A Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), publicou os resultados definitivos das solicitações de cotas e de atendimento especial. Os candidatos que se autodeclararam negros, indígenas, quilombolas e com deficiência (PCD) podem consultar o resultado da homologação de suas inscrições no site da banca. Também foram divulgadas as respostas aos pedidos de atendimento especial para gestantes, lactantes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As listas de nomes, organizadas por número de inscrição, nome e bloco temático, estão disponíveis para consulta pública. Além disso, cada candidato pode verificar a resposta individualmente em sua página de acompanhamento do certame, utilizando o número do CPF e a senha do portal Gov.br.
Ações Afirmativas e Prazos
O CNU 2025 oferece um total de 3.652 vagas em 32 órgãos federais, com 35% de reserva de vagas para ações afirmativas. A distribuição é de 5% para PcDs, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas, seguindo a nova Lei de Cotas.
As provas do CNU 2025 serão realizadas em duas etapas. A primeira, uma prova objetiva, acontecerá no dia 5 de outubro. Já a prova discursiva está agendada para o dia 7 de dezembro. O resultado da prova objetiva e a convocação para a segunda fase serão divulgados em 12 de novembro.
Os candidatos aprovados que concorrem por meio de cotas terão que passar por uma verificação complementar para confirmar a autodeclaração. Esse procedimento ocorrerá entre 30 de novembro e 8 de dezembro. No caso de candidatos negros, a comissão avaliará exclusivamente o critério fenotípico. Para pessoas com deficiência, a comprovação será feita através de laudos médicos e outros documentos.