QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

NOS DIREITOS HUMANOS, NO ESPORTE, NA CULTURA: 10 MULHERES QUE MARCARAM 2018

O time Donna selecionou 10 nomes que deixaram sua marca neste ano de 2018. Confira:

Publicado em 

Nos direitos humanos, no esporte, na cultura, na quebra de padrões: elas viraram notícia e provocaram o debate. Muitas inspiraram, algumas entraram para a história. O time Donna selecionou 10 nomes que deixaram sua marca neste ano de 2018. Confira:

Angela Ponce

Ela pode não ter levado para a casa a coroa de Miss Universo, mas talvez seu nome seja o mais lembrado ao falar da última edição do tradicional concurso de beleza. O motivo? Angela Ponce é a primeira mulher trans da história a concorrer pelo título de mais bela do mundo. Antes da final, disputada na Tailândia, ela já havia atraído holofotes ao ser, também, a primeira transexual a vencer o Miss Espanha.

O feito de Angela foi celebrado em uma emocionante homenagem no palco do Miss Universo, com direito a aplausos e uma declaração inspiradora: “Minha esperança é que amanhã eu possa viver em um mundo com igualdade para todos. Que simplesmente entendamos que somos seres humanos. (…) Se eu posso dar isso ao mundo, eu não preciso ganhar o Miss Universo. Eu só preciso estar aqui”.

A conquista veio seis anos após a organização do concurso eliminar a regra que proibia candidatas transgênero de entrarem para o páreo. Além de representar a Espanha, Angela é voluntária em uma ONG de seu país que ajuda crianças e famílias a lidarem com questões de identidade de gênero.

Camila de Moraes

Somente 34 anos depois que a diretora Adélia Prado lançou o filme Amor Maldito (1984), outra cineasta negra conquistou o feito de ver uma produção chegar ao circuito comercial no país. Gaúcha radicada em Salvador, Camila de Moraes assina a direção do documentário O Caso do Homem Errado (2017), produção independente que chegou a ser pré-selecionada para ser a indicação brasileira de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019.

O filme não chegou a ser selecionado, mas o reconhecimento veio: além de ser destaque em premiações como o Festival de Cinema de Gramado, O Caso do Homem Errado foi escolhido melhor longa no Festival Internacional de Cine Latino (Latinuy). Ciente da importância de ser uma mulher negra na produção cinematográfica, Camila de Moraes escolheu também um time majoritariamente composto de pessoas negras para produzir a película que narra os acontecimentos do assassinato de Júlio César de Melo Pinto, operário negro executado pela Polícia Militar em Porto Alegre ao ser confundido com um assaltante em 1987.

“Fico muito feliz em estar nessa posição de mulher, negra, gaúcha, fazendo cinema e recontando outra história, contando a nossa história com o nosso olhar”, refletiu Camila em entrevista à colunista de Donna Duda Buchmann.

Fernanda Lima

No ar desde 2013, o programa Amor & Sexo tem levado à tela da TV Globo discussões ainda consideradas tabu pela sociedade. Com leveza e informação, já falou de temas como sexualidade, relacionamento e identidade de gênero, sob o comando de Fernanda Lima. Mas um episódio em especial sobre conservadorismo gerou polêmica e levantou uma onda de ódio contra a apresentadora gaúcha – mas também acendeu debates nas redes sociais.

“Vamos sabotar as engrenagens desse sistema homofóbico, racista, patriarcal, machista e misógino. Vamos jogar na fogueira as camisas de forças da submissão, da tirania e da repressão. Vamos libertar todas nós e todos vocês. Nossa luta está apenas começando”, discursou, na abertura do episódio. Após a declaração, Fernanda Lima foi alvo de ataques pelo Instagram por parte do cantor Eduardo Costa, que a chamou de “imbecil”.

Além de responder às ofensas, Fernanda entrou com um processo por danos morais contra o cantor, que havia pedido desculpas públicas. “Não repara o mal que fez à vítima. Faz parte do machismo estrutural transformar a vítima em ré. Era justamente esse o assunto do programa Amor e Sexo que tanto indignou o meu agressor”, declarou.

Hannah Gadsby

Não é exagero dizer que ela revolucionou o modo como o stand-up comedy é feito. Foi com o programa especial Nanette, lançado em junho pelo serviço de streaming Netflix, que o nome da australiana ganhou fama pelo mundo ao misturar comédia com crítica social. A comediante, claro, faz rir, mas também promove reflexão ao questionar o próprio humor falando de temas como homofobia e violência.

Ela nasceu em uma região da Tasmânia, onde, até idos dos anos 1990, ser homossexual (como ela) era considerado ilegal. Em uma hora de show, Hannah dispara contra homens apontados como abusadores, como Harvey Weinstein e Bill Cosby, desfere críticas ao pintor Pablo Picasso, além de tratar de temas como disparidade salarial: “Não queria ser homem branco hétero. Nem que me pagassem. Se bem que o salário seria muito melhor”.

Com tiradas certeiras e um estilo que arranca risadas em meio a um monólogo de drama pessoal (o spoiler acaba aqui, se você ainda não assistiu), não demorou até que Hannah Gadsby virasse trending topic nas redes sociais – e, pelo boca a boca, seu show figurou entre os mais comentados da plataforma.

Isabelly Morais

Não deu para a seleção masculina de futebol na Copa da Rússia, mas as mulheres fizeram história no Mundial fora das quatro linhas. Aos 20 anos, a mineira Isabelly Morais foi a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo na televisão brasileira. Foi dela a voz ouvida por quem acompanhava a transmissão pelo canal por assinatura Fox Sports na goleada da Rússia contra a Arábia Saudita, quando Gazinskiy abriu o placar para os donos da casa.

Mas, bem antes do campeonato, Isabelly já havia feito história ao ser também a primeira mulher a narrar uma partida em Minas Gerais. Apaixonada desde pequena por futebol, a estudante de Jornalismo trabalha como narradora e repórter esportiva da Rádio Inconfidência, onde, com apenas quatro meses de casa como estagiária, convenceu o coordenador de esportes de que seria a melhor aposta para comandar os microfones.

“Enquanto a narração dos homens é avaliada pela qualidade, muita gente me critica simplesmente por ser mulher. Óbvio que é diferente uma voz feminina nos jogos. Tudo o que é novo causa estranheza. Mas acredito que essa cultura está mudando. Um dia vai ser natural ouvir um jogo com a narração de mulheres”, declarou ao jornal El País.

Maísa Silva

A garotinha de cabelos milimetricamente encaracolados, dona de algumas das estripulias inesperadas mais engraçadas da TV, cresceu e apareceu. Agora, aos 16 anos, Maísa Silva dá o seu recado nas redes sociais – e acaba de se tornar a adolescente mais seguida do mundo, com 18,6 milhões de fãs, desbancando a estrela do seriado Stranger Things Millie Bobby Brown.

Mesmo com a pouca idade, a atriz já respondeu com desenvoltura e maturidade a comentários negativos sobre o seu corpo ao postar uma foto de biquíni: “O problema é que o corpo das mulheres nunca vai estar ok. Se ela for magra, vai ser ‘doente’, ‘anoréxica’. Se ela for gorda vai ser ‘obesa’ e se for musculosa vai ser ‘musculosa demais’. Só que, mano, o corpo é daora (sic). É o corpo em que você é feliz e ponto, que saco, não cobrem isso”.

E teve mais: em um papo reto com os seus seguidores, Maísa já falou de temas como o tabu acerca da menstruação e da transição capilar. Na televisão, protagonizou uma polêmica durante a última transmissão do programa Teleton do SBT, ao “cortar” a fala do apresentador Raul Gil, que se referia ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Marielle Franco

2018 será marcado por um episódio de violência política.  Na noite de 14 de março, a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) de 38 anos foi executada a tiros no carro onde estava, depois de participar de um evento no Rio. O motorista Anderson Gomes também foi assassinado. O crime repercutiu no país e no mundo, mas ainda está longe de ser solucionado.

“Mulher negra, cria da Maré e defensora dos Direitos Humanos.” Era assim que Marielle se descrevia nas redes sociais, pontuando sua cor, seu gênero, sua origem e a missão que escolheu seguir na política. Dois anos antes, ela fora eleita em sua primeira tentativa a uma vaga na Câmara Municipal, conquistando mais de 46 mil votos. Em sua trajetória política, Marielle fez críticas à intervenção federal no Rio, denunciou a brutalidade policial e a violação de direitos humanos e defendeu os direitos das mulheres, dos negros e dos LGBTs.

O assassinato gerou revolta, e o nome de Marielle foi usado para o bem e para o mal. Primeiro, foi alçado como símbolo da luta pelos direitos humanos e da causa da mulher negra com a hashtag #MariellePresente. Depois, uma onda de notícias falsas sobre a vereadora se espalhou em redes sociais e grupos de WhatsApp, citando que ela teria sido eleita com dinheiro do tráfico, entre outros boatos infundados.

Passados nove meses, ainda não há conclusão definitiva do inquérito. Neste mês, o general Richard Nunes, secretário de Segurança Pública do Rio, afirmou que milicianos teriam matado Marielle por vê-la como ameaça a negócios de grilagem de terras na zona oeste do Rio.

Marta Vieira da Silva

Por cinco vezes consecutivas, ela foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo, de 2006 a 2010. Mas, neste ano, Marta Vieira da Silva comemorou um feito inédito: a titular da equipe americana Orlando Pride tornou-se a primeira estrela do futebol mundial a conquistar por seis vezes a honraria máxima da Fifa. Atrás dela, estão nomes como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, empatados com cinco títulos cada um.

Quando se fala em futebol feminino, quem se aproxima da jogadora brasileira atualmente é a alemã Birgit Prinz, já aposentada, que recebeu o troféu três vezes. Apesar do reconhecimento como importante figura para a consolidação do futebol feminino, Marta destaca ainda lutar contra dificuldades no Brasil, como os salários consideravelmente menores das mulheres se comparados aos dos craques masculinos.

Neste ano, Marta também foi eleita embaixadora global da ONU Mulheres, ao lado de nomes globais como Emma Watson e Anne Hathaway – é, também, a primeira e única sul-americana no time. Aos 32 anos, não pretende parar: planeja, inclusive, estar na seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo Feminina, que será transmitida pela primeira vez na história pela TV Globo a partir de junho.

Meghan Markle

Não foi (apenas) pelo casamento com o príncipe Harry que Meghan Markle virou notícia neste ano. Muito antes de subir ao altar, em maio, ela viu seu nome ser comentado (e celebrado) por fugir ao que se esperaria da mais nova integrante da família real britânica. Meghan entrou para a realeza sendo filha de mãe negra, divorciada, norte-americana, atriz e, claro, “plebeia”. Sua presença é uma quebra de protocolos constante: do singelo esmalte escuro nas unhas, proibido para as mulheres da família, aos discursos escritos por ela mesma, tarefa comumente exercida por funcionários.

Em suas aparições públicas, já defendeu temas como a educação de qualidade para meninas e mulheres como forma de empoderamento. Em discurso sobre a importância do voto feminino e a relevância das mulheres nas decisões de um país, sentenciou: “O voto feminino é sobre feminismo, mas feminismo é sobre justiça”.

Não à toa, sua popularidade segue em alta. Um exemplo? É a personalidade mais procurada na ferramenta de busca do Google pelos britânicos.

Nadia Murad

Por três meses, a então jovem iraquiana de 19 anos foi estuprada diversas vezes por dia após ser sequestrada e mantida refém pelo Estado Islâmico (EI). Hoje, Nadia Murad dedica sua vida à luta contra o tráfico sexual de mulheres – motivo pelo qual recebeu o Prêmio Nobel da Paz em outubro.

Em 2014, a aldeia onde ela vivia foi atacada por quatro extremistas do EI, que mataram todos os homens da comunidade – incluindo seis irmãos de Nadia. Ela pertence à minoria étnica e religiosa yazidi, considerada “infiel” pelos membros do grupo.

Estima-se que milhares de mulheres continuem presas e submetidas a estupros em grupo, o que Estado Islâmico chama de “jihad sexual”. Desde que conseguiu escapar, Nadia viaja pelo mundo para tornar pública sua história de luta e sobrevivência e pedir pelas vítimas que ainda estão sob o domínio do EI.

Além do Nobel, Nadia Murad já havia recebido o prêmio Sájarov à Liberdade de Consciência, da União Europeia, em 2016, mesmo ano em que foi nomeada embaixadora da Boa Vontade da ONU para a Dignidade dos Sobreviventes do Tráfico Humano. No final do ano passado, ela compartilhou a sua história no livro Eu Serei a Última, ainda não lançado no Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

Evento promovido pela Semed reúne alunos, educadores e comunidade em uma noite de celebração e espírito natalino.
L
Documentário "Saberes Nambiquaras" é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Curta destaca tradição cultural na produção de chicha e beiju do povo Nambiquara.
L
Orquestra Villa Lobos leva clássicos de Natal à Rodoviária de Porto Velho

Orquestra Villa Lobos leva clássicos de Natal à Rodoviária de Porto Velho

Concerto improvisado transforma terminal em espaço de cultura e celebração natalina.
L
Prefeitura de Jaru divulga projetos habilitados na Política Nacional Aldir Blanc

Prefeitura de Jaru divulga projetos habilitados na Política Nacional Aldir Blanc

Edital de chamamento público seleciona propostas culturais para execução de ações no município.
L
Prefeitura de Jaru promove Cantata Natalina em Tarilândia e na sede do município

Prefeitura de Jaru promove Cantata Natalina em Tarilândia e na sede do município

Apresentações acontecem nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, reunindo alunos da rede municipal e corais convidados.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista morre após ser atropelado por carreta na BR-364, em Porto Velho

Motociclista morre após ser atropelado por carreta na BR-364, em Porto Velho

Acidente ocorreu próximo à entrada da Fimca, no sentido Candeias.
18
Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.