As inscrições para o concurso público do Tribunal de Contas da União (TCU) estão abertas para o cargo de auditor federal de controle externo (AUFC). Os interessados devem se inscrever no site da banca examinadora contratada para o certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O prazo para as inscrições vai até as 18 horas do dia 3 de dezembro de 2025, seguindo o horário oficial de Brasília.
A remuneração inicial para o cargo de auditor federal é de R$ 26.159,01, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. O cargo exige diploma de nível superior em qualquer área de formação, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Vagas e cotas
O certame oferece um total de 20 vagas para contratação imediata, além da formação de cadastro de reserva.
A distribuição das vagas para provimento imediato é a seguinte:
Ampla concorrência: 11 vagas
Pessoas com deficiência (PCD): 2 vagas
Pessoas pretas ou pardas: 5 vagas
Pessoas indígenas: 1 vaga
Pessoas quilombolas: 1 vaga
Para concorrer às vagas reservadas (PCD, pretas ou pardas, indígenas e quilombolas), o candidato deve indicar o interesse e fazer a autodeclaração no ato de inscrição, conforme o quesito cor ou raça do IBGE. Candidatos PCD devem anexar a documentação comprobatória no site do Cebraspe para análise.
Taxa e isenção
A taxa de inscrição tem o valor de R$ 120 e deve ser paga até o dia 5 de dezembro. O pagamento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada após o preenchimento da ficha de inscrição.
Há possibilidade de isenção total da taxa para membros de famílias de baixa renda inscritos no CadÚnico e para doadores de medula óssea. O pedido de isenção pode ser feito até as 18 horas da próxima segunda-feira, 10 de novembro.
Provas e cronograma
As provas objetivas e discursiva serão aplicadas em 22 de fevereiro de 2026 e possuem caráter eliminatório e classificatório.
Prova Objetiva: Duração de cinco horas, aplicada no turno da manhã. Serão 200 questões do tipo certo ou errado, valendo até 200 pontos.
Prova Discursiva: Duração de 4 horas e 30 minutos, aplicada no turno da tarde. A prova contará com três questões.
O resultado final do processo seletivo será publicado em 20 de março de 2026. O cadastro de reserva terá validade de um ano, prorrogável uma única vez por igual período.




































