A Prefeitura transferiu para 2 de outubro, próxima terça-feira, a programação em homenagem aos 104 anos de Porto Velho.
Inicialmente seriam dois dias de festa (1 e 2), mas para valorizar a data e facilitar a participação popular, a Fundação Cultural, responsável pelo evento, mudou para o dia 2, data em que o Município foi criado em 1914.
Logo pela manhã, às 10 horas, haverá uma solenidade no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, onde o prefeito Hildon Chaves assinará ordem de serviços autorizando a revitalização do local. “Foi ali que tudo começou e nada mais justo que marcarmos a data com esse gesto do prefeito para recuperar um patrimônio histórico afetado pela cheia de 2014”,disse o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo.
O programa com apresentação de vários talentos regionais iniciará a partir das 16 horas, no Mercado Cultural, com forró. Também histórico, o local serve como ponto de encontro para os artistas. Em meio às apresentações, uma homenagem ao músico Zezinho dos Cobras do Forró, que por 40 anos animou as noites de Porto Velho.
Performance urbana e circo
hoje no Palco Giratório
O Palco Giratório apresenta nesta sexta feira, dois espetáculos. O primeiro é a performance urbana “Contato Sonoro” com a artista Flávia Pinheiro que vai se apresentar na avenida Jatuarana Zona Sul de Porto Velho as 17 horas.
O segundo, é o espetáculo “A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínio” que será apresentado na quadra esportiva do Sesc Esplanada as 20 horas.
Contato Sonoro
Performance/intervenção urbana com um dispositivo sonoro.O som acontece quando os corpos se tocam ou quando ao movimentar-se a performer toca diferentes partes do seu próprio corpo. A partir de uma caixa saem dois cabos; um em contato com o pescoço e o outro isolado eletricamente na mão. O circuito fecha quando duas ou mais pessoas entram em contato com as mãos ou qualquer outra parte do corpo. O som que sai do alto falante altera sua frequência de acordo com o tipo de toque e com o corpo envolvido na ação. No caminho a performer distribui fanzines que explicam como o dispositivo pode ser feito na própria casa.
O dispositivo funciona como um drawdio. O circuito usa um temporizador 555 que articula uma operação estável que é responsável pela criação dos impulsos elétricos. Finalmente, o drawdio é um sintetizador musical simples e interessante composto por dois transistores que são responsáveis pela ampliação do sinal.O resultado é a criação de ruído em qualquer superfície, permitindo que seja possível usar a condutividade dos corpos humanos. ao utilizar as propriedades condutoras dos órgãos.
Contato Sonoro utiliza ações que estão inseridas no cotidiano e tem um caráter íntimo, utilizando em geral ações básicas que priorizam o toque e os micromovimentos. Em alguns casos a performer poderia passar desapercebida senão fosse o ruído gerado pelo toque destes corpos em movimento e em trânsito.
A prioridade é permitir um tipo de movimento para cada individuo e estabelecer uma relação única, criando um toque com textura, forma, e ruído particular dependendo da pessoa que entra no jogo. Criação e Performance: Flávia Pinheiro.