O Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) já pode ser acessado pelos 42.499 candidatos habilitados para a segunda fase. O documento foi disponibilizado a partir das 16h desta segunda-feira, 1º de dezembro, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a banca examinadora.
O Cartão é fundamental, pois contém todas as informações para a participação na prova discursiva, que será realizada no dia 7 de dezembro. O documento informa o local do exame, o número de inscrição, a data e o horário, além de registrar se o candidato tem direito a atendimento especializado ou uso do nome social.
Como acessar o Cartão de Confirmação
O Ministério da Gestão e a FGV recomendam que os candidatos levem o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, para facilitar a organização.
Para acessar o documento no site da Fundação Getúlio Vargas destinado ao CNU 2025, o candidato deve seguir os seguintes passos:
Acessar o link específico no site da FGV.
Digitar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Alternativamente:
Acessar a “Página de Acompanhamento” do candidato.
Fazer login com os dados da plataforma Gov.br.
Baixar o cartão de confirmação.
Horários e estrutura da prova discursiva
A prova discursiva será aplicada em 228 cidades e deve ser escrita à mão, usando caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Somente o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
Nível Fechamento dos Portões (Horário de Brasília) Duração da Prova Horário da Prova (Horário de Brasília)
Superior Pontualmente às 12h30min Três horas 13h às 16h
Intermediário Pontualmente às 12h30min Duas horas 13h às 15h
Avaliação da prova discursiva
Os textos deverão ter no máximo 30 linhas e a avaliação será feita com base em dois critérios principais:
Cargos de Nível Superior: Duas questões discursivas, valendo 45 pontos. A nota é dividida entre 50% para Conhecimentos Específicos e 50% para Domínio da Língua Portuguesa.
Cargos de Nível Intermediário: Uma redação dissertativa, valendo 30 pontos, com 100% da nota atribuída ao Domínio da Língua Portuguesa.
O CNU 2025, conhecido como o Enem dos Concursos, oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal, com 3.144 vagas para nível superior e 508 para nível intermediário. O concurso registrou 761.528 inscrições confirmadas de todo o Brasil.












































