QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

SAMBA AUTORAL HOMENAGEIA JOÃO NOGUEIRA NESTE SÁBADO

A 36ª Edição do Projeto Samba Autoral, que acontecerá neste sábado dia 1º de setembro como sempre a partir das 14h00, o Bar do Calixto

Publicado em 

SAMBA AUTORAL HOMENAGEIA JOÃO NOGUEIRA NESTE SÁBADO - News Rondônia

O corpo a morte leva. A voz some na brisa. A dor sobe pra'as trevas. O nome a obra imortaliza… (trecho de Súplica, uma das grandes obras de João Nogueira, homenageado desta edição).

A 36ª Edição do Projeto Samba Autoral, que acontecerá neste sábado dia 1º de setembro como sempre a partir das 14h00, o Bar do Calixto, ponto de encontro de bambas da cidade de Porto Velho, junto com a Família Asfaltão, o homenageado será o compositor e cantor João Nogueira.

SAMBA AUTORAL HOMENAGEIA JOÃO NOGUEIRA NESTE SÁBADO - News Rondônia

João Nogueira começou a compor aos 15 anos, fazendo sambas para o bloco carnavalesco Labareda, do Méier, através do qual conheceu o músico Moacyr Silva, dirigente da gravadora Copacabana, que o ajudou a gravar o samba Espere, Ó Nega, em 1968. Mas ele apareceu na cena artística nacional quando no início dos anos 70, emplacou o sucesso Das 200 Pra Lá, samba que defendia a política de expansão de nossa fronteira marítima ao longo de 200 milhas da plataforma continental.

Nos quatro primeiros discos que João lançou estavam dadas as linhas mestras do que seria sua carreira. E está contido o melhor do compositor, que um dia entrou no Portelão cantando “Hoje eu estou cheio de alegria/ E sou até capaz de me embriagar/ Uns amigos bambas neste dia/ Me convidaram a participar/ De uma escola de samba que é todo meu dengo/ De um terreiro de bambas que é todo meu mal/ Vou me livrar da tristeza/ E sambar na beleza do seu Carnaval”, samba de apresentação à ala dos compositores da Águia de Osvaldo Cruz, que o convidará a se juntar a seus bambas, em 1972. O namoro duraria até meados dos anos 80, quando João abandonou a escola, descontente com os rumos que o presidente Carlinhos Maracanã lhe impôs, e juntou-se a outros sambistas, herdeiros do velho Natal, para fundar, em 1984, a Tradição, escola para a qual compôs em parceria com P. C. Pinheiro os cinco primeiros sambas-enredo, de 1985 a 1989.

Em 1979, João fundou o Clube do Samba, com Alcione, Martinho da Vila e Beth Carvalho, entidade à qual dedicou o título de seu disco daquele ano, que trouxe novos sucessos, como Súplica e Canto do Trabalhador (com P. C. Pinheiro). O clube, que no início funcionava em sua casa e que mais tarde lançou um bloco carnavalesco para desfilar na Avenida Rio Branco arrastando foliões saudosos dos velhos carnavais, funcionou em vários endereços, inclusive na Barra da Tijuca.

Uma das músicas mais cantadas de João, uma espécie de hino dos compositores, foi o sucesso do disco de 1980, Boca do Povo. Trata-se de Poder da Criação, novamente com P. C. Pinheiro, seu parceiro mais constante, com quem acabou por lançar o CD Parceria, em 1994, no qual comemoravam 22 anos de composições conjuntas e mais de 50 obras compostas. Nas dezessete faixas do CD, há uma homenagem a Clara Nunes, morta em 1983, nas faixas Um Ser de Luz e As Forças da Natureza.

O João Nogueira morreu na madrugada do dia 5 de junho de 2000, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante, em sua casa no Recreio dos Bandeirantes.

Este tributo retratará a gratidão de nossos compositores e compositoras ao legado deixado pelo grande poeta João Jogueira. Vamos lá!! (Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro – 99982-9381 – Dir. de Comunicação).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Três praças reformadas são inauguradas para a comunidade de Porto Velho

Melhorias incluem instalação de playgrounds, pintura, grama sintética, lixeiras e iluminação 100% LED
L

Mostra cultural destaca a voz das mulheres na luta contra a violência

A cada dia, duas performances serão seguidas de uma roda de conversa, promovendo o diálogo sobre a condição feminina na sociedade.
L

Espetáculo amazônico “Ensaio Geral” leva arte circense à avenida paulista em São Paulo

O artista Klindson Cruz, apresentará o espetáculo “Ensaio Geral”, em São Paulo, dia 09 de março, às 15h, na Avenida Paulista. A apresentação faz parte do projeto Conexões Norte-Sul, uma iniciativa do Sesc em parceria com o Itaú, que tem a finalidade de promover o intercâmbio cultural entre as regiões do Brasil.
L

Leis de Incentivo à Cultura: A Influência da Arte como Investimento

As diversas possibilidades de benefícios para a sociedade no segmento cultural
L

Bloco Concentra Mas Não Sai agita Porto Velho em sua 16ª edição com muita folia e tradição

Evento contou com homenagem emocionante às JADES e animou foliões com marchinhas e open bar
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chuvas intensas e organizadas entre 24 e 48 horas em todo o estado de Rondônia

Para esta quarta-feira (12), as chuvas se concentram mais no início da tarde, inclusive com pancadas mais pesadas entre o Norte e o Nordeste de Porto Velho.
L

Rondônia se destaca e ocupa a 11ª posição no ranking de menor desnutrição infantil

O levantamento mede a proporção de crianças entre 0 e 5 anos incompletos classificadas com “magreza acentuada”, um indicador essencial para avaliar as condições nutricionais da população infantil.
L

Coronel Chrisóstomo comemora liberação de contato entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

Entre os entusiastas da medida, está o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que celebrou o fim da restrição imposta no ano passado.
L
Previsões do Horóscopo desta quarta (12/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta (12/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta-feira (12/3) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

Projeto também regulamenta cordão que identifica pessoas autistas
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para fortalecer a produção rural em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para fortalecer a produção rural em Monte Negro

O investimento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, garantindo mais produtividade e melhores condições de trabalho no campo.
L

Vereador Márcio Pacele vai à EMDUR buscar esclarecimentos sobre furtos de lâmpadas na Estrada dos Periquitos

Caso o problema persista, o vereador pretende buscar apoio junto à Secretaria de Segurança Pública, comandada pelo coronel Vital, para verificar possíveis ações que ajudem a coibir os furtos e garantir mais segurança à população.
L
Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Governador Marcos Rocha está se saindo um grande articulador.
L
STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

Desfecho será seguido em casos semelhantes por todas as instâncias
L

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Além disso, foram apreendidos balanças de precisão, sacolas plásticas, uma máquina de cartão e joias.
14
Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

O suspeito, identificado pelo vulgo “Indiano”, tentou fugir ao perceber a presença da guarnição no bairro Primavera, mas foi capturado após uma intensa perseguição.
12
Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Ao perceber a irregularidade, os policiais realizaram a consulta da numeração do chassi no sistema do DETRAN, confirmando que o veículo possuía restrição por furto ou roubo.
10
Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Na BR-364, saída para Ji-Paraná, a Polícia Militar foi acionada para atender um chamado sobre um homem caído à margem da rodovia.
12
Homem é assassinado a tiros na região rural de Urupá

Homem é assassinado a tiros na região rural de Urupá

As testemunhas teriam gritado com o autor do disparo para que ele parasse com a agressão, e Manguinha deixou o local em uma motocicleta Honda 150.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: DECANDEIAS FARMACEUTICA LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

“Fale Bem de Rondônia”: campanha promove as conquistas e o potencial do estado

A apresentação da Campanha “Fale Bem de Rondônia” aconteceu no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: AADM FARMA LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: PORTO FARMA CANDEIAS LTDA

ENOVAÇAO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

Cultura: Prefeitura de Jaru publica planilha com resultado definitivo dos projetos contemplados nos editais da lei Aldir Blanc

A relação completa dos projetos e espaços está disponível numa planilha, que também detalha as observações e especificidades de cada um dos selecionados.
L
Indivíduo armado com revólver é preso dentro de estabelecimento comercial

Indivíduo armado com revólver é preso dentro de estabelecimento comercial

A arma trata-se de um revólver calibre .38, que continha 06 munições intactas.
14

Laboratório de Toxicologia é inaugurado pelo governo de RO e fortalece segurança pública em Vilhena

Nova estrutura agiliza perícias e reforça o combate ao crime no Cone Sul do estado.
L
Homem é preso por praticar ato obsceno em frente Escola Pública

Homem é preso por praticar ato obsceno em frente Escola Pública

Diante do fato, o homem, de 42 anos, que ainda tentou resistir à prisão, foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.
16
Rondoniense é morta a facadas pela namorada

Rondoniense é morta a facadas pela namorada

A suspeita foi presa em flagrante momentos após o crime.
18

Ji-Paraná recebe curso de operador de trator e máquinas agrícolas, através do Cidadania Plena

Deputada Sílvia Cristina destinou o recurso que garante cursos de qualificação em vários municípios.
L