SÁBADO, 06/09/2025
Publicidade
SICRED

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA

Vamos continuar contando a história do carnaval em nossa cidade capital. Hoje vamos falar sobre o primeiro desfile do Bloco da Cobra

Publicado em 

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

Vamos continuar contando a história do carnaval em nossa cidade capital. Hoje vamos falar sobre o primeiro desfile do Bloco da Cobra assim como acontecia o ritual de introdução dos neófitos e fatos pitorescos que ajudaram o Bloco da Cobra a despertar curiosidades em todos os foliões de Porto Velho.

Primeiro desfile

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

…Durval Gadelha, esquecendo aquela sua pacatez peculiar, deu um salto por sobre os degraus da escada e lá de baixo fez um desafio para o resto da turma:

– Agora, cambada, vamos arrastar esta minhoca até lá em cima e de lá até a cidade, na marra?

Nem mesmo acabou de falar, a turma já estava lá em baixo, com ele, agarrando a cobra que ainda se mexia, resistindo à ação dos primeiros COBREIROS que Porto Velho iria conhecer naquela tarde cinzenta de domingo de carnaval. (Conta Cláudio Feitosa em Gente da Gente no capítulo O Bloco da Cobra pág. 127 a 143).

Bom! Chegaram ao centro da cidade por volta das cinco horas da tarde, mais pra lá do que pra cá, estacionaram o Jeep em frete a casa do Elias e haja luta para desembarcar a Boiúna que nada-mais nada-menos tinha aproximadamente 7 metros de comprimento. Como se fosse um troféu e no maior esforço do mundo Elias Juayed, Durval Gadelha, Câmara Lema e Zé Reis (Papagaio), colocaram a “Bicha” nos ombros e saíram exibindo pela Avenida Sete de Setembro local onde estava acontecendo os desfiles carnavalescos naquele ano. Esse foi o primeiro desfile do Bloco da Cobra.

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

Ainda recorrendo ao livro “Gente da Gente” de Cláudio Batista Feitosa no capítulo “O Bloco da Cobra” (pág 127 a 143), encontramos a seguinte narração: “Aos domingos de carnaval, os cobreiros costumavam esquecer seus títulos, patentes, cargos ou funções, logo de manhã, ao ingressarem no “Templo da Boiúna ou da Cobra”: o prédio da usina de beneficiamento de arroz do cobreiro Abel Marques, ali na Av. Sete de Setembro. Antes, aos sábados, organizavam-se os preparativos de um ritual especial, ao qual se submetiam aqueles que ousassem candidatar-se ao ingresso, no séquito da “SERPENTE RAINHA E SOBERANA”.

Finalmente, vencidas as provações, neófitos e veteranos cobreiros se confraternizavam comendo e bebendo do melhor carneiro e do melhor uísque, até as cinco da tarde, horário em que costumavam receber a visita, incorporada, do Prefeito da Capital e do Governador do Território. O primeiro sobraçando a Taça de Campeão do Carnaval do Ano. Em seguida, pelo segundo, sob os aplausos acalorados da maioria e de manifestações exageradas de alguns poucos, felizmente contidos pelos mais sóbrios. A entrega da taça por antecipação era um direito líquido e certo do Bloco da Cobra, ato considerado justo e perfeito pela maior parte dos cobreiros. Ali mesmo, para brindar o acontecimento a dita cuja taça (sempre em forma de cálice) passeava de boca em boca, inclusive das autoridades, com o melhor uísque escocês.

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

Despedidos os visitantes, a enorme cobra (agora uma alegoria empalhada), indócil, uma parte ainda no chão e a outra já trepada nos ombros de alguns cobreiros mais exaltados, aguardava o toque do clarim do Moraes e do pipocar dos foguetes, para então, tendo a frente Raul Almeida ou Benedito Rondon vestido de baiana e portando um estandarte improvisado, sair orgulhosamente montada nos cobreiros, tisnados, vestidos de alegria e descontração, pelas ruas de Porto Velho.

As crianças se assombravam, algumas mulheres menos avisadas desmaiavam de medo, mais de um modo geral, a população aplaudia a passagem entusiástica do Bloco da Cobra, evoluindo, dançando sem ritmo, sem música, sem ordem e sem obediência ao rígido esquema de segurança da polícia e de apresentações das agremiações carnavalescas, planejado cuidadosamente pela Prefeitura Municipal de Porto Velho que incluía, passagem obrigatória perante o palanque oficial das autoridades, escreve Feitosa.

O ritual de introdução dos neófitos

Em virtude das condições sociais dos cobreiros, muitas pessoas faziam de tudo para entrar para o Bloco, coisa que não era tão fácil assim não.

Primeiro o candidato a cobreiro teria que ser apresentado por um membro antigo e conceituado entre os demais, passado nessa primeira etapa, teria que se submeter ao famoso teste, que geralmente acontecia no sábado de carnaval.

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA - News Rondônia

O teste consistia no seguinte: O carrasco (Manelão) ordenava que o candidato se posicionasse sentado em um tijolo no “Rabo da Cobra” enquanto o presidente ficava na “Cabeça da Boiúna”. Era servido ao candidato, primeiramente uma dose cavalar de uísque, uma de cachaça e uma jarra de cerveja, isso sem dar tempo ao cidadão de respirar. Engolida a última golada, o Carrasco entregava ao candidato a famosa “914”, que era a mistura de todas as bebidas disponíveis no recinto inclusive vinho. Manelão que foi o Carrasco por muitos anos, conta que muitos não conseguiam se levantar para receber o abraço de aprovado do presidente que estava postado na cabeça da Cobra. “Acontece que depois de beber toda aquela mistura, o candidato tinha que seguir caminhando com as pernas entre a Cobra e sem poder tocar no couro até o presidente. Se ele conseguisse fazer esse percurso, era recebido como cobreiro no domingo de carnaval” conta Manelão.

Historias pitorescas dos cobreiros

O Dr. Abílio Nascimento, contava Manelão, sempre conseguia ludibriar a diretoria da Cobra para não passar pelo teste etílico, ele sempre apresentava um atestado médico dizendo que não podia beber bebida alcoólica porque era cardíaco. Isso durou uns três anos, até que o presidente Hortência Simplício reuniu a turma e decretou: “Este ano o nego Abílio não escapa do teste”. Dizendo isso, virou-se para o Carrasco Manelão e deu a ordem: “Você é o responsável pela execução – executeis”. Por via das dúvidas o capitão Maravalha ou Carne Seca, nascido Francisco Braga de Paiva, seringalista conceituado, providenciou 20 litros de leite de vaca in natura e entregou ao Manelão. Dr. Abílio teria que beber no mínimo 5 litros daquele leite. Na hora marcada lá estava o carrasco com o balde e uma jarra de um litro. “O Abílio tinha que beber de uma golada só”, foi a primeira, tudo bem, serviu a segunda, na terceira ele começou a ‘enguiar’, mas conseguiu chegar até o fim. Na quarta jarra, ou seja, quarto litro de leite, quase não termina, só terminou porque o carrasco usou de suas prerrogativas “terçadais”.

O resultado disso tudo, foi que o Dr. Abílio não conseguiu desfilar pelo bloco naquele ano, em virtude de uma “caganeira” que o deixou sem poder levantar do vaso sanitário durante todo o domingo de carnaval.

Outra história contada pelo Manelão – O Dr Luiz Gonzaga além de membro do Bloco da Cobra era prefeito de Porto Velho quando o Coronel Guedes era o governador. No domingo de carnaval, Dr. João de Deus ficou na espreita da chegada do governador que iria entregar o troféu de campeão do carnaval daquele ano. “Era para o João nos avisar da chegada do governador para pararmos com a “putaria”. Acontece que João de Deus por três vezes gritou que o homem estava chegando e era mentira. Quando o governador chegou de verdade, João de Deus gritou avisando e então o Luiz Gonzaga pensando que era mais uma brincadeira começou a “esculhambar” o governador, de costas para a entrada, quando ele viu, Humberto da Silva Guedes bateu em seu ombro dizendo: “Vamos proceder a solenidade de entrega do troféu prefeito”

Curiosidades do Bloco da Cobra

Após o couro daquela cobra morta no Tokilândia se acabar, o Capitão Maravalha passou a trazer todos os anos do seringal São Sebastião de sua propriedade, o couro de uma cobra que medisse pelo menos cinco metros.

Depois o Claudio Feitosa mandou fazer uma Cobra de Lona medindo 8 metros de comprimento por 1.5 metros de espessura, mais tarde teve que aumentar para 12 metros, em virtude da quantidade de cobreiros que aumentava todo ano.

Uma das curiosidades do povo era querer saber qual a tinta que os cobreiros utilizavam para pintar seus corpos.

Acontece que Abel Marques, Claudio Feitosa, Hortêncio Simplício, Francisco Paiva e muitos outros cobreiros de ponta, faziam publicar no jornal Alto Madeira, que “A tinta dos cobreiros era importada da Groelândia e era feita com óleo de baleia, misturado com areia monazítica tirada das terras onde ficava o alambique da cachaça “Mula Manca”, na estrada que vai pra Guajará Mirim”.

Na realidade a tinta era uma mistura de óleo de cozinha com óxido de ferro – pó de ferro (que era conseguido nas oficinas da Madeira Mamoré). Depois de misturada com óleo de cozinha normal, rendia muito e era fácil de passar. “Tirar aquela tinta é que era difícil. Muitas vezes a gente passava de 15 dias ainda com a orelha preta”, lembra Claudio Feitosa.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho valoriza cultura e garante apoio a eventos na capital

Prefeitura de Porto Velho valoriza cultura e garante apoio a eventos na capital

Apoio da Prefeitura de Porto Velho fortalece tradições, incentiva artistas locais e garante infraestrutura para festividades culturais em setembro.
L
Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO

Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO

Evento em Porto Velho reuniu alunos, professores e famílias em apresentações de dança, música e expressão cultural no Teatro Banzeiros.
L
Vozes da periferia de Porto Velho ganha as telas em documentário sobre Slam

Vozes da periferia de Porto Velho ganha as telas em documentário sobre Slam

Filme acompanha três jovens poetas e mostra como a palavra falada se transforma em resistência, encontro e futuro
L
evento-gratuito-15a-noite-alternativa-leva-musica-ao-bosque-de-ouro-preto-do-oeste-no-domingo-7

Evento gratuito: 15ª Noite Alternativa leva música ao Bosque de Ouro Preto do Oeste no domingo (7)

Edição especial do projeto conta com artistas locais e regionais e é viabilizada por recursos da PNAB.
L
Espetáculo “Tabule: uma libanesa na Amazônia” será apresentado no IFRO Zona Norte nesta sexta

Espetáculo “Tabule: uma libanesa na Amazônia” será apresentado no IFRO Zona Norte nesta sexta

Peça teatral com classificação indicativa de 14 anos faz parte da circulação do Programa Rouanet Norte
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador Marcos Rocha destaca potencial de Rondônia durante participação na FICOMEX 2025 em Goiânia

Governador Marcos Rocha destaca potencial de Rondônia durante participação na FICOMEX 2025 em Goiânia

Um dos pontos altos do evento é a presença do estado de Rondônia, liderada pelo governador Marcos Rocha, que enfatizou a importância dos produtores rondonienses no cenário internacional.
L
Humorista Léo Lins traz show "Enterrado Vivo" a Porto Velho

Humorista Léo Lins traz show “Enterrado Vivo” a Porto Velho

O comediante, conhecido por seu humor polêmico e ácido, se apresenta na capital rondoniense no dia 19 de outubro com novo espetáculo de stand-up comedy.
L
Lotofácil da Independência sorteia prêmio recorde de R$ 220 milhões

Lotofácil da Independência sorteia prêmio recorde de R$ 220 milhões

Sorteio da Lotofácil da Independência pode pagar a maior quantia da modalidade neste sábado (6). As apostas podem ser realizadas até às 18h em todo o Brasil.
L
Novas regras do Gás do Povo mudam a forma de entrega de botijões

Novas regras do Gás do Povo mudam a forma de entrega de botijões

Programa que substitui o Vale Gás garante a distribuição gratuita para famílias de baixa renda e deve beneficiar até 15,5 milhões de lares.
L
Lula libera R$ 12 bilhões para renegociar dívidas de agricultores

Lula libera R$ 12 bilhões para renegociar dívidas de agricultores

Medida Provisória assinada pelo presidente visa apoiar pequenos e médios produtores afetados por eventos climáticos extremos, como secas e enchentes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Parlamentar de Rondônia propôs convocação de Beto Simonetti e investigação sobre o Sindnapi, ligado ao irmão do presidente Lula
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre grave acidente na Avenida 7 de Setembro

Motociclista sofre grave acidente na Avenida 7 de Setembro

Populares prestaram os primeiros socorros à vítima e acionaram a Polícia Militar
12
Força Tática prende homem com arma de fogo no centro de Porto Velho

Força Tática prende homem com arma de fogo no centro de Porto Velho

Charles M. R., de 33 anos, foi detido no bairro Caenágua com um revólver calibre .38. A prisão faz parte da Operação Força Total, que reforça o policiamento na capital rondoniense.
12
Motociclista sofre ferimentos graves após acidente com reboque em Theobroma

Motociclista sofre ferimentos graves após acidente com reboque em Theobroma

Vítima foi atingida por um reboque que se soltou de um veículo na Linha 602, zona rural de Theobroma. O motociclista foi transferido para Porto Velho devido à gravidade do seu estado de saúde.
16
Neto é preso por agredir casal de idosos em Rondônia

Neto é preso por agredir casal de idosos em Rondônia

A Polícia Militar prendeu o neto de um casal de idosos, suspeito de cometer uma agressão brutal em Jaru. O homem foi encontrado horas depois do crime, em uma casa de shows do município.
16
Homem fica ferido em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Homem fica ferido em acidente de trânsito em Rolim de Moura

Colisão entre carro e motoneta no bairro Olímpico deixa condutor ferido. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Múcio afirma que Forças Armadas vão acatar veredito do STF sobre golpe

Múcio afirma que Forças Armadas vão acatar veredito do STF sobre golpe

O ministro da Defesa, José Múcio, se manifestou sobre o julgamento que envolve o ex-presidente Bolsonaro e militares no STF. Segundo Múcio, a instituição respeita a Justiça e seu papel é servir ao país.
L

Escolas estaduais se preparam para desfile cívico de 7 de Setembro em Porto Velho

Evento promovido pelo governo de Rondônia contará com 13 escolas estaduais e celebra história, cultura e civismo.
L
Marina Silva defende fim dos combustíveis fósseis e do desmatamento

Marina Silva defende fim dos combustíveis fósseis e do desmatamento

Em evento na Etiópia, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil pede que a transição energética seja feita de forma justa, considerando as limitações dos países mais pobres.
L
BNDES lança edital de R$ 6,3 milhões para restaurar a Floresta Amazônica

BNDES lança edital de R$ 6,3 milhões para restaurar a Floresta Amazônica

O edital Bacia do Rio Xingu 2, lançado no Dia da Amazônia, vai apoiar até seis projetos de recuperação de áreas degradadas, com o objetivo de gerar emprego e renda para as comunidades locais.
L
Nova temporada do "Memória Musical" estreia com Margareth Menezes

Nova temporada do “Memória Musical” estreia com Margareth Menezes

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, é a convidada de estreia do “Memória Musical”, da Rádio Nacional. No programa, que vai ao ar neste domingo (7), ela compartilha as músicas que marcaram sua vida e carreira.
L
Segurança em desfile de 7 de Setembro terá reforço de órgãos do DF e governo federal

Segurança em desfile de 7 de Setembro terá reforço de órgãos do DF e governo federal

O Desfile da Independência, que acontece neste domingo, terá esquema especial de segurança devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O evento terá como tema a soberania brasileira e o desenvolvimento do país.
L
Preconceito racial e renda baixa são barreiras para a conclusão do ensino básico

Preconceito racial e renda baixa são barreiras para a conclusão do ensino básico

Pesquisa da Fundação Roberto Marinho e do Itaú Educação e Trabalho aponta que racismo estrutural e necessidade de trabalhar por renda são os principais motivos para a evasão escolar, afetando principalmente a população negra.
L
Idoso é vítima de estelionato após ser abordado em agência bancária de Jaru

Idoso é vítima de estelionato após ser abordado em agência bancária de Jaru

Um aposentado registrou ocorrência de estelionato contra idoso depois de ser enganado por um falso funcionário de banco enquanto tentava fazer um empréstimo.
10
Presidente do Sebrae Nacional participa de reunião com conselheiros e colaboradores em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional participa de reunião com conselheiros e colaboradores em Rondônia

Solenidade reuniu dirigentes, conselheiros e colaboradores em Porto Velho e ressaltou a força do empreendedorismo rondoniense
L
Homem é preso após trocar bicicleta por drogas em Vilhena

Homem é preso após trocar bicicleta por drogas em Vilhena

O suspeito, que havia pedido a bicicleta emprestada à dona da casa onde morava, a trocou por entorpecentes em uma boca de fumo no bairro Embratel, em Vilhena.
10
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.