DOMINGO, 03/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POR QUE OS AMERICANOS 'INVADIRAM' O NORDESTE BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1960?

O que faziam os americanos no Nordeste nas décadas de 1960 e 1970? Levantamento revela histórias dos voluntários do programa Corpos da Paz e traz à tona os esforços dos Estados Unidos para que a região não se tornasse uma 'nova Cuba'.

Publicado em 

POR QUE OS AMERICANOS 'INVADIRAM' O NORDESTE BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1960? - News Rondônia

Ao longo dos anos 1960 e 1970, quase seis mil jovens norte-americanos vieram para o Brasil para fazer trabalhos humanitários pelo Corpos da Paz, programa lançado em 1961 pelo presidente John F. Kennedy. Muitos desses voluntários viveram os seus tempos mais memoráveis no Nordeste do Brasil. Mas, além da boa vontade de muitos deles, havia muito mais coisas por trás da “benevolência” do governo americano. É essa a história contada pelo documentarista carioca radicado em Pernambuco Fernando Weller no longa-metragem Em Nome da América, que estreou na quinta-feira (5) nos cinemas.

Por meio de entrevistas, imagens de arquivo e documentos históricos, o documentário segue o rastro de alguns ex-voluntários e de brasileiros para contar esta história tão pouco conhecida. O que vem à tona nesta intrigante investigação de Weller são as contradições entre a política exterior norte-americana e as motivações dos voluntários neste período em que o golpe militar se gestava no Brasil e o mundo vivia o auge da Guerra Fria.

Segundo o filme, uma parte desses jovens vinha ao Brasil tocada pelos movimentos dos direitos civis que varriam os Estados Unidos nos anos 1960 e esperava encontrar no programa uma forma de ativismo social. Outros viram uma forma de escapar do conflito bélico no Vietnã.

POR QUE OS AMERICANOS 'INVADIRAM' O NORDESTE BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1960? - News Rondônia

Mas os Corpos da Paz foram também uma das maneiras de os Estados Unidos intervirem no Brasil, que temiam, particularmente o Nordeste, que o país se transformasse em uma “nova Cuba”, devido à grande influência das Ligas Camponesas na região.

Além das entrevistas, um dos documentos que guiam o longa-metragem é o livro de Joseph A. Page, A Revolução que Nunca Houve – O Nordeste do Brasil 1955-1984, que revela detalhes da política norte-americana de combate ao comunismo no Nordeste. Instituições passaram a levar jovens brasileiros para fazer “cursos de preparação sindical” nos Estados Unidos por meio de um organismo chamado Iadesil – Instituto Americano Para o Desenvolvimento do Sindicalismo Livre –, que acabou se infiltrando no programa de voluntariado.

Igreja, latifundiários, Estados Unidos…

Não era à toa que os jovens americanos eram vistos com desconfiança pela população local. Todos os entrevistados que fizeram parte dos Corpos da Paz relembram no filme a sensação de desconforto trazida pela situação. “Nós sabíamos que os Estados Unidos tinham apoiado o golpe militar. Isso era sabido. Mas, ainda assim, queríamos fazer nosso trabalho. Nós entendíamos a situação política geral mas, mesmo assim, a gente queria fazer algo de bom. Em 1970, nós fizemos um protesto contra a guerra [do Vietnã] no consulado americano, em Recife. Suspendemos as atividades por 40 dias. (…) Talvez a gente tenha sido ingênuo, mas quando você tem 21 ou 22 anos, você pensa que o mundo é maravilhoso”, afirma John Reeder, que foi um voluntário do programa de 1969 a 1971.

Reeder participa de um encontro organizado por Dodó Félix, ex-colaborador do Sindicato Rural de Bom Jardim, que apresenta ao diretor do filme integrantes do movimento sindical rural de Pernambuco que atuavam na região naquela época. Félix afirma que as entidades de trabalhadores da região foram fomentadas pelo governo ditatorial por meio da igreja. “O golpe de 1964 foi uma paranoia do governo americano. Usaram a igreja para combater as Ligas Camponesas, que já estavam extintas – foram extintas com o golpe – e aqui em Bom Jardim, o Sindicato de Bom Jardim foi o primeiro a ser fundado e, depois, a cooperativa. As reuniões eram na igreja”, declara Félix.

“A igreja católica teve um papel central na luta contra os comunistas. Nos anos 1960, foi criada com a ajuda norte-americana uma organização chamada Sorpe, o Serviço de Orientação Rural em Pernambuco. Os padres lideraram a formação de cooperativas e sindicatos rurais legalizados pelo regime militar”, narra Fernando Weller.

Tendo como fio condutor o programa Corpos da Paz, Em Nome da América acaba fazendo uma radiografia política precisa do Brasil de ontem e de hoje. “Procuro explorar a presença ambígua dos americanos no Brasil sem julgar os personagens, mas situando suas ações em um contexto político maior, muito além das vontades individuais. Os voluntários dizem que o programa foi mais importante para eles do que para os brasileiros, pois tomaram contato com um mundo para além da bolha norte-americana. A gente percebe que, no Brasil, também vivemos em uma bolha, talvez mais fechada até. Sabemos pouco e, principalmente, menosprezamos a capacidade que governos, agências, empresas ou grupos políticos têm para interferir no curso da nossa história, sobretudo quando a intenção é manter as coisas como estão. Foi assim nos anos 1960 e não poderia ser diferente hoje”, afirma o diretor.

Em Nome da América

Direção e roteiro: Fernando Weller

Produção: Jaraguá Produções e Plano 9 | Carol Ferreira e Mannu Costa

Direção de fotografia e câmera: Nicolas Hallet

Som direto: Danilo Carvalho

Montagem: Caioz e João Maria

Trilha sonora: Juliano Holanda

Edição de som e mixagem de som: Catarina Apolônio

Direção de arte e identidade visual: Paula K. Santos | Juliana Santos

Distribuição: Inquieta Cinema | Mariana Jacob, Fernanda Cordel e Laura Martinez

País: Brasil

Gênero: documentário

Duração: 96 minutos

Ano: 2017

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Prefeitura lança projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, restaura locomotiva histórica e apresenta nova marca do turismo local.
L
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Prefeitura de Porto Velho garante estrutura, segurança e apoio logístico para a Marcha para Jesus 2025, que acontece neste sábado com saída na Avenida Farquar.
L
Prefeitura de Porto Velho apoia 11 arraiais em diversos bairros no fim de semana e celebra cultura popular

Prefeitura de Porto Velho apoia 11 arraiais em diversos bairros no fim de semana e celebra cultura popular

Festas juninas recebem apoio da Funcultural com estrutura, programação cultural e artistas regionais em Porto Velho.
L

Marcela Bonfim lança clipe gravado no Forte Príncipe da Beira em homenagem à resistência negra na Amazônia

No coração do Quilombo do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), Marcela Bonfim apresenta “Tereza”, single do EP Amazônia Negra, que celebra ancestralidade, resistência e a força das mulheres negras.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Governador do Acre ironiza a crise EUA-Brasil e acredita que a política brasileira precisa parar de trocar farpas

“Está comprovado, pelo menos aqui no Brasil, que esse radicalismo, tanto da esquerda quanto da direita, o povo não quer e deixou isso claro! Quem vai pagar essa conta somos nós”, disse.
L

Inmet alerta para chuvas intensas em Rondônia neste sábado

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas em Rondônia, com possibilidade de tempestades severas em Porto Velho neste sábado (2).
L

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 1° BPM prende foragido por porte ilegal de arma na Avenida Lauro Sodré

Força Tática do 1° BPM prende foragido por porte ilegal de arma na Avenida Lauro Sodré

O foragido já responde por outros crimes e foi capturado enquanto atuava como flanelinha no Bairro Nacional, em Porto Velho.
10
Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Morador de rua é agredido com pauladas na cabeça

Homem foi atacado durante confusão no bairro Embratel; vítima ficou ferida e local foi isolado para atendimento.
12
Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Motociclista invade cruzamento e bate em cheio em Peugeot no centro

Acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Amazonas com Rua Salgado Filho; motociclista teve ferimentos, mas recusou atendimento.
12
Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Homem é esfaqueado durante confusão na zona sul

Vítima foi atingida com golpe de faca no bairro Castanheiras e encaminhada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
12
Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Corpo de mulher é encontrado em decomposição em residência na zona leste

Cadáver foi localizado em residência na Avenida Amazonas, bairro Jardim Santana; Polícia Militar isolou o local para perícia.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro de Convivência do Idoso ganha nova ventilação e prefeito Léo Moraes anuncia mais melhorias em Porto Velho

Centro de Convivência do Idoso ganha nova ventilação e prefeito Léo Moraes anuncia mais melhorias em Porto Velho

Durante café da manhã, Prefeitura entrega ventiladores escolhidos pelos idosos e confirma instalação de academia e reforma de banheiros no CCI.
L
DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

DENTRO DO CRONOGRAMA: Prefeitura nega obra parada no Parque Amazônia e confirma início do asfalto em agosto

Município informa que drenagem foi concluída, pagamentos estão em dia e etapa de terraplanagem no Parque Amazônia começa dia 11 de agosto.
L

AO VIVO: Assista agora à segunda noite do Flor do Maracujá 2025 em Porto Velho

A 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no Parque dos Tanques, em Porto Velho (RO), destacando cultura, folclore e turismo local.
L

Sucesso no Parque dos Tanques: Primeiro dia do Arraial Flor do Maracujá encanta o público

Evento teve abertura oficial, apresentações culturais e movimentou a economia local em Porto Velho
L
Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Homem e adolescente morrem afogados em rio no município de Candeias do Jamari

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para realizar as buscas e conseguiram localizar os corpos das vítimas.
18
Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Rondônia reduz furtos e roubos de veículos em 2025 com tecnologia de monitoramento e presença policial

Estado registra queda de até 56% nos índices de roubo de veículos; Muralha Digital e policiamento estratégico aceleram recuperação de automóveis.
L
Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Governo de RO intensifica vigilância contra o sarampo e reforça vacinação em áreas de fronteira e baixa cobertura

Com casos na Bolívia, Rondônia amplia programa “Vacinação Sem Fronteiras” para proteger população e manter estado livre do sarampo.
L
Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

Foragido é preso com cocaína em vila de apartamento na capital

O suspeito foi localizado na casa da ex-companheira.
10
Técnica em enfermagem é encontrada morta em quarto de hotel na zona sul

Mulher encontrada morta em quarto de Hotel na capital

Vítima estava desaparecida há três dias.
18
Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

Colisão de carro e carreta mata família na BR-364 em Rondônia

As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.