TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

EXPOSIÇÃO PIRACEMA, SEXTA NA GAL DA IVAN MARROCOS

Sob a curadoria de Margot Paiva, o artista multimídia Flávio Dutka, abre a exposição “Piracema” na Galeria de Artes Afonso Ligório – GAL da Casa da Cultura Ivan Marrocos, na próxima sexta feira dia 7.

Publicado em 

EXPOSIÇÃO PIRACEMA, SEXTA NA GAL DA IVAN MARROCOS - News Rondônia

Sob a curadoria de Margot Paiva, o artista multimídia Flávio Dutka, abre a exposição “Piracema” na Galeria de Artes Afonso Ligório – GAL da Casa da Cultura Ivan Marrocos, na próxima sexta feira dia 7.

Segundo Margot Paiva, as atividades em artes plásticas na Ivan Marrocos no ano de 2018, serão encerradas com a exposição do Flávio na Afonso Ligório, e a dos artistas Gilson Castro e Franciney Vasconcelos na sala Forte Príncipe (1º piso).

EXPOSIÇÃO PIRACEMA, SEXTA NA GAL DA IVAN MARROCOS - News Rondônia

A exposição Piracema de Flávio Dutka será aberta as 20 horas e segue até o dia 19 de janeiro de 2019. “Para conversar pessoalmente com o artista é só comparecer à Casa da Cultura Ivan Morros a partir do dia 7” convida Margot.

A respeito do trabalho do Flávio Dutka o professor Nilson Santos escreve:

Flávio Dutka é sem dúvida um dos dois artistas plásticos de Rondônia mais versáteis, provocativos. Sua arte distingue e muito dos pintores de quadro que povoam o meio.

EXPOSIÇÃO PIRACEMA, SEXTA NA GAL DA IVAN MARROCOS - News Rondônia

Esta é a segunda mostra dele retratando a natureza, e as surpresas que nos aguardam são tão impactantes quanto a primeira, surpreendendo na técnica, acaba também por surpreender no olhar, e nos conjuntos que apresenta.

Num total de 47 trabalhos expostos, de um total muito maior de telas criadas sobre o tema, boa parte em tom monocromático de preto ou sépia, como sempre faz nos conjuntos que cria, um dos desenhos destoa dos demais, neste caso há uma grata surpresa, que vale a pena identificar.

As obras que compõe esta mostra deveriam ser vista por qualquer rondoniense que se admira com a exuberância da natureza que temos, o gigantismo do rio, a imponência do céu, a representação singular das nuvens, e até mesmo as múltiplas composições dos barrancos dos nossos rios e igarapés são representados nas telas com a dignidade, grandeza e sentimento bucólico que estas imagens nos revelam.

Estas obras deveriam ser vistas impreterivelmente pelos nossos artistas plásticos, e não são poucos, que ainda insistem em pintar riozinho, barquinho, arvorezinha, cipozinho, oncinha, ararinha, indiozinho com técnica singela demais para quem vive no século XXI.

Nesta mostra as telas de Flávio Dutka retratam em grande parte as cenas cotidianas das comunidades do baixo madeira, delas dois detalhes nos chamam a atenção: a primeira é a ausência de pessoas e de animais, são lugares sem rosto que nutre a sensação de abandono, outra delas é a dualidade das imagens: de um lado vemos as cenas das comunidades do baixo madeira, quase sempre com grandes árvores mortas, e de outro, cenas do rio, das matas, do céu com muita personalidade e vida.

EXPOSIÇÃO PIRACEMA, SEXTA NA GAL DA IVAN MARROCOS - News Rondônia

Há uma grata exceção: um quadro com tons degrade em laranja, sugerindo um fim de tarde, ou um fim de queimada com esqueletos de troncos negros como testemunha, a imagem é tão completa, que não demanda comentários.

Flávio, difere da quase totalidade dos pintores de quadros que temos, pela capacidade de pintar um tema bastante regional dialogando com a grande tradição que temos das artes plásticas, dialoga francamente com o impressionismo de Turner, com o naturalismo bucólico de Hoper, com as técnicas de pontilhismo, e com predileção ao sépia de Da Vinci, diga-se de passagem um dos pintores que ele mais persegue, principalmente nos temas proibidos.

EXPOSIÇÃO PIRACEMA, SEXTA NA GAL DA IVAN MARROCOS - News Rondônia

No conjunto, Flávio faz parte do Coletivo Madeirista, que conta com músicos, atores, fotógrafos, e produtores que produzem arte com densidade, com qualidade e principalmente com capacidade de interlocução com outros centros de fomento a arte.

Antes da chegada dos tempos vergonhosos e sombrios que nos aguardam, é muito importante ver a mostra. (Nilson Santos – professor)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Levantamento inédito mapeia hábitos culturais em Porto Velho e será apresentado em evento gratuito

O evento integra uma série de encontros que serão realizados nas 26 capitais do país e no Distrito Federal
L

Edição extra do evento “Uma Noite no Museu” acontece nos dias 27 e 28 de junho

Essa é a oportunidade do cidadão se aproximar de sua história
L

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: Documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

Os documentários, que dão visibilidade a riqueza cultural rondoniense, serão exibidos nos dias 19 e 20 de junho. A entrada é gratuita e com acessibilidade em Libras.
L

Festa centenária da Igreja de Santo Antônio exalta fé, cultura e tradição

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu a população em uma noite especial de música, comidas típicas e valorização do empreendedorismo local
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Real Forte Príncipe da Beira: a sentinela do tempo – por Lourimar Barroso

Uma fortaleza entre tratados e territórios: o Real Forte Príncipe da Beira como símbolo da presença portuguesa e das disputas geopolíticas na fronteira amazônica do Brasil colonial.
L

Marcos Rocha exalta que Rondônia virou potência nacional na produção de cacau

A expectativa é de que o setor ganhe ainda mais visibilidade em 2025, quando Cacoal será a sede do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau. Para Marcos Rocha, a conquista é motivo de orgulho.
L

Porto Velho sedia workshop sobre regularização ambiental na pecuária da Amazônia

A proposta é orientar os participantes sobre como atender às exigências legais e ainda aumentar a produtividade, sem abrir mão da responsabilidade ambiental.
L

Conexão RH | Entrevista Luiz Fernando C. Alves – Servidor Público, Professor e Pastor

Nesta terça-feira, dia 24, às 09h, o programa Conexão RH recebe Luiz Fernando C. Alves — servidor público, professor e pastor.
L

Jovem News | Entrevista Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia

Nesta segunda, às 17h, o Jovem News conversa com Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia. Liderança juvenil, valores e protagonismo dos jovens em destaque. Não perca!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves garante R$ 380 mil para atletas da Polícia Penal em competição nos EUA

Os recursos garantidos pelo parlamentar serão utilizados para hospedagem, alimentação, transporte e aquisição de materiais esportivos
L

Sílvia Cristina faz a entrega de R$ 100 mil para a Apae de Alta Floresta do Oeste

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da instituição.
L

Pensando no futuro de Rondônia, Ismael Crispin conduz última audiência sobre atualização do zoneamento em Machadinho D’Oeste

O encontro será realizado nesta quarta-feira, 25, no estande da Alero, durante a 6ª edição do AgroShow.
L

Márcio Pacele leva reivindicações de alunos da Ponta do Abunã à SEDUC e solicita aplicação do ENEM nos distritos

O vereador garantiu que seguirá acompanhando de perto o andamento da demanda.
L
Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Objetivo é reconhecer cidades e estados que alcançarem metas
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Testemunhas informaram que William estava na região desde a madrugada em um veículo com um pneu furado.
18
Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Segundo as informações preliminares, Lucas Luan teria sacado uma arma de fogo ao se deparar com os policiais, que imediatamente o neutralizaram.
18
Homem é esfaqueado por ex-enteado dentro de bar; agressor foi preso em flagrante

Homem é esfaqueado após tentar pegar bebida de outro morador de rua

A vítima relatou aos policiais que se envolveu em uma briga com outro morador de rua após tentar tomar sua garrafa de cachaça.
12
Mulher gera tumulto após homem anunciar fim de relacionamento por uso de drogas

Mulher gera tumulto após homem anunciar fim de relacionamento por uso de drogas

O homem justificou a separação pelo frequente uso de drogas da parceira.
10
Homem que arrancou coração da tia deixa hospital psiquiátrico e cumprirá medidas de segurança

Homem que arrancou coração da tia deixa hospital psiquiátrico e cumprirá medidas de segurança

Laudos psiquiátricos indicaram que L.C. da S. possui Transtorno Afetivo Bipolar tipo I, caracterizado por oscilações de humor que comprometem o juízo, crítica e autocontrole, podendo levar a comportamentos impulsivos e agressivos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Itamaraty lamenta morte de brasileira Juliana Marins em queda de vulcão na Indonésia

Itamaraty lamenta morte de brasileira Juliana Marins em queda de vulcão na Indonésia

Corpo de Juliana Marins foi encontrado nesta terça-feira (24)
L
Irã celebra "vitória" contra Israel e aceitação de cessar-fogo; EUA e Israel também reivindicam sucesso

Irã celebra “vitória” contra Israel e aceitação de cessar-fogo; EUA e Israel também reivindicam sucesso

Trump diz que ataque dos EUA contra Irã permite fim das hostilidades
L

Geoportal é incorporado ao site da Semusb e melhora acesso para moradores de Porto Velho

Ferramenta digital permite consulta de mapas municipais, informações geográficas sobre bairros e distritos, e serviços de coleta de lixo no município
L

Cidadania em Movimento oferece serviços à população de Rio Pardo

Ação promovida pela Prefeitura de Porto Velho acontece de 27 a 29 de junho, na Escola Rio Pardo, com atendimentos gratuitos à população
L

Estrutura antiga é substituída por nova ponte no bairro Nova Esperança, em Porto Velho

Obra realizada pela Prefeitura melhora acesso, garante segurança e reforça infraestrutura na zona Norte da cidade.
L

Deputado Pedro Fernandes cobra redutores de velocidade para o trevo mais perigoso de Ariquemes

Ponto crítico de acidentes pode finalmente receber medidas de segurança após pedido do parlamentar ao DNIT
L
Segunda etapa da Copa Madeirão tem início nesta terça-feira (24) com 12 partidas previstas até domingo (29)

Segunda etapa da Copa Madeirão tem início nesta terça-feira (24) com 12 partidas previstas até domingo (29)

Competição promovida pela Prefeitura de Porto Velho movimenta mais de 70 equipes e fortalece o esporte comunitário na capital.
L

Quem pode pedir um cartão de crédito digital e como usá-lo com segurança

Mas é igualmente importante entender como utilizá-lo de forma segura e responsável para aproveitar ao máximo seus benefícios.
L

Protocolo Digital elimina uso de papel e torna o acesso dos cidadãos mais simples; veja como utilizar

O sistema é uma inovação tecnológica da Prefeitura de Porto Velho.
L

Arraiá da Prefeitura acontece nos dias 27 e 28; evento conta com apresentação de quadrilhas das escolas municipais e da multipremiada quadrilha Rádio Farol, de Porto Velho

Na sexta-feira, 27, a quadrilha Vaca Morta, de Jaru, é a responsável pelo encerramento do primeiro dia de arraial.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.