SEGUNDA-FEIRA, 17/11/2025

Em destaque

ESPETÁCULO ÌFÉ ESTREIA NESTE SÁBADO, INSPIRADO EM FIGURA RELIGIOSA HISTÓRICA DE PORTO VELHO

O espetáculo tem 60 minutos e a classificação etária é de 14 anos.

Publicado em 

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante figura religiosa de Porto Velho: uma mãe de santo cujo terreiro ficava entre os bairros Areal e Tucumanzal, região central da cidade, e era frequentado por políticos como Jerônimo Santana, primeiro governador de Rondônia, e outros personagens importantes. O espetáculo tem 60 minutos e a classificação etária é de 14 anos.

A peça é resultado de um trabalho de investigação histórica de pelo menos dois anos, realizado por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro-amazônicos (GEPIAA) da Universidade Federal de Rondônia, entre eles o dramaturgo e diretor da montagem, Raoní Amaral. “Quando cheguei lá, me apaixonei pelo terreiro, me apaixonei pela história, e acabou se tornando a temática do meu TCC”.

O Trabalho de Conclusão de Curso foi adaptado a linguagem do teatro e contemplado com o Prêmio de Teatro Jango Rodrigues 2017, do Governo de Rondônia.

Raoní explica que nesse processo de pesquisa, uma característica comum observada nos terreiros visitados era a acolhida e a relação com comunidade do entorno pelos membros e pais e mães de santo, especialmente os trabalhos de caridade. “Essa histórias se repetiam, então decidimos retratar esse ambiente, essas características, e homenagear todas essas líderes religiosas”, explica o diretor.

Na peça, Andressa Silva, Diego Augusto e Júnior Brum dão vida a uma filha de santo, um estudante universitário e um quilombola, que serão responsáveis por apresentar a figura religiosa histórica ao público e envolvê-lo num espetáculo de cheiros, sensações e movimentos, percorrendo os quartos do antigo Hotel Pousada da Sete, num cenário composto por elementos característicos ao universo das religiões de matrizes africanas.

Além de uma homenagem a essas figuras, a montagem busca uma reflexão quanto ao preconceito e combate à intolerância religiosa. “Infelizmente o senso comum faz com que no dia a dia tratemos determinados elementos e costumes como algo ruim, falamos de macumba de forma pejorativa, por exemplo. Então a ideia é envolver o público no cenário afro religioso e desmistificar alguns desses conceitos pré estabelecidos”, finaliza Raoní.

As sessões de ÌFÉ seguem até o dia 7 de abril, sempre aos sábados e domingos, com limite de 21 pessoas por sessão. As senhas serão distribuídas gratuitamente uma hora antes de cada apresentação no local. O antigo Hotel Pousada da Sete está localizado ao lado da loja Zeta, na avenida 7 de setembro, próximo a Campus Sales.

Sinopse

A montagem teatral ÌFÉ foi livremente inspirada na trajetória de uma líder religiosa que teve grande representatividade entre as décadas de 1980 a 2000 em Rondônia.

O espetáculo ocorre num antigo hotel desocupado, apropriando-se de elementos presentes nos rituais e abordando a memória político-social e cultural nos contextos afro-religiosos.

Memórias fragmentadas marcadas por um passado violento, um presente de empoderamento, luta e afirmação para trazer uma discussão sobre religiões a partir de fragmentos da memória e a reflexão sobre preconceito, incompreensão e intolerância, ainda tão presentes na sociedade contemporânea.

A Beradera Cia de Teatro

A Beradera Companhia de Teatro surgiu em 2013, com a montagem da peça “Lete”, contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz 2012, inspirada a partir da instalação das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau em Porto Velho, relacionando os atuais eventos com outros pertencentes aos ciclos migratórios do passado.

O segundo trabalho do grupo, “Saga Beradera”, surgiu no ano de 2015, contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2014. A peça parte dos eventos reais da enchente histórica de 2014, que alagou diversas comunidades ribeirinhas de Rondônia.

A companhia volta agora com ÍFÈ, contemplada com o Prêmio de Teatro Jango Rodrigues 2017, marcando a estreia de Raoni Amaral como dramaturgo e diretor. 

FICHA TÉCNICA

Direção e Dramaturgia: Raoní Amaral.

Dramaturgia dos Quartos: Andressa Silva, Diego Augusto e Junior Brum.

Elenco: Andressa Silva, Diego Augusto e Júnior Brum.

Figurinista: Selma Pavanelli.

Costureira: Rita Magna.

Cenografia: Ismael Neves.

Trilha Sonora: Tanison Passos e Raoní Amaral.

Dramaturgia da Luz: Raoní Amaral.

Fotografia e Filmagem: Luana Lopes e Anne Salles.

Produção: Matheus Amorim e Raoní Amaral e Tanison Passos.

Projetista: Denise Cristal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sesc leva música de concerto brasileira a várias regiões do país em novembro

Sesc leva música de concerto brasileira a várias regiões do país em novembro

Programação reúne artistas e ações formativas para aproximar o público da música clássica brasileira.
L
Curta rondoniense ganha destaque em eventos da Amazônia

Curta rondoniense ganha destaque em eventos da Amazônia

Filme integra programação da COP30 e de mostra socioambiental.
L
Estreia de Catador de Sons lota cinema em Porto Velho

Estreia de Catador de Sons lota cinema em Porto Velho

A estreia de Catador de Sons emocionou o público e destacou o trabalho de Bira Lourenço.
L
Museu da Língua Portuguesa inaugura exposição sobre o funk

Museu da Língua Portuguesa inaugura exposição sobre o funk

Mostra reúne 473 obras e destaca a influência cultural, social e política do movimento.
L
Duelo na Fronteira tem noite marcada por emoção com apresentação do Flor do Campo 

Duelo na Fronteira tem noite marcada por emoção com apresentação do Flor do Campo 

Agremiação levou à arena o enredo “Clamor – o lamento da floresta” e reforçou o apelo pela preservação da Amazônia. 
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: entrevista com o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza

As perspectivas para o próximo ano e os desafios da instituição frente às demandas da educação profissional e tecnológica.
L
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Neve artificial, pista de patinação e passeio de trenzinho estão entre as atrações do Natal no Parque da Cidade, que terá acesso gratuito para toda a população
L
STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

STF publica ata de julgamento e avança rumo à ordem de prisão de Bolsonaro

A oficialização da rejeição dos primeiros recursos pela Primeira Turma aproxima o ex-presidente da execução da pena de 27 anos por crimes contra a democracia; acórdão deve sair até terça-feira.
L
News Rondônia lança aba interativa com 'curtidas' para medir torcida do Rondônia Reality Show

News Rondônia lança aba interativa com ‘curtidas’ para medir torcida do Rondônia Reality Show

Idealizado por Fábio Schinayder, o primeiro reality show da capital tem casa montada na Avenida Mamoré e inova ao oferecer votação e termômetro de popularidade exclusivos pelo portal de notícias.
L
Candidatos consideram provas do Enem 2025 longas, mas com questões fáceis

Candidatos consideram provas do Enem 2025 longas, mas com questões fáceis

As provas de Ciências da Natureza e Matemática foram encerradas às 18h30 deste domingo, com estudantes relatando cansaço devido ao tempo e à complexidade dos cálculos de algumas questões.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

POLÍTICA

Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Homenagem destacou o trabalho da Procuradora Andréa Engel e da Promotora Tânia Garcia em defesa da sociedade.
L
Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Lideranças indígenas aproveitaram a Marcha Global em Belém para pedir o fim da violência e exigir justiça pela morte de Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, atingido a tiros durante um ataque em Mato Grosso do Sul.
L
Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à "síndrome de vira-lata"

Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à “síndrome de vira-lata”

O ministro Celso Sabino defendeu a organização da COP30 em Belém e afirmou que as críticas sobre o evento refletem a crença de que “tudo o que presta tem que ser lá fora”; ele destacou que esta é a primeira COP realizada na porta de uma grande floresta tropical.
L
CPMI do INSS cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus

CPMI do INSS cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus

Investigados Jucimar Fonseca e Thiago Schettini não comparecem, e depoimentos da CPMI do INSS são adiados.
L
Motta mantém votação do projeto antifacção na Câmara apesar de críticas do governo

Motta mantém votação do projeto antifacção na Câmara apesar de críticas do governo

O presidente da Câmara, Hugo Motta, confirmou a votação do PL Antifacção para esta terça-feira (18), mesmo com o Ministério da Justiça alertando para o risco de o texto criar “caos jurídico” e descapitalizar a Polícia Federal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, quando a motociclista perdeu o controle do veículo depois de atingir um cachorro que estava solto na via.
16
Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

A perseguição policial no bairro Aeroclube levou à prisão de um motoboy de 20 anos, seu passageiro e um homem de 52 anos, que aguardava a entrega da droga; conversas em celular revelaram o esquema de tráfico de drogas.
14
Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

O condutor de um carro utilitário não teria respeitado a preferência da rotatória, atingindo a motocicleta e arremessando a vítima ao solo.
14
Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

A colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Rua Menezes Filho; a vítima foi socorrida pelo SAMU com forte trauma na cabeça.
16
Caseiro é encontrado morto em propriedade rural no km 14 da BR-364

Caseiro é encontrado morto em propriedade rural no km 14 da BR-364

Júlio do Espírito Santo Souza estava desaparecido há cerca de dois dias e foi localizado em estado de decomposição; a Perícia Técnica foi acionada para investigar a causa da morte.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga: BRUNO GOMES VICENTE

Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Coalizão Corais do Brasil é lançada na COP30 para proteger recifes

Coalizão Corais do Brasil é lançada na COP30 para proteger recifes

Uma nova frente multissetorial, a Coalizão Corais do Brasil, foi lançada em Belém durante a COP30 com o objetivo de conservar e restaurar os corais brasileiros, influenciar políticas públicas e combater as ameaças, como o aquecimento global.
L
Pesquisa aponta que maioria dos envolvidos no tráfico de drogas gostaria de sair

Pesquisa aponta que maioria dos envolvidos no tráfico de drogas gostaria de sair

Um levantamento do Instituto Data Favela em 23 estados revelou que 58% dos entrevistados no tráfico de drogas sairiam voluntariamente se tivessem garantia de sustento econômico; a remuneração média mensal na atividade ilícita é de R$ 3.536.
L
FACER articula ações e participa do Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim

FACER articula ações e participa do Duelo da Fronteira em Guajará-Mirim

Presença da diretoria reforça diálogo institucional e apoio ao desenvolvimento regional.
L
Alckmin defende na COP30 ação climática guiada por ciência e solidariedade

Alckmin defende na COP30 ação climática guiada por ciência e solidariedade

O vice-presidente Geraldo Alckmin discursou na abertura da plenária de alto nível em Belém, destacando a necessidade de o Brasil deixar o legado de erradicação do desmatamento ilegal e a implementação de mapas de ação para a transição energética.
L
Agência Reguladora e de Desenvolvimento fortalece políticas de inovação e impulsiona setor produtivo

Agência Reguladora e de Desenvolvimento fortalece políticas de inovação e impulsiona setor produtivo

Evento Agrotec 2025 reúne agricultura familiar, agroindústrias e iniciativas tecnológicas no Complexo da EFMM entre 27 e 30 de novembro
L
Semana final da COP30 é aberta com reunião de ministros em busca de consenso

Semana final da COP30 é aberta com reunião de ministros em busca de consenso

Cerca de 160 representantes de alto escalão reúnem-se em Belém para acelerar as negociações climáticas e destravar temas sensíveis, como o financiamento para ações, os parâmetros de adaptação e a implementação de metas globais.
L
MPRO reforça integração no 3º Congresso da Defensoria Pública

MPRO reforça integração no 3º Congresso da Defensoria Pública

Evento celebrou os 31 anos da instituição e destacou cooperação entre órgãos do Sistema de Justiça.
L
TRT-14 debate diversidade e feminismos insurgentes em palestra on-line

TRT-14 debate diversidade e feminismos insurgentes em palestra on-line

Evento destacou saberes do Sul Global e reforçou compromisso com equidade e direitos humanos.
L
Reeducandos realizam ações de limpeza urbana em abrigo infantil e unidade prisional em Porto Velho

Reeducandos realizam ações de limpeza urbana em abrigo infantil e unidade prisional em Porto Velho

Trabalho de reeducandos fortalece reintegração social e contribui para a manutenção de espaços públicos na Capital
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.