SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

De Koofthe à Porpeta: Redescobrindo o clássico vegetariano

Um prato com raízes persas, reinventado para o paladar vegetariano e vegano, espera por você em Porto Velho.

Por Ezequiel Monteiro - ƒ

Publicado em 

O tempo e o paladar se entrelaçam em uma dança culinária que nos leva de volta ao século 12 na antiga Pérsia, onde a “Koofthe” pavimentou o caminho para um dos pratos mais versáteis da história gastronômica. A VIVABEM PRODUTOS NATURAIS, localizada estrategicamente na Rua Venezuela, 1448, em Porto Velho, convida você a reviver essa história através de uma experiência gastronômica vegetariana e vegana, onde a tradicional almôndega é reinventada.

Hoje vamos viajar no tempo e contextualizar a história de um prato popular e muito saboroso, que foi “refinado” e está presente na culinária de muitos países. Vamos adaptar uma deliciosa receita de Almôndega ou Porpeta (como é chamada no Brasil) ou ainda Polpettone. Diferente do pensamento popular, a almôndega não é uma invenção europeia, mas sim de origem persa (atual Irã), que mais tarde foi amplamente adotada na culinária árabe.

Então, hoje vamos aproveitar a riquíssima culinária árabe e preparar nosso prato vegetariano e vegano. A Almôndega tem sua origem na Pérsia no século 12, quando foi inventada a “Koofteh” (famosa carne moída) feita de carne de cabritos e ovelhas… Mais tarde, incorporada à culinária árabe, continuou a ser feita com carne moída de gado (é possível fazer almôndega de “qualquer” carne moída). Há algumas diferenças na designação dos nomes deste prato:

  • Almôndega é uma bolinha de carne moída – serve-se mais de uma;
  • Polpettone é uma bola grande de carne moída – serve-se apenas uma;
  • Porpeta é a mesma almôndega, porém recheada com queijo ou outro ingrediente a gosto. Obs: o Polpettone também pode ser recheado. Então, vamos adaptar esta receita, fazendo um prato vegetariano e vegano saboroso, nutritivo e saudável!

RECEITA VEGETARIANA VEGANA

ALMÔNDEGA/POLPETTA OU POLPETTONE (A base é a mesma, só muda a forma de fazer)

INGREDIENTES:

  • 500 gramas de “carne” de soja texturizada, sabor picanha ou charque. Obs: dê preferência para soja não transgênica;
  • 200 gramas de farinha de glúten;
  • 400 gramas de farinha de trigo;
  • 100 gramas de farinha de linhaça dourada, moída;
  • 50 gramas de chia;
  • 50 gramas de noz-moscada, moída;
  • 100 gramas de tempero Ana Maria;
  • 100 gramas de tempero Edu Guedes;
  • 50 gramas de levedura nutricional;
  • 1 maço de salsinha;
  • 1 maço de cheiro-verde;
  • 1 cabeça de alho, grande;
  • 100 ml de óleo vegetal;
  • Sal a gosto.

MODO DE FAZER:

  • Em uma sauteuse, coloque o óleo vegetal e junte a “carne” de soja texturizada, sabor picanha ou charque. Descasque toda a cabeça de alho e triture ou amasse em um pilão com um pouquinho de sal; coloque tudo sobre a carne de soja e refogue em fogo alto por 15 minutos, mexendo bem para não queimar ou grudar. Obs: não é preciso hidratar. Coloque a carne texturizada de soja em uma tigela e acrescente a farinha de glúten, a farinha de trigo, a linhaça dourada moída e a chia. Junte os temperos (noz-moscada, Ana Maria, Edu Guedes, levedura nutricional, salsinha e o cheiro-verde picado), misture bem e acrescente água. Vá mexendo até formar uma massa consistente que permita moldar as “bolinhas”. Vá moldando no tamanho que desejar (com recheio ou sem recheio) e colocando em uma assadeira. Depois, leve ao forno por 45 minutos. Lembre-se de colocar uma vasilha com água no forno, para produzir vapor (caso o seu forno não tenha a função combinada). Depois de assadas, as almôndegas podem ser colocadas em um molho de tomate ao sugo, em um molho bechamel ou saboreadas a seu gosto.

Aproveite e confira o cardápio do dia lá na VIVABEM PRODUTOS NATURAIS.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR promove atividades no Quilombo Forte Príncipe da Beira 

UNIR promove atividades no Quilombo Forte Príncipe da Beira 

Evento integra arqueologia pública, saberes tradicionais e fortalecimento identitário no território quilombola. 
L

Frango com molho de laranja suculento

Frango suculento com um toque agridoce de laranja para um almoço de domingo cheio de charme e sabor.
L

Agenda News: Ebi-Croc – A nova sensação do Sushi Zen para os amantes de camarão

Chef Fábio Silva apresenta uma criação irresistível, unindo crocância, cremosidade e tradição japonesa em um prato que já conquistou apaixonados por gastronomia.
L

Creme gelado de morango: a sobremesa perfeita para a Páscoa

Refrescante, leve e fácil de preparar – essa receita vai conquistar a família inteira!
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Indicação sugere isenção do imposto sobre energia elétrica compensada por minigeração solar no estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

O suspeito foi localizado no bairro São João Batista com uma bicicleta roubada e um simulacro de arma de fogo após abordar um casal de jovens na zona sul de Porto Velho na sexta-feira.
16
Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (23); investigação aponta ligação com facção criminosa e crimes de tortura ordenados por influenciadora digital.
18
Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Mandado foi cumprido na sexta-feira (23); condenado cumprirá pena em regime fechado por crimes de favorecimento e exploração sexual de vulnerável.
18
Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Colisão ocorreu no trecho urbano da rodovia, próximo à saída para Cuiabá; vítima retornava do trabalho em um posto de combustíveis.
18
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Aracaju com a rua Jamari e mobilizou Bombeiros e Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio atinge estrutura de madeira no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Incêndio atinge estrutura de madeira no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Fogo destruiu completamente edificação desativada nos fundos de residência; não houve feridos.
12
Quarta colisão do dia é registrada em Rolim de Moura na Avenida Vitória

Quarta colisão do dia é registrada em Rolim de Moura na Avenida Vitória

Motociclista ficou ferido após colisão frontal e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros; motorista do carro permaneceu no local.
12
Suspeito de matar sargento da PM em emboscada é preso em Costa Marques

Suspeito de matar sargento da PM em emboscada é preso em Costa Marques

Crime ocorreu em 2017, em Porto Velho; execução teria sido encomendada por líder criminoso ligado a disputas por terras e exploração ilegal de madeira.
14
Colisão entre carro e caminhonete mobiliza socorro em Rolim de Moura

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza socorro em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Corumbiara com a Avenida Rio Branco; uma criança foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves.
12
Terceiro acidente do dia envolve carro e moto no Centro de Rolim de Moura

Terceiro acidente do dia envolve carro e moto no Centro de Rolim de Moura

Colisão lateral ocorreu durante conversão à esquerda; uma mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
12
Cavalo solto provoca acidente com maloteiro na RO-479, em Rolim de Moura

Cavalo solto provoca acidente com maloteiro na RO-479, em Rolim de Moura

Veículo saiu da pista após colisão próxima ao aeroporto; animal morreu no local e motorista não sofreu ferimentos graves.
16
PM encontra adolescente de 13 anos embriagada em distribuidora de bebidas em Vilhena

PM encontra adolescente de 13 anos embriagada em distribuidora de bebidas em Vilhena

Ocorrência por perturbação de sossego revelou venda irregular de bebidas, presença de menor alcoolizada e apreensão de drogas e produtos sem nota fiscal.
16
PERIGO NA ESTRADA: PRF flagra caminhoneiro drogado na BR-364

PERIGO NA ESTRADA: PRF flagra caminhoneiro drogado na BR-364

Motorista foi abordado em Vilhena após descumprir tempo de descanso e portar maconha, skunk e anfetaminas durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.
14
Chacareiras temem ataque de onça, são ameaçadas por vizinho armado e acionam a PM em Vilhena

Chacareiras temem ataque de onça, são ameaçadas por vizinho armado e acionam a PM em Vilhena

Mulheres foram verificar gado após relatos de onça-pintada na região e acabaram denunciando ameaça com arma artesanal na Linha 2.
14
Motociclista de 22 anos sobrevive após parar embaixo de carreta em Vilhena

Motociclista de 22 anos sobrevive após parar embaixo de carreta em Vilhena

Acidente impressionante na avenida Marechal Rondon, saída para Cuiabá, terminou sem vítimas fatais e foi tratado como um verdadeiro “milagre” por testemunhas.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.