Todo mundo tem aqueles dias em que acorda de mau humor. E tudo bem! O problema seria se esse estado fosse crônico. Mas nada de desculpas para levantar-se da cama com o pé esquerdo, porque você pode reverter a situação. Pensamentos positivos, rituais que te fazem bem e outras estratégias podem te ajudar a eliminar o baixo astral. Já na alimentação, nada de descontar nos doces, que podem até te fazer feliz por um momento, mas, logo em seguida, seu corpo vai acabar pedindo mais e mais. Para evitar que isso aconteça, nutricionista Luma Monteiro nos ajuda a identificar alimentos capazes de espantar as energias negativas.
1. Ovos
Um banho de sol pode te fazer tão bem quanto os ovos, uma vez que ambos possuem vitamina D. Segundo a nutricionista, a presença dela ajuda a melhorar o humor. A dica é consumí-los logo no café da manhã para dar aquele up.
Receita de café da manhã com ovos, salmão, cogumelos e coalhada (Foto: Divulgação)
2. Nozes
“Elas são ricas em triptofano, um aminoácido essencial – que o organismo não consegue produzir – importante para a sintetização de serotonina e melatonina no corpo", detalha Luma. A serotonina e a melatonina são conhecidas como os hormônios da felicidade e do sono, respectivamente. Por isso, com o triptofano, nossos níveis de estresse tendem a ser reduzidos. Consuma as nozes nos lanchinhos intermediários ou até para dar crocância a uma salada ou um toque especial na receita de pão, por exemplo.
Pão de azeitona e nozes (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)
3. Frutas secas
"Inclua frutas secas como: damasco, tâmaras e uvas-passas. Elas contêm triptofano e são bastante ricas em magnésio. Pesquisas indicam que a ingestão de quantidades adequadas de magnésio promove mais resistência a estímulos de estresse, o que nos ajuda a lidar melhor com preocupações e problemas”, explica a nutricionista. Por isso, a combinação das nozes com frutas secas pode ser o lanche da tarde perfeito para alegrar o seu dia.
Babycakes de banana com nuts e frutas secas, criação de Rita Atrib, do Buffet Petit Comité: bolinho saudável para adoçar o encontro do bem. Xícaras e pires Rina Ammar Porcelanas (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)
4. Soja
Também rica em triptofano, a soja possui proteínas, que podem ajudar na saciedade, e carboidratos, que nós amamos. Luma indica o alimento para o almoço ou até no pós-treino. Vale também apostar opções que trocam a farinha de trigo pela de soja ou então substituir o leite animal por vegetal.
Leite de soja (Foto: Thinkstock)
5. Temperos
Em geral, os temperos já alegram a comida, por saborizar e levantar os pratos. Se você é fã de um gostinho apimentado vá de pimenta chilli e páprica, porque ambos possuem capsaicina, um ingrediente que ajuda a combater a tristeza. "Isso ocorre porque eles produzem a sensação de queimação, essa irritação ao ingerir esses alimentos que libera a endorfina, uma espécie de morfina naturalmente produzida pelo próprio corpo. É o efeito analgésico da morfina que contribui para a sensação de bem-estar”, detalha.
Salada de alface frisée com bacon, grão-de-bico e molho de páprica (Foto: Divulgação)