SEXTA-FEIRA, 11/07/2025
Publicidade

35ª EDIÇÃO DO PROJETO SAMBA AUTORAL SERÁ EM HOMENAGEM A NELSON CAVAQUINHO

”...Do mal, será queimada a semente. O amor será eterno novamente...”

Publicado em 

35ª EDIÇÃO DO PROJETO SAMBA AUTORAL SERÁ EM HOMENAGEM A NELSON CAVAQUINHO - News Rondônia

Queimaremos todo o mal com muito Samba, Harmonia e Poesia…

Assim será a 35ª Edição do Projeto Samba Autoral, que acontecerá neste sábado dia 4 de agosto. Como sempre a partir das 14:00 horas, o Bar do Calixto, ponto de encontro de bambas da cidade Porto Velho, junto com a Família Asfaltão, realizadora do Projeto, estará de braços e corações abertos para receberem os amigos e Amigas amantes deste segmento musical.

35ª EDIÇÃO DO PROJETO SAMBA AUTORAL SERÁ EM HOMENAGEM A NELSON CAVAQUINHO - News Rondônia

CONVIDADOS ESPECIAIS

Com a presença do cantor e compositor amazonense, Junior Rodrigues, acompanhado do também compositor e cavaquinista Pedro Donadio, também de Manaus, o Projeto Samba Autoral deste sábado, será um pouco diferenciado, pois além da tradicional roda de samba, das composições autorais de nossos valores, teremos também a apresentação de Junior Rodrigues, grande parceiro e amigo, responsável pelo projeto manauara, denominado: “Samba Sempre”, que coleta composições da Região Norte em CD.

TRIBUTO A NELSON CAVAQUINHO

Ainda, durante as apresentações dos sambas autorais, faremos a homenagem do mês ao grande músico e compositor Nelson Cavaquinho.

UM POUQUINHO DE NELSON CAVAQUINHO

Nelson Antônio da Silva, conhecido pelo nome artístico de Nelson Cavaquinho, nasceu no Rio de Janeiro em 29 de outubro no ano de 1911. Partiu para o outro plano em 18 de fevereiro de 1986.

Foi um importante músico brasileiro. Sambista carioca, compositor e cavaquinista na juventude. Na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita.

Seu envolvimento com a música inicia-se na família. Seu pai, Brás Antônio da Silva, era músico da banda da Polícia Militar e seu tio Elvino tocava violino. Depois, morando na Gávea, passou a frequentar as rodas de choro. Foi nessa época que surgiu o apelido, que virou nome artísitico que o acompanharia por toda a vida.

Casou-se por volta dos seus 20 anos com Alice Ferreira Neves, com quem teria quatro filhos e na mesma época consegue, graças a seu pai, um trabalho na polícia fazendo rondas noturnas a cavalo. E foi assim, durante as rondas, que conheceu e passou a frequentar o morro da Mangueira, onde conheceu sambistas como Cartola e Carlos Cachaça.

35ª EDIÇÃO DO PROJETO SAMBA AUTORAL SERÁ EM HOMENAGEM A NELSON CAVAQUINHO - News Rondônia

Deixou mais de quatrocentas composições, entre elas clássicos como "A Flor e o Espinho" e "Folhas Secas", ambas em parceria com Guilherme de Brito, seu parceiro mais frequente. Por falta de dinheiro, depois de deixar a polícia, Nelson eventualmente "vendia" parcerias de sambas que compunha sozinho, o que fez com que Cartola optasse por abandonar a parceria e manter a amizade.

Sua primeira canção gravada foi "Não Faça Vontade a Ela", em 1939, por Alcides Gerardi, mas não teve muita repercussão. Anos mais tarde foi descoberto por Cyro Monteiro que fez várias gravações de suas músicas. Começou a se apresentar em público apenas na década de 1960, no Zicartola, bar de Cartola e Dona Zica no centro do Rio. Em 1970 lançou seu primeiro LP, "Depoimento de Poeta", pela gravadora Castelinho.

Suas canções eram feitas com extrema simplicidade e letras quase sempre remetendo a questões como o violão, mulheres, botequins e, principalmente, a morte, como em "Rugas", "Quando Eu me Chamar Saudade", "Luto", "Eu e as Flores" e "Juízo Final".

Com mais de 50 anos de idade, conheceria Durvalina, trinta anos mais moça do que ele, sua companheira pelo resto da vida. Morreu na madrugada de 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, vítima de um enfisema pulmonar.

No carnaval de 2011 a escola de samba G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira homenageou Nelson Cavaquinho pelo seu centenário. "O Filho Fiel, Sempre Mangueira" é o nome do enredo que a agremiação levou para a avenida, a este saudoso músico mangueirense.

Este tributo retratará a gratidão de nossos compositores e compositoras ao legado deixado pelo grande Nelson Cavaquinho.

Vamos lá!!

Será neste sábado dia 04/08/2018, a partir das 14 horas, no Bar do Calixto.

Vale a pena conferir, pois será uma tarde de boas vibrações que irradiarão energias positivas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Arraial Flor do Maracujá valoriza cultura de Rondônia e reúne público de 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Arraial Flor do Maracujá valoriza cultura de Rondônia e reúne público de 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Arraial Flor do Maracujá, Patrimônio Cultural de Rondônia, acontece no Parque dos Tanques com quadrilhas, bois-bumbás e culinária típica.
L
Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Tradicional evento Forró dos Bacuraus será realizado no Clube Ferroviário e vai arrecadar cestas básicas para a comunidade manicoreense residente em Porto Velho
L
Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Mudança na data do Flor do Maracujá 2025 atende pedido da União Junina Portovelhense e garante mais tempo para finalização de figurinos e alegorias
L
Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com arte, emoção e inclusão em Porto Velho

Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com arte, emoção e inclusão em Porto Velho

Mais de 300 alunos participaram do Recital da rede municipal de ensino, que marcou o fim do primeiro semestre letivo com música, dança e performances artísticas.
L

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins!

Uma das festas mais populares do mundo compartilha sua graciosidade
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Professor Allysson Viana

Professor Allysson Viana é o convidado do programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta, dia 11, às 18h.
L

Povoado Nerd | Entrevista Yarley Luam

Prepare-se para conhecer a jornada inspiradora de Yarley, desde os primeiros treinos até as conquistas no tatame. Vamos conversar sobre disciplina, rotina de treinos, desafios em competições e dicas para quem quer ingressar no mundo das artes marciais.
L

Fonte de Vida: com José Neves

Confira!
L
Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Governo de Rondônia destaca avanço em saúde, agricultura e infraestrutura de 7 a 11 de julho

Transporte aeromédico, produção de café robusta, combate às queimadas e ampliação hospitalar marcam a semana em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Prefeitura de Jaru convoca mais 48 aprovados em concurso público; maioria é da área da saúde

Convocados têm até o dia 7 de agosto para apresentar documentação por meio eletrônico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Comunidade Terapêutica em Presidente Médici recebe R$ 100 mil por meio de emenda da deputada Sílvia Cristina

Instituição que acolhe mulheres com dependência química é administrada pelas Irmãs da Copiosa Redenção e atua na recuperação e reintegração social.
L
Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para Castanheiras e reforça apoio ao produtor rural

Deputado estadual Pedro Fernandes atende pedido de lideranças locais e destina equipamentos para impulsionar a agricultura em Castanheiras.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com fortalecimento institucional em visita ao MPRO

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com fortalecimento institucional em visita ao MPRO

Em encontro com procuradores, deputado destaca diálogo entre Poderes para aprimorar políticas públicas e garantir direitos
L
Dr. Fernando Máximo comemora aprovação de projeto que inclui estudo do autismo na formação de professores

Dr. Fernando Máximo comemora aprovação de projeto que inclui estudo do autismo na formação de professores

PL de Dr. Fernando Máximo torna obrigatório o ensino de características do TEA e metodologias específicas na formação inicial de docentes.
L

Governo Marcos Rocha e Elias Rezende entregam novo escritório da Emater em Alta Floresta d’Oeste

Investimento de R$ 1,6 milhão fortalece agricultura familiar e garante apoio técnico a produtores da região da Zona da Mata.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

PRF prende caminhoneiro por uso de documento falso em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem de 60 anos com um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsificado durante uma fiscalização na BR-364, em Ariquemes.
10
Idoso fica ferido após colisão de caminhonete em Porto Velho

Idoso fica ferido após colisão de caminhonete em Porto Velho

Acidente entre caminhonete e carro na Avenida Raimundo Cantuária, em Porto Velho, deixa idoso ferido após invasão de preferencial.
14
Duas mulheres ficam feridas em colisão de motocicletas na Avenida Nações Unidas

Duas mulheres ficam feridas em colisão de motocicletas na Avenida Nações Unidas

Acidente em Porto Velho envolveu duas motos que colidiram após uma tentativa de conversão, deixando duas mulheres, incluindo uma idosa, feridas.
10
Homem agride mulher após discussão no trânsito em Taguatinga Sul

Homem agride mulher após discussão no trânsito em Taguatinga Sul

Vídeo viraliza mostrando sargento da PM do DF agredindo psicopedagoga em Taguatinga Sul após briga de trânsito.
16
PATAMO recupera motocicleta furtada durante patrulhamento em Ji-Paraná

PATAMO recupera motocicleta furtada durante patrulhamento em Ji-Paraná

Guarnição do PATAMO localiza moto com registro de furto/roubo e detém casal saindo de ponto de entorpecentes em Ji-Paraná.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Com apoio do TCE-RO, Rondônia lidera alfabetização infantil na Região Norte e alcança 6º lugar no país

Estado superou a média nacional no índice de alfabetização e consolidou-se como referência na educação básica, com destaque para atuação estratégica do Tribunal de Contas.
L
TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

TCE-RO fiscaliza reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base em Porto Velho

Obra esperada há mais de 20 anos vai revitalizar 15 enfermarias e 33 leitos; Tribunal de Contas acompanha execução para garantir eficiência.
L
Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Aposentados já podem aderir ao acordo para devolução de descontos indevidos a partir desta sexta (11)

Restituição será feita diretamente na conta do beneficiário; valores referem-se a cobranças entre março de 2020 e março de 2025
L
F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

F.O Futsal vence Real Paraíso por 2 a 1 na estreia da Copa Jaru

Maior competição de futsal de Rondônia reúne 79 equipes de 12 municípios e é promovida pela Prefeitura de Jaru.
L
Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

Inscrições para Prova Nacional Docente 2025 começam na segunda-feira

O Ministério da Educação tem boas expectativas para a primeira edição da Prova Nacional Docente, que poderá ser utilizada em concursos e seleções para o magistério público em 2026.
L
Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Startups de Rondônia ganham destaque no ESX 2025 com apoio do Sebrae

Cinco empresas inovadoras do estado participam do maior evento de inovação do Espírito Santo e fortalecem a presença de Rondônia no ecossistema nacional
L
Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

Ação pede R$ 4 bilhões à Braskem por desvalorização de imóveis perto de bairros afetados em Maceió

A Defensoria Pública de Alagoas ajuizou ação civil pública contra a Braskem, exigindo indenização por danos materiais e morais para mais de 22 mil imóveis vizinhos às áreas de afundamento de solo, que tiveram seus valores reduzidos em até 60%.
L
Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Concurso Público Nacional Unificado oferece mais de 140 vagas na região Norte

Segunda edição do CPNU amplia acesso ao serviço público com vagas em órgãos como INSS, Ministério da Defesa e ANM; salários chegam a R$ 16 mil
L
Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Três pessoas são presas por furto de energia em Ji-Paraná e Seringueiras

Prisões ocorreram durante operação conjunta com a Energisa e a Polícia, que visa combater ligações clandestinas em Rondônia.
L
Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

Banco Central esclarece nova carta aberta sobre inflação em abril de 2026

A autoridade monetária detalhou os prazos de divulgação do documento, indicando que a próxima justificativa será necessária apenas se a inflação de 12 meses encerrar março de 2026 acima de 4,5%, com a expectativa de convergência para o centro da meta no final de 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.