QUARTA-FEIRA, 17/09/2025

CHEFS DO RIO TESTAM E APROVAM PIRARUCU DE MANEJO

Concluída a primeira etapa do projeto Gosto da Amazônia, que lançará o produto no mercado do Rio do de Janeiro a partir de agosto deste ano

Publicado em 

CHEFS DO RIO TESTAM E APROVAM PIRARUCU DE MANEJO - News Rondônia

Um projeto interinstitucional, com participação do Instituto Mamirauá, está abrindo o mercado do Rio de Janeiro para o manejo de pirarucu. “Sabor que preserva a floresta”: o slogan do projeto Gosto da Amazônia não deixa dúvidas em relação aos dois principais atributos do pirarucu de manejo que, além das suas qualidades gastronômicas, representa um modelo muito bem-sucedido de conservação da espécie e de seu habitat natural, com geração de oportunidades sociais, econômicas e culturais para as comunidades envolvidas na atividade.

CHEFS DO RIO TESTAM E APROVAM PIRARUCU DE MANEJO - News Rondônia

Com o objetivo de avaliar o potencial do produto na cozinha, um time de renomados chefs da cidade foi convidado a participar da primeira etapa do projeto, chamada sensibilização inicial, para criar receitas e analisar diferentes formas de preparo do pirarucu de manejo. O processo foi conduzido em parceria com a consultoria Cambucá, especializada em gastronomia, que ficou responsável pelo contato com os chefs e organização das informações coletadas.

Andressa Cabral, Claude Troisgros, Damien Montecer, Fred Monnier, Katia Barbosa, Marcelo Barcellos, Nao Hara, Natacha Fink, Ricardo Lapeyre, Roberta Sudbrack, Rodrigo Guimarães, Roland Villard e o grupo de Ecochefs, formado por Ana Ribeiro, Ana Pedrosa, Bianca Barbosa e Teresa Corção utilizaram ao longo dos meses de março e abril conhecimentos e técnicas diversas na criação das receitas, que na segunda fase do projeto virarão conteúdo de oficinas ministradas para outros chefs, sous chefs, funcionários do ramo e pessoas interessadas no assunto.

– O sabor é suave e de fácil adaptação a diversos temperos, muito bom de gosto – foi o que mais chamou a atenção de Ana Pedrosa nos testes que realizou com o produto. Já para Claude Troisgros “o pirarucu frito fica super macio dentro e crocante por fora. Quando é pochê, seja num caldo, numa moqueca ou num consomé, a baixa temperatura, sem ferver muito, fica suculento, macio e gostoso”. Um caminho diferente foi seguido e aprovado por Ana Ribeiro: “por conta da espécie de gelatina que esse peixe tem, ele fica melhor sem contato direto com o calor da frigideira. Enrolado em folhas comestíveis, preserva a textura macia e fica muito bom”.

O projeto e as instituições

O manejo desenvolvido nas diferentes áreas é baseado na organização social e produtiva das famílias e de suas representações associativas. Vem ganhando escala mais recentemente com a atuação conjunta de diversas comunidades manejadoras, organizações da sociedade civil e governamentais. O projeto é resultado da parceria entre o Governo Brasileiro e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional/USAID, com apoio técnico do Serviço Florestal Americano (USFS), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), Operação Amazônia Nativa (OPAN), Conservação Estratégica (CSF), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Memorial Chico Mendes (MCM), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e Associação dos Comunitários que trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ).

O manejo na Amazônia – O pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce do mundo e se encontra principalmente na bacia Amazônica, podendo atingir até três metros de comprimento e 200kg de peso. Com uma inquestionável importância cultural, social e econômica para os povos indígenas e comunidades tradicionais da região, o manejo do pirarucu começou a ser implementado em 1999, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, e hoje está presente em 34 áreas protegidas e/ou com Acordos de Pesca devidamente autorizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Desenvolvido a partir da necessidade de se conquistarem novos mercados e um número maior de consumidores, o Gosto da Amazônia é fruto de uma parceria entre as instituições responsáveis pelo manejo do pirarucu, o Instituto Maniva, cuja missão é promover a melhoria da qualidade alimentar da sociedade, valorizando o modelo de produção familiar e sustentável, e o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SINDRIO), que representa institucionalmente mais de 11.000 estabelecimentos na cidade e está sempre em busca de novidades e melhorias para o setor.

Para Teresa Corção, que coordenou as atividades com os ecochefs e participa da gestão do projeto Gosto da Amazônia, a boa receptividade dos chefs reforça a importância dos restaurantes como porta de entrada do produto na cidade: “a grande aceitação me surpreendeu. Mesmo chefs exigentes, que normalmente não gostam de trabalhar com peixes congelados, adoraram o pirarucu. O ponto alto foi o gosto suave, sem resíduos de sabor. Vejo um grande potencial para os restaurantes e bares”.

Contribuir para a melhoria de qualidade de vida das comunidades envolvidas no manejo do pirarucu é o principal objetivo do projeto, que está previsto para acontecer em cinco diferentes etapas:

ETAPA 1 (abril/maio) – Sensibilização inicial: distribuição do pirarucu de manejo para cerca de quinze chefs do Rio de Janeiro, que criaram receitas e fizeram a análise detalhada do produto, conhecendo e explorando todo o seu potencial gastronômico.

ETAPA 2 (junho) – Oficinas e Palestras no SindRio: cursos práticos de curta duração sobre receitas com pirarucu e palestras sobre o manejo e seus benefícios, contemplando um total de 150 a 200 pessoas, entre chefs, sous chefs, profissionais do setor de bares e restaurantes, jornalistas de gastronomia e instituições que atuam em projetos de sustentabilidade. Todas as atividades serão “temperadas” com degustação do pirarucu de manejo.

ETAPA 3 (julho) – Viagem à Amazônia: oito a dez chefs do Rio irão conhecer de perto a pesca do pirarucu e seus impactos sociais e econômicos nas comunidades que participam do manejo. A viagem será para as terras indígenas do povo Paumari do rio Tapauá, no sul do estado do Amazonas, onde estão programadas também atividades de intercâmbio culinário entre os indígenas e os chefs convidados.

ETAPA 4 (agosto) – Participação no Rio Gastronomia: dentro do maior evento de gastronomia do país, operação de um quiosque especializado em receitas com pirarucu de manejo e de uma barraca na feira de produtores com diversos produtos da Amazônia.

ETAPA 5 (setembro/outubro) – Festival no Cadeg: durante duas semanas, o Cadeg acrescentará mais uma atração ao seu já tradicional calendário de festivais, com restaurantes servindo pratos especiais preparados com pirarucu e lojas do mercado vendendo produtos da Amazônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Frango com molho de laranja suculento

Frango suculento com um toque agridoce de laranja para um almoço de domingo cheio de charme e sabor.
L

Agenda News: Ebi-Croc – A nova sensação do Sushi Zen para os amantes de camarão

Chef Fábio Silva apresenta uma criação irresistível, unindo crocância, cremosidade e tradição japonesa em um prato que já conquistou apaixonados por gastronomia.
L

Creme gelado de morango: a sobremesa perfeita para a Páscoa

Refrescante, leve e fácil de preparar – essa receita vai conquistar a família inteira!
L

Centro Pop desenvolve oficina de culinária para pessoas em situação de vulnerabilidade

Participantes aprenderam a preparar salgados assados
L

Pão de abóbora fofinho: uma delícia caseira para aquecer seus dias

Surpreenda-se com este pão de abóbora macio, perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Governo lança “REFAZ 2025” e oferece até 95% de desconto em ICMS devido

REFAZ 2025 oferece aos empresários de Rondônia descontos de até 95% em multas e juros e parcelamento em até 180 meses para quitação de débitos de ICMS, abrindo chance histórica de reequilíbrio financeiro.
L

Nota de pesar: Carlos Serrano de Albuquerque

Com pesar, familiares e amigos lamentam a partida de Carlos Serrano de Albuquerque, o querido Carlito, deixando um legado de carinho, paixão pelo futebol e amor aos animais.
L

Talismã 21 esclarece que não tem ligação com investigações da Polícia Federal em Porto Velho

Em nota oficial, a casa de shows reafirma sua independência, integridade e informa que a transição de nome fantasia não afeta a agenda de eventos.
L

Rede Hospitalar Samar inicia novo ciclo de expansão e aposta em gestão moderna

A Rede Hospitalar Samar investe em tecnologia, amplia serviços em Rondônia e apresenta o novo CEO Fernando Carlos da Silva para liderar a modernização da gestão.
L
Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informa ao STF sobre episódio de pré-síncope, vômitos e queda de pressão que motivou ida a uma unidade de saúde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Formatura do BPFron marca reforço na segurança pública e proteção das divisas de Rondônia.
L
6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

Parlamentar reconheceu policiais e integrantes da Polícia Mirim com Votos de Louvor e Medalhas de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa.
L
Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra já está em andamento e conta com emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pela deputada, em parceria com o Governo do Estado e a deputada federal Mariana Carvalho.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar recebeu moeda de agradecimento pelo apoio constante à Polícia Militar e relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.
L
Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Parlamentar de Porto Velho defende regulamentação da atividade e acusa autoridades de favorecer grandes empresas internacionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

Policiais do BPTAR, BPChoque e 1º BPM agiram rapidamente após denúncia e capturaram um suspeito escondido em caixa d’água; comparsa segue foragido.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Ação policial no bairro Três Marias resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de entorpecentes escondidos nos fundos do imóvel.
10
Mulher é morta a tiros em área de invasão na zona sul

Mulher é morta a tiros em área de invasão na zona sul

O crime ocorreu nesta terça-feira (16) no bairro Aeroclube, em Porto Velho.
18
Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Crime brutal ocorreu nesta terça-feira (16) e segue sob investigação da polícia
18

Polícia de SP pede prisão de dois suspeitos da execução do ex-delegado Ruy F.

O crime, considerado uma vingança do PCC, chocou as autoridades e mobilizou uma força-tarefa para as investigações
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazônia Gente e Justiça discute privatizações e saneamento em Rondônia

Em entrevista, o professor Erasmo Moreira, da UNIR, explica modelos de concessão, alerta para transparência nos leilões e cobra participação social no debate sobre a CAERD, BR 364 e serviços essenciais.
L

Povoado Nerd, a cultura da pipa ganha fôlego com Daniel Pipas

Em Porto Velho, o artesão e promotor Daniel Almeida, conhecido como Daniel Pipas, detalha a evolução dos materiais, a prática segura em áreas adequadas, o calendário de campeonatos e ações sociais que mantêm a tradição viva.
L
Comandante-geral da PM fala de avanços do governo do Estado contra o crime organizado no Sul de Rondônia

Comandante-geral da PM fala de avanços do governo do Estado contra o crime organizado no Sul de Rondônia

Em entrevista em Vilhena, coronel Regis Braguin destacou investimentos em inteligência, armamentos, criação do BPTAR e valorização da tropa.
L

Momento Agro: Hidroponia Porto Verde em Porto Velho

Reportagem do Momento Agro visita a Hidroponia Porto Verde em Porto Velho e detalha o ciclo da alface, a automação das bombas e os riscos de 40 minutos sem água.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Jaru conquista pela terceira vez nota máxima em gestão contábil e fiscal

Município mantém transparência e credibilidade ao atingir novamente a Nota A na avaliação do Tesouro Nacional.
L

Governo do Brasil lança sistema para monitoramento diário da Amazônia

Ferramenta Deter NF combina satélites e inteligência artificial para identificar desmatamento, mineração, queimadas e outras atividades ilegais
L
Governo oficializa Agosto Branco para prevenção ao câncer de pulmão

Governo oficializa Agosto Branco para prevenção ao câncer de pulmão

Lei publicada no Diário Oficial institui campanha nacional de conscientização e reforça ações ligadas ao combate ao tabagismo.
L
governo-lanca-sistema-com-ia-para-monitoramento-diario-da-amazonia

Governo lança sistema com IA para monitoramento diário da Amazônia

Ferramenta amplia cobertura do Deter e identifica desmatamento, queimadas e mineração em áreas não florestais do bioma.
L
Governo lança programa para impulsionar turismo sustentável em áreas protegidas

Governo lança programa para impulsionar turismo sustentável em áreas protegidas

Iniciativa busca engajar comunidades e visitantes na conservação ambiental e fortalecer a sociobioeconomia.
L

Semana da Inclusão, Hospital de Amor Amazônia, pessoas com deficiência, acessibilidade, Porto Velho

Evento reforça importância da acessibilidade e da qualidade de vida para pessoas com deficiência
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.