHO. QUE BOM, É TER AMIGOS COMO EU TENHO…”, será envolvido pelo canto de muitos de seus amigos e amigas e compositores (as), bambas de Porto Velho.               

Você poderá sentir toda esta boa energia e emoção dos compositores, compositoras e músicos.

Sob as bênçãos e proteção de Santa Bárbara, padroeira do Projeto Samba Autoral, apoio da comunidade, parceiros como a GRAFFPORTO, Bar do Calixto e do seleto grupo de amigos e amigas, neste sábado, dia 6 de abril, próximo sábado, o reduto do samba volta a receber bambas da capital do Estado.

 O Poeta Ernesto Melo disse com sabedoria que “…O SAMBA VÊ O RAIAR DO DIA. PORQUE A POESIA BROTA AONDE A GENTE PLANTAR,..”

 … E o Projeto Samba Autoral realizado pela Escola de Samba Asfaltão, vê aflorar e brotar belas poesias, nascer lindas inspirações e sambas de muita qualidade.

 Será neste sábado dia 6 de abril, a partir das 15:00, no Bar do Calixto.

A comunidade do samba aguarda você!!!

CONHEÇA UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DE ERNESTO MELO

Ernesto Melo, o poeta da Cidade.

Ernesto Melo, nascido em 19/08/1951, Filho do pioneiro e historiador Esmite Bento de Melo e Maria Tereza Oliveira de Melo, funcionário público federal aposentado, natural de Porto Veloho-Rondônia, 67 anos, casado com Maria Erenir. Músico e compositor, voltado a escrever sobre Porto Velho, sua história, suas “estórias”; sobre o Mocambo, sobre personagens folclóricos e artísticos, enfim sobre as pessoas de bem da nossa capital, por isso carinhosamente chamado de Poeta da cidade.

Aos domingos seu pai recebia em sua casa, amigos músicos e compositores sempre sob os acordes do grande e saudoso músico Jorge Andrade, com quem Ernesto aprendeu as primeiras notas musicais no violão. Dentre músicos boêmios e bambas, que frequentavam seu lar, estavam Bainha, Sabará, Bola-Sete, Leônidas, Augusta, Manelão, e outros, que serviram de inspiração para suas primeiras composições, onde já era demonstrava seu amor a Porto Velho e a seu povo.

Ernesto coleciona vários shows, com destaque para o “Canta Mocambo”. Foram muitas apresentações como na Casa de Cultura Ivan Marrocos, Ypiranga Esporte Clube, Ferroviário Atlético Clube, Escolas de Samba Pobres do Caiari, Diplomatas e Asfaltão. Levou a história da cidade e de sua gente para Escolas, Praças e Clubes e para o Projeto Cinco e Meia, idealizado pelo Produtor Cultural Bubú Johnson.

No princípio da década de 80, com o surgimento do pagode, com amigos fundou o Grupo de Cultura Águas do Madeira, que lhe proporcionou tocar com grandes artistas como Grupo Fundo de Quintal, Quinzinho do Império Serrano, Grupo Só Preto Sem Preconceito, David Corrêa, Jamelão, Noca da Portela, Núbia Lafaiette, Dominguinhos do Estácio e tantos outros como Chico da Silva, de Manaus.

Nas andanças pelo Rio de Janeiro, com Dominguinhos do Estácio nas rodas de samba naquela Escola, aos pés do Morro de São Carlos; Jorginho do Império e Uracy Cardoso, hoje surdo do Zeca Pagodinho, que o apresentou a Dona Yvone Lara, Delcio Carvalho e à saudosa Jovelina Pérola Negra lá em Madureira, no Império Serrano. Na Portela com seus parceiros apresentaram-se sob o aval da Velha Guarda da azul e branco; com Pedrinho da Flor e Elza Soares no Restaurante Roda-Viva, na Praia Vermelha. Foram homenageados por Jamelão, no Café Socyte; por Almir Guineto e o Grupo Samba Som Sete no Asa Branca. Apresentado por Almir Guineto como um “sambista amigo de Rondônia, Ernesto Melo!!!”.

Em meados de 2000, foi convidado pelo Grupo Mesa de Bar para um show na Taba do Cacique, com o apoio do empresário Manoel Costa de Mendonça, o saudoso Manelão, que resultou no CD intitulado “Ernesto Melo, o poeta da cidade”, editado pela Fundação Villa-Lobos da Prefeitura Municipal de Manaus, lançado em 2003 no mercado local.

No carnaval de Porto Velho, em 1981 defendeu o G.R.E.S. Seka-Buteco que ajudou a fundar anos antes, como Bloco Carnavalesco, defendeu o samba-enredo de sua própria autoria que versava sobre a miscigenação dos povos. Em 1984, na Escola de Samba Os Diplomatas foi autor do samba-enredo campeão com o tema “Veriana”. Em 2006 foi contemplado com o “Estandarte de Ouro” de melhor Samba–Enredo também defendendo Os Diplomatas. Em 2007 foi consagrado como o melhor intérprete do carnaval.  Em 2008, também na Diplomatas do Samba, foi o compositor do samba campeão do carnaval.

Após algum tempo parado, anos depois volta à cena do samba, compondo pela Diplomatas do Samba e pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste.

No início dos anos 2.000 o Grupo Aguas do Madeira ressurge com o nome de Projeto Cultural “Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba”. A partir de 2010, enquanto houve apoio, apresentou-se todas às sextas-feiras no calçadão do Mercado Cultural, contando com o mais seleto público amante do chorinho, samba regional e do samba de raiz, frequentado, inclusive, por turistas brasileiros e estrangeiros. Esse Projeto chegou a ultrapassar as fronteiras de Porto Velho, porém o Mercado Cultural, infelizmente não abriga mais suas poesias e inspirações.    

Com cerca de 160 composições, Ernesto Melo, não ver seu trabalho ecoar aos olhos e ouvidos de quem seria responsável pelo incentivo à suas mensagens e de tantos outros amigos e amigas que com seus talentos, poesias e músicas são capazes de acalantarem almas e corações.

Diante disso, no dia 6 de abril de 2019, com a homenagem do Projeto Samba Autoral, o Poeta Ernesto Melo, que de forma tão carinhosa em suas poesias traduzidas em lindas canções expressando amor à sua cidade, sua casa e sua aldeia, como por exemplo quando ele diz: “…PORTO VELHO MEU DENGO, DESDE QUE EU ME ENTENDO, TÚ ÉS O MEU CASO DE AMOR…”. Que por esta e tantas outras declarações de amor, ficou conhecido como o Poeta da Cidade, infelizmente, despedirá do protagonismo da cena cultural ao qual, há muitos anos se doou.

Para os amigos e amigas bambas da cidade, especialmente do Projeto Samba Autoral, Ernesto Melo, O Poeta da Cidade, começará uma nova caminhada, uma nova missão…

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Família Asfaltão entrega certificados e inaugura sede cultural

Família Asfaltão entrega certificados e inaugura sede cultural

Escola de Samba Asfaltão celebra mais de uma década da Oficina de Percussão e inaugura novo espaço cultural em Porto Velho com apoio da Lei Paulo Gustavo.
L
Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Termo de cooperação entre Prefeitura de Porto Velho e Ifro garante preservação de acervo científico, amplia acesso ao conhecimento e impulsiona a criação de museu interdisciplinar.
L
Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Sorteio define ambulantes credenciados para eventos que abrem o Carnaval 2026 em Porto Velho e será realizado nesta terça-feira (27), na Seinfra.
L

Absolute Cultura. Absolute Democracia.

Entre festivais internacionais, memes e premiações históricas, o cinema brasileiro vive um novo auge, impulsionado pela democracia, políticas públicas e uma identidade cultural que voltou a pulsar.
L
Igrejinha Centenária: 100 anos de fé, memória e identidade em Guajará-Mirim

Igrejinha Centenária: 100 anos de fé, memória e identidade em Guajará-Mirim

Da missão pioneira à memória viva que moldou a cidade e sua gente.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho fica em último lugar no saneamento entre capitais do Norte, aponta ranking

Porto Velho aparece na 26ª colocação entre as capitais brasileiras, ocupando a última posição regional e evidenciando os desafios estruturais enfrentados por Rondônia na oferta de serviços essenciais como abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana.
L
Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e, segundo especialistas da MetSul Meteorologia, falta apenas um anúncio oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) para a confirmação formal.
L
Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Recurso destinado ao custeio de hospital e UBS já está disponível nas contas da prefeitura; investimento na saúde de Nova Mamoré garante manutenção de serviços 24h
L
Publicidade

POLÍCIA

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Radson A. P., de 33 anos, foi morto com um tiro na boca após ser atacado em frente a uma escola estadual; o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
18
PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L
Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Turbulências geopolíticas e a política econômica de Donald Trump impulsionam a busca pelo metal como reserva de valor em meio à desconfiança global.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Plano Anual de Financiamento indica novo teto para o endividamento federal, com estratégia voltada para títulos atrelados à Selic em ano de juros elevados.
L
Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L

Sebrae RO orienta pequenos negócios sobre renegociação de débitos com a União

Empreendedores de Rondônia têm até esta sexta-feira (30) para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.