SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

veja como fazer esse prato saboroso e vegano da cozinha indiana

Tudo isso favorece a reflexão sobre o que é bom e gostoso para cada um de nós, com nossos tantos gostos divergentes.

Publicado em 

Autor – Rinaldo de Oliveira

Hoje, na coluna vegana do Só Notícia Boa, vamos aprender como se faz o Dahl, um prato típico da cozinha indiana muito saboroso e agridoce, feito com legumes.

 

Receita do Dahl, prato vegano comum na culinária da Índia – Foto: Santuário Vale da Rainha

“Cozinhar é sabor, já falamos, mas também é saber. Hoje conheceremos mais da culinária indiana, rica em especiarias e sabedoria, uma gastronomia que não ignora a medicina e usa a cura que o alimento propicia”, explica nossa colunista Patrícia Varela, do Santuário Vale da Rainha, em MG.

Na Índia antiga, principalmente, cada família tinha sua própria massala- um combinado de temperos que retrata o paladar da casa. E as receitas não eram dadas com quantidades, apenas ingredientes.

Tudo isso favorece a reflexão sobre o que é bom e gostoso para cada um de nós, com nossos tantos gostos divergentes. Mas também traz a criatividade, para nos aventurarmos na alquimia que se apresenta nas bocas dos fogões.

A receita desta semana

O Dahl é um prato bastante comum naquele país e tem variações com outras leguminosas.

O agridoce é um espaço a ser explorado e a dieta lactovegetariana, explorada ali, com queijo local deles – o paneer -, vem honrando aqui a “Mestra Vaca Divina” substituída por opções veganas.

Esse prato é nutritivo, colorido e apetitoso. Recomenda-se ser servido com arroz e com os tradicionais pães sem fermento indianos – os famosos chapatis.

Observemos que em pratos que levam muitos ingredientes, a quantidade superior deve estar sempre na base, aqui o grão de bico. Isso é importante para a predominância do sabor.

E é importante sempre favorecer toda receita com o primeiro ingrediente que devemos preparar nossas refeições e edificar nossa vida: o amor.

Ingredientes

500 gramas de grão de bico

2 cenouras médias

250 gramas shimeji

250 gramas tofu firme

3 pimentões – 1 vermelho, 1 amarelo e 1 verde

1/2 brócolis de cabeça

3 tomates

2 cebolas

1/2 coco seco

1/2 pimenta dedo de moça

1 cheiro verde

Açafrão da Terra

Preparo

Deixar o grão de bico em demolho por pelo menos 24 horas – o que auxilia a digestão e também libera fitato – ácido fítico que as plantas usam para armazenamento de fósforo

Cozinhar o grão de bico por 30 minutos em água nova com as duas cenouras. Reserve.

 

O Dhal pronto para servir – Foto: Santuário Vale da Rainha

Paralelo ao cozimento, gratinar o brócolis e shimeji com um fio de óleo vegetal, em vez de fervê-los – isso preserva textura e nutrientes. Reserve

Colocar os pimentões e cebolas cortados em tiras e o tofu em uma panela com um fio de óleo até cozinharem, sem ficarem com uma textura amolecida. Reserve

Abrir o coco seco e colocar metade dele no liquidificador com um pouco de água do cozimento do grão de bico e cinco colheres de sopa de grão de bico, sal a gosto e uma colher rasa de sopa de curry, além do pedaço da pimenta que combine com o paladar escolhido e as cenouras. Bater até que se torne um caldo homogêneo

Misturar o caldo com todos os demais ingredientes já reservados

Picar o cheiro verde e os tomates e acrescentá-los na receita

Servir quente e com carinho

Tempo de preparo: 40 minutos

Serve até 6 pessoas, dependendo do acompanhamento escolhido.

Bom apetite!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

UNIR promove atividades no Quilombo Forte Príncipe da Beira 

UNIR promove atividades no Quilombo Forte Príncipe da Beira 

Evento integra arqueologia pública, saberes tradicionais e fortalecimento identitário no território quilombola. 
L

Frango com molho de laranja suculento

Frango suculento com um toque agridoce de laranja para um almoço de domingo cheio de charme e sabor.
L

Agenda News: Ebi-Croc – A nova sensação do Sushi Zen para os amantes de camarão

Chef Fábio Silva apresenta uma criação irresistível, unindo crocância, cremosidade e tradição japonesa em um prato que já conquistou apaixonados por gastronomia.
L

Creme gelado de morango: a sobremesa perfeita para a Páscoa

Refrescante, leve e fácil de preparar – essa receita vai conquistar a família inteira!
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Renato Oliveira dos Santos

Renato Oliveira dos Santos faleceu no dia 18 de dezembro de 2025, aos 67 anos, deixando um legado de trabalho, carinho e alegria entre familiares e amigos.
L

Último Domingão da CDL de 2025 acontece neste domingo (21) na Avenida 7 de Setembro

O último Domingão da CDL de 2025 encerra a programação especial na Avenida 7 de Setembro, reunindo comércio, lazer, cultura, serviços gratuitos e a magia do Natal em um grande dia de atividades para toda a família.
L

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Especialista explica prisões e alerta para abusos de autoridade

Especialista explica prisões e alerta para abusos de autoridade

Advogado criminalista esclarece diferença entre flagrante e preventiva e direitos do cidadão.
L
Governo prioriza maioria em agenda econômica e social de 2025

Governo prioriza maioria em agenda econômica e social de 2025

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a redução das desigualdades e a inclusão social foram os pilares da gestão federal durante o último ano.
L
PF encontra documentos no Alvorada e pede depoimento de Bolsonaro

PF encontra documentos no Alvorada e pede depoimento de Bolsonaro

Ex-presidente deverá esclarecer origem de bens achados em cofres oficiais.
L
STF mantém isenção fiscal para agrotóxicos no país

STF mantém isenção fiscal para agrotóxicos no país

Corte decide por maioria que benefícios tributários são constitucionais.
L
Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil e Militar prendem casal em Cacoal

Polícia Civil e Militar prendem casal em Cacoal

Operação integrada combate tráfico de drogas e receptação de produtos ilícitos na região de Cacoal nesta sexta-feira.
10
Limpador de piscina é preso após ameaçar matar esposa na zona Leste

Limpador de piscina é preso após ameaçar matar esposa na zona Leste

O suspeito teria colocado a arma branca no pescoço da mulher, fazendo ameaças de morte.
10
Colisão entre carro e motocicleta deixa mulher ferida na zona Sul de Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta deixa mulher ferida na zona Sul de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro Cohab e mobilizou Corpo de Bombeiros e Polícia Militar
12
Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Ártemis avalia influência genética em casos de AVC

Projeto Ártemis avalia influência genética em casos de AVC

Estudo coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento utiliza medicina de precisão para identificar riscos e personalizar tratamentos para pacientes do SUS.
L
Rondônia registra recorde em abertura de empresas e fortalece empreendedorismo em 2025

Rondônia registra recorde em abertura de empresas e fortalece empreendedorismo em 2025

Jucer impulsiona inovação, simplificação e capacitação para estimular novos negócios.
L
Rondônia abre inscrições para Fórum Estadual de Formação Esportiva

Rondônia abre inscrições para Fórum Estadual de Formação Esportiva

Evento reunirá atletas, gestores e campeões olímpicos para fortalecer o esporte.
L
Instituições sem fins lucrativos pagam salários maiores que empresas

Instituições sem fins lucrativos pagam salários maiores que empresas

Levantamento do IBGE aponta que trabalhadores de fundações e associações receberam, em média, 2,8 salários mínimos em 2023, superando o setor empresarial.
L
Fifa aprova aumento de 50% na premiação da Copa do Mundo de 2026

Fifa aprova aumento de 50% na premiação da Copa do Mundo de 2026

A entidade máxima do futebol destinou um valor recorde de 727 milhões de dólares para o torneio que contará com 48 seleções participantes.
L
Enel anuncia investimentos de 10 bilhões de reais para rede subterrânea

Enel anuncia investimentos de 10 bilhões de reais para rede subterrânea

A concessionária pretende acelerar o enterramento de fios em São Paulo após governos federal e estadual pedirem a extinção do contrato de concessão.
L
Modelo de locação social visa reduzir problema habitacional no país

Modelo de locação social visa reduzir problema habitacional no país

A prefeitura de Recife e o governo federal lançaram nesta quarta-feira a primeira parceria público-privada de habitação voltada ao aluguel subsidiado no Brasil.
L
Horóscopo de Quinta-Feira, 18/12/2025: escolhas conscientes e avanço gradual

Horóscopo de Sexta-Feira, 19/12/2025: emoções pedem equilíbrio e maturidade

O horóscopo de 19 de dezembro de 2025 indica um dia de sensibilidade elevada, ajustes emocionais e escolhas mais conscientes nas relações pessoais e profissionais
L
Produção científica brasileira registra crescimento em 2024

Produção científica brasileira registra crescimento em 2024

A produção científica nacional avançou 4,5% neste ano, totalizando mais de 73 mil artigos publicados após dois anos consecutivos de quedas no setor.
L
El Niño altera ecossistema marinho e produtividade da pesca

El Niño altera ecossistema marinho e produtividade da pesca

Estudo publicado pela pesquisadora Regina Rodrigues revela como o fenômeno El Niño impacta a biodiversidade e a economia pesqueira no Oceano Atlântico.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.