SEGUNDA-FEIRA, 28/07/2025

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA

Vamos continuar contando a história do carnaval em nossa cidade capital. Hoje vamos falar sobre o primeiro desfile do Bloco da Cobra

Publicado em 

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

Vamos continuar contando a história do carnaval em nossa cidade capital. Hoje vamos falar sobre o primeiro desfile do Bloco da Cobra assim como acontecia o ritual de introdução dos neófitos e fatos pitorescos que ajudaram o Bloco da Cobra a despertar curiosidades em todos os foliões de Porto Velho.

Primeiro desfile

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

…Durval Gadelha, esquecendo aquela sua pacatez peculiar, deu um salto por sobre os degraus da escada e lá de baixo fez um desafio para o resto da turma:

– Agora, cambada, vamos arrastar esta minhoca até lá em cima e de lá até a cidade, na marra?

Nem mesmo acabou de falar, a turma já estava lá em baixo, com ele, agarrando a cobra que ainda se mexia, resistindo à ação dos primeiros COBREIROS que Porto Velho iria conhecer naquela tarde cinzenta de domingo de carnaval. (Conta Cláudio Feitosa em Gente da Gente no capítulo O Bloco da Cobra pág. 127 a 143).

Bom! Chegaram ao centro da cidade por volta das cinco horas da tarde, mais pra lá do que pra cá, estacionaram o Jeep em frete a casa do Elias e haja luta para desembarcar a Boiúna que nada-mais nada-menos tinha aproximadamente 7 metros de comprimento. Como se fosse um troféu e no maior esforço do mundo Elias Juayed, Durval Gadelha, Câmara Lema e Zé Reis (Papagaio), colocaram a “Bicha” nos ombros e saíram exibindo pela Avenida Sete de Setembro local onde estava acontecendo os desfiles carnavalescos naquele ano. Esse foi o primeiro desfile do Bloco da Cobra.

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

Ainda recorrendo ao livro “Gente da Gente” de Cláudio Batista Feitosa no capítulo “O Bloco da Cobra” (pág 127 a 143), encontramos a seguinte narração: “Aos domingos de carnaval, os cobreiros costumavam esquecer seus títulos, patentes, cargos ou funções, logo de manhã, ao ingressarem no “Templo da Boiúna ou da Cobra”: o prédio da usina de beneficiamento de arroz do cobreiro Abel Marques, ali na Av. Sete de Setembro. Antes, aos sábados, organizavam-se os preparativos de um ritual especial, ao qual se submetiam aqueles que ousassem candidatar-se ao ingresso, no séquito da “SERPENTE RAINHA E SOBERANA”.

Finalmente, vencidas as provações, neófitos e veteranos cobreiros se confraternizavam comendo e bebendo do melhor carneiro e do melhor uísque, até as cinco da tarde, horário em que costumavam receber a visita, incorporada, do Prefeito da Capital e do Governador do Território. O primeiro sobraçando a Taça de Campeão do Carnaval do Ano. Em seguida, pelo segundo, sob os aplausos acalorados da maioria e de manifestações exageradas de alguns poucos, felizmente contidos pelos mais sóbrios. A entrega da taça por antecipação era um direito líquido e certo do Bloco da Cobra, ato considerado justo e perfeito pela maior parte dos cobreiros. Ali mesmo, para brindar o acontecimento a dita cuja taça (sempre em forma de cálice) passeava de boca em boca, inclusive das autoridades, com o melhor uísque escocês.

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

Despedidos os visitantes, a enorme cobra (agora uma alegoria empalhada), indócil, uma parte ainda no chão e a outra já trepada nos ombros de alguns cobreiros mais exaltados, aguardava o toque do clarim do Moraes e do pipocar dos foguetes, para então, tendo a frente Raul Almeida ou Benedito Rondon vestido de baiana e portando um estandarte improvisado, sair orgulhosamente montada nos cobreiros, tisnados, vestidos de alegria e descontração, pelas ruas de Porto Velho.

As crianças se assombravam, algumas mulheres menos avisadas desmaiavam de medo, mais de um modo geral, a população aplaudia a passagem entusiástica do Bloco da Cobra, evoluindo, dançando sem ritmo, sem música, sem ordem e sem obediência ao rígido esquema de segurança da polícia e de apresentações das agremiações carnavalescas, planejado cuidadosamente pela Prefeitura Municipal de Porto Velho que incluía, passagem obrigatória perante o palanque oficial das autoridades, escreve Feitosa.

O ritual de introdução dos neófitos

Em virtude das condições sociais dos cobreiros, muitas pessoas faziam de tudo para entrar para o Bloco, coisa que não era tão fácil assim não.

Primeiro o candidato a cobreiro teria que ser apresentado por um membro antigo e conceituado entre os demais, passado nessa primeira etapa, teria que se submeter ao famoso teste, que geralmente acontecia no sábado de carnaval.

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

O teste consistia no seguinte: O carrasco (Manelão) ordenava que o candidato se posicionasse sentado em um tijolo no “Rabo da Cobra” enquanto o presidente ficava na “Cabeça da Boiúna”. Era servido ao candidato, primeiramente uma dose cavalar de uísque, uma de cachaça e uma jarra de cerveja, isso sem dar tempo ao cidadão de respirar. Engolida a última golada, o Carrasco entregava ao candidato a famosa “914”, que era a mistura de todas as bebidas disponíveis no recinto inclusive vinho. Manelão que foi o Carrasco por muitos anos, conta que muitos não conseguiam se levantar para receber o abraço de aprovado do presidente que estava postado na cabeça da Cobra. “Acontece que depois de beber toda aquela mistura, o candidato tinha que seguir caminhando com as pernas entre a Cobra e sem poder tocar no couro até o presidente. Se ele conseguisse fazer esse percurso, era recebido como cobreiro no domingo de carnaval” conta Manelão.

Historias pitorescas dos cobreiros

O Dr. Abílio Nascimento, contava Manelão, sempre conseguia ludibriar a diretoria da Cobra para não passar pelo teste etílico, ele sempre apresentava um atestado médico dizendo que não podia beber bebida alcoólica porque era cardíaco. Isso durou uns três anos, até que o presidente Hortência Simplício reuniu a turma e decretou: “Este ano o nego Abílio não escapa do teste”. Dizendo isso, virou-se para o Carrasco Manelão e deu a ordem: “Você é o responsável pela execução – executeis”. Por via das dúvidas o capitão Maravalha ou Carne Seca, nascido Francisco Braga de Paiva, seringalista conceituado, providenciou 20 litros de leite de vaca in natura e entregou ao Manelão. Dr. Abílio teria que beber no mínimo 5 litros daquele leite. Na hora marcada lá estava o carrasco com o balde e uma jarra de um litro. “O Abílio tinha que beber de uma golada só”, foi a primeira, tudo bem, serviu a segunda, na terceira ele começou a ‘enguiar’, mas conseguiu chegar até o fim. Na quarta jarra, ou seja, quarto litro de leite, quase não termina, só terminou porque o carrasco usou de suas prerrogativas “terçadais”.

O resultado disso tudo, foi que o Dr. Abílio não conseguiu desfilar pelo bloco naquele ano, em virtude de uma “caganeira” que o deixou sem poder levantar do vaso sanitário durante todo o domingo de carnaval.

Outra história contada pelo Manelão – O Dr Luiz Gonzaga além de membro do Bloco da Cobra era prefeito de Porto Velho quando o Coronel Guedes era o governador. No domingo de carnaval, Dr. João de Deus ficou na espreita da chegada do governador que iria entregar o troféu de campeão do carnaval daquele ano. “Era para o João nos avisar da chegada do governador para pararmos com a “putaria”. Acontece que João de Deus por três vezes gritou que o homem estava chegando e era mentira. Quando o governador chegou de verdade, João de Deus gritou avisando e então o Luiz Gonzaga pensando que era mais uma brincadeira começou a “esculhambar” o governador, de costas para a entrada, quando ele viu, Humberto da Silva Guedes bateu em seu ombro dizendo: “Vamos proceder a solenidade de entrega do troféu prefeito”

Curiosidades do Bloco da Cobra

Após o couro daquela cobra morta no Tokilândia se acabar, o Capitão Maravalha passou a trazer todos os anos do seringal São Sebastião de sua propriedade, o couro de uma cobra que medisse pelo menos cinco metros.

Depois o Claudio Feitosa mandou fazer uma Cobra de Lona medindo 8 metros de comprimento por 1.5 metros de espessura, mais tarde teve que aumentar para 12 metros, em virtude da quantidade de cobreiros que aumentava todo ano.

Uma das curiosidades do povo era querer saber qual a tinta que os cobreiros utilizavam para pintar seus corpos.

Acontece que Abel Marques, Claudio Feitosa, Hortêncio Simplício, Francisco Paiva e muitos outros cobreiros de ponta, faziam publicar no jornal Alto Madeira, que “A tinta dos cobreiros era importada da Groelândia e era feita com óleo de baleia, misturado com areia monazítica tirada das terras onde ficava o alambique da cachaça “Mula Manca”, na estrada que vai pra Guajará Mirim”.

Na realidade a tinta era uma mistura de óleo de cozinha com óxido de ferro – pó de ferro (que era conseguido nas oficinas da Madeira Mamoré). Depois de misturada com óleo de cozinha normal, rendia muito e era fácil de passar. “Tirar aquela tinta é que era difícil. Muitas vezes a gente passava de 15 dias ainda com a orelha preta”, lembra Claudio Feitosa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova Junina do Orgulho promete emocionar no Arraial Flor do Maracujá 2025 com o tema “O Sonho de um Vaqueiro”

Nova Junina do Orgulho promete emocionar no Arraial Flor do Maracujá 2025 com o tema “O Sonho de um Vaqueiro”

Com 70 brincantes e grande expectativa, a quadrilha volta ao Arraial trazendo tradição, emoção e aposta no tão sonhado título.
L
Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Quadrilha Matutos do Guaporé aposta no romantismo nordestino e na tradição cultural para emocionar o público no Arraial Flor do Maracujá 2025.
L
Governo de RO lança edital para premiação de Pontos e Pontões de Cultura com investimento de R$ 1,2 milhão

Governo de RO lança edital para premiação de Pontos e Pontões de Cultura com investimento de R$ 1,2 milhão

Edital da Sejucel visa fortalecer iniciativas culturais em Rondônia, com foco na inclusão e valorização das culturas populares e tradicionais.
L
Arraial do Mercado Cultural anima Porto Velho nos dias 25 e 26 de julho

Arraial do Mercado Cultural anima Porto Velho nos dias 25 e 26 de julho

Arraial do Mercado Cultural terá entrada gratuita e programação cultural com quadrilhas e boi-bumbá
L
Junina Tradição celebra raízes culturais no Arraial Flor do Maracujá 2025 com homenagem à história popular

Junina Tradição celebra raízes culturais no Arraial Flor do Maracujá 2025 com homenagem à história popular

A Junina Tradição apresenta o tema “Raízes” no Arraial Flor do Maracujá 2025, exaltando cultura, juventude e personagens da história brasileira.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (28/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (28/7) para seu signo

Nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, o horóscopo traz direcionamentos importantes para o início da semana. Saiba como os astros impactam sua carreira, amor, saúde e decisões.
L

Nivus 2026 traz novidades em design, conectividade e segurança

Modelo da Volkswagen traz novo pacote de segurança e refinamento visual em quatro versões
L

RondônCAP sorteou R$ 65 mil no quarto prêmio neste domingo, 27 de julho

Edição especial distribuiu 44 prêmios em dinheiro e arrecadação ajudou as APAEs de Rondônia; título custava apenas R$ 5
L

Da identidade ribeirinha brasiviana à identidade camponesa amazônica – Por Marquelino Santana

Os custos invisíveis do desenvolvimento: a hostilização e a morte cultural da identidade brasiviana
L

Prevenção veterinária transforma o cuidado com os pets no Brasil

Modelo sustentável beneficia tutores, clínicas, profissionais e contribui para a saúde pública
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L
Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Resultado de análise de recursos do Processo Seletivo da Semusa será divulgado em 24 de julho

Consulta do resultado do Processo Seletivo da Semusa é individual e estará disponível no site oficial a partir da 00h do dia 24 de julho.
L
CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

CNU dos Professores: como solicitar atendimento especializado

Candidatos à Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem pedir atendimento especializado durante a inscrição, até sexta-feira (25).
L

Mais de mil vagas de emprego são ofertadas pela plataforma Geração Emprego em Rondônia

Ferramenta digital gratuita conecta empresas e trabalhadores, fortalece a economia e gera oportunidades em todas as regiões do estado
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo critica retirada de manifestação pacífica e denuncia violação à liberdade de expressão

Deputado federal por Rondônia divulgou carta aberta após ser retirado da Praça dos Três Poderes durante protesto silencioso ao lado de Hélio Lopes (PL-RJ).
L
JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

JAIME BAGATTOLI: Investimento de R$ 10 milhões reforça saúde de Cacoal com obras e equipamentos

Recursos de Jaime Bagattoli fortalecem saúde de Cacoal, com custeio, obras no Hospital Municipal e aquisição de equipamentos, beneficiando toda a região.
L
Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Lula sanciona crédito consignado para CLT e motoristas de aplicativo

Nova lei permite acesso a crédito com desconto em folha para trabalhadores com carteira assinada, incluindo entregadores e motoristas de aplicativos.
L
Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Lula compara ação da família Bolsonaro a traição de Tiradentes

Presidente critica conluio com Donald Trump que levou à taxação de produtos brasileiros, citando a Inconfidência Mineira.
L
Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Coronel Chrisóstomo se une a acampamento de Hélio Lopes em frente ao STF por liberdade de expressão

Deputado federal de Rondônia, Coronel Chrisóstomo, protesta em Brasília ao lado de Hélio Lopes contra restrição que proíbe Bolsonaro de dar entrevistas.
L
Publicidade

POLÍCIA

BOPE prende comerciante com arma ilegal em Operação Maximus na BR-364

BOPE prende comerciante com arma ilegal em Operação Maximus na BR-364

Abordagem a caminhonete em alta velocidade leva à descoberta de pistola e munições em Porto Velho.
10
Motorista foge após atropelar motociclista em grave acidente na zona Leste de Porto Velho

Motorista foge após atropelar motociclista em grave acidente na zona Leste de Porto Velho

Jovem de 18 anos ficou em estado grave após colisão com Jetta em cruzamento; polícia investiga caso.
16
Polícia Civil de RO apreende autor de extorsão em Porto Velho

Polícia Civil de RO apreende autor de extorsão em Porto Velho

Após intensas diligências, os policiais localizaram o veículo da vítima estacionado na Avenida Carlos Gomes, defronte a um restaurante, e no decorrer do trabalho investigativo, foi identificado o local onde a vítima estava, em em seguida, a vítima.
14
Polícia Civil de RO apreende 100 kg de drogas e aprofunda investigação contra organização criminosa interestadual

Polícia Civil de RO apreende 100 kg de drogas e aprofunda investigação contra organização criminosa interestadual

O grupo atuava com estrutura organizada e divisão de tarefas, operando no eixo Guajará-Mirim – Buritis, com conexões confirmadas no Estado do Mato Grosso e em diversos municípios de Rondônia.
12
Motociclista fica ferida em colisão na estrada dos japoneses

Motociclista fica ferida em colisão na estrada dos japoneses

Acidente na estrada dos japoneses envolve moto e carro de aplicativo em desvio de buraco.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP Itinerante leva serviços e orientações jurídicas a quatro cidades do Cone Sul de Rondônia

MP Itinerante leva serviços e orientações jurídicas a quatro cidades do Cone Sul de Rondônia

Ação do Ministério Público de Rondônia passará por Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Chupinguaia, oferecendo atendimentos gratuitos e emissão de documentos entre 29 de julho e 1º de agosto
L
Regulamentação streaming: atores brasileiros defendem futuro do audiovisual nacional

Regulamentação streaming: atores brasileiros defendem futuro do audiovisual nacional

Festival de Cinema de Bonito sedia debate sobre proposta de investimento de plataformas em produções locais.
L
Rendimento rural cresce 5,5% no 1º trimestre e desemprego feminino cai

Rendimento rural cresce 5,5% no 1º trimestre e desemprego feminino cai

Dados do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar, da Contag e Dieese, revelam variações regionais e avanço na qualificação da mulher do campo.
L
Cinco capitais do Norte estão entre as piores no Ranking do Saneamento 2025

Cinco capitais do Norte estão entre as piores no Ranking do Saneamento 2025

Estudo do Instituto Trata Brasil revela que indicadores de saneamento em capitais da Região Norte, como Porto Velho, Macapá e Belém, estão muito abaixo da média nacional.
L
Febre Oropouche se espalha pelo Brasil e preocupa autoridades de saúde

Febre Oropouche se espalha pelo Brasil e preocupa autoridades de saúde

Doença antes restrita à Amazônia, já confirmou mais de 11 mil casos em 18 estados e Distrito Federal em 2025.
L
Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 51 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 51 milhões

Ninguém acerta as seis dezenas do concurso 2893; próximo sorteio será na terça-feira.
L
Tarifas Brasil-EUA: secretário americano confirma taxação de 50% a partir de agosto

Tarifas Brasil-EUA: secretário americano confirma taxação de 50% a partir de agosto

Howard Lutnick anuncia que não haverá adiamento da medida, enquanto governo brasileiro busca solução diplomática.
L
Segurança Gov.br: usuários de conta ouro serão orientados sobre verificação em duas etapas

Segurança Gov.br: usuários de conta ouro serão orientados sobre verificação em duas etapas

Medida do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos visa proteger 72 milhões de contas, tornando o acesso mais seguro.
L
MPRO realiza 3ª reunião estratégica integrada contra queimadas em Rondônia

MPRO realiza 3ª reunião estratégica integrada contra queimadas em Rondônia

Reunião interinstitucional apontou aumento da severidade dos focos de calor e definiu prioridade para compartilhamento de dados sobre queimas autorizadas.
L
Acordo comercial EUA-UE estabelece tarifa de 15% para produtos europeus

Acordo comercial EUA-UE estabelece tarifa de 15% para produtos europeus

Presidente Donald Trump e Ursula von der Leyen anunciam pacto que inclui grandes investimentos da UE nos EUA e busca reequilibrar balança comercial.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.