QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

HISTÓRIAS DO CARNAVAL EM PORTO VELHO: O PRIMEIRO DESFILE DO BLOCO DA COBRA

Vamos continuar contando a história do carnaval em nossa cidade capital. Hoje vamos falar sobre o primeiro desfile do Bloco da Cobra

Publicado em 

Vamos continuar contando a história do carnaval em nossa cidade capital. Hoje vamos falar sobre o primeiro desfile do Bloco da Cobra assim como acontecia o ritual de introdução dos neófitos e fatos pitorescos que ajudaram o Bloco da Cobra a despertar curiosidades em todos os foliões de Porto Velho.

Primeiro desfile

…Durval Gadelha, esquecendo aquela sua pacatez peculiar, deu um salto por sobre os degraus da escada e lá de baixo fez um desafio para o resto da turma:

– Agora, cambada, vamos arrastar esta minhoca até lá em cima e de lá até a cidade, na marra?

Nem mesmo acabou de falar, a turma já estava lá em baixo, com ele, agarrando a cobra que ainda se mexia, resistindo à ação dos primeiros COBREIROS que Porto Velho iria conhecer naquela tarde cinzenta de domingo de carnaval. (Conta Cláudio Feitosa em Gente da Gente no capítulo O Bloco da Cobra pág. 127 a 143).

Bom! Chegaram ao centro da cidade por volta das cinco horas da tarde, mais pra lá do que pra cá, estacionaram o Jeep em frete a casa do Elias e haja luta para desembarcar a Boiúna que nada-mais nada-menos tinha aproximadamente 7 metros de comprimento. Como se fosse um troféu e no maior esforço do mundo Elias Juayed, Durval Gadelha, Câmara Lema e Zé Reis (Papagaio), colocaram a “Bicha” nos ombros e saíram exibindo pela Avenida Sete de Setembro local onde estava acontecendo os desfiles carnavalescos naquele ano. Esse foi o primeiro desfile do Bloco da Cobra.

Ainda recorrendo ao livro “Gente da Gente” de Cláudio Batista Feitosa no capítulo “O Bloco da Cobra” (pág 127 a 143), encontramos a seguinte narração: “Aos domingos de carnaval, os cobreiros costumavam esquecer seus títulos, patentes, cargos ou funções, logo de manhã, ao ingressarem no “Templo da Boiúna ou da Cobra”: o prédio da usina de beneficiamento de arroz do cobreiro Abel Marques, ali na Av. Sete de Setembro. Antes, aos sábados, organizavam-se os preparativos de um ritual especial, ao qual se submetiam aqueles que ousassem candidatar-se ao ingresso, no séquito da “SERPENTE RAINHA E SOBERANA”.

Finalmente, vencidas as provações, neófitos e veteranos cobreiros se confraternizavam comendo e bebendo do melhor carneiro e do melhor uísque, até as cinco da tarde, horário em que costumavam receber a visita, incorporada, do Prefeito da Capital e do Governador do Território. O primeiro sobraçando a Taça de Campeão do Carnaval do Ano. Em seguida, pelo segundo, sob os aplausos acalorados da maioria e de manifestações exageradas de alguns poucos, felizmente contidos pelos mais sóbrios. A entrega da taça por antecipação era um direito líquido e certo do Bloco da Cobra, ato considerado justo e perfeito pela maior parte dos cobreiros. Ali mesmo, para brindar o acontecimento a dita cuja taça (sempre em forma de cálice) passeava de boca em boca, inclusive das autoridades, com o melhor uísque escocês.

Despedidos os visitantes, a enorme cobra (agora uma alegoria empalhada), indócil, uma parte ainda no chão e a outra já trepada nos ombros de alguns cobreiros mais exaltados, aguardava o toque do clarim do Moraes e do pipocar dos foguetes, para então, tendo a frente Raul Almeida ou Benedito Rondon vestido de baiana e portando um estandarte improvisado, sair orgulhosamente montada nos cobreiros, tisnados, vestidos de alegria e descontração, pelas ruas de Porto Velho.

As crianças se assombravam, algumas mulheres menos avisadas desmaiavam de medo, mais de um modo geral, a população aplaudia a passagem entusiástica do Bloco da Cobra, evoluindo, dançando sem ritmo, sem música, sem ordem e sem obediência ao rígido esquema de segurança da polícia e de apresentações das agremiações carnavalescas, planejado cuidadosamente pela Prefeitura Municipal de Porto Velho que incluía, passagem obrigatória perante o palanque oficial das autoridades, escreve Feitosa.

O ritual de introdução dos neófitos

Em virtude das condições sociais dos cobreiros, muitas pessoas faziam de tudo para entrar para o Bloco, coisa que não era tão fácil assim não.

Primeiro o candidato a cobreiro teria que ser apresentado por um membro antigo e conceituado entre os demais, passado nessa primeira etapa, teria que se submeter ao famoso teste, que geralmente acontecia no sábado de carnaval.

O teste consistia no seguinte: O carrasco (Manelão) ordenava que o candidato se posicionasse sentado em um tijolo no “Rabo da Cobra” enquanto o presidente ficava na “Cabeça da Boiúna”. Era servido ao candidato, primeiramente uma dose cavalar de uísque, uma de cachaça e uma jarra de cerveja, isso sem dar tempo ao cidadão de respirar. Engolida a última golada, o Carrasco entregava ao candidato a famosa “914”, que era a mistura de todas as bebidas disponíveis no recinto inclusive vinho. Manelão que foi o Carrasco por muitos anos, conta que muitos não conseguiam se levantar para receber o abraço de aprovado do presidente que estava postado na cabeça da Cobra. “Acontece que depois de beber toda aquela mistura, o candidato tinha que seguir caminhando com as pernas entre a Cobra e sem poder tocar no couro até o presidente. Se ele conseguisse fazer esse percurso, era recebido como cobreiro no domingo de carnaval” conta Manelão.

Historias pitorescas dos cobreiros

O Dr. Abílio Nascimento, contava Manelão, sempre conseguia ludibriar a diretoria da Cobra para não passar pelo teste etílico, ele sempre apresentava um atestado médico dizendo que não podia beber bebida alcoólica porque era cardíaco. Isso durou uns três anos, até que o presidente Hortência Simplício reuniu a turma e decretou: “Este ano o nego Abílio não escapa do teste”. Dizendo isso, virou-se para o Carrasco Manelão e deu a ordem: “Você é o responsável pela execução – executeis”. Por via das dúvidas o capitão Maravalha ou Carne Seca, nascido Francisco Braga de Paiva, seringalista conceituado, providenciou 20 litros de leite de vaca in natura e entregou ao Manelão. Dr. Abílio teria que beber no mínimo 5 litros daquele leite. Na hora marcada lá estava o carrasco com o balde e uma jarra de um litro. “O Abílio tinha que beber de uma golada só”, foi a primeira, tudo bem, serviu a segunda, na terceira ele começou a ‘enguiar’, mas conseguiu chegar até o fim. Na quarta jarra, ou seja, quarto litro de leite, quase não termina, só terminou porque o carrasco usou de suas prerrogativas “terçadais”.

O resultado disso tudo, foi que o Dr. Abílio não conseguiu desfilar pelo bloco naquele ano, em virtude de uma “caganeira” que o deixou sem poder levantar do vaso sanitário durante todo o domingo de carnaval.

Outra história contada pelo Manelão – O Dr Luiz Gonzaga além de membro do Bloco da Cobra era prefeito de Porto Velho quando o Coronel Guedes era o governador. No domingo de carnaval, Dr. João de Deus ficou na espreita da chegada do governador que iria entregar o troféu de campeão do carnaval daquele ano. “Era para o João nos avisar da chegada do governador para pararmos com a “putaria”. Acontece que João de Deus por três vezes gritou que o homem estava chegando e era mentira. Quando o governador chegou de verdade, João de Deus gritou avisando e então o Luiz Gonzaga pensando que era mais uma brincadeira começou a “esculhambar” o governador, de costas para a entrada, quando ele viu, Humberto da Silva Guedes bateu em seu ombro dizendo: “Vamos proceder a solenidade de entrega do troféu prefeito”

Curiosidades do Bloco da Cobra

Após o couro daquela cobra morta no Tokilândia se acabar, o Capitão Maravalha passou a trazer todos os anos do seringal São Sebastião de sua propriedade, o couro de uma cobra que medisse pelo menos cinco metros.

Depois o Claudio Feitosa mandou fazer uma Cobra de Lona medindo 8 metros de comprimento por 1.5 metros de espessura, mais tarde teve que aumentar para 12 metros, em virtude da quantidade de cobreiros que aumentava todo ano.

Uma das curiosidades do povo era querer saber qual a tinta que os cobreiros utilizavam para pintar seus corpos.

Acontece que Abel Marques, Claudio Feitosa, Hortêncio Simplício, Francisco Paiva e muitos outros cobreiros de ponta, faziam publicar no jornal Alto Madeira, que “A tinta dos cobreiros era importada da Groelândia e era feita com óleo de baleia, misturado com areia monazítica tirada das terras onde ficava o alambique da cachaça “Mula Manca”, na estrada que vai pra Guajará Mirim”.

Na realidade a tinta era uma mistura de óleo de cozinha com óxido de ferro – pó de ferro (que era conseguido nas oficinas da Madeira Mamoré). Depois de misturada com óleo de cozinha normal, rendia muito e era fácil de passar. “Tirar aquela tinta é que era difícil. Muitas vezes a gente passava de 15 dias ainda com a orelha preta”, lembra Claudio Feitosa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Família Asfaltão entrega certificados e inaugura sede cultural

Família Asfaltão entrega certificados e inaugura sede cultural

Escola de Samba Asfaltão celebra mais de uma década da Oficina de Percussão e inaugura novo espaço cultural em Porto Velho com apoio da Lei Paulo Gustavo.
L
Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Museu do Parque Natural: parceria fortalece ciência

Termo de cooperação entre Prefeitura de Porto Velho e Ifro garante preservação de acervo científico, amplia acesso ao conhecimento e impulsiona a criação de museu interdisciplinar.
L
Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Sorteio define ambulantes credenciados para eventos que abrem o Carnaval 2026 em Porto Velho e será realizado nesta terça-feira (27), na Seinfra.
L

Absolute Cultura. Absolute Democracia.

Entre festivais internacionais, memes e premiações históricas, o cinema brasileiro vive um novo auge, impulsionado pela democracia, políticas públicas e uma identidade cultural que voltou a pulsar.
L
Igrejinha Centenária: 100 anos de fé, memória e identidade em Guajará-Mirim

Igrejinha Centenária: 100 anos de fé, memória e identidade em Guajará-Mirim

Da missão pioneira à memória viva que moldou a cidade e sua gente.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues

Falecimento de Marcelino Ferreira Feitosa Rodrigues, suboficial da reserva da Polícia Militar, aos 55 anos, deixando legado de honra, alegria e amor à família em Porto Velho.
L
Boulos prevê aprovação do fim da escala 6x1 ainda neste semestre

Boulos prevê aprovação do fim da escala 6×1 ainda neste semestre

O ministro Guilherme Boulos afirmou que o governo federal trabalha pela redução da jornada de trabalho para garantir mais tempo de lazer e descanso às famílias.
L

Agenda News: Carlinhos Camurça é o convidado do Agenda News Folia 2026

Depois de um período de pausa, o Trio 40 Graus retorna com força total à programação oficial, prometendo transformar as ruas de Porto Velho em um grande espetáculo de luz, som e emoção em 2026.
L
INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

INPE e CPTEC projetam chuvas significativas em Rondônia para as próximas 24 horas

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) alerta para chuvas intensas no trecho Norte e Noroeste, alcançando até a metade da Ponta da Abunã, com previsão de persistência até quarta-feira.
L

Giro News: Izabel Menezes fala sobre acesso à saúde em Porto Velho

O agendamento pode ser feito de forma simples, presencialmente ou pelo WhatsApp, com uma equipe preparada para orientar e encontrar o melhor horário para cada paciente
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Ayel Muniz questiona gestão de Fúria com base em números do emprego em Cacoal

Saldo de apenas 466 vagas formais em 2025 levanta dúvidas sobre capacidade administrativa do prefeito e sua ambição ao governo de Rondônia.
L
Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Deputado Ribeiro apoia redução do ICMS sobre venda de gado em Rondônia

Alíquota passa de 12% para 4%, fortalecendo o setor produtivo e ampliando oportunidades para pecuaristas do estado.
L
Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Lula e Macron discutem proposta de conselho criado por Trump

Os presidentes do Brasil e da França defenderam o fortalecimento da ONU durante conversa sobre a iniciativa americana para a reconstrução de Gaza.
L
André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

André Mendonça mantém prisão de empresário investigado por fraudes

O ministro do Supremo Tribunal Federal negou a liberdade de Antonio Carlos Antunes, suspeito de operar esquema de descontos indevidos contra aposentados do INSS.
L
Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Marcélio Brasileiro celebra aprovação da Transação Tributária pela ALE/RO

Vice-presidente da AROM destaca vitória histórica do municipalismo e impacto direto nas finanças dos municípios rondonienses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Feminicídio: Arquiteta morta em SP vivia sob ameaças e levou oito facadas do ex

Fernanda de Andrade, de 29 anos, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio em 2023.
18
Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Caso Orelha: Pais e tio de adolescentes são indiciados por coação

Dois empresários e um advogado teriam ameaçado o vigilante de um condomínio para interferir na investigação sobre a morte do cão.
16
Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Polícia Federal adia depoimentos sobre fraudes no Banco Master

Investigados alegaram falta de acesso aos autos do inquérito que apura irregularidades financeiras de 17 bilhões de reais envolvendo o BRB.
L
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Guajará-Mirim

Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher cumpriram mandado de prisão preventiva no distrito de Nova Dimensão contra investigado reincidente.
16
Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Sargento é encontrado morto em apartamento no bairro Nova Porto Velho

Após a análise do corpo o falecimento ocorreu por causas naturais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Brasil sediará maior conferência mundial sobre HIV e aids em julho

Aids 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, pesquisadores e movimentos sociais para debater prevenção, tratamento e direitos humanos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: INSTITUTO BOREAL RD LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Onix Joye 2018 Manual Com Ótimo Custo Benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Especialista em jardinagem e limpeza de sítios e chácaras busca emprego em Porto Velho

Profissional experiente em jardinagem e limpeza de terrenos na capital de Rondônia está desempregado e busca uma nova oportunidade.
L
Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Prefeitura de Jaru amplia acesso ao Implanon em nova ação de saúde

Iniciativa da Semusa beneficiou 12 mulheres e terá novos atendimentos no início de fevereiro, com prioridade para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026F8629XHS
L

Recebimento da Autorização de Transporte: CNN – CIA NORTE NAVEGAÇÃO

Autorização de Transporte Intermunicipal N° 2026W52SD189
L
Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Surto do vírus Nipah na Índia coloca autoridades de saúde em alerta

Autoridades indianas confirmaram casos de infecção entre profissionais de saúde e monitoram cerca de 100 pessoas em quarentena para conter a disseminação do vírus.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.